A margem negra | Gian Danton | Digestivo Cultural

busca | avançada
43087 visitas/dia
1,2 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Festival de Teatro de Curitiba para Joinville
>>> TIETÊ PLAZA INAUGURA A CACAU SHOW SUPER STORE
>>> A importância da água é tema de peças e oficinas infantis gratuitas em Vinhedo (SP)
>>> BuZum! encena “Perigo Invisível” em SP e público aprende a combater vilões com higiene
>>> Exposição de arte Dispositivos
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O batom na cueca do Jair
>>> O engenho de Eleazar Carrias: entrevista
>>> As fitas cassete do falecido tio Nelson
>>> Casa de bonecas, de Ibsen
>>> Modernismo e além
>>> Pelé (1940-2022)
>>> Obra traz autores do século XIX como personagens
>>> As turbulentas memórias de Mark Lanegan
>>> Gatos mudos, dorminhocos ou bisbilhoteiros
>>> Guignard, retratos de Elias Layon
Colunistas
Últimos Posts
>>> Barracuda com Nuno Bettencourt e Taylor Hawkins
>>> Uma aula sobre MercadoLivre (2023)
>>> Lula de óculos ou Lula sem óculos?
>>> Uma história do Elo7
>>> Um convite a Xavier Zubiri
>>> Agnaldo Farias sobre Millôr Fernandes
>>> Marcelo Tripoli no TalksbyLeo
>>> Ivan Sant'Anna, o irmão de Sérgio Sant'Anna
>>> A Pathétique de Beethoven por Daniel Barenboim
>>> A história de Roberto Lee e da Avenue
Últimos Posts
>>> Nem o ontem, nem o amanhã, viva o hoje
>>> Igualdade
>>> A baleia, entre o fim e a redenção
>>> Humanidade do campo a cidade
>>> O Semáforo
>>> Esquartejar sem matar
>>> Assim criamos os nossos dois filhos
>>> Compreender para entender
>>> O que há de errado
>>> A moça do cachorro da casa ao lado
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Bar ruim é lindo, bicho
>>> Não atirem no pianista
>>> Gerald Thomas: arranhando a superfície do fundo
>>> Reinaldo Azevedo em The Noite
>>> Deus Sabia de Tudo e Não Fez Nada
>>> Querem acabar com as livrarias
>>> As máximas de Chamfort
>>> Impressões sobre São Paulo
>>> Menos Guerra, Mais Sexo
>>> A esquerda nunca foi popular no Brasil
Mais Recentes
>>> Manual de Prática da Oab 2ª Fase área Trabalhista de Michelle Borges; Kheyder Loyola; Gustavo Neves pela Rideel (2011)
>>> Interpretação de Textos 6 de William Cereja pela Atual (2017)
>>> Superando a Ansiedade o Pânico e a Depressão de James Gardner; Arthur Henry Bell pela Madras (2004)
>>> Van Gogh Ou o Enterro no Campo de Trigo de Viviane Forrester pela Biografias (1983)
>>> Meu Livro da Fazenda de Nathalie Choux pela Catapulta (2017)
>>> Coleção Oab Nacional Direito Internacional 11 de Gustavo Bregalda Neves pela Fabio Vieira Figueiredo (2009)
>>> Eempurrou, Achou! Números Divertidos: Números Divertidos de Cheeky Monkey - Reino Unido pela Girassol (2018)
>>> Imunologia Básica e Clinica de Mark Peakman pela Peakman (1997)
>>> Aprender Juntos 5 de Monica Lungov pela Sm (2017)
>>> Estação Carandiru 408 de Drauzio Varella pela Companhia das Letras (2004)
>>> Ciênci Politica de Paulo Bonavides pela Malheiros (1994)
>>> Quimica Orgânica Resumo Teorico e Exercicios Tomo ii de Moacyr Cinelli pela Livro Tecnico (1969)
>>> Filosofia Livro Único - 3ª Série do Ensino Médio e Pré-vestibular de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2018)
>>> Rio de Janeiro: Cultura, Política e Conflito de Gilberto Velho pela Zahar (2007)
>>> Aprender Juntos Geografia 5 de Leda Leonardo pela Sm (2017)
>>> Quando Chegam as Respostas de Sônia Tozzi; Irmao Ivo pela Lumen Editorial (2007)
>>> As Brumas de Avalon - Livro um a Senhora da Magia de Marion Zimmer Bradley pela Imago (1989)
>>> Filosofia Livro Único - 3ª Série do Ensino Médio e Pré-vestibular de Sistema de Ensino Poliedro pela Poliedro (2018)
>>> Jesus Presente de Warren W. Wiersbe; Lena Aranha pela Thomas Nelson Brasil (2011)
>>> Socilogia da Educação 408 de Nelson Piletti pela Ática (1995)
>>> Teoria Geral do Processo de Antonio Carlos de Araujo Cintra e Outros pela Malheiros (1999)
>>> Força ética e Espiritual da Teologia da Libertação de Pablo Richard pela Paulinas (2006)
>>> Goosebumps. Ele Saiu de Baixo da Pia - Volume 13 de R. L. Stine pela Fundamento (2007)
>>> Quando Eu era Menino de Rubem Alves pela Papirus (2003)
>>> Histórias de Bichos Brasileiros de Vera do Val; Geraldo Valério pela Wmf Martins Fontes (2010)
COLUNAS

Sexta-feira, 4/9/2015
A margem negra
Gian Danton
+ de 5400 Acessos

Em 1989 eu era estudante de comunicação na Universidade Federal do Pará e procurava material para um trabalho sobre história em quadrinhos. Iríamos apresentar um seminário sobre meios de comunicação e o professor responsabilizara meu grupo para falar sobre HQs. Isso seria impensável em qualquer época que não fosse o final dos anos 1980 e o início dos anos 1990. Antigamente por conta do enorme preconceito e atualmente porque os quadrinhos se tornaram um nicho, com baixas tiragens e vendas segmentadas. Mas na época todo mundo lia quadrinhos. Séries como V de Vingança eram lidas mensalmente e comentadas nos corredores da universidade da mesma forma como hoje se discute séries de grande impacto, como Guerra dos Tronos.

Todo mundo estava falando de quadrinhos, mas precisávamos de algo diferente para a apresentação. Foi quando alguém me disse que no bloco de Artes, ao lado do nosso, havia um rapaz, Bené Nascimento, que trabalhava profissionalmente como desenhista, publicando em editoras de São Paulo. Um paraense fazendo quadrinhos era a novidade das novidades na época e fiz questão de entrevistá-lo. A entrevista, que deveria durar meia-hora, durou a tarde inteira (e os dois perdendo aula, claro) e, no final, um convite de Bené: que tal fazer um fanzine de quadrinhos? Assim surgiu "Crash!", o primeiro fanzine paraense dedicado exclusivamente aos quadrinhos.

Estávamos na produção do segundo número quando Bené chegou com os originais de uma belíssima história, toda arte-finalizada com pincel. Desenhada no estilo Hall Foster (autor do Príncipe Valente) a HQ mostrava um cavaleiro medieval livrando uma floresta de um demônio.

- Gostou? - perguntou Bené.

- Claro.

- Quer colocar o texto?

Aceitei na hora. "Floresta Negra" foi o primeiro roteiro que escrevi, um caminho bastante curioso, já que não era de fato um roteiro. Foi também o primeiro roteiro publicado, na saudosa revista Calafrio.

A partir dali surgiu uma parceria que se estenderia por vários anos e mexeria com o jeito como se fazia quadrinhos de terror no Brasil.

O quadrinho de terror ganhou grande força no Brasil na década de 1960, quando os gibis da editora EC Comics foram proibidos nos EUA. As revistas que publicavam essas histórias tinham grande público aqui e não havia mais material inédito. A solução foi recorrer aos quadrinistas brasileiros e assim surgiu a era de ouro do terror nacional.

Mas a estrutura narrativa daquela época se tornou uma espécie de camisa de força para os artistas. Tirando alguns quadrinistas mais renomados mais renomados, como Mozart Couto, a maioria seguia os cânones do terror década de 60 que tinha inclusive algumas histórias básicas, como da pessoa má que apronta todas as malvadezas possíveis durante toda a HQ e no final os mortos voltam para se vingar.

O quadrinho que fazíamos era bem diferente disso. Influenciados por séries como Sandman, Monstro do Pântano e Hellblazer (John Constantine) e autores como Alan Moore e Neil Gaiman, fazíamos um terror pesado. Bené caprichava nas vísceras e, da parte do roteiro, os personagens eram sempre perseguidos por traumas e pavores. Ou seja: era uma mistura de terror trash com horror psicológico. Em uma das histórias, por exemplo (uma adaptação do conto "O nariz", de Gógol), um personagem capaz de despertar os maiores medos das pessoas próximas entra num hospício e ocasiona um surto de pavores secretos.

Essa abordagem visceral inicialmente não agradou os editores da época. A história "Puritano", por exemplo, está até hoje inédita: foi recusada por todos os editores da época, talvez por envolver questões religiosas. Uma das histórias, "Noir", só foi publicada porque a assistente de edição levou o original para o dono da editora e insistiu que saísse na revista.

Mas com o tempo fomos ganhando público. Uma editora chegou até mesmo a encomendar uma revista com histórias nossas e de quadrinistas que tinham um estilo semelhante. Levamos semanas para conseguir reunir o material para fazer uma boneca (para que não é do meio editorial, boneca é uma prévia de como irá ficar a revista). Não aconteceu por causa da incapacidade de Bené de dizer não: um primo o visitou e pediu a boneca emprestada, levou para casa e... perdeu no ônibus!

A maioria das revistas nas quais publicávamos eram vendidas ensacadas, o que nos criava um problema. Não havia o costume atual de indicar na capa as histórias e os autores, de modo que nunca sabíamos se a revista tinha história nossa ou não. Assim, tivemos a ideia de colocar uma margem negra nas páginas. Isso permitia pudéssemos perceber se havia histórias nossas sem nem mesmo abrir o volume. Inadvertidamente isso se tornou uma estratégia de marketing: os fãs da dupla passaram a também procurar as margens negras nas revistas.

E Margem Negra é o título de um velho sonho nosso: um volume que republica todas as nossas histórias de terror, feitas no final dos anos 1980 e início dos 1990. O projeto foi colocado para financiamento coletivo no Catarse e pode ser acessado aqui. Se conseguirmos financiamento, talvez ouça mais algo que sempre me agradou: leitores dizendo que passaram noites sem dormir por minha causa.


Gian Danton
Goiânia, 4/9/2015

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Metallica e nostalgia de Luís Fernando Amâncio
02. Memorial do deserto e das ruínas de Elisa Andrade Buzzo
03. Um menino à solta na Odisseia de Carla Ceres
04. Stephen Walt e o imperialismo dos 'liberals' de Celso A. Uequed Pitol
05. O retrato da Cidade de Elisa Andrade Buzzo


Mais Gian Danton
Mais Acessadas de Gian Danton em 2015
01. Sexo e luxúria na antiguidade - 19/6/2015
02. E não sobrou nenhum (o caso dos dez negrinhos) - 18/12/2015
03. Ivanhoé - 2/3/2015
04. Intervenção militar constitucional - 27/3/2015
05. A margem negra - 4/9/2015


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Altars and Icons: Sacred Spaces in Everyday Life
Jean McMann
Chronicle Books
(2020)



Enciclopédia de Literatura Brasileira (2 Volumes) Completo
Afranio Coutinho e J Galante de Souza
Olac



The Complete Tales and Poems of Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe
Barnes Noble
(2016)



O mais Assustador do Folclore
Luciana Garcia
Caramelo
(2005)



Portrait of an Army
Center of MIlitary History
Marylou Gjernes



Livro - Sol de Esperança
Divaldo P. Franco
Livraria Espírita Alvorada
(1978)



O Capital 1
Karl Marx
Difel
(1984)



A Simbolica dos Animais - 2 Volumes
Valeria Alvares Cruz
Fiuza
(2001)



Técnicas de Comunicação Escrita
Izidora Blikstein
Ática
(2005)



Amor Que Transforma: Como Encontrar Forças para Recomeçar
Lu Alckmin
Academia
(2017)





busca | avançada
43087 visitas/dia
1,2 milhão/mês