Meta-universo | Adriana Carvalho | Digestivo Cultural

busca | avançada
52838 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> “DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor”
>>> “O Tempo, O Feminino, A Palavra” terá visita guiada no Sérgio Porto
>>> Marés EIN – Encontros Instrumentais | Lançamento Selo Sesc
>>> renanrenan e Os Amanticidas
>>> Ekena canta Elis
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O frenesi do furo
>>> A vez dos veteranos
>>> Brasil em alemão
>>> O NAVEGANTE DO TEMPO
>>> Os donos da voz
>>> Simone de Beauvoir: da velhice e da morte
>>> O guia do consumidor de livros
>>> Admirável mundo novo — teatro
>>> Europeus salvaram o cinema em 2006
>>> Deus fala em Caps Lock
Mais Recentes
>>> Democracia Hoje: Novos Desafios Para A Teoria Democrática Contemporânea de Jesse Souza (org.) pela Unb (2001)
>>> Fronteiras de Tensão: Política e Violência nas Periferias de São Paulo de Gabriel de Santis Feltran pela Unesp (2011)
>>> A Elite do Atraso: Da Escravidão à Lava Jato de Jessé Souza pela Leya (2017)
>>> Maya Cultural Activism in Guatemala de Edward F. Fisher + R. McKenna Brown (edit.) pela University of Texas Press (2001)
>>> Urbanismo E Política No Brasil Dos Anos 1960 de Maria Silva da Cristina (org.) pela Annablume (2019)
>>> Origens da Habitação Social no Brasil de Nabil Bonduki pela Estação Liberdade (2025)
>>> História do Marxismo: O Marxismo na Época da Segunda Internacional 2 de Vários Autores pela Paz e Terra (1984)
>>> Um Critico Na Periferia Do Capitalismo: Reflexoes Sobre A Obra De Roberto Schwarz de Maria Elisa Cevasco + Milton Ohata (org.) pela Companhia Das Letras (2007)
>>> História do Marxismo: O Marxismo no Tempo de Marx 1 de Vários Autores pela Paz e Terra (1979)
>>> Análise De Circuitos de John O'malley pela Pearson (1994)
>>> Inteligência Emocional no Trabalho de Hendrie Weisinger pela Objetiva (2010)
>>> Caldeirão: A Guerra dos Beatos de Cláudio Aguiar pela Independently Published (2020)
>>> Sherlock: um Estudo em Rosa de Steven Moffat - Mark Gatiss - Jay pela Panini Comics (2017)
>>> Teoria da Metáfora de Francisco Filipak pela Hdv (1993)
>>> Pós-neoliberalismo de Vários Autores pela Paz & Terra (2010)
>>> Buda: No Reino De Kapilavastu - Vol. 1 de Osamu Tezuka pela Conrad (2025)
>>> Almas Gemelas (spanish Edition) de Deepak Chopra pela Ediciones B (2002)
>>> Roberto Silveira: a Pedra e o Fogo de Fogo José Ribeiro Rocha pela Casa Jorge (2003)
>>> Linguagens espacos e tempos no ensinar e aprender de Alda pela Gpa (2020)
>>> One-Punch Man 08 de one - Yusuke Murata pela Panini Comics (2017)
>>> O que faz a diferença de Fátima Zorzato pela Portfolio (2021)
>>> O Livro Alquimico De Saint Germain de Saint Germain pela Nova Era (1998)
>>> Bandeirantes: Raça De Gigantes de Renata de Castro Melo pela Zeca (2020)
>>> One-Punch Man 11 de One - Yusuke Murata pela Planet Manga - Panini Comics (2017)
>>> Como Usar As Leis Da Mente de Joseph Murphy pela Record (1983)
COLUNAS

Quinta-feira, 16/8/2007
Meta-universo
Adriana Carvalho
+ de 13500 Acessos
+ 4 Comentário(s)

Meta-universo é uma palavra na moda. Mas eu duvido que os não-sei-quantos-agora-milhões de secondlifeanos saibam o que ela significa. Se soubessem, iriam descobrir que são totalmente megalomaníacos: além de se autodenominarem divindades descidas à Terra (é o que quer dizer "avatar"), acreditam também viver em um lugar maior que o nosso universo, essa minúscula bolinha de gude perdida no espaço. Vejamos, pois: universo, conforme uma das definições do Aurélio, é o "conjunto de tudo quanto existe". Meta-universo é a reunião de vários universos e que pressupõe, portanto, a existência de universos paralelos. Um sinônimo para meta-universo é multiverso.

Eu não sou dada a muitas ciências, não sei até hoje como passei em provas de física no colégio. Mas o fato é que me peguei desenvolvendo minha própria teoria de universos paralelos. A pergunta inicial para formulá-la foi: coexistir no mesmo espaço físico significa pertencer ao mesmo universo? A minha opinião é que não. Para mim, os universos paralelos existem sim, aqui e agora. Não é preciso ir ao Second Life para conhecê-los e nem viajar milhões e milhões de anos-luz no espaço.

Um exemplo para mim foi o encontro que tive certa vez com "Deus", em uma loja abandonada na londrina Oxford Street. Pelo menos era esse nome que ele colocou na placa sobre a mesa do estabelecimento, se é que assim poderia ser chamado. Só entrei ali graças a uma greve do metrô que me fez andar e praguejar no caminho para casa e porque não é todo dia que você vê uma faixa gigante anunciando: "Martians are coming!". "Deus" era um homem gordo, nada de barbas compridas e brancas ou auréolas sobre a cabeça. Nem notou a presença desta sua humilde criatura na loja. Apenas me deu o troco da compra do jornal que ele vendia ali e no qual explicava "tudo". Comprei, claro! Quem não quer um jornal que explica "tudo"? Saí da loja desviando de uma montanha de cacarecos espalhados pelo chão e só lamentei não ter mais dinheiro na hora para comprar também a camiseta que anunciava a invasão dos marcianos.

A explicação de "tudo" ocupava poucas páginas do jornal número 0 e único: além de ser "Deus", ele dizia ali que era também um marciano que veio do futuro, depois que a Terra explodiu devido a problemas ambientais. Todo o lixo do nosso planeta após o sinistro caiu na cabeça dos marcianos. Sua missão era voltar no tempo e vender de volta pra gente os cacarecos que jogamos neles. Para isso, abriu uma loja, ou melhor, invadiu um espaço abandonado no coração do Reino Unido. Muito justo, não? Ah! E detalhe: Paul McCartney também é marciano e segundo ele pode ser visto cavalgando nu pelos campos ingleses em noites de lua cheia. Por Saint Martin in the Fields! Alguém ousa dizer que essa criatura está no mesmo universo que o nosso? Que diríamos então do guardador de carros da rua onde mora meu amigo, que diz que sua família foi clonada e que no porto de Santos os navios estão lotados com todas, vejam bem, TODAS, as prostitutas da Europa? Adriana, você não vai para o céu, você sabe muito bem que Jung ou até mesmo aquele chato do Freud devem ter boas explicações para tudo isso. O que não invalida a minha teoria de que não estamos no mesmo universo. No meu conjunto de tudo que existe não há pessoas clonadas e nem marcianos-vendedores.

Só tomamos conhecimento e travamos contato com universos que não o nosso por interseções eventuais como as dos círculos que desenhamos nas aulas básicas de geometria. A encontra com B em um espacinho chamado C. Pessoas, por exemplo, como o João Dória Jr., que recentemente deu entrevista para a revista Um e disse que já foi pobre porque "até andou de ônibus", eventualmente se encontram no espaço C com pessoas como Antônia, seus 410 reais mensais e a certeza de que viajar nas Festas não pode ser mais do que ir de Guarulhos a São Bernardo do Campo, onde mora seu irmão. E ali, o espaço C pode ser o breve momento em que ele pega um canapé na bandeja que ela oferece, anônima, pelo salão.

No espaço C de 15 minutos em que durou minha viagem no carro de um taxista, conheci sua explicação de porquê o tempo está passando cada vez mais rápido. Afinal, a gente já está em agosto e o ano novo foi ontem. "Ontem!", bradava ele, convicto de que tinha sido ontem mesmo enquanto eu pulava de susto no banco de trás. A culpa de tudo, segundo ele, é do superaquecimento global. Ele está derretendo as calotas polares e com isso a Terra está mais leve e, por isso, rodando mais rápido, fazendo o tempo passar mais depressa. À noite, no espaço C em que me encontro com o inconsciente, sonhei que meu filho, Francisco, já era adolescente. E tão lindo... "Gugu!" - eu o chamo assim desde pequeno - "você já está quase do tamanho da mamãe!". Eu o abraçava e apertava contra mim dizendo repetidamente "o tempo passou tão rápido, o tempo está passando tão rápido". Acordei angustiada, quase chorando. Que alívio, Francisco dormia ali ao meu lado, ainda com seus quatro aninhos e os brinquedos espalhados pelo chão. Mas já tem um metro de altura e tenho hoje que passar na loja para trocar o sapato que comprei para ele e não serviu. Já calça 26. Meu Deus, o tempo passou rápido. Está passando tão rápido. Na foto da estante ele era um bebezinho, tão lindo, de azul sobre o edredom azul. Meu bebê azul... Detenham o degelo das calotas polares! O planeta precisa girar mais devagar.


Adriana Carvalho
São Paulo, 16/8/2007

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Regras de civilidade (ou de civilização) de Julio Daio Borges
02. Primórdios da exploração do tabuleiro de Carla Ceres
03. Sobre o Hino Nacional Brasileiro de Ricardo de Mattos
04. Guimarães Rosa em Buenos Aires de Wellington Machado
05. A vida subterrânea que mora em frente de Elisa Andrade Buzzo


Mais Adriana Carvalho
Mais Acessadas de Adriana Carvalho em 2007
01. Meta-universo - 16/8/2007
02. Minhas caixas de bombons - 14/6/2007
03. Esses romanos são loucos! - 22/3/2007
04. Práticas inconfessáveis de jornalismo - 12/7/2007
05. Uma gentileza, por favor - 6/12/2007


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
13/8/2007
22h14min
Eu também tenho uma teoria de como o tempo está passando mais rápido, mas deixo isso pra lá, se eu perder tempo nessas coisas acabo não conseguindo enxugar todo esse gelo que escorre aqui da geladeira velha de casa, minha própria calota polar aqui na cozinha. Além do fato de eu não ter autorização de passar meu tempo em outros universos, afinal, um estudante de jornalismo não tem autorização para mexer no universo dos taxistas. Um abraço!
[Leia outros Comentários de Renan De Simone]
17/8/2007
09h35min
Como é que é?! No seu “conjunto de tudo que existe não há pessoas clonadas (no meu corretor automático do Windows não existia a palavra 'clonadas', pode?! Inseri.) e nem marcianos-vendedores”. Mas que universo mais sem graça, Adriana! Multiverso é uma palavra que aprendi pequeno, nos gibis de super-heróis. Num destes multiversos, o “Observador”, que observa “todos eles” diz que a aranha radiativa não picou Peter Parker mas... bem... deixa pra lá. Nunca imaginei que estariam na Wikipedia. Isso só mostra que a Wikipedia é bem wiki, mesmo... Meu irmão diz que os vários universos podem ser transpostos através de grandes superfícies líquidas. É por isso que discos-voadores vêm em alta velocidade e se chocam contra lagos e mares. Quando vão averiguar não há destroços ou o tal disco lá no fundo. Simplesmente desapareceu! Há lá uma tal propriedade meta-física neles que os transporta de volta para o “outro lado”... Agora, essa das calotas polares é bem legal, heim! Você já leu Borges?
[Leia outros Comentários de Albarus Andreos]
19/8/2007
20h30min
Amei, Adriana e quero mais... Ainda temos tempo para observar fenômenos assim, ler ou escrever sobre eles. Beijo da Gisele.
[Leia outros Comentários de Gisele Lemper]
27/8/2012
14h39min
Bom li seu texto até uma parte mas eu acredito que o nosso seja um dos muitos universos existentes numa so galaxia mas seria preciso uma invasao to espaco tempo alterando as leis do universo como conhecemos criando uma maquina capaz de alterar a estrutura temporal do nosso planeta nao sei se a minha teoria esta certa mas tenho 12 anos um qi de 120 e ainda tenho muito que evoluir no campo da fisica ja tenho minha propia teoria sobre viagem no tempo e acredito na teoria do caos assim alterando nossa existencia como a de outras dimensoes
[Leia outros Comentários de bruno]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Optical Mineralogy
Austin F. Rogers Paul F. Kerr
Mcgraw
(1942)



Molestias Hereditarias Do Sistema Tireoideo - Medicina
Geraldo Medeiros Neto
Roca
(1996)



Livro Gestão De Rh Por Competências E A Empregabilidade
Aguinaldo Neri
Papirus
(2005)



Mouros Franceses e Judeus três presenças no Brasil
Luís da Câmara Cascudo
Global
(2005)



Robert Lepage: Conversas Sobre Arte e Método
Renate Klett
Sesc
(2016)



Microsoft Windows 2000 Server
Eduardo Bellincanta Ortiz
Érica
(2001)



Os Milagres de Fátima 351
Renzo Allegri
Paulinas
(2013)



Style a to Zoe - the Art of Fashion, Beauty & Everything Glamour
Rachel Zoe
Grand Central Publishing
(2007)



Amor, Trigo e Traição
Joao Alberto
Zennex Publishing
(2006)



Livro Quem Ama, Educa!
Içami Tiba
Gente
(2002)





busca | avançada
52838 visitas/dia
2,0 milhões/mês