7 que sigo | Rafael Fernandes | Digestivo Cultural

busca | avançada
75243 visitas/dia
2,2 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Conto HAYEK, de Maurício Limeira, é selecionado em coletânea da Editora Persona
>>> Os Três Mosqueteiros - Um por Todos e Todos por Um
>>> Sesc 24 de Maio recebe o projeto Parlavratório - Conversas sobre escrita na arte
>>> Cia Caravana Tapioca faz 10 anos e comemora com programação gratuita
>>> Eugênio Lima dirige Cia O GRITO em novas intervenções urbanas
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Eleições na quinta série
>>> Mãos de veludo: Toda terça, de Carola Saavedra
>>> A ostra, o Algarve e o vento
>>> O abalo sísmico de Luiz Vilela
>>> A poesia com outras palavras, Ana Martins Marques
>>> Lourival, Dorival, assim como você e eu
>>> O idiota do rebanho, romance de José Carlos Reis
>>> LSD 3 - uma entrevista com Bento Araujo
>>> Errando por Nomadland
>>> É um brinquedo inofensivo...
Colunistas
Últimos Posts
>>> Uma história da Chilli Beans
>>> Depeche Mode no Kazagastão
>>> Uma história da Sambatech
>>> Uma história da Petz
>>> A história de Chieko Aoki
>>> Uma história do Fogo de Chão
>>> BDRs, um guia
>>> Iggor Cavalera por André Barcinski
>>> Dave Brubeck Quartet 1964
>>> Conrado Hubner fala a Pedro Doria
Últimos Posts
>>> Inação
>>> Fuga em concerto
>>> Unindo retalhos
>>> Gente sem direção
>>> Além do ontem
>>> Indistinto
>>> Mais fácil? Talvez
>>> Riacho da cacimba
>>> Mimético
>>> Cinema: Curtíssimas terá estreia neste sábado (28)
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A todos que passem por aqui
>>> João Paulo Cuenca e seu Corpo Presente
>>> Neruda, oportunista fantasiado de santo
>>> VTEX e Black & Decker sobre transformação digital
>>> Apresentação
>>> Fetiches de segunda mão
>>> Em busca do vampiro de Curitiba
>>> Millennials
>>> Um ano de blog
>>> Aracy Guimaraes Rosa
Mais Recentes
>>> Evangelho por Emmanuel - Comentários ao Evangelho Segundo Mateus de Francisco Cândido Xavier pela Feb (2015)
>>> A Casa do Califa de Tahir Shah pela Roça Nova (2008)
>>> Personagens da Boa Nova de Federação Espírita do Paraná pela Fep (2010)
>>> Personagens da Boa Nova de Federação Espírita do Paraná pela Fep (2010)
>>> Francisco - o Sol de Assis de Divaldo Franco e Cezar Braga Said pela Leal (2014)
>>> Salomé - o Encanto das Mulheres Que Surgem do Céu de Sandra Carneiro pela Vivaluz (2014)
>>> Eight early tantras of the great perfection - elixir ambrosia de Christopher wilkinson pela Christopher wilkinson (2016)
>>> O Homem Que Amava os Cachorros de Leonardo Padura pela Boitempo (2014)
>>> O fogo invisível: O segredo mais importante da humanidade está prestes a ser revelado de Javier Sierra pela Planeta (2018)
>>> Moreira da Silva: O último dos malandros de Alexandre Augusto pela Sonora (2013)
>>> O Bairro: Viva a Nossa Turma - Geografia e História de Aracy do R. Antunes; Maria de L. de A. Trindade pela Access (2013)
>>> Antes de Nascer o Mundo de Mia Couto pela Companhia das Letras (2016)
>>> Teogonia: A Origem dos Deuses- edição revisada e acrescida do original grego de Hesíodo pela Iluminuras (1995)
>>> Bíblia de Jerusalém - Média Encadernada de Deus e Vários autores pela Paulus (2004)
>>> Madame Bovary de Gustave Flaubert pela Abril Cultural (1979)
>>> Gente pequena também tem direitos de Malô Carvalho pela Autêntica (2012)
>>> Gramatyka? Dlaczego nie?!: Ćwiczenia gramatyczne dla poziomu A1 de Joanna Machowska pela Universitas (2014)
>>> Você e a Mediunidade de M. B. Tamassia pela O Clarim (2001)
>>> Depois da Queda de Dennis Lehane pela Companhia das Letras (2018)
>>> Erros e Acertos de Célia Xavier De Camargo pela O Clarim (2002)
>>> História Moderna e Contemporânea de Alceu Luiz Pazzinato; Maria Helena Valente Senise pela Ática (1998)
>>> Atlas Visual Compacto do Corpo Humano de Rúbia Yuri Tomita pela Rideel (1999)
>>> Tranca ruas das almas de João Ribeiro & Decelso pela Eco (1974)
>>> Umbanda dos pretos velhos de Antonio Alves Teixeira pela Eco (1985)
>>> O livro da bruxa de Amadeo de Santander pela Eco (1974)
COLUNAS >>> Especial Quem vale a pena seguir

Quarta-feira, 3/6/2009
7 que sigo
Rafael Fernandes

+ de 3200 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Desde sempre "seguimos" muita gente. Do tolo fanatismo adolescente a uma pesquisa aprofundada, ou por mera curiosidade, observamos aquelas pessoas que falam algo de diferente e que ajudam na nossa formação. Aqui, uma seleção de algumas das pessoas que "sigo" no Twitter, em blogs, sites ou no papel, mesmo.

1) Daniel Piza: A leitura de sua coluna dominical era obrigatória, antes de eu parar de ler o Estadão. Agora, acompanho seu trabalho pelo RSS de seu blog e em eventuais idas ao seu site oficial. Ler Piza, para quem começa a se interessar por cultura, é um prato cheio: tem um texto redondíssimo ― a escrita é fluída ― e muita bagagem. Ele fala com a maior naturalidade sobre literatura, teatro, cinema, música, museus, arquitetura etc. e parece estar cercado disso ― é tudo que um amante da cultura poderia querer. E, para finalizar seu bom gosto, é apaixonado por futebol e admirador do Ronaldo ― é hoje um dos poucos jornalistas com fácil acesso ao jogador, muitas vezes com entrevistas exclusivas.

2) Sérgio Augusto: Seus textos têm uma combinação rara de informação, bom humor e leveza, mas sem abdicar do rigor. É culto, sem ser pedante. É sério no trato dos fatos, mas não se leva tão a sério assim a ponto de ficar maçante. Um elitista no melhor sentido da palavra ― está sempre em busca do mais alto nível nas expressões humanas. Apesar disso, não é um extremista e é capaz de notar qualidades em coisas taxadas como "menores", como boas séries ― já elogiou House, por exemplo ― mas, felizmente, sem superestimar a cultura pop ― algo que anda em voga. Apelidado de Sérgio Augoogle pelo seu conhecimento nos mais diversos assuntos, é um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro de todos os tempos. É em pessoas como ele que devemos nos espelhar para construir o futuro da informação nessa dura era para o jornalismo.

3) Edu Carvalho (@eduacarvalho): A leitura de seus textos no Digestivo ajudavam a clarear o clima quando eu precisava desanuviar da faculdade. Não tinha medo de criar polêmicas, mas também não escrevia por elas. Suas opiniões às vezes são duras, em contraponto à pessoa afável que é numa conversa informal. Para mim, entre os mais marcantes estão os textos sobre Oxford, a viagem pelo Brasil e sobre morar em São Paulo. Edu agora tem um dos melhores blogs do Brasil, vale muito à pena acompanhar. De certa forma, lá ele trata dos mesmos temas de seus textos aqui: as coisas boas da vida, basicamente, embora agora em doses curtas. Também é capaz de discorrer sobre empreendedorismo e até algo de admistração sem ser chato. Também partiu dele a indicação de outro dos melhores blogs brasileiros, o Interlúdio.

4) Hugh MacLeod: É uma das pessoas que mais entenderam como usar a internet para divulgar seu trabalho, num processo de médio prazo que vai, aos poucos, juntando pessoas através de seu blog, Twitter, boca a boca e newsletter. Suas artes são características, bem originais e cheias de grandes sacadas. Costuma fazer ótimas observações sobre internet, marketing e criatividade. Está prestes a lançar um livro com quarenta dicas sobre como ser criativo com o sugestivo nome de Ignore Everybody ("Ignore todo mundo"). Mais do que um manual ou autoajuda, a obra promete insights espertos tirados da própria experiência de Hugh no desenvolvimento da sua carreira.

5) Seth Godin: Como todo marqueteiro, sabe bem vender seu peixe. E às vezes irrita por parecer sempre ter uma solução para tudo. Mas é um ótimo observador do comportamento dos consumidores e das empresas ― e também mantém olho vivo na internet. É capaz de insights que muitos dos profissionais de marketing sequer pretendem ter; nota sutilezas e humanidades nesse meio árido, muitas vezes apenas regido por números e metas. Afinal, quantos estão preocupados em perceber que a Kodak vende nostalgia? É autor de uma das minhas frases favoritas: "se ninguém nota você é porque você é chato!". Também é defensor do foco nas decisões profissionias ou pessoais ― crie um só produto, venda a um só mercado, faça só uma coisa, mas faça bem. Tanto que não tem Twitter porque prefere focar em blogar.

6) Músicos: São diversos deles no Twitter e em blogs. Nunca iria pensar, há 15 anos, que poderia acompanhar a gravação do disco do Slash por meio de atualizações do próprio. Ou os ensaios do Faith No More através de informações diretas de Billy Gould (baixista) e Roddy Bottum (tecladista). Sergio "Serj" Buss (@serj) é um cara de sempre dá boas dicas sobre a carreira de músico e equipamentos. Recentemente descobri o blog de Claudio Rocha, em que fala sobre os trabalhos que está fazendo, dá dicas para aspirantes a músicos e conta um pouco da sua história. John Mayer faz uma música bem pop, mas bem feita. Tem bom humor nas suas atualizações, coloca fotos de equipamentos ou guitarras ― um prato cheio para quem gosta. E, mais interessante, criou um blog para contar sobre o processo de gravação de seu novo disco ― com comentários, fotos, trechos de letras novas, vídeos de jam sessions e processo de gravação. Já Lenny Kravitz provoca inveja com suas atualizações que mostram muitas fotos de bastidores e casas de shows lotadas.

7) Trent Reznor: O brilhante líder do Nine Inch Nails merece destaque. Surgiu nos anos 90 e é um dos mais importantes nomes da música até hoje. Compõe boas e incisivas canções, tem grande preocupação com a qualidade de som de seus discos e shows e com toda as produções em que está envolvido. Tem testado várias opções de venda de produtos musicais ― de discos dados de graça em MP3 a edições especiais. Recentemente inovou novamente e junto com Rob Sheridan, um dos seus fiéis escudeiros, desenvolveu um aplicativo exclusivo do Nine Inch Nails para o iPhone. Lançou no ano passado The Slip, um dos meus discos favoritos, e atualmente está em turnê junto com o Jane's Addiction.


Rafael Fernandes
Sorocaba, 3/6/2009


Mais Rafael Fernandes
Mais Acessadas de Rafael Fernandes em 2009
01. 10 músicas: Michael Jackson - 22/7/2009
02. A Crise da música ― Parte 1/3 - 25/3/2009
03. A Crise da música ― Parte 2/3 - 29/4/2009
04. Chinese Democracy: grande disco - 25/2/2009
05. A Crise da música ― Parte 3/3 - 8/7/2009


Mais Especial Quem vale a pena seguir
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
8/7/2009
09h01min
Apaixonante texto - parabéns! Seguir, onde quer que seja, tem de ter algum retorno, não é mesmo? Não vale seguir pessoas que só se comprometem com números e que usam veículos para fazer apenas propaganda. Amei as dicas. Abraços
[Leia outros Comentários de Viviane Andrade]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Cinquenta tons de cinza
E L James
Intrínseca
(2012)



Estandartes das Tribos de Israel
Plínio Martins Filho
Atiliê Editorial
(2001)



O Fabricante de Terremotos
Wilson Rocha
Ática
(1995)



Contornos do Dia Que Vem Vindo - 1ª Edição
Leonora Miano
Pallas
(2009)



Inglês: Guia de Conversação para Viagens
Folha de São Paulo
Publifolha
(1999)



O Círculo Matarese
Robert Ludlum
Nova Fronteira
(1979)



Os Portais do Santuario
Os Portais do Santuario
Esotera
(2001)
+ frete grátis



Soltando os Bichos Em Três Tempos
Lindomar da Silva
Rhj
(2011)



É Facil Decorar/ Bolos-doces-salgados Vol Ii
Francisco / Elza Henriques
Calçada
(1958)



A Estrutura do Tesão Melissa
Claudia Riecken
Universidade Quantum
(2012)





busca | avançada
75243 visitas/dia
2,2 milhões/mês