A comédia de um solteiro | Eduardo Mineo | Digestivo Cultural

busca | avançada
62021 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
>>> “Diversos Cervantes 2025”
>>> Francisco Morato ganha livro inédito com contos inspirados na cidade
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Calligaris, o fenômeno
>>> Aflições de um jovem escritor
>>> Noturno para os notívagos
>>> As garotas do Carlão
>>> Cuba e O Direito de Amar (3)
>>> Sempre procurei a harmonia
>>> Vamos pensar: duas coisas sobre home office
>>> Men in Black II
>>> Um álbum que eu queria ter feito
>>> Os Poetões e o Poetinha
Mais Recentes
>>> Aprendendo A Conviver - Ciências - 9º Ano de Martha Reis pela Editora do Brasil (2019)
>>> O Menino, O Dinheiro, E A Formigarra de Reinaldo Domingos pela Dsop (2011)
>>> The Painting Of Modern Life: Paris in the art of Manet and his flowers de T. J. Clark pela Thames & Hudson (1985)
>>> Aprendendo a conviver Ciências - 7º Ano - Ensino fundamental II de Martha Reis pela Editora do Brasil (2019)
>>> Aprendendo a conviver Ciências - 6º Ano - Ensino fundamental II de Martha Reis pela Editora Do Brasil (2019)
>>> Exílio de Christina Baker Kline pela Tag/ Harper Collins (2023)
>>> Matematica E Realidade - 9 Ano de Gelson Iezzi E Osvaldo Dolce pela Atual (2021)
>>> Matemática Financeira E Suas Aplicações de Alexandre Assaf Neto pela Atlas - Grupo Gen (2016)
>>> Somos Todos Adultos Aqui de Emma Straub pela Harper Collins; Tag Experiências Literárias (2021)
>>> Bebel, A Gotinha Que Caiu Do Céu de Patrícia Engel Secco pela Melhoramentos (2012)
>>> Estudar Historia 8ºano de Patrícia Ramos Braick E Anna Barreto pela Moderna (2018)
>>> Cidadania e Justiça de Wanderley Guilherme dos Santos pela Campus (1979)
>>> Jó Romance de um homem simples de Joseph Roth pela Companhia Das Letras (2008)
>>> Comentários a um delírio militarista de Manuel Domingos Neto Org. pela Gabinete de Leitura (2022)
>>> Animais Marinhos de Ruth Wickings pela Ciranda Cultural (2000)
>>> Sem Logo de Klein pela Record (2002)
>>> Frestas de Trienal de Artes pela Sesc (2015)
>>> Entendendo Algoritmos: Um Guia Ilustrado Para Programadores E Outros Curiosos de Aditya Y. Bhargava pela Novatec (2021)
>>> 50 Histórias De Ninar de Vários Autores pela Girassol (2010)
>>> O Quinto Risco de Michael Lewis pela Intrinseca (2019)
>>> Como As Democracias Morrem de Steven Levitsky/ Daniel Ziblatt pela Zahar (2018)
>>> A Era das Revoluções: 1789-1848 de Eric J. Hobsbawn pela Paz e Terra (1977)
>>> O Último Restaurante De Paris de Elisa Nazarian pela Gutenberg (2023)
>>> Todo Amor Tem Segredos de Vitoria Moraes pela Intrinseca (2017)
>>> O Outro Lado Da Meia-noite de Sidney Sheldon pela Record (2009)
COLUNAS

Segunda-feira, 3/12/2007
A comédia de um solteiro
Eduardo Mineo
+ de 11700 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Na semana passada conheci uma garota quase bonita. É, quase, quase mesmo. Faltou muito pouco, tadinha. Tinha tudo para ser linda, mas esta Deus mandou na trave. Acho instigante porque é até agradável olhar para ela, mas é óbvio que algo deu errado ali, que alguma coisa não funciona nela direito. Como se Deus tivesse caprichado pra burro mas, no último segundo, um espirro!

- Ah, porra! Agora foda-se, vai assim mesmo -, Deus deve ter dito meio apressado pouco depois de fazê-la.

Coitada, estou exagerando.

Quer dizer, não estou, mas não quero parecer tão indelicado, entenda. Aliás, vamos falar sobre garotas? Um dos meus esportes favoritos é trocar perfis de garotas no Orkut com amigos e falar sobre elas por tempos. Sei que usar Orkut é falta de modos demais, uma maneira muito bruta de encarar a vida, mas é divertido, principalmente para se recriminar quem aceita depoimentos embaraçosos de amigos retardados. Nem todo mundo é assim, eu sei. Eventualmente achamos garotas até sensatas e realmente lindas naquele lugar, mas jamais tentaria qualquer coisa com elas porque, convenhamos, usar internet para conseguir relacionamentos não é ser um mau perdedor? Uma apelação muito vergonhosa, como aqueles encontros de casais na Tailândia? Pode ser intransigência minha, mas prefiro acreditar que guerras já foram perdidas para se evitar uma vitória ridícula...

Mas juro que existem garotas sensatas e lindas no Orkut. Estão lá, posso provar. Estão sempre comprometidas ou morando a mais de dois mil quilômetros, é verdade, mas existem. Algumas são bonitas até demais, o que as classifica praticamente como seres inatingíveis para pessoas como eu, de extremo bom senso. Pobres pessoas de extremo bom senso. É ruim ter a absoluta consciência do que representamos socialmente porque cria-se este vício de achar que a única possibilidade para uma garota excessivamente bonita se interessar por nós é a de que ela não seja muito, digamos, perspicaz, mas felizmente Sophia Loren está aí para provar que é tudo bobagem nossa.

Muito embora eu admita ter uma tendenciazinha deprimente em me interessar por garotas um pouco tontas - ou de alma crua, como digo aos meus amigos que ouvem rindo às lágrimas -, mas eu não me importo muito porque, bom, sou homem e a gente nunca se importa muito com este tipo de coisa, não é? Homem é um troço estritamente estético e, vocês sabem, nunca ter ouvido falar em Flaubert jamais seria relevante para Kate Beckinsale. Como exigir qualquer coisa da Kate Beckinsale além de que ela seja a Kate Beckinsale?

Claro que tem limite pra tudo, suponho, mas a princípio minha tolerância é infinita em se tratando de garotas bonitas. É verdade que é preferível uma garota vazia a uma garota que carrega um monte de tranqueira dentro da cabeça, mas ainda assim não relevo. Como uma garota na faculdade que, embora trotiskista, me deixa na eminência de pedi-la em casamento toda vez que a vejo. Me sinto tão imbecil quando isto acontece. Como eu me sinto besta quando meu corpo resolve se lembrar que é homem! Mas o que eu poderia fazer? Ela é linda em toda parte, é um milagre da forma, uma pintura impressionista. Até seu sotaque caipira e a incidência de uma risada pornográfica soam adoráveis aos meus ouvidos tão bem tratados com os duetos de Louis Armstrong e Ella Fitzgerald. Afinal, o que é esta pequena feiúra comunista perto de um rostinho que carrega nada menos que a prova irrefutável da existência de Deus?

Acontece às vezes de alguém me dizer que, veja, também não é assim, né, meu, existem gostos e tal. Puxa, o palhaço descobriu a América. É óbvio que existem gostos: bom gosto e mau gosto. Posso dizer isto porque sou quadradão e acredito em valores absolutos, em bonito e feio. A questão, entretanto, é que uma coisa não tem a ver com a outra. Não existe uma necessidade estética para se gostar de algo. Acontece também de gostarmos de coisas feias, ué, e nem por isto ela se torna absolutamente bela. É perceptível a diferença, você é que não quer admitir.

Por exemplo, a mulher mais bonita do mundo é a Alessandra Ambrosio e quem discutiria isto comigo? Filho, padrão de beleza imposto pelo mercado my ass. Não dê ouvidos a quem usa a oratória, a retórica e a dialética hegeliana para fortalecer a concepção estética pobrinha e escusa de quem discorda que a Alessandra Ambrosio é a mulher mais bonita do mundo. Ela é e pronto. Posso ser ruim em muitas coisas, e até sou, mas meu senso estético é muito bom sim senhor. E afirmo tudo isto com a autoridade de quem já viu Karajan regendo a primeira de Beethoven e sabe muito bem das coisas.


Eduardo Mineo
São Paulo, 3/12/2007

Quem leu este, também leu esse(s):
01. O Voto de Meu Pai de Heloisa Pait
02. Por que HQ não é literatura? de Cassionei Niches Petry
03. É Tabu, Ninguém Quer Saber de Marilia Mota Silva
04. Gênios e loucos de Rafael Rodrigues
05. Violões do Brasil de Rafael Fernandes


Mais Eduardo Mineo
Mais Acessadas de Eduardo Mineo em 2007
01. O físico que era médico - 23/4/2007
02. A comédia de um solteiro - 3/12/2007
03. A propósito de Chapolin e Chaves - 24/9/2007
04. Eduardo Mineo, muito prazer - 9/4/2007
05. My fair opinion - 30/4/2007


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
19/11/2007
13h51min
Eu sabia que o Orkut devia servir pra alguma coisa. Muito legal o texto, Mineo. Abraço!
[Leia outros Comentários de Guga Schultze]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Que é Taylorismo
Margareth Rago; Eduardo F. P. Moreira
Brasiliense
(1984)



Contos de Aprendiz
Carlos Drummond de Andrade
Record
(1997)



Cartas Da Prisão 1969-1973
Frei Betto
Agir
(2008)



A Bruxinha Que Ficou Doentinha
Luiz Antonio Aguiar
Galerinha Record
(2013)



Bac Français 1ere L - 1999
Diversos Autores
Belin
(1998)



Segredos da Vida
Selma Rutzen (Compilação)
Eko
(2023)



Aventuras Do Marujo Verde
Gláucia Lemos
Atual
(2003)



Um Romance Antigo - 1ª Edição
Claudio de Souza
São Paulo
(1933)



Um Certo Suicídio
Patricia Highsmith
Best Seller



Vendas 3. 0 Compacta
Sandro Magaldi
Elsevier
(2013)





busca | avançada
62021 visitas/dia
2,0 milhões/mês