Papai Noel Existe | Alexandre Soares Silva | Digestivo Cultural

busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Três Passos
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Redescobrir as palavras, reinventar a vivência
>>> A mitologia original de Prometheus
>>> Senhor Amadeu
>>> Clóvis de Barros Filho na Escola São Paulo
>>> Dias de Sombra e de Luz
>>> Entrevista com Pedro Doria
>>> Dona do Umbigo
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A importância do nome das coisas
>>> A revista Bizz
Mais Recentes
>>> Ou Isto Ou Aquilo (edicao 2012) de Cecilia Meireles pela Global (2012)
>>> Deus, Uma Biografia de Jack Miles pela Companhia Das Letras (1997)
>>> Conversa De Morango E Outros Textos Cheios De Graca de Carlos Drummond De Andrade pela Companhia Das Letrinhas (2016)
>>> Minigramática de Ernani Terra pela Scipione (2014)
>>> Revista Super Interessante nº4 Formigas de Vários Autores pela Abril (1993)
>>> Sintaxe Da Linguagem Visual de Donis A Dondis pela Martins Fontes (2007)
>>> Aprendendo A Gostar De Si Mesmo de Louise Hay pela Sextante (2001)
>>> Falsa Acusação: Uma Historia Verdadeira de T. Christian Miller; Ken Armstrong pela Leya (2018)
>>> A hora da virada de Raúl Candeloro pela Campus (2010)
>>> Estratégias criativas da publicidade: consumo e narrativa publicitária de João Anzanello Carrascoza pela Estação Das Letras E Cores (2014)
>>> Convivendo Em Grupo - Almanaque De Sobrevivência Em Sociedade de Leusa Araujo - Januaria Cristina Alves pela Moderna (2015)
>>> O Cortiço de Aluísio Azevedo pela Ciranda Cultural (2010)
>>> A mente de um viciado e os 5 passos para a cura de Rogério Formigoni pela Unipro (2017)
>>> O Homem-pássaro - História De Um Migrante (2º edição - 8º impressão) de Ricardo Dreguer - Bruna Assis Brasil pela Moderna (2020)
>>> Publicidade: Arte ou Artificio? de Luiz Celso de Piratininga pela Queiroz (1994)
>>> Cartografia da criação publicitária de Juliana Petermann pela Facos-Ufsm (2017)
>>> O Ateneu de Raul Pompéia pela Ática (1989)
>>> Consumidor Versus Propaganda de Gino Giacomini Filho pela Summus (2008)
>>> Os Bilhoes De Arsene Lupin de Maurice Leblanc pela Principis (2021)
>>> Não Derrame O Leite! de Christopher Corr - Stephen Davies pela PequenaZahar (2015)
>>> O Mundo é Bárbaro e o que nós temos a ver com isso de Luis Fernando Verissimo pela Objetiva (2008)
>>> A Decisão: Cristos Planetáriosdefinem o futuro espiritual da Terra de Samuel Gomes pela Dufaux (2018)
>>> A Máquina Maluca (7º impressão - não tem o encarte) de Ruth Rocha - Mariana Massarani pela Salamandra (2015)
>>> Jesus: O Homem Mais Amado da História de Rodrigo Alvarez pela Leya (2020)
>>> Regeneração: em Harmonia Com O Pai de Samuel Gomes pela Dufaux (2020)
COLUNAS >>> Especial Festas 2001

Terça-feira, 25/12/2001
Papai Noel Existe
Alexandre Soares Silva
+ de 5200 Acessos
+ 3 Comentário(s)

Devo ser, não o único, mas certamente um dos poucos adultos no mundo que acreditam que o Papai Noel existe. Outro dia minha cozinheira estava conversando com a minha mãe na cozinha. A cozinheira disse que tinha ensinado aos filhos, um de 9 e outro de 6, que Papai Noel não existe. Minha mãe me viu entrando e perguntou com que idade eu tinha descoberto que Papai Noel não existe. Fiz uma cara de choque, recuei um passo e disse: “Ele não existe?”. Elas riram, mas a verdade é que eu nunca descobri isso, que o Papai Noel não existe.

Acho que não acreditar em Papai Noel, usar esse sorriso superior que a minha cozinheira usou para dizer o que disse, é algo tão infantil quanto carrinhos Matchbox e Falcons. É típico do molequinho fumando o primeiro cigarro sentir um certo frisson ao pensar que Papai Noel não existe. Adultos infantilizados continuam a sentir um certo prazer de serem bem adultinhos e não acreditarem em nada, nem em Deus, nem na vida depois da morte. Sou maduro demais pra isso.

Olha: só estou dizendo isto: que o mundo é tão grande e tão complicado, que em algum lugar, de alguma forma, alguém assume todos os anos as funções atribuídas ao Papai Noel- seja uma forma-pensamento alimentada pela imaginação de milhões de crianças ao longo dos séculos, seja o próprio espírito de São Nicolau, seja outro espírito qualquer. Como tenho comprado presentes de Natal nos últimos quinze anos, sei bem como é que eles entram na minha casa, e não é pela chaminé. Mas talvez alguém que não comprou presente para os filhos, em algum lugar, se surpreenda ao encontrar presentes para eles debaixo da árvore. Talvez os presentes não sejam materiais, mas sejam reais mesmo assim. Talvez muita coisa. Talvez.

Uma coisa eu sei com certeza, e vou dizer, mesmo que me internem num hospício- que eu vi Papai Noel quando tinha onze anos, e ele estava saltando de telhado em telhado numa daquelas partes montanhosas de Santana, à noite- e que eu morri de medo. Eu não tinha sido Bom naquele ano.

Ano Novo

As festas de Ano Novo não me interessam muito. Sempre achei um pouquinho melancólicas. Talvez até um pouquinho apocalípticas. E, para qualquer pessoa com um pouco de sensibilidade para cores, o Natal é uma festa vermelha, e o Ano Novo é uma festa branca. E o vermelho, é claro, é muito mais interessante do que o branco.

A verdade é que o Natal está associado a magia, e o Ano Novo é uma festa mundana. Natal é Hogwarts, Narnia, OZ. Ano Novo é o Anel Industrial de Belford Roxo. Grande São Paulo. Cancún. Natal é infância- ou uma infância idealizada, se você preferir, feita de A.A. Milne (o autor do Ursinho Puff), J.M. Barrie ( Peter Pan), filmes de massinha. Ano Novo tem a ver com a fase mais chatinha da adolescência- aquela em que a gente acha muito engraçado e subversivo fazer desenhos do Mickey com a barba por fazer transando com a Minnie.

O Ano Novo, claro, tem a vantagem de não ser “família”- o que, dependendo da família, evita muita bregalhada. O tio dormindo no sofá com um palito no canto da boca. Uma vez passei o Natal na casa de um primo, e o tio dele (não meu) começou a passar fio-dental quando ainda estava na mesa. No Ano Novo, pelo menos, existe a oportunidade de fugir dessa gente, não é?

Voto Natalino

Um brinde de Natal, vamos lá:

Longa vida ao deus de Carne de Chocotone e Sangue de Nescau
E morte aos que se tornaram Chatos Demais para acreditar nele!


Alexandre Soares Silva
São Paulo, 25/12/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. O Vosso Reino de Luís Fernando Amâncio
02. Três filmes sobre juventude no novo século de Guilherme Carvalhal
03. Hitler e outros autores de Marta Barcellos
04. Cinema de Conflito e Entretenimento de Guilherme Carvalhal
05. A novilíngua petista de Julio Daio Borges


Mais Alexandre Soares Silva
Mais Acessadas de Alexandre Soares Silva
01. Polêmicas - 29/11/2002
02. Filhos de Francis - 15/11/2002
03. Apresentação - 6/11/1968
04. Defesa dos Rótulos - 30/5/2003
05. Quem Não Lê Não É Humano - 3/5/2002


Mais Especial Festas 2001
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
27/12/2001
21h49min
Não concordo. Papai Noel pode até existir, mas o que você viu andando nos telhados devia ser um ladrão mesmo. Quanto ao ano novo, é muito mais divertido, não tem nada de chato. Talvez porque não comemore com um bando de gente querendo fazer numa noite o que nunca fez, nem vai fazer nunca, na vida inteira. Ou prometendo, feito político em campanha, o que jamais terá condições de cumprir. Meu final-de-ano-começo-de-outro costuma ser a dois, no mato, só com a lua e cumprindo todas as promessas nunca feitas. Mais ninguém prá encher o saco. Tempos atrás era uma festa só, muito doida, com gente muito legal, curtindo todas, cada um (ou dois) na sua. Adoro o ano novo. Sonia Pereira
[Leia outros Comentários de Sonia Pereira]
28/12/2001
02h13min
Sonia: então nos sentimos de maneira diferente. Se você se diverte, divirta-se. Champanhe sempre é bom. Esqueci isso, é claro- champanhe é uma espécie de Oz para adultos- um Sítio do Picapau Amarelo para Pedrinhos com mais de vinte. Mas prefiro ficar com a minha versão da história- entre um ladrão mulambento e o Papai Noel, fico com o Papai Noel, obrigado.
[Leia outros Comentários de Alexandre Soares]
28/12/2001
21h24min
Como alguém que lê o Digestivo pode querer que alguém que escreve no Digestivo não escreva mais? É o espaço - mesmo que virtual - mais democrático que conheço! Não gostou do que leu? pula de colunista! Assim fácil, oras. O que não dá é querer que não se exponha uma opinião. Isso, no Digestivo, não vale! Quem não concordar, que se cale, senão, eu prendo e arrebento! (Acho que já li isso em algum lugar...), Quer coisa melhor do que poder escolher entre o Papai Noel e um ladrão? Só aqui! Sonia Pereira.
[Leia outros Comentários de Sonia Pereira]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Nikolski (coll. Alto)
Nicolas Dickner
Écitions Nota Bene Montréal
(2006)



De Eva a Madalena
Luciene Balbino
Rg
(2016)



Histórias e Conversas de Mulher
Mary del Priore
Planeta do Brasil
(2013)



Livro Sistemas, Métodos E Processos
Tadeu Cruz
Atlas
(2008)



Cellular System - Design and Optimization
Clint Smith , Curt Gervelis
Mcgraw-hill
(1996)



Livro Triste Fim de Policarpo Quaresma Série Ler É Aprender Volume 18
Lima Barreto
Klick
(1997)



Otimismo Já
Sarah Kilimanjaro
Leb
(2000)



A Bruxinha Que Ficou Doentinha
Luiz Antonio Aguiar
Galerinha Record
(2013)



Básico Em Administração
Fábio Kubica e Lilian S. P. Carvalho
Senac
(2014)



Paulo Emílio no paraíso
José Inácio de Melo Souza
Record
(2002)





busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês