RI na Casa do Saber | Tais Laporta | Digestivo Cultural

busca | avançada
63210 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
>>> “Diversos Cervantes 2025”
>>> Francisco Morato ganha livro inédito com contos inspirados na cidade
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A Teoria de Tudo
>>> Homenagem a Euclides da Cunha
>>> A voz da singularidade
>>> 100 homens que mudaram a História do Mundo
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Plebiscito contra a Alca
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Mané, Mané
>>> Scott Henderson, guitarrista fora-de-série
>>> Information Society e o destino da mídia
Mais Recentes
>>> Livro Zac Power Spy Camp Missão Zac Corre Na Selva de H. I. Larry pela Fundamento (2013)
>>> Quatro Estações de Stephen King pela Objetiva (2001)
>>> Saiba Quem Você E, Seja O Que Você Quiser de David Fontana pela Gente (2000)
>>> Nova Ordem Mundial de Robson Pinheiro pela Casa dos Espíritos (2024)
>>> O Príncipe do Islã de J. W. Rochester pela Correio Fraterno (2012)
>>> Livro Tc Tom Carroll de Nick Carroll pela Rocky Montain Tradução por Juliana Lemos (2014)
>>> Livro Você, Eu E Os Robôs Como Se Transformar No Profissional Digital Do Futuro de Martha Gabriel pela Atlas (2021)
>>> Livro A Semente Da Vitória de Nuno Cobra pela Senac (2002)
>>> Falcões Da Noite de Roberto Ampuero pela Planeta (2025)
>>> Trilhas Da Libertação de Divaldo P. Franco pela Federação Espírita Brasileira (2010)
>>> One Piece volumes 1 à 52 + One Piece RED de Eiichiro Oda pela Panini (2014)
>>> Reiki Essencial - Manual Completo Sobre uma Antiga Arte de Cura de Diane Stein pela Pensamento (2018)
>>> Livro Ramsés A Dama de Abu-Simbel Volume 4 de Christian Jacq, traduzido por Maria D. Alexandre pela Bertrand Brasil (1999)
>>> Livro Guia Pantanal Bonito E Chapada Dos Guimarães de Bei Mastercard pela Bei
>>> Guerra Dos Tronos: As Crônicas de Gelo e Fogo Livro 1 de George R. R. Martin pela Leya Brasil (2010)
>>> Alvo Humano - Vol. 2 de Tom King, Greg Smallwood pela Panini Comics (2023)
>>> Ensaios De Filosofia Ilustrada de Torres Filho pela Iluminuras (2004)
>>> Livro Ramsés O Filho da Luz Volume 1 de Christian Jacq, traduzido por Maria D. Alexandre pela Bertrand Brasil (1999)
>>> Lima Barreto: Cronista Do Rio de Beatriz Resende, Lima Barreto pela Autêntica (2020)
>>> Teoria delle funzioni di variabile complessa e delle funzioni ellittiche de Luigi Bianchi pela Enrico Spoerri (1916)
>>> Desobsessão de Francisco Cândido Xavier pela Federação Espírita Brasileira (2010)
>>> Livro Iron Man Onde Está? de Ilustrado por Art Mawhinney pela Abril Comunicações, Publications International, Marvel (2013)
>>> Livro Criando e Administrando Marcas de Sucesso de David A. Aaker pela Futura (1996)
>>> Mediunidade de Edgard Armond pela Aliança (2003)
>>> Explicando O Antigo Testamento de Francisco Albertin pela Santuário (2007)
COLUNAS

Quarta-feira, 30/8/2006
RI na Casa do Saber
Tais Laporta
+ de 2800 Acessos

À primeira vista, quando alguém fala em RI - Relações Internacionais - as primeiras palavras que chegam à cabeça são Hezbollah, Rodada de Doha, preço do petróleo, diplomacia e mais diplomacia. Descobri, contudo, que essa sigla comum nas empresas e jornais está bem perto de nós - bem mais do que imaginamos. Nada em RI é o que parece. Pelo menos, foi nessa atmosfera que a Casa do Saber promoveu o curso de Introdução às Relações Internacionais, trazendo ao centro da discussão o professor de RI e doutor em Ciências Políticas pela USP, José Luiz Niemeyer.

A maior surpresa do curso, com exceção ao conteúdo, foi, sem dúvida, os alunos. Curiosamente, o projeto da Casa atraiu um público altamente eclético: entre eles, o estudante de RI, o economista, o publicitário, a engenheira química, o administrador de empresas, a jornalista e a bacharel em direito. Todos ávidos por pescar alguma informação essencial, declaradamente dispostos a aplicar o conhecimento digerido no seu campo profissional. "Interessante!", exclamou o professor Niemeyer, ao descobrir a especialidade de cada um dos presentes. No percurso das quatro aulas previstas na programação, já estava provado que ele não exagerou, e que Relações Internacionais está realmente em quase tudo.

Você deve questionar como um tema que discute os conflitos bélicos entre Israel e Líbano pode influenciar, por exemplo, no processo de criação de uma peça publicitária. Ou ainda, no desenho da planta de um apartamento. "Existem médicos que estudam RI para poder entender a relação entre os sistemas que regem o organismo, da mesma maneira que as nações-estado se comunicam dentro do sistema internacional", compara o acadêmico.

Para muitos estudiosos, porém, Relações Internacionais é um grande caldeirão vazio, sem conteúdo nem função definida. Em outras palavras, uma perda de tempo. Isso porque a área abrange tantas variantes, que fica difícil definir sua peculiaridade. Uma interpretação de RI pode incluir filosofia - Kant é sempre citado com o conceito que apelidou de "cidadão universal" - sociologia, economia, geografia, antropologia, matemática...E, acredite, cultura também.

Para compreender o sistema internacional, é preciso conhecer não somente as regras de cada Estado que o contempla, mas, principalmente, o indivíduo e sua relação direta com ambas vertentes. Niemeyer defende esse ponto de vista baseado na representatividade das etnias e civilizações. "A indiazinha pobre da Amazônia é uma cidadã brasileira, com seus direitos representados pelo Estado também em âmbito internacional? Ou, por não possuir cidadania brasileira, é um elemento totalmente isolado do sistema?".

É preciso chegar a esse nível de pensamento para entender RI? Soa estranho, mas o que eu gosto de comer tem importância para o sistema internacional. Meus hábitos, leituras, amizades, religião e os lugares que freqüento são um reflexo do que o Estado reivindica em meu nome nos encontros internacionais. Nem sempre é preciso essa intermediação para meu papel sobressair-se nas decisões tomadas pela ordem internacional. Pode parecer utópico que o indivíduo se relacione diretamente com o sistema, mas é uma hipótese plausível, e aí entra Kant, mais uma vez, com o seu "cidadão do mundo".

O professor Niemeyer cita um exemplo interessante. Soldados norte-americanos são recrutados para a guerra com mais facilidade do que seriam no Brasil. Muito mais, tanto pela tradição bélica da potência, quanto pelo conservadorismo e a noção de estrutura familiar brasileira, que relutaria em desmantelar-se para defender a "soberania nacional" de um Estado.

O papel do RI é fazer conexões justamente neste sentido: em pontos inimagináveis, porém hipoteticamente possíveis e nos quais ninguém havia pensado. É imaginar saídas lógicas pela lateral, porém, nunca óbvias. Aliás, a obviedade é o que menos importa em RI. Talvez por isso, os diplomatas e acadêmicos da área sejam carinhosamente apelidados pelas outras ciências como os reis da embromação.

É que o discurso do RI precisa navegar sempre por mares desconhecidos. Mas a área não enfraquece com esse ineditismo teórico. Pelo contrário, a teoria e as diretrizes existem, com o diferencial de não serem regra absoluta, mas apenas guias para a interpretação de um contexto X. Por exemplo, há diferentes escolas que norteiam o pensamento das Relações Internacionais, com destaque para a realista, que acredita no conflito quase sempre como única solução, e a idealista, que prioriza os acordos pacíficos em detrimento da guerra, mas não descarta a possibilidade de confronto em última hipótese.

Freqüentemente, realistas e idealistas podem ser tão relativos que suas linhas de raciocínio se cruzam, a ponto de enfraquecer a definição específica de cada uma. Em RI, não existe uma verdade absoluta, existem várias. Um exemplo: a segurança cooperativa. Na eminência de uma guerra, freqüentemente as partes envolvidas se equiparam, inclusive com arsenal armamentista, como aconteceu na Guerra Fria, para assegurar uma ordem pacifista, gerada pelo medo da guerra.

Ao invadir o Iraque, Bush foi absolutamente realista (como é regra na tradição norte-americana), já que utilizou a guerra como ferramenta de combate ao terrorismo e a destruição das supostas armas químicas e biológicas. No discurso em que justifica a ação, contudo, mantém uma postura idealista, ao defender valores como a liberdade e a paz internacional (alguém ainda consegue acreditar nisso?).

Diferente das outras ciências, as Relações Internacionais se norteiam por um conjunto de vertentes, e não por um campo fechado de análise, como a economia, pautada nos fenômenos matemáticos de mercado e algumas ciências humanas. Há quatro variantes básicas utilizadas como teoria para nortear qualquer análise em RI: política, econômica, estratégico-militar e étnico-civilizacionista.

Um exemplo prático: ao escrever um relatório sobre as exportações de fontes alternativas de energia para os EUA, deve-se levar em consideração não somente as vantagens econômicas dessa relação, como as alíquotas de importação e o preço do dólar, mas também a dependência norte-americana em relação ao petróleo, a tensão com a Venezuela, os conflitos no Oriente Médio e mais profundamente, a receptividade dessas novas alternativas dentro das empresas e instituições - e essa relação não está longe da noção de cultura comunitária e individual.

"O aluno de RI costuma ser feliz porque ele sabe que imagem não é tudo, diferente do que é ensinado em outros cursos. É um campo subjetivo, nada prático, baseado no 'blablabla', mas com um certo charme, é claro", definiu o professor Niemeyer em algum momento da conversa que durou quatro aulas, mas caberia por semanas sem cessar, tamanha é a capacidade humana para a abstração. Unir conhecimento concreto ao pensamento subjetivo é uma viagem para poucos. Os que se aventuram, no entanto, dizem que vale a pena.


Tais Laporta
São Paulo, 30/8/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. O fim do livro, não do mundo de Marta Barcellos
02. Zuenir Ventura e a aventura da reportagem de Fabio Silvestre Cardoso
03. Dez Autores de Ricardo de Mattos
04. O nascimento de uma nação de Lucas Rodrigues Pires
05. As férias estão chegando de Clarissa Kuschnir


Mais Tais Laporta
Mais Acessadas de Tais Laporta em 2006
01. Guimarães Rosa no Museu da Língua Portuguesa - 1/11/2006
02. Pelas curvas brasileiras - 11/7/2006
03. Ninguém segura Lady Macbeth - 2/8/2006
04. Sem cortes, o pai do teatro realista - 17/5/2006
05. Confissões de uma ex-podcaster - 20/9/2006


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro A Luta pelo Direito
Rudolf Von Lhering
Forense
(2000)



As Duas Vidas de Audrey Rose
Francisco Alves
Civilização Brasileira
(1964)



Estado Vegetativo
Tiago Novaes
Callis
(2007)



Auto da Compadecida
Ariano Suassuna
Nova Fronteira
(2016)



Livro Infantil Menina Flor e o Boto
Dira Paes
Mãe Brasil
(2008)



Livro Literatura Estrangeira O Caçador de Pipas Romance
Khaled Hosseini
Nova Fronteira
(2005)



O Mundo dos Fenômenos Psíquicos
f.s. Edsall
Pensamento



Física 1 - edição 2004 exercicios reformulados
Fernando Cabral E Alexandre Lago
Harbra
(2004)



Dicionário de Espanhol - Português
Julio Martinez Almoyna
Porto
(1977)



O Homem Inocente
John Grisham
Arqueiro
(2019)





busca | avançada
63210 visitas/dia
1,7 milhão/mês