A Galáxia da Internet | Fabio Silvestre Cardoso | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> BarCamp, Florianópolis - II
>>> Além do mais
>>> Pensando a retomada do cinema brasileiro
>>> Pulga na praça
>>> Arquiteto de massas sonoras
>>> Irmãos Amâncio
>>> Cinema e vídeo em Cuiabá (2)
>>> A morte do disco
>>> Era uma casa nada engraçada
>>> Romário
Mais Recentes
>>> The Davinci Code de Dan Brown pela Anchor Books/ A Division Of Bantam Doubleday Dell Publishing Group, Inc. (2003)
>>> Cartas Entre Amigos: Sobre Medos Contemporaneos de Gabriel Chalita / Fabio De Mello pela Ediouro (2009)
>>> Limites Sem Trauma de Tania Zagury pela Record (2000)
>>> A Casa Assombrada de Adolfo Bezerra De Menezes pela Camille (2001)
>>> Fundamentals Of Telecommunications de Roger L. Freeman pela Wiley-interscience (1999)
>>> Box Química Princípios e Aplicações de Obra Coletiva pela Moderna (2019)
>>> Manual De Falencias E Concordatas Capa comum de por Jorge Pereira Andrade (Autor) pela Revista Dos Tribunais (1984)
>>> Deathlok O Destruidor! - Origem de Rich Buckler e Doug Moench pela Marvel (2017)
>>> Cose Sagge e Meravigliose de James Herriot pela Rizzoli (1981)
>>> São Bernardo de Graciliano Ramos pela Record (2010)
>>> O Sertanejo de Jose De Alencar pela Atica (1991)
>>> Guia do Usuário HP 12C de Hp pela Hp (2004)
>>> Tabelha Pha de Heloisa de Almeida Prado pela Sociologia e politica (1964)
>>> Lessico Famigliare (gli Struzzi) (italian Edition) de Natalia Ginzburg pela Milano, Mondadori (1986)
>>> Notícias Da Vida Na Terra Vol.1 - Pessoas Extraordinárias Capa comum de por François Garagnon (Autor) pela Paulinas (1998)
>>> Pesquisa de marketing 3ª edição de Fauze najib mattar pela Atlas (1996)
>>> Cultura e poder nas organizações de Maria tereza leme fleury pela Atlas (1996)
>>> Negociando racionalmente de Max h. bazerman pela Atlas (1995)
>>> O discurso filosófico da modernidade de Jurgen habermas pela Quixote (1998)
>>> Cidades paulistas inspiradoras: o desenvolvimento estimulado pela economia criativa: volume 1 de Victor mirshawka pela Dvs (2018)
>>> Direito à vida e à saúde de Ana carla bliancheriene pela Atlas (2010)
>>> A embaixada brasileira em washington de Vários autores pela Xii editoral (1992)
>>> Amilcar de castro de Amilcar de castro pela Cosac naify (1997)
>>> Api a propriedade interctual no novo milênio de Vários autores pela Aspi (2013)
>>> Infecções hospitalares prevenção e controle de Vários autores pela Sarvier (1997)
COLUNAS >>> Especial Internet 10 anos

Terça-feira, 8/11/2005
A Galáxia da Internet
Fabio Silvestre Cardoso
+ de 4400 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Minha experiência inicial com a rede mundial de computadores se deu, por mais estranho que possa parecer, por acaso. No hoje longínquo ano de 1996, eu já sabia que gostaria de ser jornalista (sim, sim, é um vício, não um ofício). Naquele momento, no entanto, era fundamental que eu estivesse em alguma das "profissões do mercado". As opções que eu tinha não incluíam nada relacionado ao jornalismo. Havia lá um colegial técnico de publicidade, mas não queria aquilo. Sem querer, então, aceitei o desafio de estudar Processamento de Dados no Colegial - que hoje se chama Ensino Médio.

Por que desafio? Ora, pelo simples fato de meus conhecimentos em relação à programação serem à época - assim como hoje - pífios (a diferença é que hoje eu sei identificar, pelo menos, para que servem as plataformas). Desse modo, ao longo dos três anos do colegial, tive de me esmerar em aprender algo que não tinha o menor vínculo; enquanto isso, via meus colegas aproveitando todas as oportunidades que o curso proporcionava. Essa condição continuaria a mesma, caso não fosse meu gosto por escrita e literatura. Acompanhe a narrativa, leitor, que há de ficar mais interessante.

Não, naquela época eu não era um literato, tampouco um talento juvenil. Nada disso. Ocorre que eu já tinha, sim, um certo apreço pelos livros, pela música e gostava, sim, de escrever. Aqui e ali, produzia meus textos e sempre pedia para os colegas que me deixassem a parte escrita dos trabalhos comigo (aí, sim, já era um redator-chefe). Bom, foi então que um grande amigo na época, o Alfredo, tinha um grave problema com os trabalhos de Língua Portuguesa e Literatura. Recorreu, então, a mim para que o ajudasse em um trabalho sobre Machado de Assis (sempre ele) na véspera da entrega. Estávamos em 1997 e pouquíssimas pessoas, pelo menos no Colégio onde eu estudava, tinham acesso a internet em casa (conexão discada, viu, leitor, nada de banda larga). O fato é que o Alfredo ficou tão agradecido com o resultado do trabalho (lembro-me de que ele tirou nota 7) que ele me forneceu a sua senha de acesso pessoal por tempo indeterminado. E foi numa sexta-feira de setembro de 1997 que eu passei a ter acesso a internet. Via Mandic. A partir dali, com o perdão do chavão, nada seria como antes.

E os motivos para tanto são simples. Logo no início de 1998, foi pela internet que eu soube que o Oasis, uma de minhas bandas prediletas no momento, viria tocar em São Paulo (como de fato ocorreu, em 21 de março daquele ano). Ainda relacionado ao Oasis, pode-se dizer que minha primeira resenha musical saiu logo após aquele show, para um site que um colega havia criado especialmente para tanto. O relato desapareceu na poeira desta galáxia, perdido numa das páginas gratuitas do extinto Geocities.

Olhando em retrospecto, a relação com a internet foi mais marcante do que eu podia imaginar. Pois foi a partir da rede que eu fiz minha inscrição para o vestibular em junho de 1998, sendo que pela mesma via descobri que havia sido aprovado. Jornalismo, pois sim, e com a rede pulsando mais do que podia contabilizar. Na esteira dos primeiros textos, publicava uma série de artigos enfurecidos, agora inspirados pela minha leitura de imprensa, numa página anarquista (!). Não durou muito porque não era tão militante político. Ainda não sou, mas hoje tenho plena ciência disso. E não sou mais anarquista.

Minha história com a internet permanece mais forte, mesmo depois que me formei. Pois meu primeiro emprego como jornalista foi o de redator num site de conteúdos educacionais à distancia. A despeito da pesquisa que era realizada em livros e em outras publicações, a maior parte das consultas era feita pela web. Como trabalhava em média de 8 a 10 horas conectado, tornei-me um rato na leitura de inúmeras páginas, inclusive deste Digestivo (a história completa está aqui).

Hoje, o resultado não poderia ser mais favorável. Em quase oito anos, e apesar de ter ficado mais tempo conectado do que deveria, é graças à internet que não só meu trabalho como jornalista mas também minhas atividades culturais e de lazer são potencializados. Posso, agora, fazer consultas em jornais franceses ao mesmo tempo em que consigo consultar livros que jamais conseguiria se dependesse da boa vontade das livrarias brasileiras, sem mencionar a busca por autores desconhecidos e das dicas de viagens, recentemente minha atividade predileta.

Embora meu relato seja um tanto otimista, não acredito tanto nas profecias, ora apocalípticas, ora salvadoras, de que a internet vai destruir ou salvar o mundo. Do primeiro grupo, há quem diga que a internet veio para solapar nossa atividade cultural, posto que os jovens, agora, substituem a leitura e as brincadeiras mais sadias da infância de nossos pais. Acredito que isso seja tão anacrônico como levar a sério a "promessa" de que basta instalar internet nas escolas públicas ou nos bolsões de pobreza, como pregam os seguidores de Pierre Levy, para que a miséria e a desigualdade social sejam erradicadas dos países em desenvolvimento (leia-se, aqui, Brasil). Nenhuma das duas hipóteses aconteceu porque nada é tão simples como parece. É muito mais do que isso. Nesse sentido, cabe a todos, a exploração do melhor deste novo universo, que é a Galáxia da Internet.


Fabio Silvestre Cardoso
São Paulo, 8/11/2005

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Brochadas, romance inquietante de Jacques Fux de Jardel Dias Cavalcanti
02. Miguel de Unamuno e Portugal de Celso A. Uequed Pitol
03. Os bastidores de Psicose de Gian Danton
04. Kardec, A Biografia, de Marcel Souto Maior de Ricardo de Mattos
05. A Banda Mais Bonita da Internet e a Memética de Noah Mera


Mais Fabio Silvestre Cardoso
Mais Acessadas de Fabio Silvestre Cardoso em 2005
01. Brasil e Argentina: uma História Comparada - 3/5/2005
02. O século da canção - 5/4/2005
03. Os Clássicos e a Educação Sentimental - 8/2/2005
04. Estudo das Teclas Pretas, de Luiz Faccioli - 22/2/2005
05. O Afeto Autoritário de Renato Janine Ribeiro - 22/11/2005


Mais Especial Internet 10 anos
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
9/11/2005
20h55min
Fabio, gostei bastante do seu texto. A relação internet-trabalho-diversão é parecida com minha experiência... Quanto à internet salvar o mundo, acho que já salvou. Primeiro, nas bilhões de páginas HTML que ficam armazenadas por aí, recordando a história. Segundo, porque abriu as portas para China, Índia e um monte de outros países entrarem em peso na indústria de serviços... Quem tem a temer é só quem estava sentado na sombra. De resto, vejo que a internet é sem dúvida uma das maiores revoluções desde a impressão do livro.
[Leia outros Comentários de Ram]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Álvaro Lins o Romance Brasileiro Contemporâneo
Octavio de Faria; Lúcio Cardoso; Lins do Rêgo; Gra
Edições de Ouro
(1967)



Passaporte para o futuro
Marcelo Leão Borges
Mandarim
(1995)



Selected Works: a Memoir in Plays
Terrence Mcnally
Grove - Ny
(2015)



Corpos Solidários Em Tempo De Travessia
Equipe de Reflexão Bíblica
Crb
(2008)



A Ação Política do MST
Bruno Konder Comparato
Expressão Popular
(2003)



Escrevemos colegio progresso
Atomo
Atomo
(2008)



Luna Moon-hunter Nº 1
Rob Hughes
Luna Moon-hunter. Com
(2012)



Um tal Lucas
Julio Cortázar
Nova Fronteira
(1982)



O Turno da Noite o Livro de Jó 3
André Vianco
Novo Século
(2007)



Casa Nobre 2
James Clavell
Record
(1981)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês