Sil na argila, você nas letras | Elan

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 10 sugestões de leitura para as férias
>>> Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>>> O que mata o prazer de ler?
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
Mais Recentes
>>> Confessando o Evangelho 2 Volumes de Samuel H. Nafzger pela Concordia (2022)
>>> Petit Larousse Do Chocolate de Larousse pela Larousse Brasil (2010)
>>> Dublinenses de James Joyce pela Folha de São Paulo (2003)
>>> Histórias De Pescador de Nilson José pela Nova Letra (2010)
>>> Livro Turismo Globalização do Turismo de Mário Carlos Beni pela Aleph (2011)
>>> Livro Pedagogia Construtivismo na Sala de Aula de César Coll pela Atica (1997)
>>> Titio Renê Apresenta: O Planeta Infantil de Renê Beck pela Nova Prova (2006)
>>> Política Em Espinosa de Marilena Chauí pela Companhia das Letras (2003)
>>> A Linha de Sombra de Joseph Conrad pela Folha de São Paulo (2003)
>>> Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa - Formato Grande de Antonio Houaiss pela Objetiva (2007)
>>> Teláris Matemática 9 De Acordo com a BNCC + Caderno de Atividades de Fernando Viana; Luiz Roberto Dante pela Ática (2019)
>>> Tudo Que Eu Queria Te Dizer de Martha Medeiros pela Objetiva (2007)
>>> Livro Biografias Diário de Fiuk de Fiuk pela Creative Books (2010)
>>> Deus Fala com Arjuna - O Bhagavad Gita de Paramahansa Yogananda pela Self Realization Fellowship (2019)
>>> Manual dos Transtornos Escolares de Gustavo Teixeira pela Best Seller (2013)
>>> As Filhas Da Princesa de Jean O. Sasson pela BestSeller (2004)
>>> Livro Literatura Estrangeira Histórias de Crime e Mistérios de Edgar Allan Poe pela Ática (2000)
>>> As Cidades Invisíveis de ìtalo Calvino pela Folha de São Paulo (2003)
>>> Teláris Matemática 8 de acordo com a BNCC Livro do Aluno Caderno de Atividades de Luiz Roberto Dante; Fernando Viana pela Ática (2020)
>>> Testemunha Do Tempo de Guido Wilmar Sassi pela Grd (1963)
>>> Teláris Geografia 7º Ano De Acordo com a BNCC de J. W. Vasentini; Vânia Vlach pela Ática (2019)
>>> Por Que os Homens Amam as Mulheres Poderosas? de Sherry Argov pela Sextante
>>> A Segunda Vinda de Cristo 3 Volumes de Paramahansa Yogananda pela Self Realization Fellowship (2017)
>>> As Origens da Ordem Política dos Tempos Pré-humanos Até a Revolução Francesa de Francis Fukuyama - Nivaldo Montingelli Jr. pela Rocco (2013)
>>> Psicologia E Parapsicologia - Como Fazer Do Sucesso Um Hábito de Bernard Haldane pela BestSeller (1966)
COMENTÁRIOS

Quinta-feira, 24/5/2007
Comentários
Leitores

Sil na argila, você nas letras
Fazer a diferença é quando um ser humano consegue soprar vida e dar alma à sua obra. A Sil na argila e, você Simone, nas suas letras. Interessante curso, excelente artigo! Parabéns às duas pelo trabalho magnífico que oferecem ao mundo.

[Sobre "O gênesis na argila"]

por Elan
24/5/2007 às
12h45 200.142.58.19
(+) Elan no Digestivo...
 
dois tipos de comportamento
Oi, Ana: Mais uma vez, o seu texto ajudou a digerir algumas coisas. Bom saber que há gente assim, no comércio. E, infelizmente ainda existem também esses trogloditas que pensam que o mundo é só deles. Na verdade esses dois tipos de comportamento se repetem em várias esferas da vida social. Até mesmo nas Faculdades encontramos exemplares dessas duas "espécies". Ou seja, não é a qualificação que garante esse tipo de "civilidade". Como se diz: o buraco é mais embaixo...

[Sobre "Contato com o freguês"]

por Áurea Thomazi
24/5/2007 às
10h42 200.223.103.137
(+) Áurea Thomazi no Digestivo...
 
Ewaldo e Klaus Barbie
Adriana Carvalho, muito legal você ter citado o Ewaldo e a matéria sobre o Klaus Barbie que ele escreveu, salvo engano no Jornal da Tarde. A idade é uma merda - quando a gente tem quase 59 anos em junho - mas permitiu que eu acompanhasse diariamente as matérias sobre o carrasco nazista. Não perdi um capítulo. Simplesmente inesquecível. Beijos e até sempre. Aurélio Prieto, São Paulo Capital

[Sobre "Nunca mais do que a reportagem"]

por Aurélio Prieto
24/5/2007 às
10h14 201.42.197.180
(+) Aurélio Prieto no Digestivo...
 
você me ajudou
obrigado, é apenas o que tenho a dizer, pois, encontro-me sem palavras, com tamanha emoção que sinto neste momento. meu sentimento não é o mesmo, mas suas palavras são agora minhas palavras. acredito que você me ajudou com um simples texto, que não é simples, a tomar decisões. obrigado.

[Sobre "Receita para se esquecer um grande amor"]

por Yuri Doehler
24/5/2007 às
09h25 200.169.200.9
(+) Yuri Doehler no Digestivo...
 
Gisella e o Beco da Lua
Rafael, tive a grata surpresa de perceber que Gisella é a cantora que começou a cantar em um bar que tive em Belo Horizonte (Beco da Lua). Que bom que ela voltou a cantar, pois tem um talento incrível. E, bairrismos à parte, ainda bem que o disco carrega uma carga de qualidade, com influências do Clube da Esquina e outros grandes mineiros. Viva! A música que estou ouvindo: "Azul de Passagem" é linda, linda, mesmo! Vou comprar o CD! Será que ela se referiu ao "Beco da Lua", como início de carreira? Os músicos que a acompanham são todos feras. Parabéns pela escolha. Abraço. Dri

[Sobre "Vale ouvir"]

por Adriana
23/5/2007 às
13h03 201.58.96.126
(+) Adriana no Digestivo...
 
um roteiro é literatura
Para mim, Pilar, é incompreensível este apego dos escritores. Incompreensível e limitante, uma vez que, a cada nova avaliação, adaptação ou reelaboração de uma obra (por pior que sejam) os artistas lançam diferentes perspectivas sobre ela. Deus, e não será mais rico um trabalho artístico, seja qual for, quantas mais perspectivas suscitar? Há constante e enriquecedora interação entre as artes e, então, por que questionar se vale a pena ou não uma adaptação, ou o que é melhor o adaptado ou o adaptando? E, por último, é óbvio que um roteiro é literatura: mas, por que indagar? Onde acaba o cinema e começa a literatura? E vice-versa? Talvez, confesso, eu não esteja bem inteirado dessa discussão, que deve ter vários desdobramentos que desconheço. Abraço.

[Sobre "Literatura, cinema e adaptações"]

por mauro judice
23/5/2007 às
12h55 201.7.62.233
(+) mauro judice no Digestivo...
 
Adaptação não é literatura
Adaptação de livro para cinema não é literatura, seguramente. Nem pode ser. É outra linguagem mesmo. O filme pode parecer vagamente com o livro, mas é totalmente desconstruído, por mais fiel que queira ser. Por exemplo, "Benjamim"... O filme e o livro? Em que se tocam? No enredo, nas palavras, no modo como os artistas atuam? Não tem jeito. A impressão visual do cinema nos tira a criação que fazemos dos personagens ao lermos um livro. Mesmo que seja universal como "O Senhor dos Anéis" e populares, quando entramos em um cinema, com um filme adapatado de um livro, temos que destruir o que criamos como imagens subjetivas e únicas. É entrar de peito aberto, cabeça limpa e assistir à película como uma coisa nova. Podemos, depois comparar, e ver se de fato os personagens se parecem com os que criamos, Mas, normalmente, isso não acontece. E o filme pode nos trazer gratas surpresas ou amargas decepções. Depende do modo como entendemos o livro. O que importa é a qualidade: É bom ou ruim?

[Sobre "Literatura, cinema e adaptações"]

por Adriana
23/5/2007 às
12h52 201.58.96.126
(+) Adriana no Digestivo...
 
olga, o filme
eu adorei esse filme, baseado numa historia real muito comovente!

[Sobre "Olga e a história que não deve ser esquecida"]

por camila
23/5/2007 às
10h22 189.10.230.116
(+) camila no Digestivo...
 
Wook e Tarantino
Adorei sua análise e a comparação com os filmes do Tarantino. Aliás, acho que você definiu muito bem o estilo oriental: estética impecável e obscuridade. Ví o Old Boy e deu vontade de ver o resto. Amei!

[Sobre "A trilogia da vingança de Park Chan-Wook"]

por Taís Laporta
22/5/2007 às
15h30 200.171.49.169
(+) Taís Laporta no Digestivo...
 
Demasiado foco no autor
Acho que a discussão ainda não se esgotou. Gostaria de salientar um ponto. Há muito foco sobre o papel do autor, se vai ser reconhecido, se vai publicar no blog ou em papel, etc. Mas pouco se fala da dimensão literária dos próprios textos, o fato de se tratar de um processo muito mais amplo, histórico, civilizatório. Em suma, acho que o texto deve ser maior que o autor: o autor é somente cavalo das idéias. Provavelmente serei criticado por dizer isso, mas quem já escreveu uma dissertação ou tese de doutoramento passa a ter outra noção do trabalho de escrever. É preciso dialogar com autores do passado, pesquisar fontes, contrapor argumentos, visões de mundo, etc. É preciso gostar mais das IDÉIAS do que de si mesmo. Quem envereda por esse caminho se sente realizado, mesmo que não seja publicado, pois passa a dialogar com a filosofia, com a literatura universal e com as demais expressões artísticas. Com o tempo, essas coisas, que são maiores do que nós, conspiram a favor do sucesso.

[Sobre "Publicar em papel? Pra quê?"]

por Renato Kinouchi
22/5/2007 às
14h08 201.74.116.14
(+) Renato Kinouchi no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Esopo - Fabulas Completas
Esopo
Cosac & Naify
(2013)



Uma Breve História da Filosofia Analítica - de Russell a Rawls
Stephen P. Schwartz
Loyola
(2017)



Bioética no Brasil: Tendências e Perspectivas
Pe. Márcio Fabri dos Anjos e José Eduardo de Siqueira (Orgs.)
Ideias & Letras
(2007)



Desperte o Milionário Que Há Em Você
Carlos Wizard Martins
Gente
(2012)



A Nova Geografia - Estudos de Geografia do Brasil
Demétrio Magnoli e Regina Araujo
Moderna
(1996)



Die Macht des Gewissens
S. Fischer Fabian
Knaur
(1987)



Tex Edição Colorida 19
Tex
Mythos



Guia Prático Dos Pais
Camacho
Green Forest
(2001)



Divine Justice
David Baldacci
Grand Central
(2008)



Livro Literatura Estrangeira It Girl Garotas em Festa Volume 7
Cecily Von Ziegesar
Galera
(2012)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês