Formatura | Daniel Bushatsky | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Pulga na praça
>>> Arquiteto de massas sonoras
>>> Irmãos Amâncio
>>> Cinema e vídeo em Cuiabá (2)
>>> A morte do disco
>>> Era uma casa nada engraçada
>>> Romário
>>> O mau legado de Paulo Francis
>>> Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar
>>> Leituras, leitores e livros – Parte III
Mais Recentes
>>> 1001 Dúvidas De Português de José De Nicola pela Saraiva (2006)
>>> Almanhaque 1955 - Col. Almanaques do Barão de Itararé de Torelly pela Edusp (2005)
>>> Filhos do Édem de Eduardo Spohr pela Verus (2013)
>>> A Cidade E As Serras de Eça De Queirós pela Ática (2011)
>>> Atlas Geográfico. Espaço Mundial de Graça Maria Lemos Ferreira pela Moderna (2013)
>>> Mais Do Que Isso de Patrick Ness pela Novo Conceito (2016)
>>> The Good European: Nietzsche's Work Sites In Word And Image de David Farrell Krell, Donald L. Bates pela University Of Chicago Press (1999)
>>> Arquivologia de Evandro Guedes pela Alfacon (2017)
>>> Cultura e Sociedade Vol. 1 de Herbert Marcuse pela Paz E Terra (1998)
>>> Um Estudo da História de Arnold Toynbee pela Martins Fontes (1987)
>>> Cultura e Sociedade Volume 2 de Herbert Marcuse pela Paz e Terra (1998)
>>> Inferno de Dan Brown pela Arqueiro (2013)
>>> Van Gogh. Obra Completa De Pintura de Ingo F. Walther, Rainer Metzger pela Taschen (2010)
>>> New Moon de Stephenie Meyer pela Atom Books (2006)
>>> France And The Atlantic Revolution Of The Eighteenth Century, 1770-1799 de Jacques Godechot pela Free (1979)
>>> Templários: os cavaleiros de Deus de Edward Burman pela Record (1994)
>>> Box 360 - História - História E Cidadania Volume Único de Alfredo Boulos Júnior pela Ftd (2017)
>>> O Livro Das Virtudes de Willim J. Bennett pela Nova Fronteira (1995)
>>> O Declínio da Cultura Ocidental de Allan Bloom pela Best Seller (1989)
>>> The Servant: A Simple Story About The True Essence Of Leadership de James C. Hunter pela Crown Business (1998)
>>> Kit com 10 livros Charadinhas de Ciranda Cultural pela Ciranda Cultural (2024)
>>> Bel Ami de Guy De Maupassant pela Landmark (2011)
>>> Tá Todo Mundo Mal: O Livro Das Crises de Jout Jout pela Companhia Das Letras (2016)
>>> Brideshead Revisited de Evelyn Waugh pela Penguin Classic (1962)
>>> Prometo Perder de Pedro Chagas Freitas pela Verus (2017)
COLUNAS

Segunda-feira, 18/2/2013
Formatura
Daniel Bushatsky
+ de 5500 Acessos

Ela acordou, mas não quis levantar. Já era meio dia e, mesmo assim, ficou estatelada. Aquela era a grande noite. Estava pensativa nos últimos dias. Com um nó na barriga, que não se desfazia.

Recordou, calmamente e mentalmente, as tarefas do dia: unha, cabeleireiro, maquiagem, prova do vestido, com o sapato comprado no dia anterior (na maior correria), ligar para a mamãe. Ah, quanto coisa... e se não desse tempo?

O telefone tocou. Era sua amiga querendo saber as novidades do dia anterior (tinha ido à sua primeira reunião de negócios - não falou nada e tomou tanto café que prometeu não beber por um ano aquele líquido horrível com gosto amargo) e saber se ela tinha convites sobrando (que interesseira). Depois foi a vez da sua mãe, que ligou reclamando da sua falta de compaixão com o irmão. Que hora para falar sobre aquilo. Desligou.

Aqueles não estavam sendo dias fáceis. Todas as suas amigas somente queriam saber de se embelezar para a grande noite. Tudo bem que esperaramcinco anos, mas o que aquela noite tinha realmente de tão especial? Nunca conversavam sobre isto: o papo era cabelo, vestido e convidados, mas nunca o motivo de toda aquela felicidade!

Primeiro recordou alguns amigos, nascidos em família abastada, que, na opinião dela, não faziam mais do que obrigação em se formar. Melhores escolas, intercâmbios, viagens, ou seja, tudo o que tinham direito. Onde estava o mérito? Alguns fizeram estágio? Grandes escritórios? Muito trabalho? Mesmo com "tanto esforço" não enxergava o mérito.

Ela não. Tinha vindo de família humilde. Morava sozinha na cidade grande, trabalhava, estudava, tinha feito amigos, estava até ajudando um professor em uma pesquisa. Mas não ia mentir: tinha gente em situação bem pior... tinha(m) o direito de comemorar?

Mas o que estava realmente comemorando? E aquele nó, por que não passava? Comeu uma barra de chocolate.

Até entrar na faculdade, a sua única obrigação era crescer. E crescer, no sentido físico da palavra, é algo natural. Na passagem da infância à adolescência, tinha visto seu corpo realmente mudar, os seios aumentaram, o quadril alargou e o mau humor mensal começou (nem sempre tinha tanto mau humor, mas era uma arma ótima, principalmente contra o namorado), mas já da adolescência para a idade adulta, fora uma pequena engordadinha (como todas as suas amigas), ela não tinha sentido grandes alterações.

Por outro lado, suas obrigações aumentaram em proporção geométrica. Se antes, era entregar a lição de casa, sob pena de um puxão de orelha, hoje é entregar o relatório sob pena de demissão. Tinha amadurecido naqueles cinco anos. Mas continuava sem se emocionar para a grande noite! E pensar que tinham amigos que choram só em comentá-la.

A diferença não era física, era "mental". Tinha feito uma escolha. Uma não, várias. Ao decidir pela sua profissão, decidiu (em tese) o local que iria viver nos seus próximos cinco anos, as pessoas que estariam ao seu lado e seu futuro profissional.

Tão poucas informações... Na época, sua orientadora profissional no colégio pegou seu boletim e disse taxativa: se você vai tão bem em história e geografia, sem contar a boa pontuação (o que é isto? as notas eram dadas em conceito) em português, certamente precisava ser advogada. O mais perto que ela já tinha chegado de um advogado era no divórcio de seus pais, quando fora ao fórum, e no filme Advogado do Diabo, que ela assistiu dez vezes - aiii, o Keanu Reeves era apaixonante.

No primeiro dia de aula, foi avisada pelo quintanista de plantão, que os bacharéis em direito podiam ser, delegados, professores, promotores, juízes, servir algumas carreiras públicas e, lógico, ser advogados.

Passados os cinco anos somente não entendeu onde história e geografia entravam no currículo das faculdades de direito. Que raiva!!!

Tinha realmente tomado muitas decisões. Tantas que não se lembrava de todas, só de uma: tinha entrado na faculdade para ser independente! Isto ela era, em termos. Não financeiramente, mas tinha bastante liberdade. Chorou e se estressou, virou noites, pegou um ou outro exame, tinha vencido!

Pensou: entrei na faculdade para ser independente. Era isto! Mas o nó não se desfez. Realizou que a liberdade era diferente dos filmes de Hollywood, não tinha praia e garotos com torço bonito e, menos ainda, seu cachecol não voava com o vento. Sua liberdade era fruto do seu esforço e dedicação.

Tinha que ir ao cabeleireiro. Conformada pensou: a grande noite seria a formatura de sua independência.

Enquanto cortava o cabelo, viu no espelho o reflexo de uma menina. Uma menina corada, satisfeita e realizada!

Quando sua última mecha caiu, viu no espelho a felicidade. Tinha, acima de tudo, sido feliz!

A grande noite era a formatura da sua felicidade!

Que venha a valsa...


Daniel Bushatsky
São Paulo, 18/2/2013

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Uma nota sobre a leveza do ser de Marcelo Maroldi


Mais Daniel Bushatsky
Mais Acessadas de Daniel Bushatsky em 2013
01. Palavra de Honra - 9/9/2013
02. Amar a vida! - 10/6/2013
03. Rejeição - 21/4/2013
04. Formatura - 18/2/2013
05. Família e Maldade - 20/5/2013


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro O Último Negreiro
Miguel Real
Quidnovi
(2006)



Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura 4
Claude Monet
Folha de S. Paulo
(2007)



Horary Astrology and the Judgment of Events
Barbara H. Watters
Vallala
(2000)



Vida Religiosa e Diversidade das Almas
Oliva Melançon
Edições Paulinas
(1970)



O Imperador os Deuses da Guerra Volume 4
Conn Iggulden
Record
(2007)



Alexandre - Os três grandes capitães da antiguidade 1
Cezar Zama
Bibliex
(1987)



Livro Pedagogia Avaliação Escolar Julgamento X Construção
Adriana de Oliveira Lima
Vozes
(1994)



A Assinatura de Todas as Coisas
Elizabeth Gilbert
Alfaguara
(2013)



Alice in Wonderland
Lewis Carroll/eva Morales
Igloo Books
(2019)



Pnl & Coaching Guia Prático, Com Grandes Especialistas, para Você....
Deborah Epelman - Andreia Roma - Bruno Juliani
Leader
(2013)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês