Panorama Literário de 2006 | Marília Almeida | Digestivo Cultural

busca | avançada
45911 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Cláudia de Paula estreia a exposição “Feminino Fiolado” no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica
>>> ILUMINAÇÕES POÉTICAS: ARTE DO REINO SAUDITA NO PAÇO IMPERIAL, RJ
>>> DONA FULÔ E OUTRAS JOIAS NEGRAS
>>> Cerrado Imaterial - Berço da Vida | Bela Vista Cultural
>>> MAB Educativo tem oficinas de práticas artísticas no mês da Consciência Negra
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
Colunistas
Últimos Posts
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
>>> O jovem Tallis Gomes (2014)
>>> A história do G4 Educação
>>> Mesa do Meio sobre o Primeiro Turno de 2024
>>> MBL sobre Pablo Marçal
>>> Stuhlberger no NomadCast
Últimos Posts
>>> E-books trazem uso das IAs no teatro e na educação
>>> E-book: Inteligência Artificial nas Artes Cênicas
>>> Publicação aborda como driblar a ansiedade
>>> E-book apresenta ferramentas de IA a professores
>>> E-book: Estágios da Solidão: Um Guia Prático
>>> O jardim da maldade
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Marcuse e o Brasil
>>> Convite para as coisas que não aconteceram
>>> Por que os blogs de jornalistas não funcionam
>>> Cem anos de música do cinema
>>> 453 – São Paulo para gregos e troianos
>>> Roberto Carlos:Detalhes em PDF
>>> O computador de antigamente
>>> Cartas Pônticas, de Ovídio
>>> Um clássico!
>>> Relativismo e Fundamentalismo Midiático
Mais Recentes
>>> O Mistério Dos Morros Dourados de Francisco Marins pela Átomo (1995)
>>> Coração Na Rede de Telma Guimarães Castro Andrade pela Atual (2010)
>>> As Parceiras de Lya Luft pela Record (2005)
>>> Nas Tramas Da Emoção de Margarida Patriota pela FTD (1994)
>>> Médicos E Traficantes de Gerald Green pela Record
>>> O Paraíso Éuma Questão Pessoal de Richard Bach pela Record (1993)
>>> Lembrando o Passado de Esveraldina Fortuna Luz pela Do Autor (1987)
>>> A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga pela Casa Lygia Bojunga (2019)
>>> Viagem Ao Mundo Dos Micróbios de Samuel Murgel Branco pela Moderna (2013)
>>> Um novo mundo - O despertar de uma nova consciência de Eckhart Tolle pela Sextante (2007)
>>> A Vida Dos Grandes Brasileiros Box C/ 6 Volumes... de Editora Três pela Do Autor
>>> Sociologia Crítica Alternativas de Mudança de Pedrinho A Guareschi pela Edipurs (1999)
>>> As Aventuras de Tom Sawyer Obras Primas Universais de Mark Twain pela Melhoramentos (2001)
>>> Princípios Fundamentais E Normas Brasilieras De Contabilidade de Conselho Regional De Contabilidade De Santa Catarina pela Do Autor (2008)
>>> Guia Não Faça Tempestade Para Pais... de Richard Carlson pela Rocco (2004)
>>> Medicina Ortopédica : Manipulações Vertebrais ,Princípio, Indicações, Contra-Indicações e Técnicas de Robert Maigne pela Revinter (1996)
>>> À Escuta dos Planetas de Jacques Bergier pela Hemus
>>> A Maçonaria na História de Nilópolis II de Daniel A. N. Wanzeler pela Carlos Ferreira (2019)
>>> Arquitetura no Brasil sistemas construtivos de Sylvio de Vasconcellos pela Ufmg (1979)
>>> Do Outro Lado do Rio de John Bemrose pela Record (2005)
>>> Amor Na Palma Da Sua Mão de Ghanshyam Singh Birla pela Pensamento (1998)
>>> David Copperfield Adaptação Débora Rodrigues de Charles Dickens pela MCA
>>> Princípios Fundamentais E Normas Brasilieras De Contabilidade - de Conselho Federal De Contabilidade pela Do Autor (2006)
>>> Livro O Porco Êsse Desconhecido de Nelson Palma Travassos pela Edart (1961)
>>> Alquimia Interior de Zulma Reyo pela Ground (1989)
COLUNAS >>> Especial Melhores de 2006

Terça-feira, 27/2/2007
Panorama Literário de 2006
Marília Almeida
+ de 5100 Acessos
+ 2 Comentário(s)

2006 para a literatura foi sinônimo de eventos consolidados sem muitas novidades, como Flip e Bienal do Livro. Também foi um ano de diversos lançamentos de autores latino-americanos, incluindo a compilação completa da obra jornalística de Gabriel García Márquez em diversos e extensos volumes pela Editora Record; e reedições de obras do jornalismo literário, como Na pior em Paris e Londres, de George Orwell, pela Companhia das Letras, editora já consagrada que reforçou investimentos em um novo formato e coloca no mercado livreiro títulos selecionados a dedo em edições econômicas, com o selo Companhia de Bolso.

Muitos destes novos livros de 2006 ganharam duplo destaque ou foram impulsionados pelo cinema, que parece ter sido e continuará sendo o melhor divulgador da literatura. Em 2006, a sétima arte resgatou até escritores norte-americanos da época da Depressão de 30, como Charles Bukowski (Factotum, com Matt Dillon) e John Fante (Pergunte ao Pó, com Collin Farrel e Salma Hayek). Muitos outros lançamentos são aguardados para este ano, como a adaptação de Anotações sobre um Escândalo, da escritora inglesa Zoë Heller, que traz Cate Blanchett como protagonista.

Por fim, pode se afirmar que 2006 manteve sua agenda agitada na área. Mas quatro escritores e respectivas obras parecem ter se sobressaído e destacado neste concorrido cenário. Alguns já consagrados, outros, novatos que prometem.

Obra premiada
A linguagem do escritor amazonense Milton Hatoum, como já disse no post "As gangorras de Hatoum", é simples, isenta de piruetas modernas ou arroubos intelectuais. Mas sua narrativa é tão intricada que facilmente nos prende com histórias sobre relações familiares complexas e repletas de sentimentos intensos, muitas vezes dúbios e contraditórios. Assim o é Dois irmãos (2001), relançado em formato de bolso no ano passado pela Companhia das Letras e ganhador do Prêmio Jabuti em 2001.

Mas Hatoum, admirador de Guimarães Rosa e Graciliano Ramos, parece ter se consagrado definitivamente em 2006, após ganhar seu terceiro Jabuti por Cinzas do Norte (2005), seu terceiro livro. O primeiro, Relato de um certo Oriente (1989), é separado por anos do segundo, mas premiado da mesma maneira, fenômeno que denota um certo perfeccionismo de seu autor, que definitivamente funcionou muito bem até agora.

O escritor já se destacaria apenas pela sua cidade de origem, na qual faz questão de contextualizar suas histórias, todas com fortes reminiscências autobiográficas: a cidade de Manaus. Pedaço de um Brasil esquecido, Hatoum torna um deleite o desbravar de uma região que traduz tão bem nossa pátria. E cria uma literatura que há tempos não se via no país, com mais recheio e menos forma.

Jornalismo romanceado
Neste ano, não é demais dizer que o jornalista e escritor norte-americano Truman Capote (1924-1984) reviveu. Tudo começou com um filme e indicações ao Oscar, seguidos por diversas reedições de uma obra marcante e polêmica, que revolucionou a linguagem jornalística e foi inspiração para outros escritores de um gênero que se denominou jornalismo literário ou novo jornalismo (new journalism), no qual muitos de seus autores escreviam para a antológica revista norte-americana The New Yorker.

O filme Capote retrata o período de apuração de A sangue frio (Cold Blood, 1966), obra-prima do autor. A atuação afetada de Philip Seymor Hoffman mereceu o Oscar por sua verossimilhança com o retratado. Truman é exatamente o que nos é colocado na tela, talvez pincelado com cores mais claras. A discussão da ética jornalística não tem lugar em sua obra, que insiste em ultrapassar limites até o ápice, em seu último livro, mas, ainda assim, fazer um jornalismo memorável e admirável, exaustivamente apurado e observador.

Após freqüentar a alta roda da sociedade, a decadência de Capote foi rápida e mortal, causada pela dependência do álcool e drogas. Morreu prematuramente após produzir Bonequinha de luxo (1958), sucesso cinematográfico com Audrey Hepburn, e Música para camaleões (1980), peça essencial para entender sua morte e desilusão com o sucesso. Ambos os livros foram reeditados pela Companhia das Letras. O autor ganhou ainda, pela editora, uma compilação de vinte contos de sua autoria, além de uma biografia pela Editora Globo. Além disso, A editora Alfaguara lança agora seu romance inédito: Travessia de verão.

Autor múltiplo
Quem viu Lourenço Mutarelli ao vivo em sua palestra na Flip 2006 e no filme Cheiro do ralo (2006), adaptação de sua primeira obra em prosa lançada em 2002 dirigida por Heitor Dhalia (Nina, 2004) e protagonizada por Selton Mello, não vê grandes mudanças. O escritor é quase um personagem e o personagem é quase o escritor. Com uma expressão facial desiludida, Lourenço gosta de reiterar que por vezes se sente envolvido pelas crises de pânico e depressão tal qual o protagonista de sua aclamada obra, um negociante de artigos usados incomodado cada vez mais com o cheiro do ralo de seu banheiro, o que tira sua razão em situações inusitadas.

Lourenço não é, na verdade, um novato. Ele já era conhecido no mundo dos quadrinhos por seus traços expressivos de nanquim. Lançou a primeira edição de sua arte em 1988 e se tornou referência em publicações independentes. São dele as ilustrações de Nina, que acabou gerando o livro Jesus Kid (2004), uma amostra de que a parceria com Dhalia e Selton rende frutos até hoje. Seu detetive, Diomedes, é estrela de uma trilogia começada em O dobro de cinco, passando por O rei do ponto até terminar em A soma de tudo.

Para completar seu sucesso em 2006, o filme Cheiro do ralo rendeu boas críticas e foi escolhido como melhor filme e ainda levou o Prêmio da Crítica na categoria nacional da 30ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo, além do prêmio do Júri Oficial e Popular do Festival do Rio. Seu mais novo livro, A caixa de areia (ou Eu era dois em meu quintal), lançado pela Devir Editora em janeiro, é uma autobiografia que mistura literatura e quadrinhos.

Peruano engajado
O jornalista e escritor Mario Vargas Llosa, do alto de seus 70 anos, foi uma agradável surpresa em 2006. Seu retorno cruzou o Atlântico pelas mãos da Alfaguara, editora espanhola criada nos anos 60 e que no ano passado desembarcou no país, já responsável por títulos como Quando fui outro, de Fernando Pessoa; Um retrato do artista quando jovem, de James Joyce, entre outros.

Autor distante da fantasia e existencialismo de autores latinos de sua época, como o próprio Márquez, em Travessuras da menina má ainda é possível encontrarmos resquícios da sua postura engajada e narrativa épica, veementes em obras-primas como Conversa na catedral (1969), belo retrato de um Peru sob o jugo da ditadura. Mas Travessuras é, acima de tudo, um livro sobre o amor em meio a utopias, como o Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR), ao longo de 40 anos. São encontros e desencontros de um casal por diversas cidades e países, como a revolucionária Paris dos anos 60.

Linha direta com o Oriente
Além destes autores, é impossível não citar a avalanche de títulos provenientes do Oriente Médio ou cuja temática se situa no ambiente da guerra, radicalismo e conflitos religiosos, tão cada vez mais complexa para o entendimento ocidental.

Primeiro, há dois best-sellers: o O livreiro de Cabul, relato da jornalista norueguesa Asne Seierstad sobre os três meses que viveu com uma família afegã, lançado pela Record; e O caçador de pipas, de Khaled Hosseini, traduzido pela editora Nova Fronteira, que terá em breve uma adaptação para o cinema facilmente encantadora, assim como Machuca (2004), já que trata da amizade de crianças em meio a grandes acontecimentos políticos, mais especificamente um Afeganistão invadido pela União Soviética no final dos anos 70.

Outro título extremamente delicado recentemente lançado pela Geração Editorial é Mulheres de Cabul, de Harriet Logan, ilustrado com belas fotos em preto e branco das mulheres afegãs, alvos fáceis de preconceitos e ideologias ocidentais. A imagem, longe de neutralizá-los, pelo menos os minimiza.


Marília Almeida
São Paulo, 27/2/2007

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Era Meu Esse Rosto de Eugenia Zerbini
02. Terminar o ano correndo de Elisa Andrade Buzzo
03. Desenhando desde criança de Diogo Salles
04. Histórias de robôs de Gian Danton


Mais Marília Almeida
Mais Acessadas de Marília Almeida em 2007
01. Dez obras da literatura latino-americana - 10/7/2007
02. A trilogia da vingança de Park Chan-Wook - 22/5/2007
03. Nouvelle Vague: os jovens turcos - 30/1/2007
04. 10º Búzios Jazz e Blues - 14/8/2007
05. Cinema é filosofia - 28/8/2007


Mais Especial Melhores de 2006
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
28/2/2007
07h02min
muito bom o panorama literário 2006 traçado pela marília almeida: estou indicando o texto aos alunos do meu grupo de ESTUDOS LITERÁRIOS CONTEMPORÂNEOS.
[Leia outros Comentários de lucila nogueira]
28/2/2007
20h51min
Como sempre, um texto excelente e apontando os acontecimentos culturais mais relevantes. Muito bom, Marília, sempre no alvo. Abraços.
[Leia outros Comentários de Guga Schultze]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Reflexões Sobre A Revolução Na França
Edmund Burke
Vide
(2017)
+ frete grátis



As Relações Perigosas
Choderlos de Laclos
Abril Cultural
(1971)



A Intrigante Ciência das Ideias que Dão Certo
Clemente Nobrega
Alta Books
(2015)



Quem Quer?
Tatiana Belinky
Evoluir
(2004)



A Princesa À Espera
Meg Cabot
Record
(2005)



Linguagem e Pensamento
Noam Chomsky
Vozes
(1971)
+ frete grátis



O Diário De Anne Frank 391
Anne Frank
Principis
(2019)



The Avatar Path - The Way We came
Harry Palmer
Avatar
(2011)



Morte Subita
J. K. Rowling
Nova Fronteira
(2012)



O Novo Mundo do Átomo
James Stokley; Octaviano Alves Velho (trad.)
Zahar
(1959)





busca | avançada
45911 visitas/dia
1,9 milhão/mês