A voz que não quer calar | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Processo de Eliminação
>>> Ensaio de interpretação do Orkut
>>> Falho e maléfico
>>> Casa de espelhos
>>> Jason Nation
>>> Roland Barthes e o prazer do texto
>>> Spam, I love you
>>> A morte da Gazeta Mercantil
>>> Mãos de veludo: Toda terça, de Carola Saavedra
>>> O poder transformador da arte
Mais Recentes
>>> O Alienista - serie bom livro, texto integral de Machado de Assis (com edição critica do INL) pela Ática (1994)
>>> Agosto - romance de Rubem Fonseca pela Companhia das Letras (1990)
>>> O Epicurismo e Da Natureza de Lucrecio (contem antologia de textos de Epicuro) coleção universidade de Bolso de Lucrecio( prefacio, notas e tradução de Agostinho Silva) pela Ediouro
>>> Os Aventureiros da Terra Encantada de Luis Antonio Aguiar( ilustrações Lielzo Azambuja) pela Terra Encantada
>>> Sidarta - Col. O globo 8 de Hermann Hesse pela O Globo (2003)
>>> Risco Calculado de Robin Cook pela Record (1996)
>>> Marcador de Robin Cook pela Record (2007)
>>> 007 O Foguete da Morte de Ian Fleming pela Civilização Brasileira
>>> Duas Semanas em Roma (capa dura) de Irwin Shaw pela Círculo do Livro
>>> Textbook Of Critical Care de Mitchell P. Fink, Edward Abraham, Jean-louis Vincent, Patrick Kochanek pela Saunders (2005)
>>> A Inquisição na Espanha de Henry Kamen pela Civilização Brasileira
>>> So O Amor E Real de Brian L. Weiss pela Salamandra (1996)
>>> Shike - O Tempo dos Dragões livro 1 de Robert Shea pela Record (1981)
>>> A Revolução Russa ( em quadrinhos) de André Diniz pela Escala (2008)
>>> O Pimpinela Escarlate do Vaticano de J. P. Gallagher pela Record
>>> Dicionário das Famílias Brasileiras - Tomo II (volumes 1 e 2) de Antônio Henrique da Cunha Bueno e Carlos Eduardo pela Do Autor (2001)
>>> Todas as Faces de Laurie de Mary Higgins Clark pela Rocco (1993)
>>> Toxina de Robin Cook pela Record (1999)
>>> O Fortim de F. Paul Wilson pela Record (1981)
>>> A Fogueira das Vaidades (capa dura) de Tom Wolf pela Círculo do Livro
>>> O Canhão de C. S. Forester pela Círculo do Livro
>>> Grandes Anedotas da História (capa dura) de Nair Lacerda pela Círculo do Livro
>>> Um Passe de Mágica (capa dura) de William Goldman pela Círculo do Livro
>>> Livro Sagrado Da Família - histórias Ilustradas Da Bíblia para pais e filhos de Mary Joslin, Amanda Hall e Andréa Matriz pela Gold (2008)
>>> O Magnata de Harold Robbins pela Record (1998)
COLUNAS

Quarta-feira, 7/8/2002
A voz que não quer calar
Rennata Airoldi
+ de 2400 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Teatro é como um bicho carpinteiro que corrói por dentro lentamente. Tudo começa de repente e quando nos damos conta, não há mais nada a se fazer. É assim com todos aqueles que são fisgados pela paixão de atuar. Nesta semana, a "II Mostra de Teatro 'Cemitério de Automóveis'" foi uma mescla de sonho e realidade. No Porão do Centro Cultural São Paulo, muitas estréias, muitas celebridades, muitos espectadores. Não há como fugir deste tema, uma vez que o porão se tornou minha segunda casa. São horas e horas respirando teatro: ouvindo textos, ensaiando, apresentando e assistindo.

Foi também uma semana de muita responsabilidade, pois estrearam vários textos adaptados por Mário Bortolotto. O primeiro foi "O Herói Devolvido" de Marcelo Mirisola. Em seguida, vieram: "Faroestes" de Marçal Aquino, "Ovelhas que voam e se perdem no céu" de Daniel Pellizari, "Dentes Guardados" de Daniel Galera e, por fim, "Tanto Faz" de Reinaldo Morais. E para a alegria de todo o elenco da mostra, contamos com a presença dos autores na platéia.

Tive a oportunidade de conversar com Marcelo Mirisola e com o Marçal Aquino mais a fundo. Para eles, foi uma deliciosa surpresa assistir suas obras encenadas. Conversando com os mesmos e refletindo sobre o que temos vivido ali, desde o dia 9 de julho, chego a conclusão de que há um movimento que não podemos controlar ou deter. Somos todos pequenos grãos de areia de uma grande duna, que está sendo visitada por muitas pessoas. Há, sem dúvida, uma onda que nos toma e que aproxima pessoas para ver e ouvir o que temos dito e feito.

É como uma voz que não quer calar! Somos atores, somos de teatro e amamos carregar esse bicho carpinteiro dentro de nossas vísceras. Falamos através dos textos de Mário Bortolotto (autor da maioria deles), sobre nosso tempo e nossas vidas. Talvez aquele porão frio e úmido nunca mais seja o mesmo depois de nossa estadia. É a energia que circula o tempo todo, entre os atores, entre o público, e que nos redime a cada grito de euforia. Parece piegas - e até meio ridículo- mas, sem dúvida, "a união faz a força".

Estou escrevendo tudo isso não para nos colocar como heróis ou como sujeitos geniais, mas para esclarecer àqueles que não sabem o que é Teatro. Apesar de todas as dificuldades que existem, e elas são muitas, não podemos permanecer apáticos diante da realidade. Não podemos deixar que outras bocas falem por nós. Não podemos aceitar essa situação ridícula dessa cultura descartável que é imposta pela mídia à nossa sociedade.

Nós respeitamos nosso templo e nosso público e eles têm comparecido e prestigiado nosso trabalho. Enquanto a cidade corre do lado de fora do porão, um outro mundo se constrói a cada dia para receber as pessoas que vêm de todos os cantos assistir às peças. E só estando lá para ver o que é quando, mais uma vez, temos uma sessão lotada! Isso tudo sem dinheiro, sem patrocínio, mas com muita dedicação e paixão. Esse esforço coletivo que faz com que o moinho não deixe de funcionar um único instante.

É gratificante fazer parte dessa loucura e, sem dúvida, se existem heróis nessa mostra, são eles: Mario Bortolotto e Fernanda D'Umbra. Não tirando ou diminuindo o mérito de ninguém mas: quem, em "sã consciência", seguraria esse rojão? Juntar 79 atores, 26 textos, direção, produção, trilha sonora, atuação... Dá para imaginar o tamanho da encrenca? E eles tiveram peito para isso! Agora a criança está crescendo e ganhando o mundo, uma vez que já estrearam praticamente todas as obras previstas pela mostra.

Público chama público. É sem dúvida o boca-a-boca que tem contribuído muito para o sucesso da mostra. Além disso, temos um grupo de espectadores cativo que já é parte do espetáculo! Aparecem todos os dias, assistem a tudo e a todos. É isso. O público é fundamental e nosso trabalho só faz sentido com presença dele. Em nome de todos da "II Mostra de Teatro do 'Cemitério de Automóveis'", muito obrigado àqueles que já estiveram no Centro Cultural São Paulo, prestigiando nosso trabalho. Nós não vamos nos calar, porque há muitas pessoas dispostas a nos ouvir. Sejam todos bem-vindos, vocês também fazem essa história acontecer!

Para ir além
www.cemiteriodeautomoveis.hpg.ig.com.br


Rennata Airoldi
São Paulo, 7/8/2002

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Stephen Walt e o imperialismo dos 'liberals' de Celso A. Uequed Pitol
02. O fim da revista Bravo! de Rafael Rodrigues
03. O difícil diálogo de Guilherme Conte
04. Sobre Parar de Escrever Para Sempre de Andréa Trompczynski
05. Alberto da Cunha Melo: o imortal que não vemos de Urariano Mota


Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2002
01. Saudosismo - 10/7/2002
02. Cartas que mudaram a História! - 10/4/2002
03. Do primeiro dia ao dia D - 13/3/2002
04. A Nova Hora, A Hora da Estrela! - 6/3/2002
05. Enfim: Mário Bortolotto! - 25/9/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
13/8/2002
1.
13h31min
Renatta Airoldi, Acabei de ler sua mensagem sobre Primeiro dia de aula. Muito expressiva e que me deixou bastante emocionado com suas sabias palavras. Fez-me percorrer feito uma bala por toda a minha vida de estudante. Agora que eu estou voltando para a universidade, sinto um pouco desta tão comentada euforia. Abraços Regis Brasil.
[Leia outros Comentários de Regis Brasil]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Didático Literatura Brasileira
William Roberto Cereja; Thereza Cochar Magalhaes
Atual
(1995)



Desenvolvimento de Games Com Macromedia Flash Professional 8
Glen Rhodes
Cengage Learning
(2008)



Livro História do Brasil Os Militares no Poder
Carlos Castello Branco
Nova Fronteira
(1977)



Voices in Our Blood
Jon Meachman
Random House
(2016)



Ilha Deserta -discos
Arnaldo Cohen / Céline Imbert/eduardo Giannetti
Publifolha
(2003)



Vagabond 14
Takehiko Inoue
Panini



Fazenda três poços do café à Universidade
Heloísa Helena Monteiro, João Hermes, Roberto Guião e Flávia
Foa
(2008)



Como você se chama?
R. Magalhães Jr.
Documentário
(1974)



Cem Flores para Wilhelm Reich
Roger Dadoun
Moraes
(1991)



Livro História Geral Barings A História do Banco Britânico que Salvou Portugal
Fernando Sobral
Oficina do Livro
(2005)





busca | avançada
119 mil/dia
2,0 milhão/mês