Minha primeira vez - parte I | Rafael Rodrigues | Digestivo Cultural

busca | avançada
56287 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> 'ENTRE NÓS' – 200 obras premiadas pelo IMS em Exposição no Paço Imperial, RJ
>>> 'Meus olhos', de João Cícero, estreia no Espaço Abu
>>> Aulas de skate é atração do Shopping Vila Olímpia para todas as idades
>>> Teatro Portátil fecha o ano de 2024 em Porto Ferreira
>>> Amor Punk de Onurb
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
Colunistas
Últimos Posts
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
>>> O jovem Tallis Gomes (2014)
>>> A história do G4 Educação
>>> Mesa do Meio sobre o Primeiro Turno de 2024
>>> MBL sobre Pablo Marçal
>>> Stuhlberger no NomadCast
>>> Marcos Lisboa no Market Makers (2024)
>>> Sergey Brin, do Google, sobre A.I.
Últimos Posts
>>> E-book: Estágios da Solidão: Um Guia Prático
>>> O jardim da maldade
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O Peachbull de Maresias
>>> Quando Paris era uma festa
>>> Tribalistas e Zé Celso
>>> Eleições Americanas – fatos e versões
>>> O retalho, de Philippe Lançon
>>> Um nada, um estado de ânimo
>>> A Trilogia de Máximo Górki
>>> Um olhar sobre Múcio Teixeira
>>> O herói devolvido?
>>> YouTube e aberturas de novelas
Mais Recentes
>>> História da Menina Perdida - série napolitana volume 4 de Elena Ferrante pela Biblioteca Azul (2017)
>>> O Processo Didático 2ª edição. de Irene Mello Carvalho pela Fgv (1978)
>>> Guia Do Mochileiro Das Galáxias, O - Vol. 1 de Douglas Adams pela Sextante (2004)
>>> Ana Terra de Erico Verissimo pela Globo (2001)
>>> Sucesso Entre Aspas - Pensamentos Selecionados de Pagnoncelli Dernizo Vasconcellos Filho Paulo pela Sem editora (1992)
>>> P S Beijei de Adriana Falcão pela Salamandra (2024)
>>> Meishu-sama e o Johrei (coletânea Alicerce do Paraíso Volume 01) de Sama Meishu pela Mokti Okada (2002)
>>> Comédias da vida privada de Luiz Fernando Veríssimo pela Círculo do Livro (1998)
>>> O mulato de Aluísio Azevedo pela Klick (2024)
>>> Jaime Bunda - Agente Secreto de Pepetela pela Record (2003)
>>> Uma Orquestra De Minorias de Chigozie Obioma pela Globo Livros (2019)
>>> O Dom Da Historia: Uma Fabula Sobre O Que E Suficiente. de Clarissa Pinkola Estés pela Rocco (1998)
>>> Ressurreição de Liev Tolstoi pela Cosac & Naify (2010)
>>> Em Fogo Lento de Paula Hawkins pela Record (2021)
>>> Video Girl AI - Volume 1 ao 30 de Masakazu Katsura pela Jbc (2024)
>>> The Art Of Satire de Ralph E. Shikes/ Steven Heller pela Horizon Pr (1984)
>>> Neonomicon de Alan Moore/ Jacen Burrows pela Panini/ Avatar (2011)
>>> Milarepa de Eric-Emmanuel Schimitt pela Nova Fronteira (2003)
>>> As Tentações De Santo Antão de Gustave Flaubert pela Iluminuras (2004)
>>> Les Trottinou Déménagent de Cyndy Szekeres pela Deux Coqs Dor (1998)
>>> O Mito Nazista de Phillippe Lacoue-labarthe pela Iluminuras (2002)
>>> O Livro de Ouro da Mitologia Erótica de Shahrukh Husain pela Ediouro (2007)
>>> Viagem Ao Passado Mítico de Zecharia Sitchin pela Editora Madras (2015)
>>> Arzach de Móbius pela Nemo (2011)
>>> Les Trottinou Et Bébé Trot de Cyndy Szekeres pela Deux Coqs Dor (2009)
COLUNAS >>> Especial Melhores de 2006

Sexta-feira, 22/12/2006
Minha primeira vez - parte I
Rafael Rodrigues
+ de 6300 Acessos
+ 3 Comentário(s)

Desde 2002 costumo colocar no papel um balanço das minhas conquistas durante os 12 meses do ano que está prestes a terminar. Sempre num tom literário, quase uma crônica de final de ano. Nunca havia passado pela minha cabeça escrever um texto sobre o que de melhor aconteceu em termos de literatura (que é a minha área) durante algum ano. Eis que agora, motivado pelo Especial Melhores de 2006, enfim faço a minha primeira seleção de melhores leituras.

E como tudo na vida, tudo tem seu tempo certo. Houve um ano, 2002, se não me engano, em que li cerca de 50 livros. Pouco, para alguns; muito, para outros. Para mim, foram muitos, porque o ano começou, pra valer, em maio, quando entrei na faculdade e, por conta de duas greves, vivia indo à biblioteca, para não perder o costume de ir à universidade nem esquecer o caminho dela.

Ou seja, foram (vamos arredondar, para a conta sair certinha) 48 livros em 8 meses. Isso dá 6 livros por mês. Foi uma boa média, acredito eu.

Com o tempo, as leituras foram dividindo espaço com a escrita e foram diminuindo um pouco, infelizmente. Mas o que perdi em números, ganhei em qualidade, que não sou bobo.

Foi o que aconteceu neste ano de 2006. Minhas outras atividades (ainda estudante de letras, filho mais velho, revisor deste Digestivo e colunista - agora ex - de outros sites) me fizeram selecionar melhor o que ler e o que deixar de ler.

Mas sobre os livros que li (e os que não li, também), escreverei um outro texto. Neste aqui farei uma pequena seleção dos textos que mais gostei de ler aqui mesmo, no Digestivo.

E é bom dizer: seleções nunca são justas. Sempre alguma coisa muito boa acaba ficando de fora (sem trocadilhos, por favor). Então que critério usar para selecionar os melhores textos, na minha opinião, publicados aqui, neste ano?

O critério utilizado será um só: minha memória. Que já não anda lá muito boa, é verdade, mas ainda me ajuda bastante.

Os textos que aqui vou listar são os que primeiro me vieram à mente, ao bater o olho no nome de cada colunista. Não há ordem de preferência, nem deve haver. Todos se encontram no mesmo patamar. Nem todos os "Digestores" serão citados, para eu não me perder e também para não me prolongar. Além do que fica impraticável, por exemplo, selecionar um, dois ou três textos da Ana Elisa, por exemplo. Ela é a colunista mais equilibrada do Digestivo, no sentido de que seus textos têm o mesmo "padrão de qualidade", são todos igualmente excelentes. Difícil também escolher um texto do Marcelo Miranda, por exemplo, ou do meu xará Fernandes, que sempre escrevem excelentes e bem alicerçados textos, mas cinema e música não são lá a minha praia, apesar de eu gostar muito de ambas as áreas.

Quando tive a idéia de fazer este texto, lembrei logo da coluna "Sim, é possível ser feliz sozinho", do Luis Eduardo Matta. Não cheguei a comentar o texto, mas deveria, porque gostei muito dele e também porque o LEM - que é como me refiro a ele mentalmente, já que não o conheço pessoalmente - é um gentleman e vira e mexe acompanha meus pulos além-Digestivo. Minha vez agora de comentar o texto dele e dizer o motivo de eu ter gostado tanto do que ele escreveu. Viver sozinho foi algo que fiz durante muito tempo. Enquanto meus amigos namoravam, eu continuava solitário, tímido que era - e continuo sendo - para engatar uma boa conversa com uma garota e iniciar um namoro. Mas o Luis não fala da solidão juvenil. Fala da solidão adulta, a qual ainda não experimentei, pois moro com meus pais e irmãos. Mas ainda assim me identifiquei com o texto. Isso porque, mesmo cercado por pessoas dentro de casa - e fora dela -, gosto da solidão. Sou um homem solitário por natureza. Gosto de ficar no meu canto, ouvindo minhas músicas, tocando minha guitarra, lendo meus livros ou, simplesmente, deitado na cama olhando para o teto. O texto do Luis é um alento para quem está ou prefere ficar sozinho, pois ele deixa claro e prova por A+B que estar só não é nada de mais, desmistificando a imagem de "insensível" que essas pessoas têm perante os seus próximos e, talvez, de frente para o espelho.

A Marília Almeida trouxe para os leitores do Digestivo um texto sobre Estamira, nome de uma mulher e de um documentário feito sobre a sua vida. Estamira é uma mulher de 63 anos (na época do documentário, lançado em 2005) que ganha a vida catando lixo em um aterro sanitário em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. "Filósofa, mulher, guerreira, louca, lúcida e feiticeira, Estamira é várias mulheres em uma.", diz Marília. Com um texto muito bem escrito, Marília traz à tona a história dessa mulher singular e também de muitas outras pessoas que vivem dessa mesma "profissão". Recomendo a leitura do texto e, é claro, assistir ao documentário.

Em "Qual é o seu departamento?", Elisa Andrade Buzzo escreve sobre a agonia que é entrar - mesmo que não seja para comprar - em uma loja de departamentos. O legal do texto é que ele me fez lembrar do meu tempo de funcionário da C&A, tempo esse nem tão longe assim, pois trabalhei lá até julho do ano passado. Me diverti muito e aprendi muitas lições, profissionais e de vida. Todos nós que de lá saímos, chamamos a loja de uma escola, porque é realmente engrandecedor trabalhar lá.

Algumas das melhores colunas foram publicadas dentro dos Especiais. Um deles, o Eleições 2006, foi o que talvez tenha gerado mais polêmica. E um dos textos que mais gostei foi o "Voto fulo", do Guga Schultze, que estava indignado por ser obrigado a votar. Como muita gente, aliás. Eu concordo com o Guga, mas com reservas. Acho que se hoje o voto deixasse de ser obrigatório, estaríamos mais perdidos ainda. É claro que respeito a opinião dele, e gostei demais do texto, mesmo tendo essa divergência. Ah, e o título da coluna é hilário.

E agora, o Marcelo Maroldi. É sempre bom ler o Maroldi, mas existem três textos dele que são fora de série - isso dos que eu li, deve haver outros. "Dos amores possíves", "Receita para se esquecer um grande amor" e "Recomeço". Eles formam uma trilogia, e coloquei os títulos em ordem cronológica. Do último, vai um trechinho: "Eu caminho de mãos soltas contra o vento gelado e provinciano. Os meus olhos agora são olhos de um novato, tolos e debutantes. Há tempos não me sentia um idiota completo, a gente sempre se sente melhor quando está amando". Todos carregados de sentimento e poesia. Recomendo a leitura dos três e de outros textos do Maroldi, claro. Ah, mas só depois que terminar de ler o meu!

Ainda está aí, caro leitor? É que eu não posso deixar de falar de outro colunista, o Rafael Bandini. Digo, o Rafael Rodrigues, que com seus textos maravilhosos, arrebata uma legião de leitores, sendo sempre abordado por dezenas de fãs, no meio do rua, a lhe pedir autógrafos. Por isso se atrasa tanto para seus compromissos, o Rafael.

Pra terminar, e pra deixar claro que o parágrafo anterior não passa de uma brincadeira, o textaço do Julio, nosso editor, "Não me venham com escritores (gênios, então...)", que fala sobre a constante chegada de indicações de novos gênios da literatura brasileira em sua caixa de e-mail e de correio. São mensagens eletrônicas, livros e textos impressos, que quase chegam a soterrar o Julio, pedindo para que ele publique este ou aquele "artigo genial" ou indique este ou aquele "novo e genial escritor inédito" a alguma editora. E o Julio dá um recado que serve para qualquer um que se pense merecedor de destaque nas letras: trabalhe. Apoiar-se nas costas de alguém ou ter um bom padrinho não é o melhor caminho. Além de o autor não ter a melhor sensação que se pode ter: a do trabalho reconhecido através do próprio esforço.


Rafael Rodrigues
Feira de Santana, 22/12/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Um estranho chamado Joe Strummer de Celso A. Uequed Pitol
02. A coisa tá preta de Cassionei Niches Petry
03. Almoços com C.S. Lewis de Celso A. Uequed Pitol
04. Terra, chão de primavera de Elisa Andrade Buzzo
05. Corrupção ou esperança de Daniel Bushatsky


Mais Rafael Rodrigues
Mais Acessadas de Rafael Rodrigues em 2006
01. A história do amor - 24/7/2006
02. O soldado absoluto - 18/9/2006
03. Livro dos Homens - 7/8/2006
04. O encontro marcado: 50 anos - 16/10/2006
05. Carta de um jovem contestador - 9/5/2006


Mais Especial Melhores de 2006
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
24/12/2006
12h10min
Rafael, você tem umas antenas sintonizadíssimas, meu! Lendo desse jeito... rapaz, se eu conseguir ler um livro por mês já tô lucrando... Afinadíssimo esse texto; um mapa pessoal do Digestivo com os lugares que o Rafael achou legais. Deixa eu acrescentar mais um nome, agora no sério: um tal de Rafael Rodrigues cujos textos são excelentes. Como esse aí em cima. Abraços, véio, e continue com essa cultura toda: a gente precisa!
[Leia outros Comentários de Guga Schultze]
28/12/2006
13h45min
50 livros por mês! Puxa, Rafael, me senti até envergonhada agora. Leio no máximo 1 (um) livro por mês. Você fez leitura dinâmica? (rs). Abraços .
[Leia outros Comentários de Janethe Fontes]
28/12/2006
19h59min
Corrigindo... 6 livros por mês! Puxa, Rafael, me senti até envergonhada agora. Leio no máximo 1 (um) livro por mês. De novo: você fez leitura dinâmica? (rs). Abraços.
[Leia outros Comentários de Janethe Fontes]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Nuovo Dizionario Portatile - Italiano-Tedesco e Tedesco-Italiano
Jagemann e D'Alberti
Stampatore e Librajo
(1811)



Os Diários de Virginia Woolf
José Antonio Arantes
Companhia das Letras
(1989)



Cadeia produtiva da carne bovina de mato grosso do sul
Ido Luiz
Oeste
(2001)



Léo Marinho
Cristina Porto; Walter Ono
Ftd Didáticos
(1997)



Caminhos de Amor e Odio - Ficção - Literatura
Dr. Afranio Luiz Bastos
Bookess
(2015)



Mickey N. 734
Walt Disney
Abril



A Dieta da Superenergia do Dr. Atkins
Robert Atkins- Shirley Linde
Artenova
(1976)



De Volta aos Sonhos
Bruna Vieira
Gutenberg
(2014)



Lambisgóia
Edson Gabriel Garcia
Nova Fronteira
(1984)



Um Crime para Todos
R. Kaufman / P. Barry
Ediex
(1965)





busca | avançada
56287 visitas/dia
1,7 milhão/mês