Minha segunda vez | Rafael Rodrigues | Digestivo Cultural

busca | avançada
73635 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Dias 06,13, 20 e 27 de março terão apresentações circenses virtuais da Arca de Vandé
>>> Obra clássica sobre a economia política de Marx é lançada no Brasil
>>> Estreia de Pantanal A Boa Inocência de Nossas Origens
>>> Sesc 24 de Maio apresenta o quarto episódio do Desafinados Entrevista
>>> Unil oferece curso sobre preparação e revisão de texto
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Um antigo romance de inverno
>>> O acerto de contas de Karl Ove Knausgård
>>> Assim como o desejo se acende com uma qualquer mão
>>> Faça você mesmo: a história de um livro
>>> Da fatalidade do desejo
>>> Cuba e O Direito de Amar (3)
>>> Isto é para quando você vier
>>> 2021, o ano da inveja
>>> Pobre rua do Vale Formoso
>>> O que fazer com este corpo?
Colunistas
Últimos Posts
>>> Queen na pandemia
>>> Introducing Baden Powell and His Guitar
>>> Elon Musk no Clubhouse
>>> Mehmari, Salmaso e Milton Nascimento
>>> Gente feliz não escreve humor?
>>> A profissão de fé de um Livreiro
>>> O ar de uma teimosia
>>> Zuza Homem de Mello no Supertônica
>>> Para Ouvir Sylvia Telles
>>> Van Halen ao vivo em 1991
Últimos Posts
>>> Diário oxigenado
>>> Canção corações separados
>>> Relógio de pulso
>>> Centopéia perambulante
>>> Fio desemcapado
>>> Verbo a(fiado)
>>> Janelário
>>> A vida é
>>> (...!)
>>> Notívagos
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O que mata o prazer de ler?
>>> Ex-míope ou ficção científica?
>>> Cidades do Algarve
>>> Tralha
>>> Cameron Frye: o rapaz que se cansou de sentir medo
>>> Mighty Good Leader
>>> Réquiem
>>> Entrevista com André Fonseca
>>> Blogs, livros e blooks
>>> 8 de março: não aos tapas, sim aos beijos
Mais Recentes
>>> Encontros Com o Professor – Cultura Brasileira em Entrevista – Volume 1 de Cristiane Ostermann, Karen Mendes Santos & Ruy Carlos Ostermann (Org.) pela Tomo (2006)
>>> A Pesquisa e a Construção do Conhecimento Científico – Do Planejamento aos Textos, da Escola à Academia de Maria Luci de Mesquita Prestes pela Respel (2007)
>>> Uma Tranquila Transição de Dr. Bruce Goldberg pela Pensamento (2004)
>>> Este Barco é Nosso de D. Michael Abrashoff pela Cultrix - Amana Key (2013)
>>> Educação Inclusiva – Caderno de Estudos – Educação a Distância de Tatiana dos Santos da Silveira & Luciana Monteiro do Nascimento pela Uniasselvi (2013)
>>> Para Sempre (Os Imortais #1) de Alyson Noël pela Intrínseca (2011)
>>> Jesus, o Profeta do Oriente. de Michael Amaladoss pela Pensamento (2017)
>>> L'Histoire sans les femmes est-elle possible? de Anne-Marie Sohn; Françoise Thélamon (Orgs.) pela Perrin (1997)
>>> Les femmes, actrices de l'Histoire: France, 1789-1945 de Yannick Ripa pela Armand Colin (2002)
>>> Linguistique de Olivier Soutet pela Puf (1995)
>>> Gestão Escolar – Caderno de Estudos – Educação a Distância de Rosinete Bloemer Pickel Buss pela Uniasselvi (2013)
>>> Langues et écritures de la république et de la guerre: études sur Machiavel de Alessandro Fontana; Jean-Louis Fournel; Xavier Tabet; Jean-Claude Zancarini (Dir.) pela Name (2004)
>>> La guerre des identités: grammmaire de l'émancipation de Ernesto Laclau pela la Découverte Mauss (2000)
>>> Millennium 2 - A Menina que Brincava com Fogo de Stieg Larsson pela Companhia da Letras (2009)
>>> Psicomotricidade – Caderno de Estudos - Educação a Distância de Viviane Pessoa Padilha Patel, Scheila Krenkel & Eduardo Cartier Laranjeira pela Uniasselvi (2012)
>>> L'Insulte (en) politique: Europe et Amérique latine du XIXº siècle à nos jours de Th. Bouchet; M. Leggett; J. Vigreux; G. Verdo (Dir.) pela Editions Universitaires De Dijon (2005)
>>> A Revolução dos Bichos de George Orwell pela Globo (1971)
>>> Pragmatics de Stephen C. Levinson pela Cambridge University Press (1997)
>>> La danse des signes de Vários autores pela Hatier (1999)
>>> Le discours politique: les masques du pouvoir de Patrick Charaudeau pela Viubert (2005)
>>> A Quinta Disciplina - Arte e Prática da Organização Que Aprende de Peter M. Senge pela Best Seller (2012)
>>> Veda: o agora e o que vem depois de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupãda pela The Bhaktivedanta Book Trust (2018)
>>> La sémantique: avec des travaux pratiques d'application et leurs corrigés de Christian Baylon; Paul Fabre pela Nathan (1979)
>>> Alfabetização – Um Desafio Novo Para Um Novo Tempo de Iselda Terezinha Sausen Feil pela Vozes (1985)
>>> O Propósito da Vida: a história de um buscador de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupãda pela The Bhaktivedanta Book Trust (2018)
COLUNAS >>> Especial Melhores de 2007

Sexta-feira, 1/2/2008
Minha segunda vez
Rafael Rodrigues

+ de 3800 Acessos
+ 4 Comentário(s)

Que o Digestivo Cultural tem colunistas de qualidade todo mundo sabe. Mas às vezes o pessoal se supera, vai além das expectativas. E isso tem ocorrido com bastante freqüência, ultimamente.

Aproveitando o gancho, resolvi escrever, de novo, um texto destacando as colunas que mais gostei de ter lido, no ano que passou. Sobre melhores livros do ano passado, digo o seguinte: li poucos livros em 2007, e os melhores que li resenhei aqui.

No início de novembro, Luis Eduardo Matta escreveu um texto brilhante chamado "Armadilhas da criação literária". Aí vai um trecho:

"Muitos acreditam que, por serem aficionados por futebol, conhecem o esporte melhor do que os profissionais do ramo. Fato semelhante ocorre na literatura. Do mesmo modo que todo torcedor brasileiro se considera um técnico de futebol em potencial, muitos dos apaixonados pelos livros acham que podem se tornar escritores. Mal sabem eles que a criação literária é uma epopéia extenuante e complicada."

Se você não leu o texto inteiro ainda, não sabe o que está perdendo...

Um dia antes, foi publicada uma coluna da Verônica Mambrini sobre o ócio criativo. Depois de ler, eu disse a ela que era um assunto aparentemente chato, que ela conseguiu tratar de uma maneira por demais agradável, para qualquer um ler e entender. Sem rasgação de seda, é isso mesmo. Palmas para a Verônica.

Na quarta-feira, logo depois do Luis, o Guga Schultze apareceu com um texto sensacional sobre Chapeuzinho Vermelho. Um texto incrível, de uma sensibilidade rara e apurada. Talvez o melhor texto dele no Digestivo, até o momento (na minha opinião, claro).

Depois do Guga, foi a vez da Tais Laporta. Ela escreveu sobre O apanhador no campo de centeio, romance cultuado do também cultuado J. D. Salinger. Tais escreve de uma maneira tão clara e simples, e faz observações tão pertinentes sobre o livro que fiquei morrendo de inveja dela.

Na semana seguinte, logo na segunda-feira, foi publicado um texto do Eduardo Mineo chamado "A comédia de um solteiro". O Mineo é um daqueles caras inteligentíssimos, que lêem de tudo e que têm senso de humor apuradíssimo. E seus textos têm todas essas qualidades. Esta sua coluna, em especial, é imperdível:

"Aliás, vamos falar sobre garotas? Um dos meus esportes favoritos é trocar perfis de garotas no Orkut com amigos e falar sobre elas por tempos. Sei que usar Orkut é falta de modos demais, uma maneira muito bruta de encarar a vida, mas é divertido, principalmente para se recriminar quem aceita depoimentos embaraçosos de amigos retardados. Nem todo mundo é assim, eu sei. Eventualmente achamos garotas até sensatas e realmente lindas naquele lugar, mas jamais tentaria qualquer coisa com elas porque, convenhamos, usar internet para conseguir relacionamentos não é ser um mau perdedor?"

Do Daniel Lopes não vou destacar coluna nenhuma, porque todos os textos dele são muito bons. O diferencial nas colunas do Daniel fica por conta de ele escrever sobre as mais maravilhosas obras literárias que quase ninguém leu. Ou seja: as colunas dele são um bom norte para quem quer ler boa literatura. Ele já resenhou, por exemplo, o romance Duas vezes junho, de Martín Kohan; já falou de Os ratos, de Dyonélio Machado; e já escreveu sobre os ensaios críticos de J. M. Coetzee. O Daniel Lopes é sempre garantia de uma boa surpresa e uma excelente dica para leitura.

Também merece menção pelo "conjunto da obra" a Marília Almeida. Como não quero me prolongar, citarei somente duas colunas, as que mais me marcaram. Em setembro, ela resenhou, e muito bem, diga-se de passagem, um livro de Anton Tchekhov e definiu os contos do autor russo como sendo "textos cheios de humanidade, sentimentos intensos e amor pela vida". Antes um pouco, em julho, a Marília elegeu as dez obras mais importantes da recente literatura latino-americana. Aliás, foi um texto que rendeu uma boa conversa com ela, sobre a vida, literatura e tudo o mais.

Ainda em novembro, o Luiz Rebinski Junior escreveu sobre literatura pop. Pensei que o Rebinski ia ser linchado em praça pública, por membros do PLUC (Partido dos Literatos Ultra Conservadores), mas, felizmente, isso não aconteceu. Sem medo de errar ou de ser feliz, ele faz um bom apanhado dos autores e obras consideradas "pop".

Outro texto que gostei bastante foi um da Adriana Carvalho, que era pra ter saído antes, mas foi publicado só em dezembro, por conta de o site ter ficado um bom tempo fora do ar. A coluna é sobre uma coisa tão fácil e simples que, de tão simples e fácil, anda muito difícil de ser vista por aí: a gentileza.

Também por causa do período que o Digestivo ficou "off", um texto da Pilar Fazito, que era pra ter saído no fim de 2007, acabou saindo no início deste ano. Como o texto foi escrito para 2007 e como eu gosto de quebrar o protocolo, incluo a coluna "Então, você quer escrever um livro..." neste meu apanhado de "melhores colunas de 2007".

O meu xará, Rafael Fernandes, resolveu chutar o balde no finzinho de 2007. Mandou brasa numa coluna detonando o White Stripes. Os fãs da banda(?) ficaram danados da vida com ele. Já eu, adorei o texto, e fiquei admirado com a coragem do Fernandes.

A Elisa Andrade Buzzo volta e meia escreve um texto menos "convencional", digamos assim. Sem ser uma crítica ou um artigo. Ela "viaja" um pouco, em algumas colunas. E isso é ótimo. É essa diversidade de estilos, temas e opiniões que faz do Digestivo Cultural o que ele é. A coluna "Chantibeijos", que foi ao ar em outubro, dá uma boa mostra do que a Elisa é capaz de fazer. Textaço.

Colega de quinta-feira da Elisa, o Marcelo Spalding abordou um assunto que levantou polêmica em 2007: o acordo ortográfico entre países de língua portuguesa. Vale, e muito, a leitura do artigo.

Como vale também, sempre, ler a Ana Elisa Ribeiro. É difícil escolher qual texto dela eu mais gostei de ter lido, porque eu sempre gosto de todos, e porque também ela produz bastante. Então, muitas vezes um texto ótimo dá lugar, na minha memória capenga, a um texto igualmente ótimo ou ainda melhor. Mas um que adorei e ainda saí por aí divulgando foi uma coluna que ela escreveu sobre chicletes. Sensacional.

Bom, é isso aí. Ano que vem tem mais.


Rafael Rodrigues
Feira de Santana, 1/2/2008


Mais Rafael Rodrigues
Mais Acessadas de Rafael Rodrigues em 2008
01. Caio Fernando Abreu, um perfil - 28/10/2008
02. Meus melhores filmes de 2008 - 30/12/2008
03. As horas podres, de Jerônimo Teixeira - 21/3/2008
04. Jovens blogueiros, envelheçam - 18/4/2008
05. A última casa de ópio, de Nick Tosches - 19/8/2008


Mais Especial Melhores de 2007
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
1/2/2008
10h00min
Legal, Rafael, gostei de suas indicações. Acho que li todos os textos e é isso mesmo! O pessoal do DC está de parabéns! E vc, ainda mais, pelo seu trabalho. Abraço.
[Leia outros Comentários de Adriana Godoy ]
1/2/2008
12h07min
obrigada, Rafa! pra variar, gentil! beijo nocê
[Leia outros Comentários de ana elisa ribeiro]
1/2/2008
14h27min
Rafa, concordo com você em quase tudo (modestamente, discordo na parte que me toca...). Mas acho que você se esqueceu de incluir aí um certo Rafael Rodrigues, colunista de primeira linha do DC. Valeu mesmo, abraços!
[Leia outros Comentários de Guga Schultze]
3/2/2008
22h51min
Rafael é aquele cara chato que levanta no meio da festa e faz todo mundo chorar com seu discurso. Pô, eu tenho uma imagem a zelar, não me faça perder a fama de exemplo em virilidade que adquiri no longo dos anos me reduzindo a um velho babão com aguinha saindo do nariz. Seu, seu, inconveniente. =]
[Leia outros Comentários de Eduardo]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Como Destruir Seu Casamento
Claudio Paiva
34
(1994)
R$ 9,90



Os Astros e Você - Libra
Editora Eko
Eko
(2009)
R$ 10,48



2o Evidências de que Deus Existe
Kenneth D. Boa & Robert M. Bowman Jr
Cpad
(2011)
R$ 22,00



Dark Angel - Lord Carews Bride
Mary Balogh
Dell
(2010)
R$ 12,00



El Murmullo de Las Abejas
Sofía Segovia
Vintage Español
(2015)
R$ 15,00



Tratar o Stress e a Tensão
Mervyn Mitton
Publicações Europa América
(1992)
R$ 36,77



Therapeutique Chirurgicale et Chirurgie Journaliére
G. Pachocas
Vigot Freres
(1901)
R$ 99,70



As Quinze Leis de Filosofia
Lauro Salles Cunha
Alfa Omega
(2004)
R$ 13,48



Algo Mais - Encontrando o Que Falta Para Ser Feliz
Sarah Ban Breathnach
Sextante
(2002)
R$ 15,00



Cozinha Vegetariana. Biscoitos - 1ª Edição
Caroline Bergerot
Cultrix
(2004)
R$ 12,95





busca | avançada
73635 visitas/dia
2,1 milhões/mês