Moda em 20 textos | Adriana Baggio | Digestivo Cultural

busca | avançada
72073 visitas/dia
1,8 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Poeta paulista lança “O que habita inabitáveis lugares” abordando as relações humanas durante a pand
>>> Biografias e Microrroteiros do Parque
>>> MONUMENTOS NA ARTE: O OBJETO ESCULTÓRICO E A CRISE ESTÉTICA DA REPRESENTAÇÃO
>>> Cia Triptal faz ensaios abertos para Pedreira das Almas, de Jorge Andrade
>>> Integridade Garantida, peça de Alberto Santoz sobre violência urbana, estreia no Cacilda Becker
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Eleições na quinta série
>>> Mãos de veludo: Toda terça, de Carola Saavedra
>>> A ostra, o Algarve e o vento
>>> O abalo sísmico de Luiz Vilela
>>> A poesia com outras palavras, Ana Martins Marques
>>> Lourival, Dorival, assim como você e eu
>>> O idiota do rebanho, romance de José Carlos Reis
>>> LSD 3 - uma entrevista com Bento Araujo
>>> Errando por Nomadland
>>> É um brinquedo inofensivo...
Colunistas
Últimos Posts
>>> Max Chafkin sobre Peter Thiel
>>> Jimmy Page no Brasil
>>> Michael Dell on Play Nice But Win
>>> A história de José Galló
>>> Discoteca Básica por Ricardo Alexandre
>>> Marc Andreessen em 1995
>>> Cris Correa, empreendedores e empreendedorismo
>>> Uma história do Mosaic
>>> Uma história da Chilli Beans
>>> Depeche Mode no Kazagastão
Últimos Posts
>>> Mundo Brasil
>>> Anônimos
>>> Eu tu eles
>>> Brasileira muda paisagens de Veneza com exposição
>>> Os inocentes do crepúsculo
>>> Inação
>>> Fuga em concerto
>>> Unindo retalhos
>>> Gente sem direção
>>> Além do ontem
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Quando o virtual cai na real
>>> Um Amor Anarquista
>>> ego shots fazem bem à saúde
>>> Curso de Criação Literária
>>> O Sol é Para Todos
>>> Entrevista com Miguel Sanches Neto
>>> De volta às férias I
>>> Píramo e Tisbe
>>> A Última Ceia de Leonardo da Vinci
>>> O Desprezo de Alberto Moravia e Jean-Luc Godard
Mais Recentes
>>> Almas de lama e de aço de Gustavo Barroso pela Abc (2012)
>>> Civilização E Barbárie N'Os Sertões: Entre Domingo Faustino Sarmiento E Euclides Da Cunha de Miriam V Gárate pela Fapesp (2001)
>>> Herois E Bandidos - Os Cangaceiros Do Nordeste de Gustavo Barroso pela Abc (2012)
>>> O Cabeleira de Franklin Távora pela Abc (2021)
>>> Recados da Vida de Francisco Cândido Xavier - Autores Diversos pela Geem (1983)
>>> O Silêncio das Montanhas de Khaled Hosseini pela Globo Livros (2013)
>>> Novas Mensagens de Francisco Cândido Xavier pela Feb (1987)
>>> Bellini e o Demônio de Tony Bellotto pela Companhia das Letras (1997)
>>> O Problema do Ser, do Destino e da Dor de Léon Denis pela Feb (1999)
>>> Energia Elétrica e Integração na América do Sul de Ligia Maria Martins Cabral pela Centro da Memória da Eletric (2004)
>>> Sylvio Pinto. 55 anos de pintura de José Maria Carneiro pela Rbm (1993)
>>> Jornal Nacional - Modo de Fazer de William Bonner pela Globo (2008)
>>> Design sem Fronteiras: a Relação Entre o Nomadismo e a Sustentabilidade de Lara Leite Barbosa pela Edusp (2012)
>>> Dicionário de sociologia: Guia prático da linguagem sociológica de Allan Johnson pela Jorge Zahar (1997)
>>> Quando fui outro de Fernando Pessoa pela Alfaguara (2006)
>>> Neve de Orhan Pamuk pela Companhia das Letras (2006)
>>> Português Alemão Português Vocabulário Básico de Curso de Idiomas Globo pela Globo (1991)
>>> Os espiões de Luis Fernando Verissimo pela Alfaguara (2009)
>>> Minidicionário Alemão Português Portugues Alemão de Erich Ronald Zwickau pela Edelbra
>>> Dicionário Inglês Português - Português Inglês de Liege Maria de Souza Marucci pela Bicho Esperto (2012)
>>> Morrer de Prazer de Ruy Castro pela Foz (2013)
>>> Ponto de Impacto de Dan Brown pela Sextante (2005)
>>> Par Ou Ímpar - Vivendo a Matemática de José Jakubovic pela Scipione (1992)
>>> The Brothers Karamazov de Fyodor Dostoyevsky pela University of Chicago (1989)
>>> Capítulos de História Colonial 1500-1800 de J. Capistrano de Abreu pela Publifolha (2000)
COLUNAS

Segunda-feira, 1/8/2011
Moda em 20 textos
Adriana Baggio

+ de 4900 Acessos

É bastante frequente, nos livros sobre moda, a associação com os fazeres da costura. Afinal, apesar de não ser um fenômeno restrito às roupas, é nelas que os conceitos da moda mais se explicitam. O livro Moda em ziguezague: interfaces e expansões (Estação das Letras e Cores, 2011, 232 p.), uma coletânea de artigos organizada por Cristiane Mesquita e Rosane Preciosa, inscreve-se nesta tradição.

Neste livro, a associação foge ao quase-clichê e tem fontes mais nobres: "Nossa proposta é inspirada pelo olhar de Deleuze sobre a última letra do alfabeto: o desenho do Z. Ângulos (...) nos possibilitam relacionar potencialidades e singularidades díspares, transversal que expande os campos precedentes", dizem as organizadoras.

Realmente, podemos chamar de díspares as abordagens sobre moda nos 20 artigos do volume. A justificativa estaria na necessidade desta disciplina por intercessores diversos, que lhe permitam se expandir conceitualmente. A moda, então, é desinstalada dos "lugares consagrados em que tomou assento" - como os estudos que a veem sob o prisma da distinção (moda como status) e diferenciação (moda como estilo e identidade) - e arremessada em territórios mais estranhos.

A disparidade acontece também nos gêneros textuais escolhidos pelos autores para apresentar suas ideias. O ímpeto de uma comparação qualitativa, que talvez não se apresentasse em coletâneas mais uniformes, é despertado aqui por conta dessa heterogeneidade.

Evidentemente, a qualidade de cada artigo não é intrínseca ao gênero textual. Mas minhas expectativas acabaram por valorizar especialmente os trabalhos de pesquisa, seja empírica ou teórica. Puro preconceito, do tipo que o livro pretende quebrar, já que o objetivo da diversidade, como dizem as organizadoras, é justamente verificar como a moda "se comporta, assediada por abordagens que diagramam outros trajetos, que, estimamos, apontem para outros passeios conceituais, que experimentam tortuosidades, obliquidades, ziguezagues".

Estilo literário e abordagens históricas
Os textos são organizados por afinidades, seja de gênero, seja de tema. Os dois primeiros, por exemplo, flertam com estilos literários. Em "Acerca do ziguezague", Luiz Orlandi fala sobre este movimento por meio de um diálogo ("o caráter clandestino dessa aventura impede a explicitação dos nomes dos partícipes") acontecido durante andanças ao pé da serra da Mantiqueira. Em seguida, Annita Costa Malufe, em "Modulações", comenta trechos de obras literárias que falam sobre roupas e seus papéis na identidade dos personagens ou nos limites que impõem aos seus corpos.

Os próximos trabalhos têm aportes na História e são mais alinhados às minhas expectativas. "A moda na história é roupa inacabada", de Rita Andrade, fala sobre o tratamento das peças de vestuário como objetos históricos e museológicos. Um dos pontos que ela aborda é a interferência de questões institucionais - seja de curadoria ou de processos - nas roupas expostas em museus ou tomadas para representação de um período histórico. Um dos problemas, diz a autora, é que "a datação de uma peça, bem como as possíveis adulterações realizadas no objeto, ficam comprometidas se a restauração for muito invasiva, a ponto de reconstruir ou de excluir dele algum tipo de informação, como linhas ou fios soltos, fragmentos de tecido dentre muitas outras coisas".

Já Maria Lucia Bueno apresenta uma pesquisa - a minha preferida neste livro - sobre o papel das revistas de moda na internacionalização de um estilo de se vestir, e por extensão, de um estilo de vida. Em "Alta-costura e alta cultura. As revistas de luxo e a internacionalização da moda (1901-1930)", fruto parcial dos estudos de pós-doc da autora, vemos como a forma de representação dos trajes nas revistas - por foto e por ilustração - infuenciaram a produção dos estilistas. A indefinição estética das criações de vanguarda eram melhor percebidas pelo público por meio dos traços irreverentes de importantes artistas da época. Hoje vemos essa técnica utilizada pela revista Lola, que em cada edição traz um editorial com roupas e acessórios representados por ilustrações.

Cibercultura e arte
O terceiro grupo de artigos apresenta intersecções com os temas da cibercultura. "Transterritorialidades, modas e espaço urbano", de Márcia Couto Mello e Ariadne Moraes Silva, mostra como os nômades contemporâneos conferem novos sentidos aos espaços das grandes cidade por meio da moda. Em "Moda e cultura tecnológica", Suzana Avelar discute como o modo de vida em uma sociedade tecnológica, e não apenas os seus recursos e aparatos, interferem na criação e uso da moda. Um pouco mais distante, mas ainda nesse conjunto, Peter Pál Pelbart fala dos "Desvios do tempo".

O maior grupo temático do livro é o que relaciona moda e arte. Como são cinco artigos, as sobreposições me parecem inevitáveis, principalmente no levantamento de manifestações e exemplos. Para os interessados, é um prato cheio: temos "Considerações sobre fotografia, moda e arte", de Afonso Rodrigues; "Caminhos, cruzamentos, passagens, pontes e encruzilhadas: possibilidades na relação arte e moda", de Marcos Moraes; "Museu, arte e moda", de Ricardo Resende; "Moda e arte: um cruzamento possível de linguagens", de Ricardo Oliveros; e "A moda performance - alguns apontamentos", de Lucio Agra.

Marginais e antropológicos
"Do objeto de moda à narrativa", de Eduardo Motta, mostra como o que se fala sobre a moda, seja na publicidade ou na imprensa, tem tido mais valor do que o objeto em si. Logo depois desse artigo, três outros abordam a relação da moda com segmentos "marginais": "Moda à margem: Tadej Pogacar e a Daspu na 27ª Bienal de São Paulo", que é uma entrevista realizada por Cristina Freire com o artista; "Daspu - zonas de passagem", de Elaine Bortolanza, em uma linguagem que beira o poético; e "Moda bandida", de Fernando Marques Penteado.

O último grupo de artigos apresenta relações com estudos antropológicos: "Notas sobre conhecimento e mestiçagem na América Latina", de Amálio Pinheiro; "Muito além da minissaia", de Nizia Villaça - que me interessa particularmente pela abordagem da roupa como um novo lugar das tensões do "jogo de poder" -; "Políticas da hibridação: evitando falsos problemas", de Suely Rolnik; e o excelente "Ensaio sobre a cópia na era da hiper-reprodutibilidade técnica", de Ludmila Brandão.

Neste texto, a autora mostra como o conceito negativo de cópia, tão discutido nos dias de hoje, é algo construído. E provoca: "Do mesmo modo que as elites se servem de práticas e objetos populares, traduzindo-os conforme seus critérios de gosto e conhecimento, fazendo suas cópias (!), que aqui não são consideradas "cópias", mas "releituras", particularmente no caso da arte, desse mesmo modo, as classes populares se servem de práticas e objetos concebidos pelas elites econômicas, traduzindo-os para o seu universo de sentidos".

Alinhavando
Não resistindo à tentação das metáforas relacionadas ao paradigma da moda, diria que este livro é muito bem costurado. Como o ziguezague também serve para chulear as bordas do tecido, evitando que se desfie, acredito que aqui ele é bem aplicado. Não encontramos fios soltos, mesmo com a diversidade de temas e estilos dos textos.

Porém, assim como reconhecemos a boa roupa pelo acabamento impecável, penso que a editora deveria tomar mais cuidado com a revisão, para que a excelência do conteúdo não seja prejudicada por problemas de apresentação. "Baktin" sem h, "Jack, o Estuprador" (ele foi estripador), "bateclava" ao invés de balaclava e Matt Dillon no lugar de Matt Damon, além de alguns probleminhas de acentuação e digitação, são como pequenos esgarçados sobre os quais um consumidor não hesitaria em reclamar se os encontrasse na bela roupa nova que acaba de comprar.


Adriana Baggio
Curitiba, 1/8/2011


Quem leu este, também leu esse(s):
01. Vespeiro silencioso: "Mayombe", de Pepetela de Renato Alessandro dos Santos
02. 'Eu quero você como eu quero' de Ana Elisa Ribeiro
03. A Marcha da Família: hoje e em 1964 de Humberto Pereira da Silva
04. Solidão Moderna de Mentor Muniz Neto
05. Memória de Elefante de Carina Destempero


Mais Adriana Baggio
Mais Acessadas de Adriana Baggio em 2011
01. E você, já disse 'não' hoje? - 19/10/2011
02. Bombril: a marca que não evoluiu com as mulheres - 10/5/2011
03. Por que as curitibanas não usam saia? - 22/2/2011
04. The Good Wife visita Private Practice - 31/8/2011
05. Moda em 20 textos - 1/8/2011


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




The Franchise Affair
Josephine Tey
Heinemann



Tenente, onde fica o alegrete?
Boaventura Martins Braga
Marbra
(2012)



Estudos de Pele
Floriano Martins
Lamparina
(2004)



A Epistemologia Genética (1970)
Jean Piaget
Abril Cultural
(1980)



Crises Monetárias
Paul Krugman
Pearson
(2001)



O Clube dos Sete
Marconi Leal
34
(2005)



Gerenciando Vendedores Pit Bulls
Luis Paulo Luppa
Landscape
(2005)



And the winner is... - Os bastidores do Oscar
Emanuel Levy
Trajetória
(1990)
+ frete grátis



Cal Ou Tinta - Qual Profissional Você Quer Ser?
Anderson Tonnera
Elsevier - Alta Books
(2014)



Índia Thiara - Romance Indígena
Lindberg Albuquerque Brito
Região
(2008)





busca | avançada
72073 visitas/dia
1,8 milhão/mês