Burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha | Marcelo Spalding | Digestivo Cultural

busca | avançada
48929 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Mona Vilardo celebra a Rainha do Rádio Dalva de Oliveira no Teatro Nova Iguaçu Petrobras
>>> “Moleque, O Morro canta Gonzaguinha” estreia no Teatro Nathalia Timberg, na Barra da Tijuca
>>> Grandes artistas se unem para show solidário no Jo&Joe, no RJ
>>> Eliane Salek “reúne” Ary Barroso e Dorival Caymmi no Teatro Brigitte Blair, em Copacabana
>>> Ilka Villardo canta Chico Buarque de Hollanda no Mandarim, no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
Colunistas
Últimos Posts
>>> Drauzio em busca do tempo perdido
>>> David Soria Parra, co-criador do MCP
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Espírito do Ódio
>>> Dias de cão em Santo André
>>> Nouvelle Vague: os jovens turcos
>>> Os clássicos e o leitor de hoje
>>> Reinaldo Moraes fala de sua Pornopopéia
>>> Doces bárbaros
>>> O Telhado de Vidro
>>> 10 anos de Jornalistas da Web, em livro
>>> Apresentação
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
Mais Recentes
>>> O Primeiro Amor E Outros Perigos de Marçal Aquino pela Ática (2009)
>>> Maria Vai Com As Outras (22º ed. - 15º impressão) de Sylvia Orthof pela Ática (2017)
>>> Maria Vai Com As Outras (22º edição - 15º impressão) de Sylvia Orthof pela Ática (2017)
>>> Notas Do Subsolo de Dostoiévski pela L&pm (2012)
>>> O Dia Em Que Lacan Me Adotou de Gerard Haddad pela Companhia De Freud (2003)
>>> Transtornos Mentais Uma Leitura Espirita de Suely Caldas Schubert pela FMinas Editora (2001)
>>> Justica: O Que E Fazer A Coisa Certa de Michael J. Sandel pela Civilização Brasileira (2016)
>>> Hélio Pellegrino A-Deus de João Carlos Moura pela Vozes (1988)
>>> O discípulo e a senda Como enfrentar o desafio da vida no século XX de Elizabeth Clare Prophet pela Summit lighyhouse do Brasil (1990)
>>> O Eletrocardiograma e a Clinica de Eduardo Andrea; Jacob Atié pela Diagraphic (2004)
>>> O conhecimento secreto do homem de Sociedade Brasileira de Eubiose pela SbE (1991)
>>> Fiando Palha, Tecendo Ouro de Joan Gould pela Rocco (2007)
>>> A Teoria Crítica - Ontem e Hoje de Barbara Freitag pela Brasiliense (1988)
>>> Conscientização - Teoria e Prática da Libertação de Paulo Freire pela Moraes (1980)
>>> A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo de Max Weber pela Biblioteca Pioneira (1985)
>>> As Regras do Metodo Sociologico de Émile Durkheim pela Nacional (1988)
>>> A Revolução Burguesa no Brasil - Ensaio de Interpretação Sociológica de Florestan Fernandes pela Zahar (1976)
>>> Contrafogos - 2 volumes de Pierre Bourdieu pela Zahar (1998)
>>> Imposturas Intelectuais de Alan Sokal pela Record (2025)
>>> A Toca do Tigre de Thérèse Bertherat pela Martins Fontes (1989)
>>> A Historia do Movimento Psicanalitico, Artigos sobre Metapsicologia vol. XIV de Sigmund Freud pela Imago (1969)
>>> E Foi Assim Que Me Tornei Escritor... de Jonas Ribeiro pela Elementar (2025)
>>> O Corpo Erógeno de Serge Leclaire pela Escuta (1979)
>>> Freud e o Desejo do Psicanalista de Serge Cottet pela Zahar (1989)
>>> Cartas do Faraó de Tola Gynska pela Vahali (1985)
COLUNAS

Quinta-feira, 6/3/2008
Burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha
Marcelo Spalding
+ de 37200 Acessos
+ 4 Comentário(s)

Quem esteve na praia, quem pulou carnaval ou deixou o rádio sintonizado nas FMs da hora, certamente ouviu neste verão a música 3 do mais recente CD de Seu Jorge, "Burguesinha". Sambinha gostoso, com sonoridade muito semelhante ao seu sucesso anterior, "Carolina", tornou-se em pouco tempo hit do verão.

Hits do verão, aliás, costumam nos deixar de cabelos em pé. Quem não lembra do Netinho, do É o Tchan, do Terra Samba? Ou da terrível "Hoje é festa lá no meu Apê", do glorioso Latino? Músicas cantadas ou dançadas por pseudocelebridades, não por músicos, e com letras rasas e apelativas, apesar do tom infantil de termos como bundalelê (para mim, nada mais, nada menos que orgia, bacanal). Pois é por isso mesmo que ouvi com certa surpresa e até alegria o povo todo cantarolando e se rebolando com "Burguesinha" nas festas mais populares aqui do nosso litoral gaúcho.

A música faz parte do quarto CD solo de Seu Jorge, América Brasil, composto de onze faixas de muito samba rock e que tem recebido algumas críticas dos entendidos de música. O jornalista carioca Mauro Ferreira, por exemplo, acha que o CD "pouco oferece além das levadas, com versos-clichês sobre a falta de dinheiro e o duro cotidiano do povo brasileiro". O próprio Seu Jorge teria dito que se trata de um disco doméstico, para tocar no churrasco, no computador. Mas como não pretendo comparar Seu Jorge com ele mesmo, e sim Seu Jorge com hits de verões passados, me parece que há espaço para certo otimismo.

Em apenas 16 versos, quatro estrofes, sem contar o refrão, a letra da música composta por Seu Jorge, Gabriel Moura e Pretinho da Serrinha esbanja ironia, não a ironia cáustica de um Machado de Assis, mas a ironia acomodada e "boa praça" do samba, da bossa nova. Ao mesmo tempo em que saúda a burguesinha, um filé de moça, critica com certa veemência o capricho das nossas elites, sempre virada de costas para a realidade da população em geral, lembrando que a população não apenas não come croissant como sequer saca dinheiro, sequer faz o cabelo, espremida entre a rotina estafante e a falta de dinheiro.

No refrão, a repetição da palavra burguesinha soa como a repetição de uma condição, a burguesinha sempre será burguesinha, geração a geração terá seus caprichos satisfeitos. O que muda, de tempos em tempos, é o objeto do capricho, sendo hoje croissant ou suquinho de maçã; ontem, passeio de moto; no tempo da minha avó, meias de nylon.

É possível, admito, que as meninas de salto alto que rebolavam ao som da música na beira de uma rica praia aqui do Sul não tenham percebido essa ironia ou, até mais provável, se orgulhem de comer filé, suquinho de maçã, malhar todos os dias e ir pra casa de praia no fim de semana. Ocorre que essa geração, a minha geração, não tem lá muitas ilusões ideológicas e antes de se envergonhar pelo rótulo de "burguesa", envergonhar-se-ia com o rótulo de "trabalhadora", pois é uma geração contaminada pela lógica fácil do individualismo e seduzida pelas promessas de felicidade capitalista.

Nesse sentido, "Burguesinha" celebra o bem viver, o american way of life, sintetizando em alguns ícones o que marca a pequena burguesia, essa necessidade de mostrar-se diferenciada, consumir o que há de melhor, estar na moda, malhada, o que a torna quase um hino debochado daqueles que perseguem exatamente esse modo de vida. Mas o faz ambiguamente, e aí a beleza de qualquer arte, pois narra do ponto de vista da própria classe favorecida, estratégia formal que um crítico, falando sobre Brás Cubas, chama de "delação de classe": é evidente que se a música adota o ponto de vista da burguesinha é para ironizar sua superficialidade, revelar sua pobreza intelectual ― ainda que ironize e revele sem acusar, sem protestar ― e não realmente bajular aquelas que enfeitam os calçadões.

Decerto se comparada a outros hits de abordagem social, como algumas canções do Chico, do Legião Urbana, dos Titãs, a música parecerá própria a um passageiro hit de verão, pois tira de uma problemática profunda meia dúzia de situações, não proporcionando reflexão ou crítica. Não chega perto de um "Marvin" ou de um "Faroeste Caboclo", e nem se fale de "Gente Humilde", "Saudosa Maloca", mas talvez seja o máximo que uma canção que se quer mercadológica consiga fazer nos tempos de hoje, quando política virou motivo de chacota da imprensa e Marx uma personagem restrita aos livros de história. Não por acaso o melhor Chico de hoje está nos romances, o funk desceu os morros só com o lado chulo, o cinema transformou a história de Olga numa história de amor.

Curioso é uma música dessas ser acolhida pela própria "burguesia" como seu hit de verão, tocar em caras festas de carnaval, sofisticados luaus à beira mar, festivais adolescentes, carros importados. Alguns mais otimistas dirão que é fruto de uma gradual tomada de consciência, o que pode ser um pouco verdade, mas pode apostar que verão que vem, ou no outro, volta um hit da Kelly Key, do Leonardo, do Latino. E cantaremos sem culpa tal qual a neta do Gerdau há de estar cantarolando "burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha"...


Marcelo Spalding
Porto Alegre, 6/3/2008

Mais Marcelo Spalding
Mais Acessadas de Marcelo Spalding em 2008
01. Burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha - 6/3/2008
02. O melhor de Dalton Trevisan - 27/3/2008
03. Nossa classe média é culturalmente pobre - 21/8/2008
04. Cartas a um jovem escritor - 31/1/2008
05. Literatura excitante, pelo sexo e pela prosa - 15/5/2008


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
7/3/2008
10h16min
Muito boa a análise; percepção fina da realidade. Parabéns.
[Leia outros Comentários de Roberta Resende]
8/3/2008
10h51min
Abordagem bem real a respeito de um fenômeno que ocorre no Brasil, de norte a sul. Lembrei-de de uma época em que "Vai Passar" foi a música do momento. Tocava nos mais diversos ambientes: desde a burguesia mais característica ao habitante da favela. Pena que isso é igual a cometas, só ocorre de tempos em tempos, muito distantes. Bom texto.
[Leia outros Comentários de Adriana Godoy]
11/3/2008
19h39min
Gostei do texto do senhor Spalding. Essa dissecação desta canção do seu Jorge está repleta de boas referências, não só musicais como também histórico-culturais. A ironia mencionada também passa a ser recurso no derradeiro parágrafo. Com essa estrutura de texto, utilizando-se desses recursos, fica um gosto de quero-mais, de se aprofundar talvez por um assunto como luta de classes, ou qualquer outro grande tema: mas isso caberia melhor num livro.
[Leia outros Comentários de Thiago L. Pierroni]
12/4/2009
11h36min
Concordo com a Adriana. Também lembrei do período ditatorial, pois todos cantam, inclusive as patricinhas (burguesinhas). Seu Jorge apenas expôs o cotidiano das "filhinhas de papai", sem precisar dizer que são fúteis de forma explícita... Cabe ao ouvinte compreender.
[Leia outros Comentários de Joelma Aragão]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Educação . Doc
Luiz Bolognesi e Outros
Moderna/ Buriti Filmes
(2014)



Prestes: Lutas e Autocríticas
Dênis de Morais; Francisco Viana
Vozes
(1982)



Um Gordo pelo Avesso
Gérson de Abreu e Outro
Abril Cultural



The Minor Poems of John Milton
John Milton
George Bell Sons
(1898)



Tom Jones
Henry Fielding
Ediouro
(2006)



Ofício de Poeta
Alvarez de Castro e Castro Alves
Scipione
(2003)



Escola De Fotografia. O Guia Da Técnica
José Antonio
Alta Books
(2017)



Dezesseis Luas
Margaret Stohl; Kami Garcia; Regiane Winarski
Galera Record
(2011)



O Mundo da Lua
Paulo Mattos
Lemos
(2006)



Todos os Animais São Nossos Irmãos
Marcel Benedeti
Mundo Maior
(2012)





busca | avançada
48929 visitas/dia
2,5 milhões/mês