A comédia de um solteiro | Eduardo Mineo | Digestivo Cultural

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
>>> “Inventário Parcial”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Fondo de Cultura Económica: 70 anos de uma missão
>>> Minha biblioteca de sobrevivência
>>> A inocência é minha culpa
>>> Conheça o AgroTalento
>>> Na Web 2.0, WeAllTube
>>> Chilli Beans, IBM e Falconi
>>> O primeiro assédio, na literatura
>>> Autor não é narrador, poeta não é eu lírico
>>> Queridos amigos
>>> Agonia
Mais Recentes
>>> Livro Decifre E Influencie Pessoas Como Conhecer A Si E Aos Outros, Gerar Conexões Poderosas E Obter Resultados Extraordinários de Paulo Vieira, Deibson Silva pela Gente (2018)
>>> Odisseia Olímpica de Luiz Antonio Aguiar pela Biruta (2022)
>>> Livro Conectando Futuros Tecnologias Digitais e Educação Profissional Tecnológica de Marcelo De Miranda Lacerda, Fábio Marques de Souza (Organizadores). pela Mentes Abertas (2024)
>>> Livro A Essência da Realidade Uma Revolucionária Visão da Realidade, Entrelaçada Pelas Teorias da Evolução, do Conhecimento, da Física Quântica e da Ciência da Computação de David Deutsch, traduzido por Brasil Ramos Fernandes pela Makron Books (1997)
>>> Livro As Viagens Dos Alimentos As Trocas Entre Os Continentes de Janaína Amado pela Atual (1947)
>>> Livro O Cérebro No Mundo Digital Os Desafios Da Leitura Na Nossa Era de Maryanne Wolf tradução Rodolfo Ilari e Mayumi Ilari pela Contexto (2019)
>>> Livro Comporte-se Como Uma Dama, Pense Como Um Homem O Que Eles Realmente Pensam Sobre Amor, Intimidade e Compromisso de Steve Harvey, traduzido por Elvira Vigna pela Ediouro (2010)
>>> Livro Comer Rezar Amar A Busca de Uma Mulher Por Todas as Coisas da Vida na Itália, na Índia e na Indonésia Seja Também a Heroína da Sua Própria Jornada de Elizabeth Gilbert, tradução por Fernanda Oliveira pela Objetiva (2008)
>>> Livro The Troy Stone de Stephen Rabley pela Penguin Readers (1998)
>>> Livro Ela É Carioca Uma Enciclopédia De Ipanema de Ruy Castro pela Companhia Das Letras (1999)
>>> Hablemos En Panol - Módulo ll (Versão Espanhol) de Jesús María Solé pela Sagra Luzzatto (1998)
>>> Livro Prometeu Desacorrentado e Outros Poemas Coleção Clássica Edição Bilíngue de Percy Shelley, traduzido por Adriano Scandolara pela Autêntica (2019)
>>> Livro Síndrome de Burnout Relatos de Experiência de Uanderson Pereira Da Silva, Dr. Cássio Hartmann, Dr. Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues, Dr. Fábio Da Silva Ferreira Vieira, Dh.c Sandra Antunes Rocha Hartmann, Gabriel César Dias Lopes pela Edição dos Autores (2024)
>>> Livro O Que Alice Esqueceu de Liane Moriarty pela Intrínseca (2018)
>>> Livro Dancing Shoes de Colin Granger pela New Wave (1989)
>>> Livro O Que Alice Esqueceu de Liane Moriarty pela Intrínseca (2018)
>>> Livro Um Forro No Umbral E Outros Contos de Saara Nousiainen pela Aliança (2012)
>>> Histórias Das Ideias Políticas de Jean Touchard pela Forum Da História (2010)
>>> Livro Padaria Aqui Servimos Mistério de Gislene Vieria de Lima pela Lumus (2022)
>>> Gibi Sky Of Bolt Capítulo 5 Chamas Brancas E Relâmpagos Azuis de Ricardo Bastos pela Adobe
>>> Livro A Biblioteca Da Meia-Noite de Matt Haig, traduzido por Adriana Fidalgo pela Bertrand Brasil (2024)
>>> Livro El Poder Del Ahora Un Camino Hacia La Realización Espiritual de Eckhart Tolle pela New World Library
>>> Questões Comentadas De Direito Constitucional - Exame OAB de Adolfo Mamoru Nishiyama pela Atlas (2002)
>>> Livro O Griot de Braúlio Cordeiro pela Blanche (2015)
>>> Livro Verity La Sombra de Un Engaño de Colleen Hoover pela Planeta (2020)
COLUNAS

Segunda-feira, 3/12/2007
A comédia de um solteiro
Eduardo Mineo
+ de 11700 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Na semana passada conheci uma garota quase bonita. É, quase, quase mesmo. Faltou muito pouco, tadinha. Tinha tudo para ser linda, mas esta Deus mandou na trave. Acho instigante porque é até agradável olhar para ela, mas é óbvio que algo deu errado ali, que alguma coisa não funciona nela direito. Como se Deus tivesse caprichado pra burro mas, no último segundo, um espirro!

- Ah, porra! Agora foda-se, vai assim mesmo -, Deus deve ter dito meio apressado pouco depois de fazê-la.

Coitada, estou exagerando.

Quer dizer, não estou, mas não quero parecer tão indelicado, entenda. Aliás, vamos falar sobre garotas? Um dos meus esportes favoritos é trocar perfis de garotas no Orkut com amigos e falar sobre elas por tempos. Sei que usar Orkut é falta de modos demais, uma maneira muito bruta de encarar a vida, mas é divertido, principalmente para se recriminar quem aceita depoimentos embaraçosos de amigos retardados. Nem todo mundo é assim, eu sei. Eventualmente achamos garotas até sensatas e realmente lindas naquele lugar, mas jamais tentaria qualquer coisa com elas porque, convenhamos, usar internet para conseguir relacionamentos não é ser um mau perdedor? Uma apelação muito vergonhosa, como aqueles encontros de casais na Tailândia? Pode ser intransigência minha, mas prefiro acreditar que guerras já foram perdidas para se evitar uma vitória ridícula...

Mas juro que existem garotas sensatas e lindas no Orkut. Estão lá, posso provar. Estão sempre comprometidas ou morando a mais de dois mil quilômetros, é verdade, mas existem. Algumas são bonitas até demais, o que as classifica praticamente como seres inatingíveis para pessoas como eu, de extremo bom senso. Pobres pessoas de extremo bom senso. É ruim ter a absoluta consciência do que representamos socialmente porque cria-se este vício de achar que a única possibilidade para uma garota excessivamente bonita se interessar por nós é a de que ela não seja muito, digamos, perspicaz, mas felizmente Sophia Loren está aí para provar que é tudo bobagem nossa.

Muito embora eu admita ter uma tendenciazinha deprimente em me interessar por garotas um pouco tontas - ou de alma crua, como digo aos meus amigos que ouvem rindo às lágrimas -, mas eu não me importo muito porque, bom, sou homem e a gente nunca se importa muito com este tipo de coisa, não é? Homem é um troço estritamente estético e, vocês sabem, nunca ter ouvido falar em Flaubert jamais seria relevante para Kate Beckinsale. Como exigir qualquer coisa da Kate Beckinsale além de que ela seja a Kate Beckinsale?

Claro que tem limite pra tudo, suponho, mas a princípio minha tolerância é infinita em se tratando de garotas bonitas. É verdade que é preferível uma garota vazia a uma garota que carrega um monte de tranqueira dentro da cabeça, mas ainda assim não relevo. Como uma garota na faculdade que, embora trotiskista, me deixa na eminência de pedi-la em casamento toda vez que a vejo. Me sinto tão imbecil quando isto acontece. Como eu me sinto besta quando meu corpo resolve se lembrar que é homem! Mas o que eu poderia fazer? Ela é linda em toda parte, é um milagre da forma, uma pintura impressionista. Até seu sotaque caipira e a incidência de uma risada pornográfica soam adoráveis aos meus ouvidos tão bem tratados com os duetos de Louis Armstrong e Ella Fitzgerald. Afinal, o que é esta pequena feiúra comunista perto de um rostinho que carrega nada menos que a prova irrefutável da existência de Deus?

Acontece às vezes de alguém me dizer que, veja, também não é assim, né, meu, existem gostos e tal. Puxa, o palhaço descobriu a América. É óbvio que existem gostos: bom gosto e mau gosto. Posso dizer isto porque sou quadradão e acredito em valores absolutos, em bonito e feio. A questão, entretanto, é que uma coisa não tem a ver com a outra. Não existe uma necessidade estética para se gostar de algo. Acontece também de gostarmos de coisas feias, ué, e nem por isto ela se torna absolutamente bela. É perceptível a diferença, você é que não quer admitir.

Por exemplo, a mulher mais bonita do mundo é a Alessandra Ambrosio e quem discutiria isto comigo? Filho, padrão de beleza imposto pelo mercado my ass. Não dê ouvidos a quem usa a oratória, a retórica e a dialética hegeliana para fortalecer a concepção estética pobrinha e escusa de quem discorda que a Alessandra Ambrosio é a mulher mais bonita do mundo. Ela é e pronto. Posso ser ruim em muitas coisas, e até sou, mas meu senso estético é muito bom sim senhor. E afirmo tudo isto com a autoridade de quem já viu Karajan regendo a primeira de Beethoven e sabe muito bem das coisas.


Eduardo Mineo
São Paulo, 3/12/2007

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Regras de civilidade (ou de civilização) de Julio Daio Borges
02. A aproximação entre Grécia e Rússia de Celso A. Uequed Pitol
03. 11 de Setembro e a Era do Terror de Jardel Dias Cavalcanti
04. Nosso Lar de Gian Danton
05. Internet - sociedade = direito? de Vicente Escudero


Mais Eduardo Mineo
Mais Acessadas de Eduardo Mineo em 2007
01. O físico que era médico - 23/4/2007
02. A comédia de um solteiro - 3/12/2007
03. A propósito de Chapolin e Chaves - 24/9/2007
04. Eduardo Mineo, muito prazer - 9/4/2007
05. My fair opinion - 30/4/2007


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
19/11/2007
13h51min
Eu sabia que o Orkut devia servir pra alguma coisa. Muito legal o texto, Mineo. Abraço!
[Leia outros Comentários de Guga Schultze]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




As Aventuras de Líli: A Casa e Seus Cômodos
Sheila Rocha (Autografado)
FoxTablet
(2021)



Escreva seu Livro
Laura Bacellar
Mercuryo
(2001)



Voo Luminoso de Alma Sonhadora
Marta Barbosa Stephens
Intermeios
(2018)



Onde está Teresa? 308
Zibia Gasparetto
Vida & Consciência
(2007)



Livro Literatura Estrangeira The Lobkowicz Collections
Não Encontrado
Scala
(2007)



Viver Em Comunidade Para A Missão
José Lisboa M. De Oliveira
Paulus
(2013)



HQ/Gibi Os Sobrinhos do Capitão - Volume 2
Diverso autores
Nova Leitura
(1987)



The Engineers Guide to Steel
Hanson/parr
Addison Wesley
(1965)



Jesus o Profeta Divino - Volume II
José de Paiva Neto
Elevação
(2011)



Mulher e Depressão- Paixões Que Forem, Paixões Que Curam
Jennifer James, Maria Silvia Mourao Netto
Saraiva
(1992)





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês