Zastrozzi | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Quatuor pour la fin du temps
>>> The Search, John Battelle e a história do Google
>>> Juraci, e o seu?
>>> Itaúnas não será esquecida e nem Bento
>>> Cotas e ação afirmativa
>>> Dying to Live
>>> Não contem com o fim do livro, uma conversa com Umberto Eco
>>> Sem música, a existência seria um erro
>>> Realeza
>>> Claude Code by Boris Cherny
Mais Recentes
>>> Ecce Homo (lacrado na embalagem plastica) de Friedrich Nietzsche pela Companhia De Bolso
>>> Schopenhauer Como Educador ( lacrado na embalagem plastica) de Friedrich Nietzsche pela Wmf Martins Fontes
>>> Crepúsculo Dos Ídolos (edição de bolso - texto integral - lacrado no plastico) de Friedrich Nietzsche pela Companhia De Bolso (2024)
>>> Crepúsculo Dos Ídolos (edição de bolso - texto integral) de Friedrich Nietzsche pela Companhia De Bolso (2024)
>>> Um Sopro De Ternura de Marcelo Cezar pela Vida & Consciência (2012)
>>> Se Não Amássemos Tanto Assim de Américo Simões pela Barbara (2014)
>>> Por Que Sou Tão Sábio (edição de bolso - texto integral) de Friedrich Nietzsche pela L&Pm Pocket (2016)
>>> O Destino Em Suas Maos de Elisa Masselli pela Lúmen (2016)
>>> A Pétala Vermelha. Nada É Por Acaso, Pois O Acaso Não Existe de Octávio Augusto pela Lachâtre (2013)
>>> O nascimento da tragédia (1º edição - edição de bolso - texto integral) de Nietzsche pela L&PM Pocket (2025)
>>> O Que Restou De Nos Dois de Américo Simões pela Barbara (2014)
>>> Jurema Das Matas de Monica De Castro / Leonel (espirito) pela Vida & Consciência (2011)
>>> O Amor Abre Todas As Portas de Evaldo Ribeiro pela Vida & Consciência (2015)
>>> Pra Sempre Comigo, Pelo Espirito Marco Aurelio de Marcelo Cezar pela Vida E Consciencia (2012)
>>> A Ditadura Envergonhada de Elio Gaspari pela Companhia Das Letras (2002)
>>> As Crônicas de Spiderwick - A Ira de Mulgarath de Tony Diterlizzi, Holly Black pela Rocco (2006)
>>> Bento Que Bento É O Frade de Ana Maria Machado pela Salamandra (2012)
>>> Diario De Um Banana 6 - Casa Dos Horrores de Jeff Kinney pela Vergara E Riba (2012)
>>> Diario De Um Banana 4 : Dias De Cao de Jeff Kinney pela Vergara & Riba (2011)
>>> O Rei que não sabia de nada de Ruth Rocha pela Salamandra (1980)
>>> Batismo de Sangue de Frei Betto pela Circulo do livro (1987)
>>> O Diario De Anne Frank de Anne Frank pela Record (2015)
>>> Endurance - a Lendária Expedição de Shackleton à Antártida de Caroline Alexander pela Companhia Das Letras (2005)
>>> A Incrível Viagem De Shackleton de Alfred Lansing pela Sextante (2004)
>>> O Ultimo Sopro De Vida de Paul Kalanithi pela Sextante (2016)
COLUNAS

Quarta-feira, 2/7/2003
Zastrozzi
Rennata Airoldi
+ de 12300 Acessos
+ 1 Comentário(s)

O que pode dar ou tirar o sentido da vida de um homem? Não é algo fácil de enumerar ou descrever. É simplesmente uma questão de escolha. Cada um determina seu próprio destino, sendo ele louvável ou não, dependendo do ponto de vista. Zastrozzi, personagem título da peça, é um tipo peculiar. Um assassino frio e cruel. Como qualquer vilão que se preze. Não apenas um matador, mas o melhor! Cercado, obviamente, por fiéis escudeiros e seguidores, admirado por uns e temido por outros. Isso, aliás, não importa.

Acontece, porém, que, como qualquer pessoa, esse vilão passa por momentos de tédio e necessita descobrir um sentido para a sua própria vida. É desta forma que Verezzi, um artista de vários dons, um sonhador visionário, vira seu único alvo, sua eterna busca. A partir da desculpa de vingar a morte da própria mãe, a brincadeira de gato e rato transforma-se na única necessidade e no único objetivo de Zastrozzi. Perseguí-lo até o fim de seus dias! O bem contra o mal... ou seria o inverso? Aqui, na peça, fica claro o heroísmo direcionado ao assassino e o patético diluído na figura do bom moço.

A peça, escrita pelo autor canadense George Walker, tem sua primeira montagem no Brasil. A apropriação do texto é bem interessante, pois une um certo clima antigo (o texto sugere a ação no século XIX), com a presença de figuras bem conhecidas: a mocinha virgem, o vilão, o moço rico, o tutor, o vassalo, os criminosos. Também tabernas, parques e afins, sempre sob a ótica dos dias atuais. Enquanto o figurino e os adereços carregam o peso do tempo de maneira estilizada, temos igualmente projeções compondo com o cenário. Tudo isso traz à tona um universo lúdico de desenhos animados e das histórias em quadrinhos.

Na verdade, a luz e as projeções são determinantes para confirmar a proposta da direção. A coreografia cênica e a escolha do gestual dos atores são aqui determinantes. Outro ponto a ser levantado é que, em muitos momentos nas cenas da peça, quadros são formados, como se um slide gigante fosse projetado em três dimensões. Isso traz credibilidade até para as coisas mais farsescas que são abertamente realizadas em cena. O melodrama e todos os clichês são, inclusive, bem-vindos. Assim, há um sarcasmo e uma ironia permanentes.

É, aliás, uma escolha perigosa, se não for levada até o fim. Sendo necessário certo radicalismo, pois, no momento em que a "coreografia" aparece mais do que a "atuação" em si, não vemos o personagem que vivência determinada história, mas sim o ator que executa friamente uma tarefa, deixa uma "marca". Isto tudo ainda oscila muito no decorrer do espetáculo. Não estou falando de cenas de luta onde o principal é a coreografia. O risco é o da proposta funcionar como escudo da "não-atuação". Por mais que a "forma" seja determinante nessa escolha, o "conteúdo" deve prevalecer. Independentemente da linha seguida na peça.

Por outro lado, a encenação de Zastrozzi, além propor determinada pesquisa, é interessante por levar o gênero "ação" ao teatro. Talvez uma modernização do antigo "capa-espada". Nos momentos em que o foco principal é a "dança de movimentos" (nas mudanças de cena nas lutas), a precisão e o desenho são muito bem explorados. Tudo sugere lutas marciais, e a influência oriental está não só nos movimentos como também nas tatuagens que alguns personagens carregam na pele. Há, sem dúvida, a referência aos filmes de ação que estão por aí, hoje, em cartaz.

A peça é assim: uma divertida exploração de vários universos e tempos. Um "mix" que aproveita para zombar da própria ficção na obra. Os arquétipos das grandes histórias de crime e perseguição. O ponto de partida é a própria inquietação de Zastrozzi e, a partir dele (de seu ponto de vista), tudo se desenrola. Assim, justifica-se distorções e maniqueísmos. Outra novidade nesta produção é que o ator Selton Mello encara aqui um segundo papel, o de diretor (juntamente com Daniel Herz). Sem dúvida que é uma árdua tarefa dirigir e atuar ao mesmo tempo.

Em "Zastrozzi", o engraçado, o patético estão presentes o tempo todo. Mas, além disso, voltando à discussão inicial, fica claro que o branco só existe em contraste com o preto. Quero dizer, o bem é determinado pelo mal e vice-versa. Assim, um é alimento do outro, um dá sentido à existência do outro. A relação presa-caçador instala um ciclo interminável! Daí temos o átomo de toda essa história.

Para ir além
Zastrozzi está em cartaz no Teatro Folha, até o dia 27 de julho. Sextas às 21h30, sábados às 20 e 22 hrs., e domingos às 19 hrs. O Teatro Folha fica no Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, nº 618). Maiores pelo telefone: (0xx11) 3823-2737.


Rennata Airoldi
São Paulo, 2/7/2003

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Teatro sem Tamires de Elisa Andrade Buzzo
02. Virando as Latas: o atleta brasileiro e o esporte de Heloisa Pait
03. Nova Gramática do Poder de Marilia Mota Silva
04. Uma noite de julho de Celso A. Uequed Pitol
05. Mamãe de Julio Daio Borges


Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2003
01. Zastrozzi - 2/7/2003
02. Temporada de Gripe - 17/11/2003
03. As Nuvens e/ou um deus chamado dinheiro - 4/6/2003
04. O Belo Indiferente - 24/9/2003
05. Ânsia - 26/3/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
23/3/2004
15h31min
Bem, meu nome e Diego e moro nos Estados Unidos. Estive no Brasil o verao passado, quando tive a oportunidade de ver Zastrozzi. Fiquei apaixonado pelo texto e pelo elenco. Natalia Lage e Angelo Paes Leme, na minha opiniao foram uma escolha perfeita. Faco teatro musical aqui nos estates, e fiquei muito feliz com a qualidade do teatro brasileiro. Pude ver que o povo brasileiro tem muita cultura e talento. Tenho 18 anos de idade e amo teatro. Zastrozzi contribuiu muito com essa minha decisao de seguir carreira como ator. Um grande abraco ao elenco, e em especial a voce, Rennata. Adorei o texto.
[Leia outros Comentários de Diego Rocha]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Um Dia Em Tuas Mãos
Giselda Laporta Nicolelis
Quinteto Editorial
(2003)



Livro Ensino de Idiomas Moving Into English
Alma Flor Ada; F. Isabel Compoy
Harcourt
(2005)



Almanaque Nº 1 B. C. Você É o Tal !
Diversos
Artenova
(1973)



Gestao Socioambiental No Brasil
Rodrigo Berté
Intersaberes
(2013)



Homem Chavão
Marcelo Duarte
Pandas Books
(2004)



Marketing O Que é ? Quem Faz? Quais As Tendências ?
Carlos Frederico De Andrade
Ibpex
(2010)



O Romance de Tristão e Isolda
Joseph Bédier
Martins Fontes
(2012)



Mentirinhas Inocentes
Gemma Townley
Record
(2010)



Uma ética para o novo milênio 523
Dalai Lama
Sextante
(2000)



Livro Literatura Brasileira Crônica de uma Namorada
Zélia Gattai
Record
(1998)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês