Bibliotecas públicas, escolares e particulares | Ana Elisa Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
104 mil/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> MAB celebra o Mês do Patrimônio com programação especial e acessível para todas as idades
>>> Jovens talentos vão brilhar no 1º Concurso de Bandas de Garagem do Pier 21
>>> Alunos do Solar Meninos de Luz, no Pavão-Pavãozinho, aprendem xilogravura
>>> Mês dos Pais: Editora faz sucesso contando as histórias dos pais
>>> “Improvisa Comigo Esta Noite” volta aos palcos no Teatro Glauce Rocha
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> Waack: Moraes abandona prudência
>>> Jakurski e Stuhlberger na XP (2025)
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Mondrian: a aventura espiritual da pintura
>>> Jobs e o Macintosh
>>> Flip 2005
>>> Hei de lembrar-te sempre com ternura
>>> Entre a crise e o espectro do humor a favor
>>> O dinossauro de Augusto Monterroso
>>> Profana e Sagrada
>>> Ilustres convidados
>>> A diferença entre baixa cultura e alta cultura
>>> Universo Elétrico, de David Bodanis
Mais Recentes
>>> Assassins Creed: Renascenca de Oliver Bowden pela Galera Record (2011)
>>> Livro Ecologia Numérica de Jean Louis Valentin pela Interciência (2012)
>>> O Vapor do Diabo - o trabalho dos operários do açucar de José Sérgio Leite Lopes pela Paz e Terra (1976)
>>> Livro O Senhor Está Brincando, Sr. Feynman! de Richard P. Feynman, traduzido por Alexandre C. Tort pela Campus, Elsevier (2006)
>>> Autismo Infantil - Fatos E Modelos de Marion Leboyer pela Papirus (2025)
>>> Livro Curso de Direito Civil Brasileiro Teoria Geral das Obrigações Volume 2 de Maria Helena Diniz pela Saraiva (2004)
>>> Mudancas Organizacionais: O Perfil Da Empresa E Do Colaborador de Marcia Regina Banov pela Atlas - Grupo Gen
>>> Textos do eu outro de Melo de Castro, E.M pela Lumme (2018)
>>> O Livro Ilustrado Dos Maus Argumentos de Ali Almossawi pela Editora Sextante (2017)
>>> O Pequeno Livro dos Beatles de Hervé Bourhis pela Conrad
>>> Vocabulaire Progressif Du Francais - Nouvelle Edition: (Com Livro e CD) de Claire Miquel pela French And European Publications Inc (2013)
>>> Eu Amo Louis de Azeredo pela Best Seller (2013)
>>> Gotas De Sabedoria Para A Alma de Hernandes Dias Lopes pela Hagnos (2011)
>>> Livro Profiling Na Lei Geral de Proteção de Dados o Livre Desenvolvimento da Personalidade em Face da Governamentalidade Algorítima de Brunello Stancioli pela Foco (2022)
>>> Livro She's Not Sorry "A Compulsively Twisty, Keeps-You-Guessing Ride Of A Book" de Mary Kubica pela Park Row Books (2024)
>>> 101 Dicas Para Conviver Com A Diabetes de Richard Rubin Gary Arsham Catherine Feste David Marrero Stefan Rubin pela Anima (2006)
>>> O Navio Das Noivas de Jojo Moyes pela Intrinseca (2016)
>>> As Reflexões Tardias Do Prof. Borg de Campos pela Elsevier (1996)
>>> Dicionário de Marketing e Propaganda de Zander Campos da Silva pela Referência (2000)
>>> Jardim De Inverno de Kristin Hannah pela Editora Novo Conceito (2020)
>>> Italia De Jamie de Jamie Oliver pela Globo (2007)
>>> Livro Le Petit Nicolas de Sempé-Goscinny pela Folio (1986)
>>> Criatividade e Dependência na Civilização Industrial de Celso Furtado pela Paz e Terra (1978)
>>> Soldagem. Fundamentos E Tecnologia de Paulo Villani Marques pela Ufmg (2009)
>>> Grammaire progressive du français - Niveau avancé avec 400 exercices. Livre avec 400 exercices (Com 2 Livros e CD) de Michèle Boulares pela Cle International (2014)
COLUNAS

Sexta-feira, 20/5/2011
Bibliotecas públicas, escolares e particulares
Ana Elisa Ribeiro
+ de 7200 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Um repositório de livros que também serve para emprestá-los e para cobrar multas dos atrasadinhos. É desse jeito que se costuma conceituar uma biblioteca. E nem sempre é assim que elas são. Às vezes são bem piores, especialmente quando só têm livros velhos e desatualizados, quando as bibliotecárias vivem de mau humor ou quando a gente só espirra ao adentrar o espaço (nem sempre iluminado).

Certa vez, escrevi um texto para o Estado de Minas, nosso jornal mais antigo aqui nas alterosas, em que tratava das "bibliotecas dinâmicas". Eram aquelas em que o livro era um elemento importante, claro, mas também outros itens importavam muito, como cursos, lançamentos, eventos, palestras, etc. Algo que talvez os centros culturais estejam mais acostumados a fazer.

Não vou entrar no mérito das nomenclaturas ou dos centros culturais. Para isso, é legal dar uma lida nos livros do Luis Milanesi (principalmente A casa da invenção). O negócio é que bibliotecas têm má fama. E a gente quase não as frequenta. Isso quando elas existem ao nosso redor.

O porão da escola

As bibliotecas mais próximas de mim, na infância e na adolescência, eram as escolares. Talvez seja o que acontece com a maioria das pessoas, embora nem sempre elas notem. Nem toda escola tem biblioteca e, lastimavelmente, isso não é obrigatório no Brasil. Dei a sorte, portanto, de estudar em escolas públicas que tinham bibliotecas.

Na escola em que estudei mais tempo, a biblioteca tinha um acervo que eu achava, à época, razoável. Hoje, provavelmente, eu acharia pobre. Só me lembro de ser um ambiente escuro, uma espécie de porão do prédio (e essas localizações dizem muito...), atendido por bibliotecários que, em sua maioria, eram professores afastados da sala de aula. Uma espécie de castigo para eles? Não sei. Sei que eu gastava boa parte dos meus recreios enfiada naquele porão à procura de livros com títulos instigantes.

Nessa busca, encontrei vários autores, conheci muitos e li bastante. Era chato enfrentar a bibliotecária emburrada, era chato procurar livros no meio da poeira e era chato ter prazo curto para lê-los, mas eu curtia muito ter conhecido, por exemplo, Ana Cristina César ou Ignácio de Loyola Brandão. Não posso deixar de citar o grande impacto que foi ler A dança dos cabelos, do mineiríssimo Carlos Herculano Lopes.

Eu frequentava as bibliotecas das escolas em que estudei. Era uma leitora, uma usuária, uma assídua caçadora de livros. Sabia os procedimentos e tentava não pagar multas. Enfrentava o tom lúgubre do espaço porque, como nos videogames, precisava mudar de fase nesse jogo que é se tornar leitor.

Nenhum curso me tornou leitora, nenhuma aula específica, nenhuma palestra motivacional, nenhum programa de governo, nenhuma tarefa escolar. Eu me tornei leitora porque as palavras me conquistaram. Quando eu me dispus a aprender a ler literatura, a curtir a arte da palavra, eu corri todos os riscos, inclusive o de não gostar, mas eu me engajei e eu me vi apaixonada.

Vá lá fazer sua ficha

Além da biblioteca da escola (e ainda nem existiam esses programas de governo que as abastacem), havia uma biblioteca pública estadual no bairro ao lado. Era também um espaço pequeno e feio, perto da igreja local, com poucas prateleiras e umas moças conversadeiras. Minha mãe me perseguiu durante meses para que eu "fizesse a ficha" naquela biblioteca. Dizia que era importante conhecer aquele pequeno acervo, que poderia haver ali livros que eu ainda não conhecia e que seria um lugar interessante para fazer pesquisa escolar. De fato, o parco público que eu encontrava ali, depois que fiz a tal ficha (um cartão verde com minha foto 3x4), era de estudantes em busca de enciclopédias de onde copiar conceitos e vidas de cientistas. (E depois se alarmam com o atual copia e cola digital...)

Minha conclusão, tirada rapidamente, foi que a biblioteca da escola era melhor do que a pequena ramificação da biblioteca estadual no bairro ao lado. Para piorar, era preciso subir muitos morros (destes de BH) a pé para alcançar um livro, enquanto a da escola me parecia bem mais ao meu alcance (apenas uns degraus para baixo).

Biblioteca e preço de livro

Elizabeth D'Angelo Serra, secretária geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), afirmou, em sua participação no VI Seminário Beagalê, em Belo Horizonte (abril), que se existissem bibliotecas públicas (muito muito mais do que existem) no Brasil e se o governo realmente tivesse uma política de abastecê-las, o impacto para o preço do livro seria muito positivo. O raciocínio é matemático, pois bem: nossas tiragens médias são o que Serra chamou, muito apropriadamente, de "ridículas". São, quando muito, três mil exemplares de uma obra. Esse número de exemplares torna o preço unitário do livro alto. Caso tivéssemos para onde escoar essa produção, garantidamente, as tiragens cresceriam muito (dezenas ou centenas de mil exemplares) e os preços unitários cairiam sensivelmente.

Emendei, logo em seguida, dizendo que não sei, não... Não se trata apenas de reduzir preços. Na outra ponta, temos um problema crônico: é preciso criar uma cultura, dar valor ao livro. Mesmo quando uma obra bacana custa R$ 9,90, pouca gente a compra, não é? Sejamos sinceros. É dar valor, não é só dar preço, camaradas. Enquanto não tivermos bibliotecas, não tivemos para onde escoar a produção, não tivermos preço mais baixo e leitores que valorizem o livro e a leitura... nada feito. E assim caminha a humanidade neste país: com pouco livro, pouca leitura e muita preguiça. Arre! E não adianta mudar o livro de suporte. Valham as considerações aqui também para obras apresentadas em dispositivos digitais.

E havia ainda um outro tópico: as bibliotecas particulares. A esta altura, acho melhor nem comentar...

P.S. ― Não posso deixar de dizer que a biblioteca nova do campus I do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais é linda, arejada e iluminada. Resta fazer melhor exame do acervo.


Ana Elisa Ribeiro
Belo Horizonte, 20/5/2011

Mais Ana Elisa Ribeiro
Mais Acessadas de Ana Elisa Ribeiro em 2011
01. É possível conquistar alguém pela escrita? - 21/1/2011
02. Meus livros, meus tablets e eu - 15/4/2011
03. Você viveria sua vida de novo? - 18/2/2011
04. À primeira estrela que eu vejo - 7/10/2011
05. Bibliotecas públicas, escolares e particulares - 20/5/2011


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
7/6/2011
14h19min
A maioria das pessoas que alegam o preço do livro para não lerem estão mentindo, pois são capazes de gastarem muito mais no cinema e em suas famigeradas pipocas, em chopes e batatas fritas, roupas descartáveis, etc. Apenas não se interessam e/ou não valorizam a leitura, não entendem como alguém possa perder tempo com algo sem imagens nem som.
[Leia outros Comentários de José Frid]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Diário de Beria
Alan Willians
Martins
(1974)



Escola e Dependência
Clarice Nunes
Achiamé
(1980)



A Estética de Lévi-Strauss
José Guilherme Merquior
Universidade de Brasília
(1975)



Livro Assim Falava Zaratustra
Frederich Nietzsche
Hemus



A Travessia De Marina Menina
Roberta Asse
Criandeira livros
(2015)



Christmas Holiday
W. Somerset Maugham
Penguin Books
(1967)



Luta E Resistencia Dos Moradores Pelo Direito A Moradia Em Areas De Patrimonio Cultural: A Formacao De Uma Esfera
Jose Mauricio Carneiro Daltro Bittencourt
Edufba
(2015)



The Encyclopedia of Immaturity
Outros
Klutz
(2007)



Revista Brasileira de Letras 1999 V. 1 N. 1
Vários Autores
Ufsc



LÍrica - Redondilhas e Sonetos
Camões
Ediouro





busca | avançada
104 mil/dia
2,1 milhões/mês