Tua melhor palavra ou teu melhor silêncio | Verônica Papoula Mendes | Digestivo Cultural

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Itaúnas não será esquecida e nem Bento
>>> Cotas e ação afirmativa
>>> Dying to Live
>>> Não contem com o fim do livro, uma conversa com Umberto Eco
>>> Sem música, a existência seria um erro
>>> Realeza
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> A felicidade, segundo Freud
>>> As deliciosas mulheres de Gustave Courbet
>>> A arte contemporânea refém da insensatez
Mais Recentes
>>> Ligações Nanda Noc -nic de Marion Johnson Sue Moorhead e Outros pela Elsevier (2013)
>>> Os Khazares - a 13ª Tribo e as Origens do Judaísmo Moderno de Arthur Koestler pela Ediouro (2005)
>>> Grande Sertao: Veredas de João Guimarães Rosa pela Editora Nova Fronteira (2008)
>>> A Fragmentação e o Nascimento da Forma Calabrone de Jacob Klintowitz pela Sesc São Paulo (1999)
>>> Minigramática de Ernani Terra pela Scipione (didaticos) (2018)
>>> La filosofia politica di Rousseau de Fetscher Iring pela Con (1972)
>>> Cinema, sonho e lucidez de Eloá Jacobina pela Bahia (1991)
>>> O Tarô mitológico (Inclui cartas) de Juliet Sharman-Burke e Liz Greene pela Madras (2007)
>>> Elementos De Teoria Geral Do Estado de Dalmo De Abreu Dallari pela Saraiva (2001)
>>> O Ser do Narrador nos Romances de Clarice Lispector de Maria Teresinha Martins pela Cerne (1980)
>>> A República de Weimar de Lionel Richard pela Companhia Das Letras (1988)
>>> Enterrem Meu Coração na Curva do Rio de Dee Brown pela Circulo do Livro (1978)
>>> Empodere-se 100 Desafios Feministas Para Reconhecer Sua Propria Forca E Viver Melhor de Maynara Fanucci pela Benvirá (2008)
>>> Brincadeira Mortal. Voo Livre de Pedro Bandeira pela Ática (2000)
>>> Para Entender O Caibalion de Lucia Helena Galvão pela Grupo Pensamento (2021)
>>> O Brasil Republicano Estrutura de Poder e Economia de Fernando Henrique Cardoso pela Difel (2010)
>>> Gestual Dos Florais De Bach de Wagner Belluco pela Pensamento - Grupo Pensamento (2008)
>>> Análise Vetorial de Murray R. Spiegel pela Ao Livro Técnico (1980)
>>> O Que Os Donos Do Poder Não Querem Que Você Saiba de Eduardo Moreira pela Alaúde (2017)
>>> Todas As Cores Do Céu de Amita Trasi pela Harpercollins (2008)
>>> O Sol É Para Todos de Harper Lee pela José Olympio (2015)
>>> Uma Vida Sem Limites de Nick Vujicic pela Editora Novo Conceito (2020)
>>> O menino no espelho de Fernando Sabino pela Record (1980)
>>> A cabana de William P. Young pela Sextante (2008)
>>> Comer, Rezar, Amar de Elizabeth Gilbert pela Objetiva (2015)
COLUNAS

Quinta-feira, 14/7/2011
Tua melhor palavra ou teu melhor silêncio
Verônica Papoula Mendes
+ de 6800 Acessos
+ 2 Comentário(s)

A Flip chega a sua 10º edição no próximo ano ainda no caminho do modernismo, o poeta Carlos Drummond de Andrade é o homenageado de 2012. Será que até lá ainda estaremos "No meio do caminho"?

De 2003 até agora a Flip mudou, cresceu, trouxe novos parceiros, gerou polêmicas de patrocínio, de escolha do homenageado ― como em 2010 ao escolher Gilberto Freire ― de privilegiar editoras, entre outros comentários de "corredor" de uma empresa, mas nada foi tão à público quanto a coletiva de imprensa final, o balanço da Flip deste ano.

Era para ser anunciado a escolha de Drummond e agradecer os jornalistas presentes na coletiva de imprensa, mas o curador da Flip 2011, Manuel da Costa Pinto, usou a palavra nazista ao tentar entender e explicar porquê, o escritor e documentarista francês, Claude Lanzmann, se recusou a responder as perguntas de Marcio Seligmann-Silva na mesa de sexta-feira, no último dia 8.

O balanço foi abalado. Na Flip modernista, a polêmica: bem no final. Teria Manuel da Costa Pinto excedido, subjulgado a importância da palavra? Confundido seu papel de crítico literário com o de curador? Ou defendido os acadêmicos? Teria ofendido Lanzmann? Agora o que me intriga é encontrar logo após a coletiva, no domingo (último dia 10), alguns jornalistas e não sentir nenhum clima diferente entre os que comentavam o assunto. A novidade era Drumonnd.

Ao chegar em casa, São Paulo, por volta das 21h30, e ver os posts sobre a polêmica gerada pelo curador da Flip 2011, de imediato, pensei: será que eles "comemoram bola", como dizemos no jornalismo? Não foi só o anúncio do nome de Drummond para 2012? Teve algo mais e eu não percebi?

Sim, na coletiva, Costa Pinto disse considerar "decepcionante que um autor do porte dele [Lanzmann], que foi um dos grandes intelectuais do século XX, e conviveu como figuras como Sartre, rejeitasse perguntas de natureza intelectual". E completou: "Essa postura que ele teve contra um debate intelectual foi uma coisa nazista. É grave isso. Ele rejeitou o debate em nome da espetacularização."

Mais o assunto só foi mesmo levado a sério pela imprensa após o editor de Claude Lanzmann pedir pronunciamento da organização da Flip e do curador. Houve mea-culpa, a Casa Azul diz que a opinião é de responsabilidade do Manuel da Costa Pinto, e ele diz que talvez tenha confundido os papéis de curador com o de jornalista.

Tanto que a coletiva acabou às 15 hs. e pouco e os posts sobre as polêmicas surgiram por volta das 17 hs. Os jornalistas haviam comentado, mas não haviam dado ênfase ao assunto.

Uma palavra quase calou os 5 dias de Flip, o mercado editorial agora é outro, uma hora a polêmica aconteceria? Se o curador quis defender a classe intelectual brasileira, ou se o editor quis defender seu autor não é problema nosso.

O importante é que existe uma festa, onde as ideias estão fervilhando, os ânimos quentes, a gagueira dos autores saíndo, o espaço para a criação, diálogo, o prazer da arte, das celebrações, que os modernistas sempre quiseram.

Falamos em coletivo, em união, e não em fatos isolados, temos de estar abertos a opiniões: seja do curador, do editor, do povo, do leitor!

Somos uma nação que quase a metade das pessoas não sabe ler, não tem acesso à informação, e não pode gastar 4 mil reais em cinco dias para, no final, tudo ser para o mercado... e não para o autores e suas ideias. Quase que os grandes nomes foram ofuscados pelos organizadores!

"Vamos de mãos dadas", diria Drummond, em seu poema! Somos poucos neste caminho...


Verônica Papoula Mendes
São Paulo, 14/7/2011

Quem leu este, também leu esse(s):
01. As Lavadeiras, duas pinturas de Elias Layon de Jardel Dias Cavalcanti
02. Toda poesia de Paulo Leminski de Humberto Pereira da Silva
03. Perdidos em Perdizes de Elisa Andrade Buzzo
04. Todo mundo é bonito de Ana Elisa Ribeiro
05. Alceu Penna e as garotas do Brasil de Gian Danton


Mais Verônica Papoula Mendes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
14/7/2011
01h02min
Discordo totalmente de você, Verônica. A festa, as idéias fervilhando, os ânimos. Tudo isso precisa ter uma certa identidade. A atitude de Manuel da Costa Pinto denunciou a mudança de trajetória da Flip. As colocações de Manuel foram incompatíveis com alguém que se petende uma pessoa agregadora de artistas e leitores, uma falta de respeito, além de eu discordar de todas as suas colocações. Lanzmann pode ter sido desagradável, mal humorado e até agressivo, mas ninguém se perguntou quais seriam os motivos que o levaram a não querer falar de "Shoah". Talvez, digo talvez, ele quisesse apenas falar do seu livro, apenas. A falta de sensibilidade em relação a um documentário tão perturbador como "Shoah". Mais ainda: a atitude de Manuel da Costa Pinto dizer a um ARTISTA que ele deveria, como se fosse uma ordem, responder a questões de natureza intelectual, mostra o descohecimento do curador em relação a o que é um artista. É atitude de quem tem uma biblioteca na cabeça.
[Leia outros Comentários de JOSÉ SOLON]
14/7/2011
22h53min
Olá José, é seu direito discordar totalmente, mas concordamos que houve mudança na Flip, eu digo isso no meu texto (a Flip mudou, o mercado editorial é outro) e você no seu título... abraço!
[Leia outros Comentários de veronica]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Dia Em Que a Muraquitã Virou Gente
Francisco Sinke Pimpão
Pro Infantil
(2009)



Livro Administração O Guia do Enxoval do Bebê nos Estados Unidos
Priscila Goldenberg
Panda Books
(2014)



Comentários ao Código de Processo Civil - Tomo II - Arts 46 a 153
Pontes de Miranda
Forense
(1995)



Crônicas para Jovens
Marcos Rey
Global
(2011)



O Âncora no Telejornalismo Brasileiro
S. Squirra
Vozes
(1993)



Turbilhão
Frank Yerby; Berenice Xavier (trad.)
José Olympio
(1952)



Beyond Modularity
Annette Karmiloff-smith
Bradford
(1993)



Segurança de Dadoa Com Criptografia Metodos e Algoritmos
Daniel Balparda de Carvalho
Express Book
(2000)



Rio Antigo
Furnas
Furnas



Brasil Contemporâneo: Crônicas De Um País Incógnito
Fernando Schuler (org)
Artes E Ofícios
(2006)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês