MPTA, Dança feita de Afetos Condensados | Duanne Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
86725 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Transitar o Tempo - Museu Vale - ES
>>> Documentário 'Cracolândia' ganha sessão comentada em São Paulo
>>> BIENAL DO LIXO 2025 CONFIRMADA PARA MAIO, NO PARQUE VILLA LOBOS, EM SÃO PAULO
>>> “Sobre Viagens”: Pesquisadora lança livro sobre narrativas de viagem e seus impactos
>>> Elas Publicam chega a Recife para sua 7ª edição no dia 26 de abril
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
Colunistas
Últimos Posts
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
>>> Santo Agostinho para o hoje
>>> Uma história da Empiricus (2025)
>>> Professor HOC sobre Trump e Zelensky
>>> All-In com John e Patrick Collison (2025)
>>> Jakurski, Stuhlberger e Xavier (2025)
Últimos Posts
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia para descomplicar vida moderna
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A arte da crônica
>>> Mondrian: a aventura espiritual da pintura
>>> Cidade de Deus
>>> poesiafora
>>> Meu amigo Paulo Francis
>>> Banana Republic
>>> A pulsão Oblómov
>>> A prosa encantada de Rosa
>>> No frigir dos ovos, todos estavam podres
>>> Ferreira Gullar ou João Goulart?
Mais Recentes
>>> Os 72 Nomes De Deus (capa dura) de Yehuda Berg pela Rocco (2005)
>>> Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (53º Edição - 1º Reimpressão) de Dale Carnegie pela Companhia Nacional (2019)
>>> Conversando Com C. S. Lewis de Alister Mcgrath pela Pórtico (2014)
>>> Aquarela brasileira - sucessos brasileiros e internacionais cifrados para violão de Baeth Cançado pela Corte
>>> Conan, O Barbaro - prefacio a edição brasileira de Roy Thomas de Robert E. Howard pela Generale - california (2012)
>>> O valor da mulher de Marianne Williamson pela Rocco (1995)
>>> A Cabala E A Arte De Ser Feliz - Sete Praticas Para Iluminar Sua Vida de Ian Mecler (dedicatoria do autor) pela Sextante (2007)
>>> Almanaque do pensamento positivo 2014 de Vários Autores pela Pensamento (2014)
>>> A droga da obediência (4º ed. - 6º impressão) de Pedro Bandeira pela Moderna (2011)
>>> Introdução à Contabilidade Com ênfase em teoria de José Carlos Marion pela Fisicalbook (2004)
>>> The Homesteader de Lewis B. Patten pela Berkley Medallion (1972)
>>> Libra de Don Delillo pela Rocco (1995)
>>> Meditação Budista - Shamatha, Vipashyana E Mahamudra de Kenchen Thrangu Rimpoche pela Bodigaya (2001)
>>> Tao E Dharma - medicina chinesa e ayurveda de Robert Svoboda; Arnie Lade pela Pensamento (1998)
>>> A História Da Água de Jacqui Bailey - Matthew Lilly pela Dcl - Difusao Cultural Do Livro (2003)
>>> Os Herdeiros de Harold Robbins pela Record (1969)
>>> Perfume Da Folha De Limao de Clara Sanchez pela Planeta (2012)
>>> Os três porquinhos - Silvio Santos para crianças de Silvio Santos pela Matiz Gráfica (1976)
>>> Revista Guia Pratico de Croche e Trico 16 Exemplares - Com Pequeno fichario de Seculo Futuro pela Seculo Futuro (1987)
>>> Revista Guia Pratico de Croche e Trico 20 Exemplares - Com Pequeno fichario de Seculo Futuro pela Seculo Futuro (1987)
>>> Melhor Que Comprar Sapatos de Cristiane Cardoso pela Unipro (2014)
>>> O veneno da madrugada (4º edição - capa dura) de Gabriel Garcia Marquez pela Record (1982)
>>> Revista Guia Pratico de Croche e Trico n 61 ao 80 - Com Pequeno fichario de Seculo Futuro pela Seculo Futuro (1987)
>>> Breve história de quase tudo (1º reimpressão) de Bill Bryson pela Best Seller (2018)
>>> Sahih Muslim - verificar descrição de Imam Muslim - Abdul Hamid Siddiqi pela Dar Al Arabia
COLUNAS

Terça-feira, 18/3/2014
MPTA, Dança feita de Afetos Condensados
Duanne Ribeiro
+ de 4100 Acessos

As relações humanas são compostos instáveis, desequilibram-se e transformam-se, desfazem-se e reconstituem-se - são devir. Nas coreografias Nós somos semelhantes a esses sapos... e Ali, apresentadas pela companhia francesa Les Mains, les Pieds et la Tête Aussi (MPTA) em março, no Centro Cultural São Paulo, o conforto, a tensão crescente e a violência dos relacionamentos é exibida através da dança com sutileza e sagacidade - os movimentos dos artistas compondo um percurso narrativo ponteado de metáfora e de ironia, com uma visualidade marcante.

O mais impressionante das duas peças é sua capacidade de representar sentimentos e processos com signos concisos, descrever o essencial de certos tipos de relação com ciclos sutis de gestos. O MPTA é atuante desde 2001; Nós somos semelhantes a esses sapos..., de 2013, foi concebida por Ali e Hédi Thabet; Ali, de 2008, é encenada por Mathurin Bolse e Hédi Thabet. Por aqui, as peças foram montadas na 1ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, que ocorreu de 9 a 16 de março e trouxe à cidade espetáculos de vários países do mundo e um ciclo de debates. Abaixo, tentamos exibir como a companhia condensa e cifra os afetos, e os faz dança.

Equilíbrio feito do Desequilíbrio Alheio
Ali é uma peça curta. Dois homens de muletas azuis volteiam o palco. Um deles tem ambas as pernas, o outro apenas uma. De imediato o que pensamos saber sobre a deficiência física vem à tona; especulamos sobre a dança de que é capaz esse bailarino, e cremos cômico que o outro não ande por si só. Nessa primeira percepção, já está em jogo um tema da peça: nossa relação com a fraqueza e a força do próximo, com ele quando está "abaixo" ou "acima" de nós. Vamos passear de um ponto a outro dessa relação.

Já essa situação inicial enquadra uma pergunta nesse sentido: pelo homem não-deficiente estar de muletas, isso significa que ele "se desfalca" pelo benefício do outro? Ainda outra: eles podem parecer iguais nos movimentos iniciais, mas quando estiverem em choque, as diferenças vão se converter em vantagens desiguais. Existe uma dialética deste gênero em todo relacionamento? Os dois personagens se unem e andam juntos, se separam e se desafiam. Variam as relações de poder entre eles: por ora um "domina", depois outro é "dominado". Os sentimentos envolvidos nessas mudanças não são estanques, bem definidos. Um bom exemplo disso é a agressividade gratuita e engraçada de um tapa na nuca do outro, molecagem.

Há, por fim, os momentos em que eles se mesclam. Dispondo-se de certa maneira no palco, parecem ser partes de um mesmo corpo, a perna de um ocupando a que falta do outro. Até o ponto em que não sabem bem qual é o corpo de quem: sentados juntos, ao colocar a mão sobre o joelho que seria seu, a coloca na do próximo, e assim por diante. Essa dissociação, essa mistura, ela parece ter uma versão mais dramática nos versos de Chico Buarque: "Se nós, na travessura das noites eternas, já confundimos tanto as nossas pernas, diz, com que pernas eu devo seguir? (...) Se na bagunça do teu coração meu sangue errou de veia e se perdeu (...) Te dei meus olhos pra tomares conta, agora conta, como hei de partir?".

Tudo se passa como se o bem estar de alguém, seu equilíbrio, se construísse por vezes sobre os vários desequilíbrios alheios de que consegue fazer bom proveito - e vice-versa, as pessoas se conectando e desconectando como quebra-cabeças.

Os Desníveis Temporais entre os Corpos
Nós somos semelhantes a esses sapos que nas austeras noites dos pântanos se chamam e não se veem, seus gritos de amor curvados frente à fatalidade do universo (em tradução livre - o título cita um verso do poeta René Char), põe em cena um triângulo amoroso. A princípio, quatro músicos sentam-se em um lado do palco e permanecem em silêncio. Um casal entra - parecem noivos recém-casados, ele de casaco e calças pretas, ela de vestido branco. Satisfeitos, felizes, caminham, cumprindo uma primeira volta no palco. Na segunda volta, a satisfação é contida, e na terceira o homem já está francamente contrariado: anda à frente e a puxa pelo braço. O amor enferruja. Surge então o terceiro personagem. Sem uma perna, movendo-se com muletas azuis, ele acompanha os dois anteriores, tanto atrás. Nas voltas sucessivas, ele pisa no vestido dela - interrompe o fluxo, a peça paralisa neste gesto - mas ela se solta. Outra captura parcial: pisa, paralisam-se, prosseguem. Por fim, ele se suspende e lhe chuta as costas: a captura completa.



Os músicos começam a tocar - o rebético, um estilo tradicional grego, de tom sofrido e vocais que lembram a música árabe, seguirá como trilha sonora até o fim. A canção ressalta a quebra daquele primeiro casal. Vimos os jogos da sedução, insistência, resistência e conquista, e agora assistiremos, no movimento circular, a uma paixão. Este segundo casal não anda lado a lado. Ela engatinha, recuando, frente ao homem que a derrubou; o outro, abandonado, anda sozinho de casaco na mão. Ela se levanta, ele morde seu vestido. Ela, de quatro no chão, o carrega; ela, as pernas sobre seus ombros, o cavalga também. É uma ligação intensa, sexual, em que o poder de um sobre o outro se troca com o tempo - até que algo muda e um deles se torna um fardo (a mesma linha narrativa acontece nos filmes Nove Canções e O Último Tango em Paris). No caso, é ela, como um saco sobre as espáduas dele. Deixando-a, o bailarino com deficiência empreende uma coreografia cheia de força e agilidade, um elogio à independência e autonomia.

Abre-se uma oportunidade de reconciliação ao primeiro casal. Sentados lado a lado, sucedem-se nos gestos do primeiro casal a hesitação, a carência, a agressividade - se enlaçam um momento, apenas para se repelir no seguinte; deixam a cabeça do outro recostar-se, apenas para empurrá-lo para longe. Quero e não quero, diz simultaneamente essa dança; talvez: preciso... Segue-se a isso uma luta entre os dois personagens masculinos. O primeiro deles, o "noivo", vence, com uma poderosa voadora no peito - o chute aéreo é simétrico àquele da "captura", e significa algo semelhante: trata-se da força à serviço do desejo. O vitorioso, preenchido de empáfia, baila sozinho, exibe trocas de perna complexas e abre os braços e o peito em desafio ao mundo - e mesmo esquecido dela, a mulher por quem lutou. Esse estado de coisas é instável como os demais, e novamente a roda embaralhará a relação do trio: abatido, será a vez do homem com as muletas se arrastar no solo, preso à barra do vestido, para iniciar uma nova relação, de humor e erotismo.

É sempre como se houvesse alinhamentos temporários entre a vontade de um e outro, e, para além desses momentos tensos, os corpos separados por bruscos desníveis. Enfim, vemos que os três se enredam em um mesmo bailado; dançam juntos, e esse é só o resumo do que fizeram ao longo de todo esse tempo - entre avanços e recuos, formavam uma constância, possuíam o apego, o descaso e o desafio que precisavam em cada instante dado. Aqueles sapos, assim, são como nós, que nos chamamos e não nos vemos, gritando por um amor dobrado pelo acaso.


Duanne Ribeiro
São Paulo, 18/3/2014

Quem leu este, também leu esse(s):
01. A pós-modernidade de Michel Maffesoli de Guilherme Carvalhal
02. Ecos digitais: poema-em-música de Elisa Andrade Buzzo
03. Dentro da maré cósmica: Saint-John Perse de Jardel Dias Cavalcanti


Mais Duanne Ribeiro
Mais Acessadas de Duanne Ribeiro em 2014
01. O Público Contra Yayoi Kusama - 22/7/2014
02. Kurt Cobain; ou: I Miss the Comfort in Being Sad - 8/4/2014
03. Margarida e Antônio, Sueli e Israel - 4/2/2014
04. Cavaleiros e o Inexplicável - 7/10/2014
05. O Hobbit - A Desolação de Smaug - 7/1/2014


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Cronica de uma comunidade cafeeira
Paulo Mercadante
Itatiaia
(1990)



Grandes Manifestações Políticas no Rio de Janeiro
Américo Freire
Alerj
(2002)



Os Princípios Elementares de Cristo
Paul C. Jong
Hefzibá
(2004)



Sexo - Desnudamento e Mistério Espiritualidade Instinto e Cultura
Ageu Heringer Lisboa
Ultimato
(2001)



Nem Sempre a Brincar, Sr. Feynman! Novos Elementos para o Retrato...
Richard P. Feynman
Gradiva
(1988)



Um Lugar para Ficar
Deb Caletti
Novo Conceito
(2012)



Tempos de Lendas
Ives Gandra da Silva Martins
Pay e Spes
(2002)



História da Literatura e do Teatro Alemães
Anatol Rosenfeld
Edusp
(1996)



Vampire Killer
Paul Shipton
Oxford University Press
(2008)



Dora Bruder
Patrick Modiano
Rocco
(2014)





busca | avançada
86725 visitas/dia
2,4 milhões/mês