Cuba E O Direito de Amar (2) | Marilia Mota Silva | Digestivo Cultural

busca | avançada
47517 visitas/dia
1,8 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Descamuflando a cretinice cotidiana: escritor e filósofo lança o sarcástico “O Manual do Cretino” co
>>> ARTESP inicia processo seletivo para estagiários
>>> Diogenes Moura lança livro de crônicas no dia 05 de outubro
>>> Marshmallow Festival acontece nesse sábado, dia 07 de outubro, com Glória Groove e Baco Exu dos Blue
>>> Casa da Boia reúne artistas para discutir técnica de gravura em metal
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Olimpíada de Matemática com a Catarina
>>> Mas sem só trapaças: sobre Sequências
>>> Insônia e lantanas na estreia de Rafael Martins
>>> Poesia sem oficina, O Guru, de André Luiz Pinto
>>> Ultratumba
>>> The Player at Paramount Pictures
>>> Do chão não passa
>>> Nasce uma grande pintora: Glória Nogueira
>>> A pintura admirável de Glória Nogueira
>>> Charges e bastidores do Roda Viva
Colunistas
Últimos Posts
>>> Uma aula de transição energética (2023)
>>> Graham Allison no All-In Summit (2023)
>>> Os mestres Alfredão e Sergião (2023)
>>> Como enriquecer, segundo @naval (2019)
>>> Walter Isaacson sobre Elon Musk (2023)
>>> Uma história da Salon, da Slate e da Wired (2014)
>>> Uma história do Stratechery (2022)
>>> Uma história da Nvidia (2023)
>>> Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil
>>> Paulo Guedes fala pela primeira vez (2023)
Últimos Posts
>>> CHUVA
>>> DECISÃO
>>> AMULETO
>>> Oppenheimer: política, dever e culpa
>>> Geraldo Boi
>>> Dê tempo ao tempo
>>> Olá, professor Lúcio Flávio Pinto
>>> Jazz: 10 músicas para começar II
>>> Não esqueci de nada
>>> Júlia
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O que está acontecendo com elas ?
>>> No caso de a Dilma sair, quem assume?
>>> Nada a ver com conteúdo...
>>> Meu 16 de Agosto
>>> O enigma de Lindonéia
>>> Bienal do Livro em Minas e o acesso à cultura
>>> O chimpanzé, esse nosso irmão
>>> O blogueiro: esse desconhecido
>>> PodSemFio, da Garota Sem Fio
>>> Essa o Homer não vai entender
Mais Recentes
>>> Livro Literatura Estrangeira Win Windsor Horne Lockwood III de Harlan Coben pela Arqueiro (2021)
>>> Trilogia Reiniciados - 3 Volumes de Teri Terry pela Farol Literário (2013)
>>> Como falar dragonês: (Como treinar o seu dragão vol. 3) de Cressida Cowell pela Intrínseca (2010)
>>> Livro Literatura Estrangeira De Costas para o Mundo Retratos da Sérvia de Asne Seierstad pela Record (2007)
>>> Batman: O Longo Dia das Bruxas - Parte 1 de Jeph Loeb pela Eaglemoss (2015)
>>> Tempo de matar (Jake Brigance - Livro 1) de John Grisham pela Arqueiro (2021)
>>> Livro Turismo Lonely Planet Ukraine Easy-to-use-maps New-look guide Comprehensive listings de Lonely Planet pela Lonely Planet (2011)
>>> Epistemologia Ambiental de Enrique Leff pela Cortez (2002)
>>> Livro Esoterismo Quem Disse Que Bruxa Tem Que Ser Má? de Eliana Gomes Clementino pela Madras (2014)
>>> Livro Biografias A Biografia Dirceu Do movimento estudantil a Cuba. Da guerrilha à clandestinidade. Do PT ao Poder. Do palácio ao mensalão. de Otávio Cabral pela Record (2013)
>>> Livro Literatura Brasileira Capitães da Areia de Jorge Amado pela Record (2005)
>>> Livro Auto Ajuda Você Merece uma Segunda Chance Como virar o jogo a seu favor no trabalho, em casa e na vida pessoal de César Souza pela Agir (2012)
>>> Competindo Pelo Futuro de C. K. Prahalad e Gary Hamel pela Campus (2005)
>>> Livro Infanto Juvenis Um Chapéu Cheio de Céu Uma Aventura da Tiffany Dolorida Discworld/Tiffany Aching 2 de Terry Pratchett pela Bertrand Brasil (2016)
>>> Desenvolvimento Humano de J Pikunas pela Mc Graw - Hill do Brasil (1981)
>>> Livro Literatura Estrangeira O Segredo de Helena de Lucinda Riley pela Arqueiro (2018)
>>> Livro Infanto Juvenis Miguel e o Sexto Ano Coleção Jabuti de Lino de Albergaria pela Saraiva (2009)
>>> Coleção Série - Divergente - 4 Volumes de Veronica Roth pela Rocco Jovens Leitores (2012)
>>> Livro Direito Órgãos dos Estados Nas Relações Internacionais Formas da Diplomacia e as Imunidades de Guido Fernando Silva Soares pela Forense (2001)
>>> A náusea de Jean Paul Sartre pela Nova Fronteira (1980)
>>> Livro Auto Ajuda A Semente da Vitória de Nuno Cobra pela Senac (2001)
>>> Livro Direito Justiça O Que é Fazer a Coisa Certa de Michael J. Sandel pela Civilização Brasileira (2012)
>>> Livro Literatura Brasileira Os Espiões de Luis Fernando Verissimo pela Objetiva (2009)
>>> Fundamentos Biológicos da Educação de Marta Pires Relvas pela Wak (2009)
>>> Livro Religião Seja Monge A Arte da Meditação de Satyanatha pela Fontanar (2019)
COLUNAS

Quarta-feira, 2/12/2020
Cuba E O Direito de Amar (2)
Marilia Mota Silva
+ de 1500 Acessos

No Banco, na ante-sala do auditório, duas pessoas conversavam: o argentino, baixo e cheio de corpo, vestindo calça e camisa social sem gravata, olhava as pontas dos próprios sapatos, enquanto o outro, com terno e colete, falava com arrebatamento. O argentino me viu chegando e me deu sinal para que me aproximasse. O homem de terno me cumprimentou com a cabeça, sem interromper seu discurso: era sobre um fuzilamento, de um general, se entendi direito. Falava como se nós soubéssemos do fato. Falava da dificuldade de se manter uma ideologia anti-consumista, e nas tentativas de intervenção dos Estados Unidos através da televisão, e nos cuidados extraordinários que eram forçados a tomar para que não se formasse um mercado paralelo do dólar, principalmente com o incremento do turismo. Falava dos inimigos da revolução e da necessidade de fuzilamentos. Um idealista. Queria um mundo em que todos fossem iguais, sem sonhos, sem vontade própria, a não ser a de trabalhar e obedecer a um comando superior, o Estado onisciente.

Planes e eu nos afastamos, quando alguém se aproximou e interrompeu a fala interminável. Planes contou que não havia ninguém esperando por ele no aeroporto José Marti. Ficou retido por duas horas, teve a pasta revistada e até recortes de jornal falando do seminário, a convite do próprio governo cubano, foram lidos inteiramente pelos agentes que o detiveram.

À tarde, fomos às tiendas - onde só turistas entram - e não vi sequer um par de sapatos para criança. Na tira de papelão que Sebastian me deu, um pouco maior do que o pé da menina, ele havia me explicado, havia umas sapatilhas com elástico na borda, e nenhum solado por 13.30 dólares. Não comprei, esperando ter outra oportunidade.

Por toda a cidade, vimos cartazes, outdoors já gastos, homenageando Cienfuegos, um homem jovem, bonito, carismático. No Museu de Revolucion aprendi quem era ele: Comandante Camilo Cienfuegos, amigo de Fidel e de Guevara, um dos líderes da revolução, que morreu em um acidente aéreo, pouco tempo depois da vitória. E Che, como sabemos, foi sozinho levar a revolução para o resto da América Latina e acabou morto na Bolivia. A revolução engole seus filhos, Planes disse pesaroso.

*****.

O Memorial do Granma estava fechado. Mas pude visitar o Museo de la Revolucion, antiga sede do governo: ali estão fotos, maquetes, jornais da época, uniformes, armas, slogans, mapas, tudo o que conta a história da Revolução Cubana.

Ocupando uma parede inteira, há um mapa em relevo do centro-sul da África. A guia nos explica, com orgulho, a presença de militares cubanos na região.

O socialismo é internacionalista, lê-se em placas e cartazes por toda a cidade, e os jornais e a televisão repetem o estribilho o dia todo. Implantar sua ideologia em outros países é mais que legítimo, é sua missão. Quando outros países fazem coisa parecida são condenados como imperialistas.

*****

Maria Antonia e Ismael nos levaram ao Bodeguita del Medio. Convidamos os dois para almoçar conosco. Eles se recusaram prontamente, como se estivessem em falta. Quando insistimos, eles disseram que era proibido. Cubanos não podiam entrar nos restaurantes. Esperariam no carro.

O restaurante é cheio de charme e personalidade. Fica em uma casa velha, e tem as paredes cobertas de rabiscos, assinaturas, caricaturas de frequentadores famosos. Planes e Mazzoti pediram a típica comida "criolla" cubana: arroz, feijão, carne de porco e mandioca. Pedimos frango e salada. O frango veio branco, borrachudo e quase sem tempero. Desanimava só de olhar. Então pedimos "moros e cristianos (arroz e feijão com muita gordura e uns pedacinhos de pele de frango e de porco. Salada de abacate e mandioca cozida. Não serviam saladas verdes. A cerveja, pequenas garrafas sem rótulo, tinha sabor de cloro.

Dois músicos com instrumentos de 8 cordas duplas, no formato de bandolim, tocavam de mesa em mesa, mas não aceitaram gorjeta, não era permitido.

Depois do almoço, Ismael nos levou às tiendas na região das Embaixadas. Casas bonitas, avenidas largas e arborizadas. Há um mini-mercado e uma loja média de departamentos. Não há muito o que ver ou comprar, são quinquilharias da China e de países do leste europeu.

Procurei novamente o sapato para a filha do zelador. Encontrei apenas uns sapatos de salto alto antiquados; nada para criança.

*****

27, quarta-feira.

Assisto, às vezes, à televisão estatal. Falam de colheitas, mostram discursos de Fidel. Mostram esportes, natação, jogos de vôlei, campeonatos em que os cubanos foram campeões. Ontem uma das noticias era sobre 150 bravos compañeros que retornavam de missão em Angola. A rapaziada descia do avião, acenando bandeirinhas.

Hoje anunciam, a cada instante, que não vai ter novela. O Derecho de Amar vai passar no sábado porque hoje é dia de uma grande festa: 29 anos de inauguração do CDR - Comitê de Defesa da Revolução.

Mazzoti, como eu, tem tempo livre e gosta de andar. Fomos ao Museu Numismático e achei finalmente alguns cartões postais. Mazzoti comprou uns bichinhos de pedra ou cerâmica para levar para os filhos. Não havia quase nada à venda, já que não estavam abertos ao turismo.

Fomos almoçar em outro restaurante famoso, a Torre. Uma novidade: cerveja cubana em lata: só para turistas, informaram. O garçom, um senhor mais velho, muito amável, nos explicou que toda a produção de cerveja tinha sido canalizada para a festa do CDR, hoje, só restando aquelas em latinha, que só podiam ser vendidas a turistas e pagas em dólar.

****
Continua aqui


Marilia Mota Silva
Arlington, VA, 2/12/2020

Mais Marilia Mota Silva
Mais Acessadas de Marilia Mota Silva
01. Cuba e O Direito de Amar (3) - 21/1/2021
02. Contra um Mundo Melhor, de Luiz Felipe Pondé - 21/10/2011
03. O Vendedor de Passados - 9/5/2018
04. Memorial de Berlim - 23/12/2015
05. Nuvem Negra* - 8/2/2017


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Nanociências A Revolução do Invisível
Christian Joachim; Laurence Plévert
Zahar
(2009)



Mano descobre a Ecologia
Heloisa Prieto; Gilberto Dimenstein
Atica
(2017)



Tesouros Peculiares
Robin Jones Gunn
Planeta
(2015)



Lima Barreto Versus Coelho Neto (lacrado)
Jose Mauro Rosso Firmo
Difel
(2010)



The Decline and Fall of the Roman Empire - Volume 2
Edward Gibbon
The modern library
(1995)



Bernard Cornwell - Trilogia
Bernard Cornwell
St Martins Griffin
(1996)



Filme
Lilian Ross
Companhia das Letras
(2005)



Meu Pai, Meu Herói, e Seus Heróis.
Julio Emílio Braz
Ogro
(2019)



Segredos do Freezer
Curso Prático de Microondas
Globo
(1985)



Stripmania. a Revista de Tiras de Aventura
Vários Autores
Opera Graphica
(2005)





busca | avançada
47517 visitas/dia
1,8 milhão/mês