A pintura, textos essenciais, volume 9 | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A mulher madura
>>> As influências imorais
>>> Duas escritoras contemporâneas
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> BarCamp, Florianópolis - II
>>> Além do mais
>>> Pensando a retomada do cinema brasileiro
>>> Pulga na praça
>>> Arquiteto de massas sonoras
>>> Irmãos Amâncio
Mais Recentes
>>> Pesquisa Operacional Na Tomada De Decisoes: Modelagem Em Excel de Gerson Lachtermacher pela Ltc (2016)
>>> Estatística Aplicada: Economia, Administração E Contabilidade de John E. Freund pela Bookman (2006)
>>> 15 Poderes Que Mudam A Sua Vida de Lauro Trevisan pela Da Mente (2015)
>>> Microeconomia de Robert S. Pindyck; Daniel Rubinfeld pela Pearson (2013)
>>> La Ville Kaléidoscopique: Coordination Spatiale Et Convention Urbaine (french Edition) de Pedro Abramo pela Editions L'harmattan (1998)
>>> Ladinos e Crioulos de Edison Carneiro pela Fisicalbook (2022)
>>> Sensibilidades E Sociabilidades: Perspectivas De Pesquisa de Maria Madalena Queiroz pela Editora Da Ucg (2008)
>>> In The Shadow Of Olympus: The Emergence Of Macedon (princeton Paperbacks) de Eugene N. Borza pela Princeton University Press (1990)
>>> Why Not: Como Os Irmãos Joesley E Wesley, Da Jbs, Transformaram Um Açougue Em Goiás Na Maior Empresa De Carnes Do Mundo de Raquel Landim pela Intrínseca (2019)
>>> Beijada Por Um Anjo 4 de Elizabeth Chandler pela Editora Novo Conceito (2011)
>>> Introdução ao Direito Moderno de Alceu Amoroso Lima pela Loyola (2001)
>>> Ao sair do armário , entrei na velhice... de Murilo Peixoto da Mota pela Mobile (2014)
>>> Caminho, O: Diário Catequético E Espiritual Do Catequizando - Eucaristia 1 Etapa de Thiago Aparecido Faccini Paro pela Vozes (2014)
>>> Sujetos Colectivos, Estado Y Capitalismo En Uruguay Y América Latina: Perspectivas Críticas de Yamandú Acosta, Alejandro Casas, Oscar Mañán, Virginia Rossi pela Trilce (2014)
>>> Sangue De Tinta (portuguese) de Cornelia Funke pela Seguinte (2013)
>>> Adobe Golive 5 Bible de Deborah Shadovitz pela Wiley (2000)
>>> O Humanos Antes Da Humanidade de Robert Foley pela Unesp (2003)
>>> A Substituição Do Trabalho Vivo Pelo Trabalho Morto: Um Estudo De Caso: A Substituição Da Trabalho Vivo Pelo Trabalho Morto Nas Organizações, Seria Uma Tendência? de Edison Ferreira, Jean-pierre Marras pela Novas Edições Acadêmicas (2015)
>>> Travessias por ;Africa de Maria João Castro pela Across (2020)
>>> Children On The Streets Of The Americas: Globalization, Homelessness And Education In The United States, Brazil, And Cuba de R. Mickelson pela Routledge (2000)
>>> Introdução a Semântica: brincando Com a Gramática 7ª Edição de Rodolfo Ilari pela Contexo (2007)
>>> Global Culture: Media, Arts, Policy, And Globalization de Diana Crane pela Routledge (2002)
>>> Politica Cultural No Brasil, 2002-2006: Acompanhamento E Analise de Frederico Barbosa Da Silva pela Ministério Da Cultura (2007)
>>> Cyberspace: The Human Dimension de David B. Whittle pela W. H. Freeman (1996)
>>> Matematica E Realidade - 9 Ano de Gelson Iezzi E Osvaldo Dolce pela Atual (2021)
DIGESTIVOS >>> Notas >>> Artes

Quarta-feira, 27/6/2007
A pintura, textos essenciais, volume 9
Julio Daio Borges
+ de 7600 Acessos
+ 2 Comentário(s)




Digestivo nº 333 >>> Dos muitos epítetos que Nélson Rodrigues colou no “brasileiro”, essa generalidade ambulante, um dos mais esquecidos e mais exatos é o de “analfabeto plástico”. O brasileiro dá palpites em música como dá em política e futebol, acha que entende de teatro (porque acha que entende de televisão) e, nos anos 2000, deu para escrevinhador e publicador de livros, mas de artes plásticas – portanto, de arte, no seu sentido mais amplo – confessa que não entende patavina. Quando olha para um quadro, uma escultura ou até uma instalação, baba retumbantemente na gravata. Como arte não é “ensinada” nas escolas (“fazer” arte, ser “arteiro”, é outra coisa), uma das maneiras de preencher essa lacuna é se aventurar por qualquer dos volumes, mais especificamente sobre pintura, que a Editora 34 continua soltando (desde 2004), com organização de Jacqueline Lichtenstein. No nono volume, por exemplo, a cinco volumes do final, trava-se a discussão – para o brasileiro médio, talvez, “bizantina” – entre desenho e cor. No nosso País, mesmo entre “artistas” autoproclamados, ninguém nunca soube que o desenho – o traço, o “projeto”, a racionalização – lutou, durante séculos, contra a cor – considerada vívida, violenta, até dionisíaca –, com partidários célebres dos dois lados da questão. Neste volume, que felizmente evita o populismo (e o conseqüente nivelamento por baixo) hoje em voga, assinam os capítulos gente como Goethe, Ingres e Baudelaire – e a sensação, além da do tempo, é de que os séculos estão mesmo falando a nós. Goethe aparece com trechos de seu Tratado das cores que – mesmo sendo poeta (e, não, físico) – soa sublime. Ingres defende o desenho ardentemente, atacando Delacroix, e concordamos com ele (mesmo ele estando errado...). Baudelaire já teve melhores momentos em prosa, mas acerta, como acertou, no atacado, na sua crítica de arte. Para uma época faminta por crítica séria, a coleção, da 34, é um prato cheio. Que contribua para minorar nosso analfabetismo crônico. Plástico, sólido, líquido e gasoso.
>>> A pintura
 
Julio Daio Borges
Editor
Quem leu esta, também leu essa(s):
01. The Shallows, by Nicholas Carr (Internet)
02. Na Natureza Selvagem, de Sean Penn (Cinema)
03. Little Joy, o disco (Música)
04. O Caminho de Los Angeles (Cinema)
05. Gratitude (Artes)


Mais Notas Recentes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
11/2/2008
10h43min
Julio, é querer demais! Que bom se os conterrâneos das Américas, principalmente da sulina e da central, lessem e entendessem o que estão lendo, gostassem de ler, de ir a museus e bibliotecas, de assitir filmes com boas mensagens, de contar mais do que dez e conhecer mais do que trinta palavras completas e corretas... Nesses países bonitos, mas muito pobres em corpo, mente e alma, ninguém liga para isso, não! Muitos não gostam de ler porque não lhes ensinaram que ler faz bem; outros porque não podem comprar os livros; outros, ainda, porque aprendem na Universidade da vida...(essa é panaca demais). Muitos porque não lhes oferecem bibliotecas públicas e outros porque são burros mesmo e não entenderiam o que está escrito... Então, para que ler? Agora, pode crer, a esmagadora maioria não lê nesses nossos países bananeiros, alguns também são petroleiros, porque deixar de ser ignorante seria um grande luxo, demasiado extravagante para eles e para alguns dirigentes...
[Leia outros Comentários de I. Boris Vinha]
8/8/2008
21h07min
Creio que esta coleção 34 é excelente, pois venho comprando alguns exemplares e disponho deles para leitura e aprofundamento dos meus conhecimentos. Ano passado utilizei-os muito, enquanto procurava finalizar o tema de minha monografia. Apesar de muitos brasileiros não darem valor aos pensadores do passado, nós, artistas brasileiros, temos o dever de reler todo este vasto material para poder construir realmente uma arte que viabilize não só uma expressividade estética, mas que demonstre verdadeiramente um diálogo coesivo entre artista-obra e obra-espectador. Uma boa iniciativa da editora, pena que muitas coleções nesta área de Artes em nosso país se esgotem facilmente devido à pouca tiragem de exemplares e ao público ainda ser pequeno, além do que em sua maioria os livros ainda se encontram com um preço elevado (o que não é o caso desta coleção).
[Leia outros Comentários de Flávia Pedrosa]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Klaxon - Mensário de Arte Moderna São Paulo
Mário da Silva Brito
Livraria Martins
(1976)



Adorno-Nueva Joyeria
Amanda Mansell
Blume
(2008)



Memórias de um Órfão
Garcia Sebastião
Baraúna
(2020)



A Formula Da Boa Forma
Gary Evans
Record
(1998)



Guerreiro Sagrado
Angus Donald
Record
(2015)



Sinopse de Patologia
W. A. D. Anderson / Thomas M. Scotti
Cultura Médica
(1970)



São Paulo Quatrocentona - A Palavra da Metrópole - Antologia Literária
Desconhecido
Litteris
(2005)



Órfãos do Silêncio
Luiz Galdino
Ftd
(1996)



O Dragão da Praça da Matriz
Maria Beatriz Papaleo
Ftd
(1990)



26 Bienal de Sp - Território Livre: Registro de Montagem 2004
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de Sp
(2004)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês