Uma Vaga para o Integral | Alessandro Silva | Digestivo Cultural

busca | avançada
42527 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> ZÉLIO. Imagens e figuras imaginadas
>>> Galeria Provisória de Anderson Thives, chega ao Via Parque, na Barra da Tijuca
>>> Farol Santander convida o público a uma jornada sensorial pela natureza na mostra Floresta Utópica
>>> Projeto social busca apoio para manter acesso gratuito ao cinema nacional em regiões rurais de Minas
>>> Reinvenção após os 50 anos: nova obra de Ana Paula Couto explora maturidade feminina
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Google Fontes
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Ler, investir, gestar
>>> Caixa Dois, sem eufemismos
>>> Fé e razão
>>> all type
>>> Um cara legal
>>> Histórias de agosto
>>> O mal no pensamento moderno
>>> Yarny e My Writing Spot
Mais Recentes
>>> Brincando Com Móbiles de Thereza Chemello pela Global (1999)
>>> O Informante - Cinemateca Veja de Abril Coleções pela Abril (2008)
>>> Doncovim? - a História de uma Semente de Gente de Andre J. Gomes pela Volta e Meia (2015)
>>> Do Tamanho Certinho de Claudio Cuellar pela Paulinas (2005)
>>> O Temor Do Sábio de Patrick Rothfuss pela Arqueiro (2011)
>>> Brincando Com Colagens, Recortes e Dobraduras de Rosangela Paiva do Nascimento pela Global (1985)
>>> Bis (autografado) de Ricardo da Cunha Lima; Luiz Maia pela Cia das Letrinhas (2010)
>>> Lewis the Duck - Goes to Mexico de Bill Duncan; Christian Ducan pela Hilton (2010)
>>> Rex, o Cachorro Que Tinha Medo de Trovoada de Jorge Calife, Vinicius Vogel pela Record (2004)
>>> Os Legados De Lorien: Livro 4 - A Queda Dos Cinco de Pittacus Lore pela Intrínseca (2013)
>>> Brincar Com Arte - Argila de Patricia Vibien pela Ibep Nacional (2005)
>>> O Menino do Caracol de Fernando Pessoa pela Global (2022)
>>> Maquiavel Essencial - 200 Pensamentos Escolhidos de Wagner Barreira pela No Bolso (2017)
>>> O Natal do Avarento (acompanha Suplemento de Leitura) de Charles Dickens; Telma Guimarães pela Scipione (2004)
>>> Eu Escolhi Viver de Yannahe Marques; Rose Rech pela Citadel (2021)
>>> O Cardeal e a Sra White de Eduardo Paraguassu pela Dpl (2005)
>>> Os Grandes Exploradores - Vol. 01 de Laurosse pela Larousse (2009)
>>> O Soluço do Sol de Valeria Valenza; Pina Irace pela Melhoramentos (2018)
>>> A Descoberta da América - Disney de Disney pela Abril (2011)
>>> Terapia das Perturbações Espirituais de Romário Menezes pela Dpl (2015)
>>> Danubio Azul Valsa de Johann Strauss de Esther Abbog pela Casa Sotero
>>> Conchas e Búzios de Manuel Rui pela Ftd (2013)
>>> A Expansão da Consciência e as Vibrações Psíquicas da Alma de J. Humberto E. Sobral pela Dpl (2002)
>>> Corpo Feliz - Melhore Sua Postura sem Extresse de Penny Ingham; Colin Shelbourn pela Publifolha (2003)
>>> Alice No Pais Do Quantum de Robert Gilmore pela Zahar (1998)
COLUNAS

Sexta-feira, 28/2/2003
Uma Vaga para o Integral
Alessandro Silva
+ de 2800 Acessos

Sou Funcionário Público numa escola municipal que atende crianças de 4 a 6 anos. A escola recebe as crianças que estão dando seus primeiros passos na vida. Essa fase é muito importante para esses seres humanos e a escola faz o que pode para ajudá-los. Tenho visto pessoas se esfalfando pelas crianças. Havia uma Inspetora de Aluno, a C..., que foi transferida há pouco tempo que se matava de trabalhar. Muito mais do que trabalhar: era uma mãe para as crianças.

A C... é jovem e tem um estilo de garota rebelde. Anda de moto e tem uma tatuagem na batata da perna. Ela tem aquele estilo de garota incorrigível. É durona ( uma vez pegou um cachorro pelo pescoço e o arremessou para fora do portão ).

Como a C... há outras pessoas aqui. Esta é uma escola onde a Prefeitura investe pesadamente. Há uma Biblioteca Interativa e nela computadores para as crianças. As refeições, dentro do possível, têm qualidade. As professoras - todas elas - são muito carinhosas e as crianças, sabemos, são sempre gratas em seus afetos.

As professoras dão um duro danado. Elas decoram dezenas de canções para ensinar as crianças a comerem e a lavar as mãos e brincarem.

Nada pode recompensar uma professora, pois aquilo que ela dá tem necessariamente que partir do coração; caso contrário, ela não pode ser professora.

Há muitos casos de professoras que acabam caindo em depressão. E isso porque, acreditem, não levam uma vida normal. Algumas delas, depois de muito tempo lecionando, agem apenas por automatismo: é como se tivesse um chip de comando dentro dela e ela tivesse que obedecer as ordens .

Nós a princípio podemos até escarnecer delas. Mas isso seria uma tolice. Quando ainda mais jovem do que sou, eu tinha essa tendência a escarnecer dos outros, de suas profissões, etc. Na verdade, é delicioso ler o autor de "Sexus, Plexus e Nexus" e juntamente com ele fazer troça do comportamento humano. Mas se olharmos mais atentamente para as coisas e observarmos como as pessoas vão se acomodando à dureza da vida, nós descobriremos também o quanto há de obrigatório nesse comportamento .

Os que tentam definir as coisas em termos de patrão e empregado, como se o mundo se reduzisse a essa relação, estão cometendo uma tolice. É tolo e injusto acusar uma pessoa por ela ter um carro e ostentá-lo como se fosse o prêmio pela vida. Na verdade, essa pessoa não está querendo dominar os outros ( ao menos, não conscientemente ), ela soergue um bem material como se fosse a vitória contra algo muito mais forte do que ela: a natureza.

Pois é essa a luta básica: entre ela e a natureza das coisas. O patrão, o burocrata ou seja qual for o tipo de chefe também é uma parte da natureza e tal como seu empregado também está empenhado na luta pela sobrevivência: porque não há um ser humano que não seja um escravo.

Em vista dessa constatação não se trata de pensarmos: a luta contra as formas de poder é vã. Há não só homens, mas países inteiros que só se satisfazem em guerra: note-se o caráter belicoso do povo norte-americano.

Talvez os brasileiros não tenham caráter belicoso; talvez seja um povo destituído de grandeza e nossa inclinação seja mesmo rastejar.

Eu mesmo, quando atento para uma tragédia social, não sinto vontade de lutar. Tudo é tão sórdido que tenho vontade de rastejar até a marginal do rio Pinheiros, parar no parapeito e me atirar como um saco de cocô.

Não que as pessoas não lutem. Quando se trata de defender aqueles que estão mais próximos delas, viram feras.

Como havia mencionado, trabalho numa escolinha de Ensino Infantil. Além dos períodos normais de aula, há o que chamamos de "Período Integral", ou seja, um período que dura o dia inteiro.

Esse período é destinado a acolher as crianças cujos pais trabalham fora e não tem com quem deixar as crianças e nem como pagar uma pessoa para olhá-las.

Anualmente nós abrimos duas classes com vinte e cinco crianças cada destinadas a esses pais. Nessa cidade há muitos casos de mães solteiras - o que pude constatar quando trabalhei no programa "Bolsa Escola" do governo -, mães que fazem os dois papéis: o de mãe e o de pai. Os casos são do tipo dos que me narrou uma jovem outro dia, quando eu deixava o trabalho.

"Fui para o Maranhão uma vez com uma amiga minha. Conheci um cara por lá e nós "ficamos". Voltei para São Paulo e me senti doente. Fui ao posto e descobri que estava grávida".

É mais uma criança desprotegida. Essa jovem trabalha como empregada doméstica de segunda à sexta-feira, das oito às cinco e ganha R$ 200,00 por mês. Tem dois irmãos que a ajudam de vez em quando e atualmente está também pleiteando por uma vaga no período integral.

As histórias das mães que buscam uma vaga no período integral se parecem muito. Há casos como o do balconista de padaria, o senhor X, que vez ou outra prepara um misto quente para mim e me pergunta como vão as coisas. Sua esposa é empregada doméstica e ganha os mesmos duzentos reais que ele. Eles tem um filho apenas. Há famílias abandonadas, onde uma faxineira sustenta oito filhos com os mesmos duzentos reais.

Hoje, dia em que estamos divulgando a lista dos que conseguiram o período integral, descobrimos que a quantidade de pessoas que não conseguiram a vaga é a mesma dos que conseguiram, numa média portanto de 2 alunos para cada vaga. Esses pais entraram em desespero, porque ganham muito pouco e precisam trabalhar muito para manter sua subsistência.

Se eles pararem, não morrerão de fome, porque o brasileiro é sempre caridoso, religioso e conhece a sombra da tragédia muito de perto. Mas passarão por privações que tornarão sua vida absurda de viver; porque não terão motivos para se postergarem.

Mas permanecem firmes e buscando acomodar-se às coisas como são.

Nós, funcionários da escola, pensamos nas pessoas que não poderemos atender e nosso coração se parte. O critério que utilizamos para dar as vagas pauta-se na renda per capita e esse critério é divulgado em Edital no jornal oficial da cidade.

Nós somamos a renda das pessoas economicamente ativas na família e depois dividimos pelo número de pessoas que vivem na casa. A média é feita a partir da renda per capita mais baixa. Esse ano a mais alta foi trezentos! É o caso de uma mãe que vive apenas com a filha ( mais um caso de mãe solteira ) e que ganha seiscentos reais. A renda média de sua família é de trezentos reais e ela é a última colocada da lista!

Ela está furiosa no telefone. Eu a entendo; eu gostaria de ajudá-la de forma efetiva. Transmiti a ela o número do telefone do Conselho Tutelar e conversei com ela, tentando acalmá-la. Ela estuda a noite; quer melhorar sua vida e constituir uma família de verdade. Ela chega a gritar no telefone, perguntado-me: "o que eu vou fazer?! O que eu vou fazer?!" .

Estou recebendo uma porção de reclamações dos que não conseguiram a vaga para o período integral. Os que ficaram em lista de espera perguntam quando terão a vaga. Eu não lhes posso assegurar nada; sou apenas um burocrata, uma peça. Caminho pelo pátio e olho para o céu. Através do alambrado estão os catadores de papel. Conheci um ajudante de cozinha que trocou sua profissão por essa de catar papelão e metal nas ruas. Caminho em círculos, meditando. Estou tentando, estou tentando ajudar. Procuro sempre ser gentil ao máximo e sempre os compreendo. Estou tentando, mas a angústia aperta porque sei que este é um país de merda e que não pode fazer nada pelas pessoas porque Estados não fazem pessoas e sim pessoas fazem Estados.


Alessandro Silva
São Paulo, 28/2/2003

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Uma suposta I.C. de Elisa Andrade Buzzo
02. Para que serve a poesia? de Ana Elisa Ribeiro
03. Sobre bebês e parasitas de Ana Elisa Ribeiro
04. Silenciofobia de Andréa Trompczynski
05. Martin Bauman de Helena Vasconcelos


Mais Alessandro Silva
Mais Acessadas de Alessandro Silva em 2003
01. O Apanhador no Campo de Centeio - 23/4/2003
02. O Príncipe Maquiavel - 7/2/2003
03. A bunda do Gerald Thomas - 3/9/2003
04. Até tu, Raquel! - 12/11/2003
05. O Telhado de Vidro - 9/7/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Poder Disciplinar do Empregador
Arion Sayão Romita
Freitas Bastos
(1983)



Envelhecimento - Estudos e Perspectivas (lacrado)
Manuel José Lopes
Martinari
(2014)



A Armada do papa
Gordon Urquhart
Record
(2002)



As Armas da Persuasão
Robert B. Cialdini
Sextante
(2012)



Conjuntura Atual em OSPB 1º e 2º Graus
Gleuso Damasceno Duarte
Ed Lê
(1978)



The Moment Of Lift: How Empowering Women Changes The World
Melinda Gates
Flatiron Books
(2019)



História do Ministério Público de Minas Gerais Vol. 1 Joaquim Cabral
Joaquim Cabral Netto
Speed



Were in Business
Susan Norman
Longman
(1983)



Filhos Longe da Pátria - o Desafio de Criar Filhos Em Outras Culturas
Márcia Tostes
Vale da Benção
(2011)



Voo Fantasma
Bear Grylls
Record
(2016)





busca | avançada
42527 visitas/dia
1,7 milhão/mês