| Mais Recentes >>> As Brasas de Sándor Márai pela Companhia das Letras (1999) >>> Humberto e Amarilis de Malachy Douyle pela Zastras - Nobel (2009) >>> Quanto Mais Eu Rezo, Mais Assombração Aparece! de Lenice Gomes pela Cortez (2012) >>> Hq Gibi Histórias Reais de Drácula Nº 24 editora Bloch de Capitão Misterio pela Bloch (1991) >>> Livro Seráfita de Honoré de Balzac, traduzido por Carmen Lúcia C. L. Gerlach e Juliane Bürger pela Editora da UFSC (2006) >>> Livro Relacionamento Familiar de Augusto Cesar Maia Santos pela Casa Publicadora Brasileira (2010) >>> Caminho de Santiago 800 Km de Diálogo Entre Pai e Filha (Autografado) de Yassuo Imai; Gisella Yumi pela Somos (2019) >>> The Druid Craft Tarot Deck de Philip Carr-gomm, Stephanie Carr-gomm pela Red Wheel (2021) >>> Livro Gestão Estratégica Para a Liderança em Empresas de Serviços Privadas e Públicas de Edmir Kuazaqui, Teresinha Covas Lisboa, Marcia Gamboa pela Nobel (2005) >>> Livro Seu Cliente Pode Pagar Mais Como Valorizar o que Você Faz de Ian Books, traduzido por Márcia Cláudia Alves pela Fundamento (2005) >>> O Mochilão do Tiago de Ana Paula David dos Santos pela Brasiliense (2012) >>> Curso Prático de Desenho e Pintura Volume 1 de Editora Nova Cultural pela Nova Cultural (1985) >>> Livro Corpo Mente Uma Fronteira Móvel de Luiz Carlos Uchôa Junqueira Filho pela Casa do Psicólogo (1995) >>> Livro Estratégia para Sustentabilidade Uma Nova Forma de Planejar Sua Estratégia Empresarial de Adam Werbach pela Campus (2010) >>> Senhor Texugo e Dona Raposa: 2. A Confusão de Brigitte Luciani pela Melhoramentos (2008) >>> Livro Planejamento de Marketing Digital Como Posicionar Sua Empresa em Mídias Sociais, Blogs, Aplicativos Móveis e Sites de Andre Lima-Cardoso, Daniel O. Salvador e Roberto Simoniades pela Brasport (2025) >>> Livro Gestão dos Stakeholders Como Gerenciar o Relacionamento e a Comunicação Entre a Empresa e Seus Públicos de Interesse de Thelma Rocha, Andrea Goldschmidt (Coords.) pela Saraiva (2010) >>> A Invasão da Banheira de Elder Galvão pela Mil Caramiolas (2016) >>> Livro Marketing Internacional Como Conquistar Negócios em Mercados Internacionais de Edmir Kuazaqui pela Makron Books (1999) >>> Livro Dois Trilhos, Mil Destinos! de Walter Pedro Bodini pela Bb (2017) >>> Mitos Amazônica da Tartaruga de Hartt, Charles Frederik pela Perspectiva (2025) >>> Livro CRM Series Call Center 1 To 1 Um Guia Executivo Para Tansformar Call Centers Em Centros de Interação Com Clientes de Peppers Rogers Group pela Makron Books (2001) >>> Livro Transformação Digital Visões Estratégicas Para a Liderança Em e-Business de Keyur Patel, Mary Pat McCarthy, traduzido por Roberto Galman pela Makron Books (2001) >>> Livro E-Dicas: o Direito Na Sociedade da Informação Série E-Dicas de Regina Ribeiro Do Valle pela Usina do Livro (2005) >>> Livro Agências e Cases Volume 1 de Abcom pela Abcom Editora (2016)
|
|
COMENTÁRIOS
Sexta-feira,
3/5/2002
Comentários
Leitores
 |
|
 |
|
Há vida inteligente na música!
O Digestivo Cultural está de parabéns pela série de ensaios. O novo de Giron mostra uma faceta desconhecida da crítica de música. Eu imaginava que ela estivesse morta. Pelo jeito, está mais viva do que nunca. O texto nos leva ao interesse maior pelo assunto. Vou ler mais crítica de música!
[Sobre "Dizem que a crítica acabou; só se foi quando o verão chegou"]
por
Silvio Brandão
3/5/2002 às
09h48
200.177.221.133
(+) Silvio Brandão no Digestivo...
|
|
Oh, my Goodness!!
Alexandre, você se supera a cada semana! Como pode isso!?!?! Não contente em nos levar para a cabana no topo da montanha, ainda nos fornece um telescópio - mais que um binóculo - para que olhemos as pessoas lá em baixo. E consegue nos fazer sentir ternura pelas pessoas que geralmente nos desprezam ('é um sonhador, vive com a cara nos livros...'). Mais que parabéns, obrigada... Bernardo, como se tira da 'areia movediça' alguém que luta contra você a chutes e pontapés para permanecer lá? A busca pelos livros e pela cultura é estritamente pessoal, e como disse o Alexandre, independe totalmente de classe social. Quanto aos políticos, eles geralmente estão no mais fundo da areia movediça, você não percebeu? Beijos da Sue
[Sobre "Quem Não Lê Não É Humano"]
por
Assunção Medeiros
3/5/2002 às
09h29
200.184.36.11
(+) Assunção Medeiros no Digestivo...
|
|
E as propostas?
Alexandre,
Você acertou no alvo. Faltou entanto, uma proposta: O que a pequena parcela dos letrados pode (e deve) fazer para içar da areia movediça da ignorância aqueles, digamos, menos favorecidos? Onde entra a responsabilidade da elite cultural? E do Estado? E dos políticos?
Abraços,
Bernardo Carvalho
Goiânia - GO
[Sobre "Quem Não Lê Não É Humano"]
por
Bernardo Carvalho
3/5/2002 às
09h11
200.193.230.163
(+) Bernardo Carvalho no Digestivo...
|
|
Grimble, Família e Cia.
Eu me lembro, Alexandre. Grimble, Família e Cia., escrito por um bisneto ou coisa assim do Sigmund Freud, bem divertido. E lembro também do Escaravelho. Pelo visto eu só não me lembrava mesmo do autor da capa do Gênio do Crime...
[Sobre "Figurinhas"]
por
Rafael Lima
3/5/2002 às
08h13
200.179.78.2
(+) Rafael Lima no Digestivo...
|
|
Quebrou o tabu!
Ah, já que estamos falando nisso, alguém se lembra de "Grimble"? E de "O Escaravelho de Ouro"? Mas sério, tenho que te dar os parabéns, Juliano, por quebrar o silêncio e ousar falar de literatura infanto-juvenil. É tabu...Pense em todos os livros que o J.C.Marinho escreveu, e a sua crítica dele é a primeira que eu vejo fora de jornais especializados (que ninguém lê, é claro, e que não têm prestígio nenhum...). Um abraço- Alexandre.
[Sobre "Figurinhas"]
por
Alexandre
3/5/2002 às
02h18
200.207.125.11
(+) Alexandre no Digestivo...
|
|
Vocês aí na janela...
Sérgio, Abílio, e Sue: gostaram mesmo da vista? Estão vendo aquelas ilhas ali? E a cidade, ali? Não querem beber alguma coisa, enquanto olham a paisagem? Não? Então me deixem só dizer uma coisa, e já voltamos a escutar o silêncio: obrigado por terem vindo, obrigado por terem assinado o livro de hóspedes com palavras tão gentis- e voltem sempre.
[Sobre "O que é um livro"]
por
Alexandre
3/5/2002 às
02h09
200.207.125.11
(+) Alexandre no Digestivo...
|
|
Aliança Brasileira no Utopia
Boa Juliano, excelente artigo! O Utopia é mesmo muito bom. Alias é tão bom e viciante que eu e uns amigos inauguramos uma aliança brasileira, se alguem quiser participar, por favor nos visite em http://www.avidgamers.com/brasil !
Valeu
[Sobre "Utopia"]
por
Vinicius
3/5/2002 às
02h00
200.191.171.184
(+) Vinicius no Digestivo...
|
|
Sacanagem, maluco!!!
Sacanagem, maluco. eu sujei meu curriculum de homem sério para ver a Ximenes e você me faz uma dessas?!!!!
Abraço.
[Sobre "mariana ximenes nua!"]
por
antonio ramos
3/5/2002 à
01h44
200.230.57.21
(+) antonio ramos no Digestivo...
|
|
É bom prá "carai"
Ouvi pouco sobre o filme antes do lançamento. Cheguei no cinema com meia hora de atraso, culpa do dilúvio que fez com que João Pessoa ficasse debaixo d´água, transformando a cidade num caos aquático. Mas fiquei encantada com o filme. A fotografia é linda; as tiradas do personagem de Ravi (que por sinal é daqui) são muito, mas muito engraçadas; o filme é cheio de simbologias; os movimentos de câmera são ousados, diferentes; a música é envolvente. Pode até ter sido "fabricado" para ganhar prêmios, mas valeu a pena. Quer saber? O que menos me emocionou no filme foi a história em si. Ele é tão rico em imagens, detalhes e metáforas que o conflito entre as duas famílias acaba sendo o pretexto, e não o motivo principal.
[Sobre "Digestivo nº 80"]
por
Adriana
2/5/2002 às
21h23
200.151.157.191
(+) Adriana no Digestivo...
|
|
Boas e más leituras
Evandro
Concordo com você que o mérito pode ser casual. Quis colocar essa ressalva - a de que há algum mérito - porque não acredito na crítica absoluta, radical. Meu objetivo não foi descer a lenha no livro cegamente. Generalizando, em tudo a gente pode tentar encontrar um lado bom, mesmo que seja bem escondido. O que você falou de fundo cultural comum é o bom senso. É fácil revestir o bom senso de um pouco de teoria e polêmica, e tentar devolver às pessoas como novidade. Por falar nisso, será que ainda existe novidade hoje em dia? É lógico que existem livros muito melhores do que esse, mas ler para fazer uma crítica é diferente de ler por prazer. Não deixa de ser um prazer, no meu caso, porque é uma atividade que eu gosto. Acho que muita gente pretensamente intelectual lê porcarias bem piores do que livros como esses, mas talvez não queiram criticar para não dar bandeira. Ou então, as pessoas criticam sem conhecer. Apesar de ter uma posição bem negativa em relação ao livro mesmo antes de abrí-lo, procurei ler para poder criticar com conhecimento de causa.
[Sobre "Querido, eu me rendo"]
por
Adriana
2/5/2002 às
21h12
200.151.157.191
(+) Adriana no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|
|
|
|