Minha segunda vez | Rafael Rodrigues | Digestivo Cultural

busca | avançada
101 mil/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Povo Fulni-ô Encontra Ponto BR
>>> QUEÑUAL
>>> Amilton Godoy Show 70 anos. Participação especial de Proveta
>>> Bacco’s promove evento ao ar livre na Lagoa dos Ingleses, em Alphaville
>>> Vera Athayde é convidada do projeto Terreiros Nômades em ação na EMEF Ana Maria Benetti sobre Cavalo
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Rodrigão Campos e a dura realidade do mercado
>>> Comfortably Numb por Jéssica di Falchi
>>> Scott Galloway e as Previsões para 2024
>>> O novo GPT-4o
>>> Scott Galloway sobre o futuro dos jovens (2024)
>>> Fernando Ulrich e O Economista Sincero (2024)
>>> The Piper's Call de David Gilmour (2024)
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
Últimos Posts
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Chico Buarque e o Leite derramado
>>> A favor do voto obrigatório
>>> The Matrix Reloaded
>>> Por que as curitibanas não usam saia?
>>> Jobim: maestro ou compositor?
>>> 7 de Outubro #digestivo10anos
>>> A insignificância perfeita de Leonardo Fróes
>>> Soco no saco
>>> De Siegfried a São Jorge
>>> O Paulinho da Viola de Meu Tempo é Hoje
Mais Recentes
>>> Ao Redor do Mundo de Fernando Dourado Filho pela Fernando Dourado Filho (2000)
>>> O Administrador do Rei - coleção aqui e agora de Aristides Fraga Lima pela Scipione (1991)
>>> Memória do Cinema de Henrique Alves Costa pela Afrontamento (2024)
>>> Os Filhos do Mundo - a face oculta da menoridade (1964-1979) de Gutemberg Alexandrino Rodrigues pela Ibccrim (2001)
>>> Arranca-me a Vida de Angeles Mastretta pela Siciliano (1992)
>>> Globalizacão, Fragmentacão E Reforma Urbana: O Futuro Das Cidades Brasileiras Na Crise de Luiz Cezar de Queiroz Ribeiro; Orlando Alves dos Santos Junior pela Civilização Brasileira (1997)
>>> Movimento dos Trabalhadores e a Nova Ordem Mundial de Clat pela Clat (1993)
>>> Falso Amanhecer: Os Equívocos Do Capitalismo Global de John Gray pela Record (1999)
>>> Os Colegas de Lygia Bojunga pela Casa Lygia Bojunga (1986)
>>> Amazonas um Rio Conta Historias de Sergio D. T. Macedo pela Record (1962)
>>> A História de Editora Sextante pela Sextante (2012)
>>> Villegagnon, Paixaƒo E Guerra Na Guanabara: Romance de Assis Brasil pela Rio Fundo (1991)
>>> A Política de Aristóteles pela Ediouro
>>> A Morte no Paraíso a tragédia de Stefan Zweig de Alberto Dines pela Nova Fronteira (1981)
>>> Rin Tin Tin a vida e a lenda de Susan Orlean pela Valentina (2013)
>>> Estudos Brasileiros de População de Castro Barretto pela Do Autor (1947)
>>> A Origem do Dinheiro de Josef Robert pela Global (1989)
>>> Arquitetos De Sonhos de Ademar Bogo pela Expressão Popular (2024)
>>> Desafio no Pacífico de Robert Leckie pela Globo (1970)
>>> O Menino do DedoVerde de Maurice Druon pela José Olympio (1983)
>>> A Ciencia Da Propaganda de Claude Hopkins pela Cultrix (2005)
>>> Da Matriz Ao Beco E Depois de Flavio Carneiro pela Rocco (1994)
>>> Testemunho de Darcy Ribeiro pela Edições Siciliano (1990)
>>> Tarzan e o Leão de Ouro de Edgar Rice Burroughs pela Record (1982)
>>> Viagem de Graciliano Ramos pela Record (1984)
COLUNAS >>> Especial Melhores de 2007

Sexta-feira, 1/2/2008
Minha segunda vez
Rafael Rodrigues
+ de 4700 Acessos
+ 4 Comentário(s)

Que o Digestivo Cultural tem colunistas de qualidade todo mundo sabe. Mas às vezes o pessoal se supera, vai além das expectativas. E isso tem ocorrido com bastante freqüência, ultimamente.

Aproveitando o gancho, resolvi escrever, de novo, um texto destacando as colunas que mais gostei de ter lido, no ano que passou. Sobre melhores livros do ano passado, digo o seguinte: li poucos livros em 2007, e os melhores que li resenhei aqui.

No início de novembro, Luis Eduardo Matta escreveu um texto brilhante chamado "Armadilhas da criação literária". Aí vai um trecho:

"Muitos acreditam que, por serem aficionados por futebol, conhecem o esporte melhor do que os profissionais do ramo. Fato semelhante ocorre na literatura. Do mesmo modo que todo torcedor brasileiro se considera um técnico de futebol em potencial, muitos dos apaixonados pelos livros acham que podem se tornar escritores. Mal sabem eles que a criação literária é uma epopéia extenuante e complicada."

Se você não leu o texto inteiro ainda, não sabe o que está perdendo...

Um dia antes, foi publicada uma coluna da Verônica Mambrini sobre o ócio criativo. Depois de ler, eu disse a ela que era um assunto aparentemente chato, que ela conseguiu tratar de uma maneira por demais agradável, para qualquer um ler e entender. Sem rasgação de seda, é isso mesmo. Palmas para a Verônica.

Na quarta-feira, logo depois do Luis, o Guga Schultze apareceu com um texto sensacional sobre Chapeuzinho Vermelho. Um texto incrível, de uma sensibilidade rara e apurada. Talvez o melhor texto dele no Digestivo, até o momento (na minha opinião, claro).

Depois do Guga, foi a vez da Tais Laporta. Ela escreveu sobre O apanhador no campo de centeio, romance cultuado do também cultuado J. D. Salinger. Tais escreve de uma maneira tão clara e simples, e faz observações tão pertinentes sobre o livro que fiquei morrendo de inveja dela.

Na semana seguinte, logo na segunda-feira, foi publicado um texto do Eduardo Mineo chamado "A comédia de um solteiro". O Mineo é um daqueles caras inteligentíssimos, que lêem de tudo e que têm senso de humor apuradíssimo. E seus textos têm todas essas qualidades. Esta sua coluna, em especial, é imperdível:

"Aliás, vamos falar sobre garotas? Um dos meus esportes favoritos é trocar perfis de garotas no Orkut com amigos e falar sobre elas por tempos. Sei que usar Orkut é falta de modos demais, uma maneira muito bruta de encarar a vida, mas é divertido, principalmente para se recriminar quem aceita depoimentos embaraçosos de amigos retardados. Nem todo mundo é assim, eu sei. Eventualmente achamos garotas até sensatas e realmente lindas naquele lugar, mas jamais tentaria qualquer coisa com elas porque, convenhamos, usar internet para conseguir relacionamentos não é ser um mau perdedor?"

Do Daniel Lopes não vou destacar coluna nenhuma, porque todos os textos dele são muito bons. O diferencial nas colunas do Daniel fica por conta de ele escrever sobre as mais maravilhosas obras literárias que quase ninguém leu. Ou seja: as colunas dele são um bom norte para quem quer ler boa literatura. Ele já resenhou, por exemplo, o romance Duas vezes junho, de Martín Kohan; já falou de Os ratos, de Dyonélio Machado; e já escreveu sobre os ensaios críticos de J. M. Coetzee. O Daniel Lopes é sempre garantia de uma boa surpresa e uma excelente dica para leitura.

Também merece menção pelo "conjunto da obra" a Marília Almeida. Como não quero me prolongar, citarei somente duas colunas, as que mais me marcaram. Em setembro, ela resenhou, e muito bem, diga-se de passagem, um livro de Anton Tchekhov e definiu os contos do autor russo como sendo "textos cheios de humanidade, sentimentos intensos e amor pela vida". Antes um pouco, em julho, a Marília elegeu as dez obras mais importantes da recente literatura latino-americana. Aliás, foi um texto que rendeu uma boa conversa com ela, sobre a vida, literatura e tudo o mais.

Ainda em novembro, o Luiz Rebinski Junior escreveu sobre literatura pop. Pensei que o Rebinski ia ser linchado em praça pública, por membros do PLUC (Partido dos Literatos Ultra Conservadores), mas, felizmente, isso não aconteceu. Sem medo de errar ou de ser feliz, ele faz um bom apanhado dos autores e obras consideradas "pop".

Outro texto que gostei bastante foi um da Adriana Carvalho, que era pra ter saído antes, mas foi publicado só em dezembro, por conta de o site ter ficado um bom tempo fora do ar. A coluna é sobre uma coisa tão fácil e simples que, de tão simples e fácil, anda muito difícil de ser vista por aí: a gentileza.

Também por causa do período que o Digestivo ficou "off", um texto da Pilar Fazito, que era pra ter saído no fim de 2007, acabou saindo no início deste ano. Como o texto foi escrito para 2007 e como eu gosto de quebrar o protocolo, incluo a coluna "Então, você quer escrever um livro..." neste meu apanhado de "melhores colunas de 2007".

O meu xará, Rafael Fernandes, resolveu chutar o balde no finzinho de 2007. Mandou brasa numa coluna detonando o White Stripes. Os fãs da banda(?) ficaram danados da vida com ele. Já eu, adorei o texto, e fiquei admirado com a coragem do Fernandes.

A Elisa Andrade Buzzo volta e meia escreve um texto menos "convencional", digamos assim. Sem ser uma crítica ou um artigo. Ela "viaja" um pouco, em algumas colunas. E isso é ótimo. É essa diversidade de estilos, temas e opiniões que faz do Digestivo Cultural o que ele é. A coluna "Chantibeijos", que foi ao ar em outubro, dá uma boa mostra do que a Elisa é capaz de fazer. Textaço.

Colega de quinta-feira da Elisa, o Marcelo Spalding abordou um assunto que levantou polêmica em 2007: o acordo ortográfico entre países de língua portuguesa. Vale, e muito, a leitura do artigo.

Como vale também, sempre, ler a Ana Elisa Ribeiro. É difícil escolher qual texto dela eu mais gostei de ter lido, porque eu sempre gosto de todos, e porque também ela produz bastante. Então, muitas vezes um texto ótimo dá lugar, na minha memória capenga, a um texto igualmente ótimo ou ainda melhor. Mas um que adorei e ainda saí por aí divulgando foi uma coluna que ela escreveu sobre chicletes. Sensacional.

Bom, é isso aí. Ano que vem tem mais.


Rafael Rodrigues
Feira de Santana, 1/2/2008

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Houston, we have a problem de Renato Alessandro dos Santos
02. O testemunho de Bernanos de Celso A. Uequed Pitol
03. Zé Rodrix ― o escritor e o amigo de Luis Eduardo Matta
04. O feitiço das letras de Luis Eduardo Matta
05. A múmia de seios intumescidos de Adriana Baggio


Mais Rafael Rodrigues
Mais Acessadas de Rafael Rodrigues em 2008
01. Caio Fernando Abreu, um perfil - 28/10/2008
02. Meus melhores filmes de 2008 - 30/12/2008
03. As horas podres, de Jerônimo Teixeira - 21/3/2008
04. Jovens blogueiros, envelheçam (extras) - 2/5/2008
05. Jovens blogueiros, envelheçam - 18/4/2008


Mais Especial Melhores de 2007
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
1/2/2008
10h00min
Legal, Rafael, gostei de suas indicações. Acho que li todos os textos e é isso mesmo! O pessoal do DC está de parabéns! E vc, ainda mais, pelo seu trabalho. Abraço.
[Leia outros Comentários de Adriana Godoy ]
1/2/2008
12h07min
obrigada, Rafa! pra variar, gentil! beijo nocê
[Leia outros Comentários de ana elisa ribeiro]
1/2/2008
14h27min
Rafa, concordo com você em quase tudo (modestamente, discordo na parte que me toca...). Mas acho que você se esqueceu de incluir aí um certo Rafael Rodrigues, colunista de primeira linha do DC. Valeu mesmo, abraços!
[Leia outros Comentários de Guga Schultze]
3/2/2008
22h51min
Rafael é aquele cara chato que levanta no meio da festa e faz todo mundo chorar com seu discurso. Pô, eu tenho uma imagem a zelar, não me faça perder a fama de exemplo em virilidade que adquiri no longo dos anos me reduzindo a um velho babão com aguinha saindo do nariz. Seu, seu, inconveniente. =]
[Leia outros Comentários de Eduardo]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Coleção Erico Verissimo
Erico Verissimo
Globo



O Lorde Supremo
Trudi Canavan
Novo Conceito
(2013)



LIvro Esoterismo Textos Tibetanos Inéditos
Alexandra David-neel
Kier
(1976)



The Moral Life: An Introduction Reader in Ethics and Literature
Louis P. Pojman
Oxford University Press
(2000)



Livro Pedagogia Docência Memoria e Gênero Estudos Sobre Formação
Denice Barbara e Outros
Escrituras
(1997)



Livro Literatura Estrangeira Coleção Negra A Última Dança um Romance do 87º Dp
Ed Mcbain
Record
(2003)



Ama. Manual de Gerenciamento de Projetos
Paul C. Dinsmore
Brasport
(2009)



Livro Literatura Estrangeira Diários do Vampiro o Despertar
L. J. Smith
Record
(2009)



Insight
Daniel C. Luz
Dvs
(2001)



Livro Crítica Literária Figurações do Oitocentos
Paulo Motta Oliveira
Ateliê





busca | avançada
101 mil/dia
2,4 milhões/mês