Submundo | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
61129 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Simões de Assis | Individual de Carlos Cruz-Diez
>>> Jazz Festival: Primeira edição de evento da Bourbon Hospitalidade promete encantar com grandes nomes
>>> Coletivo Mani Carimbó é convidado do projeto Terreiros Nômades em escola da zona sul
>>> CCSP recebe Filó Machado e o concerto de pré-lançamento do álbum A Música Negra
>>> Premiado espetáculo ‘Flores Astrais’ pela primeira vez em Petrópolis no Teatro Imperial para homenag
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
Colunistas
Últimos Posts
>>> A melhor análise da Nucoin (2024)
>>> Dario Amodei da Anthropic no In Good Company
>>> A história do PyTorch
>>> Leif Ove Andsnes na casa de Mozart em Viena
>>> O passado e o futuro da inteligência artificial
>>> Marcio Appel no Stock Pickers (2024)
>>> Jensen Huang aos formandos do Caltech
>>> Jensen Huang, da Nvidia, na Computex
>>> André Barcinski no YouTube
>>> Inteligência Artificial Física
Últimos Posts
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Prática de atelier: cores personalizadas *VÍDEO*
>>> Cheiro de papel podre
>>> O Nome Dele
>>> Um Leitor sobre Daniel Piza
>>> Um Furto
>>> Homenagem a Pilar del Río
>>> O Debate...
>>> Crime e mistério nas letras nacionais
>>> Tempo di valsa
>>> O Príncipe Maquiavel
Mais Recentes
>>> Quem vai Salvar a Vida? de Ruth Rocha pela Salamandra (2015)
>>> Livro Cáuculo - volume 2 de Maurice D. Weir pela Pearson (2024)
>>> O Código da Vinci - Roteiro Ilustrado de Akiva Goldsman pela Sextante (2006)
>>> Delícias da Kashi - Gastronomia Vegana Gourmet de Kashi Dhyani pela Mauad X (2016)
>>> Livro Microbiologia Para As Ciências Da Saúde de Paul G. Engelkirk pela Guanabara Koogan (2005)
>>> Livro Comunicação E Comportamento Organizacional PLT 111 de Geraldo R. Caravantes pela Fisicalbook (2014)
>>> Livro Finanças Corporativas: Conceitos E Aplicações de Jose Antonio Stark Ferreira pela Pearson (2005)
>>> Livro Introdução a Genética PLT 248 de Anthony J F Griffiths ; RiCHARD C. Lewontin pela Guanabara (2008)
>>> Teoria Geral Da Administração. Da Revolução Urbana À Revolução Digital de Antonio Cesar Amaru Maximiano pela Atlas Br (2011)
>>> LivroTeoria Geral Da Administração: Da Revolução Urbana À Revolução Digital de Antonio Cesar Amaru Maximiano pela Atlas (2008)
>>> O Porco de William Hope Hodgson pela Diário Macabro (2024)
>>> Arvore Do Beto de Ruth Rocha pela Salamandra (2010)
>>> A Casa No Limiar e Outras Histórias Macabras de William Hope Hodgson pela Diário Macabro (2024)
>>> Ponto De Vista de Sonia Bergams Salerno Forjaz pela Moderna (2014)
>>> A Grande Campea de Maria Cristina Furtado pela Do Brasil (2015)
>>> Amigos De Verdade de Telma Guimarães Castro Andrade pela Brasil Literatura (2010)
>>> Bleach 57 - Out of Bloom de Tite Kubo pela Panini Comics (2014)
>>> O Fantástico Mistério De Feiurinha de Pedro Bandeira pela Moderna (2009)
>>> Cantigas Por Um Passarinho A Toa de Manoel de Barros pela Companhia Das Letrinhas (2018)
>>> Bleach 56 - March of the Stacross de Tite Kubo pela Panini Comics (2013)
>>> A Historia Do Natal. O Livro Animado Que Conta Como O Menino Jesus Nasceu de Justine Swain-smith pela Publifolha (2008)
>>> Amarílis de Eva Furnari pela Moderna (2013)
>>> De Ferro E Flexíveis de Maria Cecília De Souza Minayo pela Garamond (2004)
>>> O Abz Do Ziraldo de Ziraldo pela Melhoramentos (2003)
>>> Understanding And Using English Grammar With Audio Cd And Answer Key de Betty S. Azar; Stacy A. Hagen pela Pearson Longman (2002)
COLUNAS

Quarta-feira, 8/10/2003
Submundo
Rennata Airoldi
+ de 3100 Acessos

O premiado Grupo Sobrevento de Teatro encerra esta semana a temporada paulista de Submundo. A peça, que se propõe a falar do terceiro mundo através de várias linguagens teatrais, peca também pelo excesso e pela repetição. Num primeiro momento, é surpreendente: depara-se com um cenário que é, na verdade, uma mágica instalação de metal. Cobrindo todo o palco, a estrutura de grades está a 80 centímetros do chão e, por ser translúcida, dá a idéia exata de sobreposição e observação.

Por outro lado, o teatro não é uma arte estática e só visual. Infelizmente, a instalação acaba se tornando um elefante branco no decorrer da peça. A mesma maneira de entrar e de sair por pequenas portas não surpreende mais. O que se torna mais cansativo é a música, que se repete cada vez que uma portinha abre e fecha. Isso faz com que o público já saiba o que está por vir. Embora a presença dos músicos, tocando ao vivo, seja um diferencial, ela deveria ser melhor aproveitada: dialogando e contribuindo para o movimento cênico (mesmo que este se repita); propondo um casamento diferente entre sonoplastia, atores e luz. Quem sabe, então, resultaria numa cena mais ágil. Ainda assim, a música, na maior parte do espetáculo, contribui e acrescenta (principalmente nos momentos coreografados, onde a dança é protagonista).

De qualquer forma, os melhores momentos são justamente quando a linguagem adotada é a do Teatro de Animação. Um "pedaço de jornal" que vira uma galinha em cena é um dos momentos mais criativos e surpreendentes. Onde o palco some e a mágica acontece. Além disso, há uma dança de lenços que ganham vida no ar, e um "à parte": um boneco que sai de dentro do oratório de uma família de retirantes nordestinos. Por fim, uma "peça de bonecos" dentro da peça: a parte mais popular e mais divertida.

O problema todo está nisso aí. Com tudo misturado, no mesmo espetáculo, fora depoimentos e momentos mais políticos (onde o discurso narrativo é determinante), a peça se transforma numa colcha de retalhos. Faltou selecionar, faltou chegar num roteiro mais compacto e significativo. Toda esta mistura enfraquece o espetáculo como um todo, porque a unidade fica abalada. Com todo o material apresentado, poderiam ser feitas pelo menos três peças. Só o número dos bonecos é uma obra isolada; com começo, meio e fim.

Não quero, contudo, pregar a idéia de um teatro "careta", que exige uma maneira conservadora de realização, com enredos simples e lineares. O que discuto aqui é que: quando se decide, quando se opta pelo "teatro que segue um roteiro" (e não uma história), é preciso ser mais cauteloso nas escolhas. A seqüência de repetições, a seleção do que deve (ou não) fazer parte da peça deve ser criteriosa. Caso contrário, fica parecendo que tudo cabe num mesmo roteiro. Não é bem assim. Num processo de criação, podem surgir milhares de idéias, mas nem todas devem ser colocadas num mesmo espetáculo, para não comprometer nem o andamento, nem o entendimento e, muito menos, a unidade.

O Grupo Sobrevento é um dos contemplados pela Lei do Fomento. Assim, esta é uma temporada popular onde os ingressos custam apenas dois reais. A peça Submundo está em cartaz no Centro Cultural São Paulo, até o dia 12 de outubro (R. Vergueiro, nº 1000). De quinta a sábado às 21hrs.; e no Domingo às 20 hrs.

Dica para o mês das Crianças

Neste mês das crianças, eu não poderia deixar de dar uma dica de um peça infantil. Contarolando é um musical infantil que conta a história de uma trupe de teatro mambembe, "Piuí", que está numa estação esperando o próximo trem. Nesta espera, e enquanto procuram a mala da companhia, os atores resgatam o seu repertório, que é composto por música e cantigas populares e folclóricas. Além das crianças, os adultos também se divertem muito recordando músicas como: "Cai Cai Balão", "Meu lanchinho", etc. O visual da peça, bem como o arranjo das músicas (que são cantadas ao vivo), é o grande diferencial.

Contarolando está em cartaz no Teatro Imprensa até o dia 30 de novembro. Neste fim de semana: sábado e domingo, às 16hrs. A partir do dia 18: sessões às 11hrs. (R. Jaceguai, nº 400. Maiores informações: 011 3241-4203).


Rennata Airoldi
São Paulo, 8/10/2003

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Os Doze Trabalhos de Mónika. Prólogo. Sem Alarde de Heloisa Pait
02. Conversando com Truman Capote de Luiz Rebinski Junior
03. Ana Luiza e Luis Felipe Gama: bela parceria de Rafael Fernandes
04. A Copa do Mundo é sua! de Ram Rajagopal
05. A diva intelectual de Marcelo Barbão


Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2003
01. Zastrozzi - 2/7/2003
02. Temporada de Gripe - 17/11/2003
03. As Nuvens e/ou um deus chamado dinheiro - 4/6/2003
04. O Belo Indiferente - 24/9/2003
05. Ânsia - 26/3/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Pedagogia Hospitalar
Elizete Lúcia Moreira Matos, Margarida Maria Teixeira de Freitas Mugiatti
Vozes
(2013)



Dublinenses
James Joyce
Folha de S. Paulo
(2003)



Ria Agora
Ana Banana
Do autor
(2012)



Livro Infantil The Phantom Of The Opera Level 5
Gaston Leroux
Pearson Education Esl
(2008)



Femea Alfa: o Diario Real das Minhas Orgias
Nalini Narayan
Matrix
(2016)



Livro Literatura Brasileira As Aventuras de Tibicuera viagem à Aurora do Mundo
Erico Verissimo
Globo
(1984)



Mistérios Celtas - Mitos, Deuses, Mistérios
John Sharkey
Del Prado
(1997)



Um artista do império
Vitor Meireles
Copel
(2004)



Resposta a Matilde
Fernando Namora
Nórdica
(1981)



Rituais de Aleister Crowley
Marcos Torrigo
Madras
(2001)





busca | avançada
61129 visitas/dia
2,1 milhões/mês