Minha segunda vez | Rafael Rodrigues | Digestivo Cultural

busca | avançada
48369 visitas/dia
1,6 milhão/mês
Mais Recentes
>>> OBRAS INSPIRADAS DURANTE A PANDEMIA GANHAM DESTAQUE NO INSTITUTO CERVANTES, EM SÃO PAULO
>>> Sempre Um Papo com Silvio Almeida
>>> FESTIVAL DE ORQUESTRAS JUVENIS
>>> XIII Festival de Cinema da Fronteira divulga Programação
>>> Centro em Concerto: ¡Navidad Nuestra!
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Entre Dois Silêncios, de Adolfo Montejo Navas
>>> Home sweet... O retorno, de Dulce Maria Cardoso
>>> Menos que um, novo romance de Patrícia Melo
>>> Gal Costa (1945-2022)
>>> O segredo para não brigar por política
>>> Endereços antigos, enganos atuais
>>> Rodolfo Felipe Neder (1935-2022)
>>> A pior crônica do mundo
>>> O que lembro, tenho (Grande sertão: veredas)
>>> Neste Momento, poesia de André Dick
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lula de óculos ou Lula sem óculos?
>>> Uma história do Elo7
>>> Um convite a Xavier Zubiri
>>> Agnaldo Farias sobre Millôr Fernandes
>>> Marcelo Tripoli no TalksbyLeo
>>> Ivan Sant'Anna, o irmão de Sérgio Sant'Anna
>>> A Pathétique de Beethoven por Daniel Barenboim
>>> A história de Roberto Lee e da Avenue
>>> Canções Cruas, por Jacque Falcheti
>>> Running Up That Hill de Kate Bush por SingitLive
Últimos Posts
>>> Nosotros
>>> Berço de lembranças
>>> Não sou eterno, meus atos são
>>> Meu orgulho, brava gente
>>> Sem chance
>>> Imcomparável
>>> Saudade indomável
>>> Às avessas
>>> Amigo do tempo
>>> Desapega, só um pouquinho.
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Por que Dilma tem de sair agora
>>> A árvore da vida
>>> Endereços antigos, enganos atuais
>>> Garanto que você não vai gostar
>>> Colunismo em 2004
>>> Frases de Drummond
>>> Luciano do Valle (1947-2014)
>>> 28 de Junho #digestivo10anos
>>> 19 de Julho #digestivo10anos
>>> Citizen Kane
Mais Recentes
>>> Araribá Plus Geografia 8 de Cesar Brumini Dellore pela Moderna (2020)
>>> Tudo sobre cinema de Philip Kemp (Editor geral) pela Sextante (2011)
>>> Insta English 1 - Student's Book & Workbook de Emma Heyderman - Fiona Mauchline e outros pela Macmillan (2019)
>>> Cara, Cadê o Meu País? de David S. Moore pela Francis (2004)
>>> História da igreja católica de Philip Hughes pela Dominus (1962)
>>> Diário de Bordo de Noé de Francesca Bosca pela Ftd (2007)
>>> A 3ª Visão de Lobsang Rampa pela Record
>>> Guardiao Sete - O Chanceler do Amor de Rubens Saraceni pela Madras (2004)
>>> 200 Crônicas escolhidas de Rubem Braga pela Círculo do livro
>>> Na Praia e no Luar, Tartaruga quer o Mar de Ana Maria Machado pela Ática (2010)
>>> A Dieta do Tipo Sanguíneo: Para Prevenção e Tratamento da Artrite de Peter D'Adamo e Catherine Whitney pela Campus (2004)
>>> As duas vidas de Audrey Rose de Frank de Felitta pela Francisco Alves (1977)
>>> O Mistério da Casa Verde de Moacyr Scliar pela Ática (2008)
>>> Teláris Arte 7 de Eliane Pougy - André Vilela e outros pela Ática (2019)
>>> Por amor a Audrey Rose de Frank de Felitta pela Francisco Alves (1983)
>>> Adestramento Inteligente de Alexandre Rossi pela Cms (2004)
>>> Aumente o Poder do Seu Subconsciente Para Vencer o Medo e a Ansiedade de Dr. Joseph Murphy pela Nova Era (2006)
>>> Eles não Usam Black-tie de Gianfrancesco Guarnieri pela Civilização Brasileira (2018)
>>> O Poder do Agora de Eckhart Tolle pela Sextante (2002)
>>> A Menina que Descobriu o Brasil de Ilka Brunhilde Laurito pela Ftd (2001)
>>> As Profecias da Pirâmide de Max Toth pela Record (1979)
>>> Um Estudo em Vermelho de Sir Arthur Conan Doyle pela Ftd (2006)
>>> Universo de Desencanto Volume 1 de Manoel Jacinto Coelho pela Racional Superiror (1973)
>>> Os astros sempre nos acompanham: Um manual de astrologia contemporânea de Claudia Lisboa pela Best Seller (2018)
>>> Inocência - Edição Renovada de Visconde de Taunay pela Ftd (2011)
COLUNAS >>> Especial Melhores de 2007

Sexta-feira, 1/2/2008
Minha segunda vez
Rafael Rodrigues

+ de 4200 Acessos
+ 4 Comentário(s)

Que o Digestivo Cultural tem colunistas de qualidade todo mundo sabe. Mas às vezes o pessoal se supera, vai além das expectativas. E isso tem ocorrido com bastante freqüência, ultimamente.

Aproveitando o gancho, resolvi escrever, de novo, um texto destacando as colunas que mais gostei de ter lido, no ano que passou. Sobre melhores livros do ano passado, digo o seguinte: li poucos livros em 2007, e os melhores que li resenhei aqui.

No início de novembro, Luis Eduardo Matta escreveu um texto brilhante chamado "Armadilhas da criação literária". Aí vai um trecho:

"Muitos acreditam que, por serem aficionados por futebol, conhecem o esporte melhor do que os profissionais do ramo. Fato semelhante ocorre na literatura. Do mesmo modo que todo torcedor brasileiro se considera um técnico de futebol em potencial, muitos dos apaixonados pelos livros acham que podem se tornar escritores. Mal sabem eles que a criação literária é uma epopéia extenuante e complicada."

Se você não leu o texto inteiro ainda, não sabe o que está perdendo...

Um dia antes, foi publicada uma coluna da Verônica Mambrini sobre o ócio criativo. Depois de ler, eu disse a ela que era um assunto aparentemente chato, que ela conseguiu tratar de uma maneira por demais agradável, para qualquer um ler e entender. Sem rasgação de seda, é isso mesmo. Palmas para a Verônica.

Na quarta-feira, logo depois do Luis, o Guga Schultze apareceu com um texto sensacional sobre Chapeuzinho Vermelho. Um texto incrível, de uma sensibilidade rara e apurada. Talvez o melhor texto dele no Digestivo, até o momento (na minha opinião, claro).

Depois do Guga, foi a vez da Tais Laporta. Ela escreveu sobre O apanhador no campo de centeio, romance cultuado do também cultuado J. D. Salinger. Tais escreve de uma maneira tão clara e simples, e faz observações tão pertinentes sobre o livro que fiquei morrendo de inveja dela.

Na semana seguinte, logo na segunda-feira, foi publicado um texto do Eduardo Mineo chamado "A comédia de um solteiro". O Mineo é um daqueles caras inteligentíssimos, que lêem de tudo e que têm senso de humor apuradíssimo. E seus textos têm todas essas qualidades. Esta sua coluna, em especial, é imperdível:

"Aliás, vamos falar sobre garotas? Um dos meus esportes favoritos é trocar perfis de garotas no Orkut com amigos e falar sobre elas por tempos. Sei que usar Orkut é falta de modos demais, uma maneira muito bruta de encarar a vida, mas é divertido, principalmente para se recriminar quem aceita depoimentos embaraçosos de amigos retardados. Nem todo mundo é assim, eu sei. Eventualmente achamos garotas até sensatas e realmente lindas naquele lugar, mas jamais tentaria qualquer coisa com elas porque, convenhamos, usar internet para conseguir relacionamentos não é ser um mau perdedor?"

Do Daniel Lopes não vou destacar coluna nenhuma, porque todos os textos dele são muito bons. O diferencial nas colunas do Daniel fica por conta de ele escrever sobre as mais maravilhosas obras literárias que quase ninguém leu. Ou seja: as colunas dele são um bom norte para quem quer ler boa literatura. Ele já resenhou, por exemplo, o romance Duas vezes junho, de Martín Kohan; já falou de Os ratos, de Dyonélio Machado; e já escreveu sobre os ensaios críticos de J. M. Coetzee. O Daniel Lopes é sempre garantia de uma boa surpresa e uma excelente dica para leitura.

Também merece menção pelo "conjunto da obra" a Marília Almeida. Como não quero me prolongar, citarei somente duas colunas, as que mais me marcaram. Em setembro, ela resenhou, e muito bem, diga-se de passagem, um livro de Anton Tchekhov e definiu os contos do autor russo como sendo "textos cheios de humanidade, sentimentos intensos e amor pela vida". Antes um pouco, em julho, a Marília elegeu as dez obras mais importantes da recente literatura latino-americana. Aliás, foi um texto que rendeu uma boa conversa com ela, sobre a vida, literatura e tudo o mais.

Ainda em novembro, o Luiz Rebinski Junior escreveu sobre literatura pop. Pensei que o Rebinski ia ser linchado em praça pública, por membros do PLUC (Partido dos Literatos Ultra Conservadores), mas, felizmente, isso não aconteceu. Sem medo de errar ou de ser feliz, ele faz um bom apanhado dos autores e obras consideradas "pop".

Outro texto que gostei bastante foi um da Adriana Carvalho, que era pra ter saído antes, mas foi publicado só em dezembro, por conta de o site ter ficado um bom tempo fora do ar. A coluna é sobre uma coisa tão fácil e simples que, de tão simples e fácil, anda muito difícil de ser vista por aí: a gentileza.

Também por causa do período que o Digestivo ficou "off", um texto da Pilar Fazito, que era pra ter saído no fim de 2007, acabou saindo no início deste ano. Como o texto foi escrito para 2007 e como eu gosto de quebrar o protocolo, incluo a coluna "Então, você quer escrever um livro..." neste meu apanhado de "melhores colunas de 2007".

O meu xará, Rafael Fernandes, resolveu chutar o balde no finzinho de 2007. Mandou brasa numa coluna detonando o White Stripes. Os fãs da banda(?) ficaram danados da vida com ele. Já eu, adorei o texto, e fiquei admirado com a coragem do Fernandes.

A Elisa Andrade Buzzo volta e meia escreve um texto menos "convencional", digamos assim. Sem ser uma crítica ou um artigo. Ela "viaja" um pouco, em algumas colunas. E isso é ótimo. É essa diversidade de estilos, temas e opiniões que faz do Digestivo Cultural o que ele é. A coluna "Chantibeijos", que foi ao ar em outubro, dá uma boa mostra do que a Elisa é capaz de fazer. Textaço.

Colega de quinta-feira da Elisa, o Marcelo Spalding abordou um assunto que levantou polêmica em 2007: o acordo ortográfico entre países de língua portuguesa. Vale, e muito, a leitura do artigo.

Como vale também, sempre, ler a Ana Elisa Ribeiro. É difícil escolher qual texto dela eu mais gostei de ter lido, porque eu sempre gosto de todos, e porque também ela produz bastante. Então, muitas vezes um texto ótimo dá lugar, na minha memória capenga, a um texto igualmente ótimo ou ainda melhor. Mas um que adorei e ainda saí por aí divulgando foi uma coluna que ela escreveu sobre chicletes. Sensacional.

Bom, é isso aí. Ano que vem tem mais.


Rafael Rodrigues
Feira de Santana, 1/2/2008


Quem leu este, também leu esse(s):
01. A literatura de Marcelo Mirisola não tem cura de Jardel Dias Cavalcanti
02. Leitura, curadoria e imbecilização de Ana Elisa Ribeiro
03. Fabio Weintraub, poesia em queda livre de Jardel Dias Cavalcanti
04. Despindo o Sargento Pimenta de Luiz Rebinski Junior
05. Sabe-tudo dá plantão em boteco paulistano de Ana Elisa Ribeiro


Mais Rafael Rodrigues
Mais Acessadas de Rafael Rodrigues em 2008
01. Caio Fernando Abreu, um perfil - 28/10/2008
02. Meus melhores filmes de 2008 - 30/12/2008
03. As horas podres, de Jerônimo Teixeira - 21/3/2008
04. Jovens blogueiros, envelheçam - 18/4/2008
05. A última casa de ópio, de Nick Tosches - 19/8/2008


Mais Especial Melhores de 2007
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
1/2/2008
10h00min
Legal, Rafael, gostei de suas indicações. Acho que li todos os textos e é isso mesmo! O pessoal do DC está de parabéns! E vc, ainda mais, pelo seu trabalho. Abraço.
[Leia outros Comentários de Adriana Godoy ]
1/2/2008
12h07min
obrigada, Rafa! pra variar, gentil! beijo nocê
[Leia outros Comentários de ana elisa ribeiro]
1/2/2008
14h27min
Rafa, concordo com você em quase tudo (modestamente, discordo na parte que me toca...). Mas acho que você se esqueceu de incluir aí um certo Rafael Rodrigues, colunista de primeira linha do DC. Valeu mesmo, abraços!
[Leia outros Comentários de Guga Schultze]
3/2/2008
22h51min
Rafael é aquele cara chato que levanta no meio da festa e faz todo mundo chorar com seu discurso. Pô, eu tenho uma imagem a zelar, não me faça perder a fama de exemplo em virilidade que adquiri no longo dos anos me reduzindo a um velho babão com aguinha saindo do nariz. Seu, seu, inconveniente. =]
[Leia outros Comentários de Eduardo]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro - Palavras Não Se Afogam ao Atravessar o Atlântico
Carlos Vaz Marques / 1ª Ed
Tinta da China
(2015)



Inocência Serie Bom Livro 23ªed (1996)
Visconde de Taunay
Atica
(1996)



Profissionais da Educação Infantil
Isabel de Oliveira e Silva
cortez
(2001)



Aborrecente Não, Sou Adolescentes
Rosângela
Petit
(2000)



Noite Brancas e Outras Histórias - Col. Obra Prima de Cada Autor
Dostoiévski - de Bolso
Martin Claret
(2007)



As 100 + - o Guia de Estilo Que Toda Mulher Fashion Deve Ter
Nina Garcia
Best Seller
(2009)



O Pensamento Vivo de Buda
José Geraldo Simões Jr.
martin claret
(1985)



Erasmo de Rotterdam - o Mais Eminente Filosofo da Renascença
Luiz Feracine
Livros Escala



Livro - Saga Brasileira - a Longa Luta de um Povo por Sua Moeda
Miriam Leitão
Record
(2011)



Até as Águias Precisam de um Empurrão
David McNally
pronet
(1995)





busca | avançada
48369 visitas/dia
1,6 milhão/mês