Magia além do Photoshop | Isabel Furini | Digestivo Cultural

busca | avançada
61129 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Simões de Assis | Individual de Carlos Cruz-Diez
>>> Jazz Festival: Primeira edição de evento da Bourbon Hospitalidade promete encantar com grandes nomes
>>> Coletivo Mani Carimbó é convidado do projeto Terreiros Nômades em escola da zona sul
>>> CCSP recebe Filó Machado e o concerto de pré-lançamento do álbum A Música Negra
>>> Premiado espetáculo ‘Flores Astrais’ pela primeira vez em Petrópolis no Teatro Imperial para homenag
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
Colunistas
Últimos Posts
>>> A melhor análise da Nucoin (2024)
>>> Dario Amodei da Anthropic no In Good Company
>>> A história do PyTorch
>>> Leif Ove Andsnes na casa de Mozart em Viena
>>> O passado e o futuro da inteligência artificial
>>> Marcio Appel no Stock Pickers (2024)
>>> Jensen Huang aos formandos do Caltech
>>> Jensen Huang, da Nvidia, na Computex
>>> André Barcinski no YouTube
>>> Inteligência Artificial Física
Últimos Posts
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Prática de atelier: cores personalizadas *VÍDEO*
>>> Cheiro de papel podre
>>> O Nome Dele
>>> Um Leitor sobre Daniel Piza
>>> Um Furto
>>> Homenagem a Pilar del Río
>>> O Debate...
>>> Crime e mistério nas letras nacionais
>>> Tempo di valsa
>>> O Príncipe Maquiavel
Mais Recentes
>>> Quem vai Salvar a Vida? de Ruth Rocha pela Salamandra (2015)
>>> Livro Cáuculo - volume 2 de Maurice D. Weir pela Pearson (2024)
>>> O Código da Vinci - Roteiro Ilustrado de Akiva Goldsman pela Sextante (2006)
>>> Delícias da Kashi - Gastronomia Vegana Gourmet de Kashi Dhyani pela Mauad X (2016)
>>> Livro Microbiologia Para As Ciências Da Saúde de Paul G. Engelkirk pela Guanabara Koogan (2005)
>>> Livro Comunicação E Comportamento Organizacional PLT 111 de Geraldo R. Caravantes pela Fisicalbook (2014)
>>> Livro Finanças Corporativas: Conceitos E Aplicações de Jose Antonio Stark Ferreira pela Pearson (2005)
>>> Livro Introdução a Genética PLT 248 de Anthony J F Griffiths ; RiCHARD C. Lewontin pela Guanabara (2008)
>>> Teoria Geral Da Administração. Da Revolução Urbana À Revolução Digital de Antonio Cesar Amaru Maximiano pela Atlas Br (2011)
>>> LivroTeoria Geral Da Administração: Da Revolução Urbana À Revolução Digital de Antonio Cesar Amaru Maximiano pela Atlas (2008)
>>> O Porco de William Hope Hodgson pela Diário Macabro (2024)
>>> Arvore Do Beto de Ruth Rocha pela Salamandra (2010)
>>> A Casa No Limiar e Outras Histórias Macabras de William Hope Hodgson pela Diário Macabro (2024)
>>> Ponto De Vista de Sonia Bergams Salerno Forjaz pela Moderna (2014)
>>> A Grande Campea de Maria Cristina Furtado pela Do Brasil (2015)
>>> Amigos De Verdade de Telma Guimarães Castro Andrade pela Brasil Literatura (2010)
>>> Bleach 57 - Out of Bloom de Tite Kubo pela Panini Comics (2014)
>>> O Fantástico Mistério De Feiurinha de Pedro Bandeira pela Moderna (2009)
>>> Cantigas Por Um Passarinho A Toa de Manoel de Barros pela Companhia Das Letrinhas (2018)
>>> Bleach 56 - March of the Stacross de Tite Kubo pela Panini Comics (2013)
>>> A Historia Do Natal. O Livro Animado Que Conta Como O Menino Jesus Nasceu de Justine Swain-smith pela Publifolha (2008)
>>> Amarílis de Eva Furnari pela Moderna (2013)
>>> De Ferro E Flexíveis de Maria Cecília De Souza Minayo pela Garamond (2004)
>>> O Abz Do Ziraldo de Ziraldo pela Melhoramentos (2003)
>>> Understanding And Using English Grammar With Audio Cd And Answer Key de Betty S. Azar; Stacy A. Hagen pela Pearson Longman (2002)
COLUNAS >>> Especial Digestivo 10 Anos

Terça-feira, 5/10/2010
Magia além do Photoshop
Isabel Furini
+ de 4500 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Conta-se que os homens antigos desejosos de conhecer o universo observavam o céu e uniam conjuntos de estrelas com fios invisíveis projetando formas conhecidas. Assim nasceu, por exemplo, a constelação de Escorpião. Nessa constelação eles imaginavam a forma desse artrópode. O homem primitivo imaginava, sonhava, poetizava o mundo. Talvez por isso o refrão: "De poeta e de louco, todo mundo tem um pouco".

A contemporaneidade deu um passo à frente e hoje podemos dizer que: "de blogueiro, de poeta e de louco, todo mundo tem um pouco". Vejamos o caso do Digestivo Cultural, conhecido como DC. O colunista ou colaborador decide escrever uma crônica, ele pode começar com uma notícia de jornal, com a análise de uma frase ou de um livro, mas, para se transformar em crônica, para dar forma determinada ao texto, o escritor precisa unir fios invisíveis das estrelas imaginárias, como os de uma constelação.

O cronista mostrará aspectos diferentes da notícia, poderá argumentar, comentar, ironizar, enfim, estender um fio entre o acontecimento e o modo de vida da sociedade, ou entre o acontecimento e a natureza humana. Esse também é um dos principais objetivos do Digestivo Cultural, tentar colocar ordem no caos dos acontecimentos, nas galáxias culturais. Observar a cultura do ângulo de quem escreve pelo prazer de escrever. Dos apaixonados pelas letras.

Já são dez anos de forte paixão. De lutas, estratégias, caminhos... alguns socos no nariz, não duvido, e reconhecimento também. Como bem falava Platão, a vida é uma mistura do um e do outro.

Por exemplo, eu "curto" as crônicas de Gian Danton. Achei corajoso ele defender Paulo Coelho ("O mago"), o escritor mais esculhambado do Brasil; corajoso também revelar aquilo que a maioria conhece, mas raramente confessa: "O ódio on-line"; aplaudi, também, a coluna "Glauco: culpado ou inocente?", onde Gian, como um novo Quixote, arremete contra os gigantes e corajosamente dá um chute (falei chute, mas para ser honesta estou pensando em pé-na-bunda) ― contra a novelinha cor de rosa que a imprensa inventou com referência a um assassino, o Cadu, jogando a culpa no chá do Santo Daime, como se todos os que tomam esse chá saíssem por aí matando pessoas. E isso nos faz refletir sobre o fato de que a imprensa pode criar heróis falsos, cultuar falsos ídolos, ou seja, muitas vezes, a imprensa entorta o caminho da informação. E de repente um cara decide falar uma verdade e o DC publica, assim, sem cortes...

Isso ajuda a também refletir sobre a condição do homem, que, como já disse Nietzsche, balança sobre uma corda tendida no abismo, ou, como afirmou Hume, está sempre entre a saúde e a doença, entre a alegria e a tristeza, entre o amor e o ódio, entre a vida e a morte. Seres humanos balançando sobre uma corda podem ter uma vida sem tropeços, sem assuntos irresolvidos, sem traumas? É nesse momento que o homem, ser social, participante de uma sociedade que pune os membros mais fracos (ninguém gosta de obesos, velhos caducos, nem pessoas com problemas, a maioria é gentil com eles, mas zombam deles quando os holofotes são desligados), expõe o lado escuro.

E isso revela muito do homem atual, que é um desconhecido mascarado. São muitas máscaras e uma das mais convincentes é a máscara "pessoa bem resolvida ou completamente resolvida", quase inumana, digamos. Um ser humano para ser "completamente resolvido" deveria estar morto, brinca um cronista. Porque a cada passo surgem novos problemas (desculpem, sejamos mais otimistas: surgem novos desafios). Esse é o modelo positivo do início do século XXI, chamado "o homem bem resolvido". Uma espécie de homem passado pelo Photoshop. Quase uma estrela de novela, que só existe na cabeça dos telespectadores e do roteirista. Sabemos que o verdadeiro homem é aquele exposto no texto "Freud e a mente humana", do editor do Digestivo, Julio Borges.

Hoje "o sujeito bem resolvido" pode estar forte, com sua máscara fortalecida, mas, tarde ou cedo, terá um momento de mau humor, de fraqueza, uma noite mal dormida, uma dor de dente, um pouco de depressão, sei lá... alguma coisa que mostre que ele também é humano.

Talvez por isso sejamos apaixonados por super-heróis, mas Superman e o senhor Spock, nasceram em outros planetas, seus genes são outros ― que não humanos. Podem ser super poderosos ou incapazes de emoções. O senhor Spock nunca teve conflitos entre razão e emoção. Um ser humano incapaz de emoções tem grandes chances de ser um psicopata.

Essa fascinação que exerce a ideia de um sujeito guiar-se só pela lógica, sem reações instintivas, nem emocionais encantava a plateia da época do seriado Star Trek, e o ator Leonard Nimoy, o Dr. Spock, disse em entrevista que recebia cartas de amor de muitas telespectadoras.

Longe do Dr. Spock, o homem de Nietzsche caminhando numa corda tendida no abismo não pode ter uma vida tão simples, nem o homem de Freud, com seu id pulsando para expressar-se e o superego tentando reprimir os impulsos. O ser humano é difícil de entender porque é uma amálgama de emoção e razão. E o Digestivo Cultural muitas vezes é difícil de digerir porque mostra o homem sem máscaras, a vida sem Photoshop como, por exemplo, o chocante "Confissões de um escritor", de Charles Kiefer, onde o autor parece querer acordar os novos autores, esclarecendo que escrever não é só glamour, não!

Mas a vida tem risos e lágrimas. O mundo continua a ser um grande teatro. Pessoalmente, tive um momento de alegria ao ver "Instantes: a história do poema que não é de Borges", de minha autoria, publicado no Digestivo. E até fiquei ansiosa como uma adolescente para ver quantos acessos teria. Ao final, ter muitos leitores não é só um sonho de Paulo Coelho, é um sonho de quase todos os escritores. Ninguém quer falar no deserto, nem ser um Robinson Crusoé. Queremos falar, ou escrever, para seres vivos que pensam, sentem, e podem emocionar-se com nossas ideias. E, em última instância, o sentido do DC é esse mesmo, aproximar o escritor do leitor, para que ambos possam compartilhar da magia de pensar e sentir. A magia de ser humano.


Isabel Furini
Curitiba, 5/10/2010

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Literatura, quatro de julho e pertencimento de Guilherme Carvalhal
02. Chiquinho Inteligente de Elisa Andrade Buzzo
03. Lembranças e embalagens duelam no novo Mel Gibson de Arcano9


Mais Isabel Furini
Mais Especial Digestivo 10 Anos
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
5/10/2010
13h09min
Ser Humano! Ou serzinho completo de imperfeições, incertezas e dúvidas. Somos um eterno produto inacabado, uma obra sem fim...
[Leia outros Comentários de Luciano]
6/10/2010
04h40min
Como é reconfortante ler e saber que não somos os únicos que num mundo de "perfeitos" sentimo-nos muitas vezes diminuídos e solitários. E acho que é só através da escrita é que nos sentimos mais próximos, quando identificamos em uma crônica de outro um sentimento que também é nosso. Parabéns, lindo!
[Leia outros Comentários de Alessandra Magalhães]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Persuasão
Jane Austen
Martin Claret
(2010)



Livro Literatura Brasileira O Vendedor de Sonhos O Chamado
Augusto Cury
Academia
(2008)



What Makes Place Special? Moscow, Egypt, Australia
Cambridge University Press
Cambridge University Press
(2016)



Como Reconhecer a Arte do Renacismento
Flavio Conti
Martins Fontes
(1984)



Cuidando dos Ouvidos Nariz e Garganta Ds Crianças: Guia de Orientação
Tania Sih / Ricardo Godinho
Do Autor
(2008)



Um Homem Poderoso - Ficção - Literatura
Jennifer Blake
Best Seller
(2003)



Livro Literatura Estrangeira As Grandes Estratégias De Sun Tzu A Franklin Roosevelt Como Os Grandes Lideres Mudaram O Mundo.
John Lewis Gaddis
Crítica
(2019)



Aventuras de uma Língua Errante
Guinsburg
Perspectiva
(1996)



Deltora 1.1 - As Florestas Do Silêncio
Emily Rodda
Fundamento
(2024)



Revista Manequim Edição 513 - Setembro 2002 Simone Spoladore
Abril
Abril
(2002)





busca | avançada
61129 visitas/dia
2,1 milhões/mês