2005: Diário de bordo | Gian Danton | Digestivo Cultural

busca | avançada
39923 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Três Passos
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Breu e 21, do Grupo Corpo
>>> Your mother should know
>>> Redescobrir as palavras, reinventar a vivência
>>> A mitologia original de Prometheus
>>> Senhor Amadeu
>>> Clóvis de Barros Filho na Escola São Paulo
>>> Dias de Sombra e de Luz
>>> Entrevista com Pedro Doria
>>> Dona do Umbigo
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
Mais Recentes
>>> Dogma e Ritual da Alta Magia Vol Primeiro de Eliphas Levi pela O pensamento (1924)
>>> Fisioterapia ortopédica de Mark Dutton pela Artmed (2006)
>>> O Capital livro 1 Capa Dura de Karl Marx pela Boitempo (2023)
>>> Canais De Acupuntura de Giovanni Maciocia pela Roca (2008)
>>> O Homem Que Fazia Chover (col. : Boa Companhia) de Carlos Drummond De Andrade pela Boa - Companhia Das Letras (2025)
>>> Coleco Physio 1 Fisioterapia Pratica Coluna Vertebral de Howard W. Makofsky pela Guananara koogan (2006)
>>> Leu O Livro Do Chico? de Marcio Moraes Valença pela Boitempo (2004)
>>> Zuckerman Acorrentado: 3 Romances E 1 Epilogo de Philip Roth pela Companhia Das Letras (2011)
>>> Man In The Dark de Paul Auster pela Faber And Faber (2008)
>>> Coleco Physio 1 Fisioterapia Pratica Coluna Vertebral de Howard W. Makofsky pela Guanabara koogan (2006)
>>> Travels In The Scriptorium de Paul Auster pela Faber & Faber Ltd. (2025)
>>> Como Se Tornar Sobrenatural de Dispenza pela Citadel Grupo Editorial (2021)
>>> Sunset Park de Paul Auster pela Companhia Das Letras (2012)
>>> Applied Folk Linguistics (aila Review) de Antje Wilton, Martin Stegu pela John Benjamins Publishing Company (2011)
>>> Integrating Content And Language In Higher Education de Ute Smit, Emma Dafouz pela John Benjamins Publishing Company (2012)
>>> Sexo, Drogas, Rock´n´roll... E Chocolate de Vários Autores pela Vieira & Lent (2009)
>>> Coaching Educacional: Ideias E Estrategias de Graça Santos pela Leader (2012)
>>> Amiga Genial de Elena Ferrante pela Biblioteca Azul (2025)
>>> Mulheres Sem Nome de Martha Hall Kelly pela Intrínseca (2025)
>>> Seja O Lider Que O Momento Exige de Cesar Souza pela Best Business (2019)
>>> Meu Nome é Emilia Del Valle de Isabel Allende pela Bertrand Brasil (2025)
>>> Direitos Humanos Nas Entrelinhas Das Crônicas De Carlos Drummond De Andrade de Luiza De Andrade Penido pela Blucher (2022)
>>> Poemas Que Escolhi Para As Crianças de Ruth Rocha pela Salamandra (2013)
>>> Ou Isto Ou Aquilo (edicao 2012) de Cecilia Meireles pela Global (2012)
>>> Deus, Uma Biografia de Jack Miles pela Companhia Das Letras (1997)
COLUNAS >>> Especial Melhores de 2005

Terça-feira, 27/12/2005
2005: Diário de bordo
Gian Danton
+ de 4800 Acessos

O ano de 2005 começou com um tsunami devastando vários países da Ásia. No primeiro dia do ano fomos surpreendidos por essa notícia que parecia ser apenas um aviso do que viria pela frente. Parecia não, era.

2005 foi o ano das péssimas notícias. Todo o povo que havia depositado suas esperanças no PT viu, assustado, ser mostrado um esquema de corrupção, de desvio de verbas e compra de deputados que, ao contrário do esquema PC, não parece ter o objetivo de enriquecer alguém, mas sim fazer com que determinado grupo fique no poder definitivamente.

Seria hilário, se não fosse trágico ver Fernando Gabeira acusando Severino Cavalcante de querer transformar as CPIs em pizza e um deputado do Amapá pedir a cassação não de Severino, mas de Gabeira, só para ver, dias depois, seu aliado envolvido no escândalo do mensalinho.

Roberto Jéfferson parece ter dito: "Depois de mim, o caos"... e depois disso nada, nenhum símbolo ou monumento ficou de pé. Até o oposicionista PSDB teve de silenciar diante do fato de que o presidente de seu partido, Eduardo Azeredo, estava envolvido com o Valerioduto.

2005 foi também o ano em que o cidadão comum passou a se preocupar com o aquecimento global. Foi o ano em que o Zé Ninguém descobriu, estarrecido, que tudo está relacionado, que a fumaça que sai dos escapamentos dos carros pode provocar furacões nos EUA e seca no rio Amazonas.

Esses dois fenômenos juntos, se não tiveram, deveriam ter o impacto dos ataques de 11 de setembro. Os furacões, tantos que já não podiam mais ser nomeados e eram simplesmente chamados com letras com alfabeto grego, castigavam o Caribe e a costa dos Estados Unidos com a fúria de mil Bin Ladens.

Na Amazônia, a milhares de quilômetros de distância, os rios secaram e os peixes cozinharam nas águas escaldantes. Aqui em Macapá, muitos poços começaram a secar, deixando seus usuários sem água, já que a maior parte da cidade não tem saneamento básico.

Na área cultural, 2005 parece ter acompanhado esse clima de desesperança e perplexidade. Por mais que eu me esforce, não consigo lembrar de algo realmente muito importante, bom, que tenha acontecido em termos culturais.

Em termos musicais, o CD do Pato Fu Toda cura para todo o mal é um destaque, embora só repita fórmulas de discos anteriores, como o Televisão de Cachorro e Isopor. Mas é um daqueles discos que, embora não seja revolucionário, conseguem captar o espírito de seu tempo. Algo como o Legião Urbana V, que descreveu com perfeição a Era Collor (Ninguém vê onde chegamos/ os assassinos estão livres, nós não estamos/ Vamos sair, mas não temos mais dinheiro/ Os meus amigos todos estão procurando emprego).

A música título do disco do CD do Pato Fu parece dialogar com o ano 2005 ao exclamar:

É certo que milagre pode até existir
Mas você não vai querer usar
Toda cura para todo mal
Está no hipoglós, Merthiolate, sonrisal


2005 foi assim: a descoberta de que milagres podem até existir, mas você não vai querer usar.

Em cinema, 2005 teve alguns bons filmes, como Robôs, A Fantástica Fábrica de Chocolates (quase todos infantis, perceberam?) e o ótimo O Jardineiro Fiel. Mas a película que sintomaticamente arrebentou neste ano foi Dois Filhos de Francisco, cinema popular de boa qualidade, na definição de Fernando Meirelles (o diretor de O Jardineiro Fiel). Cansado da esperança política, o brasileiro voltou-se para um tipo de esperança mais individual e acompanhou com atenção a saga dos meninos cantores em busca do sucesso. O fato de o filme retratar, na verdade, um episódio de exploração infantil que se repete no Brasil todo não importou muito para o telespectador, inebriado com o sonho dos garotos transposto para a tela com um roteiro enxuto e direção competente. Dois filhos de Francisco se firmou justamente por não apresentar soluções coletivas ou políticas, mas por indicar a saga de um pai capaz de fazer qualquer coisa pelo sucesso de seus filhos. Ou seja, a família é o lugar onde restou a esperança.

Destaques no mercado editorial
Em termos literários, A Guerra dos Gibis - a formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos (Companhia das Letras) certamente foi um destaque. Na obra, Gonçalo Júnior mostra como se formaram alguns dos mais importantes impérios de comunicação no Brasil (em especial a Rede Globo e a Ebal) e a guerra suja que foi travada nos bastidores e teve como vítima as histórias em quadrinhos.

Adolfo Aizen, dono da editora Ebal, é o personagem principal, mas é Roberto Marinho que protagoniza os momentos mais importantes dessa guerra. Empreendedor agressivo, Marinho usava de qualquer método para se livrar da concorrência, como quando revelou que Samuel Wainer, dono do jornal Última Hora, não era brasileiro (na época só brasileiros poderiam ter meios de comunicação no Brasil).

Como Marinho era um dos principais editores de gibis do Brasil, os inimigos se vingavam fazendo matérias sensacionalistas sobre as histórias em quadrinhos nas quais se tentava provar que as revistas provocavam desde preguiça mental à delinqüência juvenil.

Muito bem escrito e exaustivamente pesquisado, o livro de Gonçalo torna-se leitura obrigatória para quem quiser entender a história da comunicação do Brasil. Mas, num ano como este, destaca-se também por revelar os bastidores da briga pelo poder.

Outro livro que destaca é A misteriosa chama da rainha Loana, de Umberto Eco (Record). Na obra, um homem perde a memória e tenta recuperá-la, vasculhando o passado na forma de livros, pessoas, embalagens antigas e gibis.

Embora a maioria de nós queira esquecer 2005, Umberto Eco destaca o fato de que só quando o passado nos vem à mente é que podemos antecipar o que virá: "É o efeito bola de neve. A avalanche vai em direção ao vale, mas desce cada vez mais rápido porque vai aumentando pouco a pouco e carrega atrás de si o peso daquilo que havia antes. Do contrário não haveria avalanche, seria apenas uma pequena bola de neve que não desce nunca". Avalanche ou furacão, será sempre precioso lembrar de 2005.


Gian Danton
Macapá, 27/12/2005

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Mamãe falhei de Luís Fernando Amâncio
02. Com quantos eventos literários se faz uma canoa? de Ana Elisa Ribeiro
03. Pra frente, Brasil, salve a seleção! de Tatiana Cavalcanti
04. A crítica e o custo Brasil de Julio Daio Borges
05. Estereótipos de Rafael Lima


Mais Gian Danton
Mais Acessadas de Gian Danton
01. Uma norma para acabar com os quadrinhos nacionais? - 25/7/2014
02. Público, massa e multidão - 30/8/2002
03. A Teoria Hipodérmica da Mídia - 19/7/2002
04. A proposta libertária - 5/2/2016
05. A teoria do caos - 22/11/2002


Mais Especial Melhores de 2005
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Les Confessions I e II
Rousseau
Gallimard
(1973)



Triste Fim de Policarpo Quaresma - Objetivo
Lima Barreto
Objetivo
(1998)



Livro Auto Ajuda A Mulher do Pai Essa estranha posição dentro das novas famílias
Fernanda Carlos Borges
Summus
(2007)



Lord Arthur Savile's Crime - penguin Popular Classics
Oscar Wilde
Penguin Books
(1994)



Livro O Touro da Língua de Ouro Coleção Tapete Mágico
Ana Maria Machado
Atica
(1994)



Livro A Garota No Trem
Paula Hawkins, traduzido por Simone Campos
Record
(2015)



Organização do Trabalho Pedagógico: Múltiplas Orelhas
Célia Regina Teixeira
Oikos
(2011)



Direito Processual - Enfoque Constitucional
João Antônio Lima Castro
Puc Minas
(2008)



Epm/Spdm: Histórias de Gente, Ensino e Atendimento à Saúde
Ana Lúcia Lana Nemi (Org.)
Unifesp
(2013)



Brincando Com o Seu Cão
Suellen Dainty
Pensamento
(2009)





busca | avançada
39923 visitas/dia
2,0 milhões/mês