Moda em 20 textos | Adriana Baggio | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Pulga na praça
>>> Arquiteto de massas sonoras
>>> Irmãos Amâncio
>>> Cinema e vídeo em Cuiabá (2)
>>> A morte do disco
>>> Era uma casa nada engraçada
>>> Romário
>>> O mau legado de Paulo Francis
>>> Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar
>>> Leituras, leitores e livros – Parte III
Mais Recentes
>>> Português Descomplicado de Carlos Pimentel pela Saraiva (2004)
>>> Escrever Melhor de Dad Squarisi e Arlete Salvador pela Contexto (2014)
>>> Tutela Antecipada com as reformas das leis 10.351/01, 10.358/01 e 10.444/02 de J. E. Carreira Alvim pela Jurua (2003)
>>> Dom Quixote de Miguel De Cervantes Saavedra pela Todolivro (2016)
>>> O Epicurismo de Jean Brun pela 70 (1988)
>>> 72 Horas Com P. C. Farias de Amira B. Lépore pela Mania de Livro (1999)
>>> Júlia Ou A Nova Heloísa : Cartas De Dois Amantes Habitantes De Uma Cidadezinha Ao Pé Dos Alpes de Jean-jacques Rousseau pela Hucitec (1994)
>>> Conceito de Moira na Tragédia Grega de Antonio Freire s. j. pela Livraria Cruz - Braga (1969)
>>> Neoliberalismo, Trabalho E Sindicatos Capa comum de por Ricardo Antunes (Autor) pela Boitempo Editorial (1997)
>>> O Medico E O Monstro Robert Louis Stevenson de Robert Louis Stevenson pela Melhoramentos (2007)
>>> Pedaços Do Cotidiano: Contos Mediúnicos de Zibia Gasparetto pela Espaco Vida E Consciencia (1999)
>>> Nova Reforma Processual de Rodrigues/cheim/jr pela Saraiva (juridicos) - Grupo Saraiva (2003)
>>> O Inspetor Geral de Nicolau Gógol pela Scipione (2007)
>>> I Sold Andy Warhol (too Soon) de Richard Polsky pela Other Press (2009)
>>> Tempos Modernos, Tempos De Sociologia de Helena Bomeny pela Editora Do Brasil (2016)
>>> Snow Flower And The Secret Fan de Lisa See pela Bloomsbury Uk (2011)
>>> Literaturas Brasileira E Portuguesa de Samira Yousseff Campedelli pela Saraiva (2009)
>>> Inferno: The World At War, 1939-1945 de Max Hastings pela Knopf (2011)
>>> História Escola E Democracia 8 de Flávio de Campos pela Moderna (2018)
>>> Filha Das Sombras de por Caio Riter (Autor) pela Edelbra (2012)
>>> Gramática De Hoje - Volume Único de Ernani Nicola pela Scipione (2008)
>>> Tratado De Endoscopia Digestiva Diagnostica- Volume 1 esofago de Paulo Sakai pela ‎ Atheneu (2005)
>>> Saber Fazer Filosofia 1. Da Antiguidade À Idade Média de Tourinho Diógenes pela Ideias & Letras (2010)
>>> Cinquenta Tons De Cinza de E. L. James pela Intrinseca (2012)
>>> Saber Narrativo - Proposta para uma leitura de Italo Calvino de por Maria Elisa Rodrigues Moreira (Autor) pela Tradição (2007)
COLUNAS

Segunda-feira, 1/8/2011
Moda em 20 textos
Adriana Baggio
+ de 5900 Acessos

É bastante frequente, nos livros sobre moda, a associação com os fazeres da costura. Afinal, apesar de não ser um fenômeno restrito às roupas, é nelas que os conceitos da moda mais se explicitam. O livro Moda em ziguezague: interfaces e expansões (Estação das Letras e Cores, 2011, 232 p.), uma coletânea de artigos organizada por Cristiane Mesquita e Rosane Preciosa, inscreve-se nesta tradição.

Neste livro, a associação foge ao quase-clichê e tem fontes mais nobres: "Nossa proposta é inspirada pelo olhar de Deleuze sobre a última letra do alfabeto: o desenho do Z. Ângulos (...) nos possibilitam relacionar potencialidades e singularidades díspares, transversal que expande os campos precedentes", dizem as organizadoras.

Realmente, podemos chamar de díspares as abordagens sobre moda nos 20 artigos do volume. A justificativa estaria na necessidade desta disciplina por intercessores diversos, que lhe permitam se expandir conceitualmente. A moda, então, é desinstalada dos "lugares consagrados em que tomou assento" - como os estudos que a veem sob o prisma da distinção (moda como status) e diferenciação (moda como estilo e identidade) - e arremessada em territórios mais estranhos.

A disparidade acontece também nos gêneros textuais escolhidos pelos autores para apresentar suas ideias. O ímpeto de uma comparação qualitativa, que talvez não se apresentasse em coletâneas mais uniformes, é despertado aqui por conta dessa heterogeneidade.

Evidentemente, a qualidade de cada artigo não é intrínseca ao gênero textual. Mas minhas expectativas acabaram por valorizar especialmente os trabalhos de pesquisa, seja empírica ou teórica. Puro preconceito, do tipo que o livro pretende quebrar, já que o objetivo da diversidade, como dizem as organizadoras, é justamente verificar como a moda "se comporta, assediada por abordagens que diagramam outros trajetos, que, estimamos, apontem para outros passeios conceituais, que experimentam tortuosidades, obliquidades, ziguezagues".

Estilo literário e abordagens históricas
Os textos são organizados por afinidades, seja de gênero, seja de tema. Os dois primeiros, por exemplo, flertam com estilos literários. Em "Acerca do ziguezague", Luiz Orlandi fala sobre este movimento por meio de um diálogo ("o caráter clandestino dessa aventura impede a explicitação dos nomes dos partícipes") acontecido durante andanças ao pé da serra da Mantiqueira. Em seguida, Annita Costa Malufe, em "Modulações", comenta trechos de obras literárias que falam sobre roupas e seus papéis na identidade dos personagens ou nos limites que impõem aos seus corpos.

Os próximos trabalhos têm aportes na História e são mais alinhados às minhas expectativas. "A moda na história é roupa inacabada", de Rita Andrade, fala sobre o tratamento das peças de vestuário como objetos históricos e museológicos. Um dos pontos que ela aborda é a interferência de questões institucionais - seja de curadoria ou de processos - nas roupas expostas em museus ou tomadas para representação de um período histórico. Um dos problemas, diz a autora, é que "a datação de uma peça, bem como as possíveis adulterações realizadas no objeto, ficam comprometidas se a restauração for muito invasiva, a ponto de reconstruir ou de excluir dele algum tipo de informação, como linhas ou fios soltos, fragmentos de tecido dentre muitas outras coisas".

Já Maria Lucia Bueno apresenta uma pesquisa - a minha preferida neste livro - sobre o papel das revistas de moda na internacionalização de um estilo de se vestir, e por extensão, de um estilo de vida. Em "Alta-costura e alta cultura. As revistas de luxo e a internacionalização da moda (1901-1930)", fruto parcial dos estudos de pós-doc da autora, vemos como a forma de representação dos trajes nas revistas - por foto e por ilustração - infuenciaram a produção dos estilistas. A indefinição estética das criações de vanguarda eram melhor percebidas pelo público por meio dos traços irreverentes de importantes artistas da época. Hoje vemos essa técnica utilizada pela revista Lola, que em cada edição traz um editorial com roupas e acessórios representados por ilustrações.

Cibercultura e arte
O terceiro grupo de artigos apresenta intersecções com os temas da cibercultura. "Transterritorialidades, modas e espaço urbano", de Márcia Couto Mello e Ariadne Moraes Silva, mostra como os nômades contemporâneos conferem novos sentidos aos espaços das grandes cidade por meio da moda. Em "Moda e cultura tecnológica", Suzana Avelar discute como o modo de vida em uma sociedade tecnológica, e não apenas os seus recursos e aparatos, interferem na criação e uso da moda. Um pouco mais distante, mas ainda nesse conjunto, Peter Pál Pelbart fala dos "Desvios do tempo".

O maior grupo temático do livro é o que relaciona moda e arte. Como são cinco artigos, as sobreposições me parecem inevitáveis, principalmente no levantamento de manifestações e exemplos. Para os interessados, é um prato cheio: temos "Considerações sobre fotografia, moda e arte", de Afonso Rodrigues; "Caminhos, cruzamentos, passagens, pontes e encruzilhadas: possibilidades na relação arte e moda", de Marcos Moraes; "Museu, arte e moda", de Ricardo Resende; "Moda e arte: um cruzamento possível de linguagens", de Ricardo Oliveros; e "A moda performance - alguns apontamentos", de Lucio Agra.

Marginais e antropológicos
"Do objeto de moda à narrativa", de Eduardo Motta, mostra como o que se fala sobre a moda, seja na publicidade ou na imprensa, tem tido mais valor do que o objeto em si. Logo depois desse artigo, três outros abordam a relação da moda com segmentos "marginais": "Moda à margem: Tadej Pogacar e a Daspu na 27ª Bienal de São Paulo", que é uma entrevista realizada por Cristina Freire com o artista; "Daspu - zonas de passagem", de Elaine Bortolanza, em uma linguagem que beira o poético; e "Moda bandida", de Fernando Marques Penteado.

O último grupo de artigos apresenta relações com estudos antropológicos: "Notas sobre conhecimento e mestiçagem na América Latina", de Amálio Pinheiro; "Muito além da minissaia", de Nizia Villaça - que me interessa particularmente pela abordagem da roupa como um novo lugar das tensões do "jogo de poder" -; "Políticas da hibridação: evitando falsos problemas", de Suely Rolnik; e o excelente "Ensaio sobre a cópia na era da hiper-reprodutibilidade técnica", de Ludmila Brandão.

Neste texto, a autora mostra como o conceito negativo de cópia, tão discutido nos dias de hoje, é algo construído. E provoca: "Do mesmo modo que as elites se servem de práticas e objetos populares, traduzindo-os conforme seus critérios de gosto e conhecimento, fazendo suas cópias (!), que aqui não são consideradas "cópias", mas "releituras", particularmente no caso da arte, desse mesmo modo, as classes populares se servem de práticas e objetos concebidos pelas elites econômicas, traduzindo-os para o seu universo de sentidos".

Alinhavando
Não resistindo à tentação das metáforas relacionadas ao paradigma da moda, diria que este livro é muito bem costurado. Como o ziguezague também serve para chulear as bordas do tecido, evitando que se desfie, acredito que aqui ele é bem aplicado. Não encontramos fios soltos, mesmo com a diversidade de temas e estilos dos textos.

Porém, assim como reconhecemos a boa roupa pelo acabamento impecável, penso que a editora deveria tomar mais cuidado com a revisão, para que a excelência do conteúdo não seja prejudicada por problemas de apresentação. "Baktin" sem h, "Jack, o Estuprador" (ele foi estripador), "bateclava" ao invés de balaclava e Matt Dillon no lugar de Matt Damon, além de alguns probleminhas de acentuação e digitação, são como pequenos esgarçados sobre os quais um consumidor não hesitaria em reclamar se os encontrasse na bela roupa nova que acaba de comprar.


Adriana Baggio
Curitiba, 1/8/2011

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Simone de Beauvoir: da velhice e da morte de Jardel Dias Cavalcanti
02. Desejo do momento é o caramba de Marta Barcellos
03. Um software em crise existencial de Wellington Machado
04. O futuro (incerto?) dos livros de Rafael Rodrigues
05. A volta do drugui de Luiz Rebinski Junior


Mais Adriana Baggio
Mais Acessadas de Adriana Baggio em 2011
01. E você, já disse 'não' hoje? - 19/10/2011
02. Bombril: a marca que não evoluiu com as mulheres - 10/5/2011
03. Por que as curitibanas não usam saia? - 22/2/2011
04. The Good Wife visita Private Practice - 31/8/2011
05. Moda em 20 textos - 1/8/2011


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Architectural Drawing: a Visual Compendium of Types and Methods
Rendow Yee
Wiley
(2007)



No Ar Rarefeito
Jon Krakauer
Companhia das Letras
(1997)



8 Segredos poderosos para o anti aging
Paul Ling Tai
Multimídia
(2010)



A Formação do 3º Mundo
Dowbor Ladislau
Brasiliense



Manual para o Exame Psicológico da Criança
René Zazzo
Mestre Jou
(1981)



A Poesia Interminável
João da Cruz e Souza
Globus
(2011)



Livro O Morto Ao Telefone
John Le Carre
Klick
(1998)



Eu sou amado
Jacques Poujol
Vida
(2007)



Livro As Aventuras de Sherlock Holmes Estrela de Prata Volume 3
Conan Doyle
Círculo do Livro



As Receitas Preferidas de Ana Maria Braga
Ana Maria Braga
Best Seller
(1997)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês