| Mais Recentes >>> Revelacao Do Sucubo de Richelle Mead pela Essencia (2012) >>> As Insondáveis Riquezas de Cristo | Exposição Efésios | Volume 3 de D. M. LLoyd-Jones pela Pes (1992) >>> El Señor Presidente de Asturias Miguel Ángel pela Scipione (2000) >>> Livro Querido Diário Otário, é Melhor Fingir Que Isso Nunca Aconteceu Volume 1 de Jim Benton pela Fundamento (2009) >>> Livro Conheça Trotsky 7 de Tariq Ali & Phil Evans, traduzido por Elisabeth Marie pela Proposta Editorial (1980) >>> A Outra Face de Deborah Ellis pela Ática (2016) >>> Princípios de Programação em Computadores de Paulo Martins Bordenaruk pela Érica (1992) >>> Livro A Concepção Marxista dos Sindicatos Coleção Teoria Revolucionária de Traduzido por Antônio Carlos Silva e Paulo Lago pela Outubro (1994) >>> Livro Uma Proporção Ecológica Razão, Proporção, Regra de Três e Porcentagem de Luzia Faraco Ramos pela Ática (2002) >>> Doce Vingança de Nora Roberts pela Bertrand Brasil (2025) >>> Pedagogia e Pedagogos, Para Quê? 3ª edição. de José Carlos Libâneo pela Cortez (2000) >>> Livro Recycling Oxford Bookworms 3 de Rosemary Border pela Factfiles (1996) >>> Livro Recycling Oxford Bookworms 3 de Rosemary Border pela Factfiles (1996) >>> Livro Confia e Serve de Francisco Cândido Xavier, Carlos A. Baccelli, espíritos diversos pela Instituto Difusão Espírita (1989) >>> Livro Entortador de Sentidos de José Galas pela Desenredo (2005) >>> Coleção a Seleção Completa - 6 Livros de Kiera Cass pela Seguinte (2012) >>> Senhora Das Aguas de Pedro Siqueira pela Prata (2025) >>> Livro Mil E Uma Equações de Ernesto Rosa pela Ática (2001) >>> O Caso da Borboleta Atíria de Lúcia Machado de Almeida pela Ática (1981) >>> Livro Scherazade das Crianças de Jordi Sierra I Fabra, ilustrado por Francesc Rovira, traduzido por Jose Arrabal pela Paulinas (2013) >>> Os Mercadores Da Noite de Ivan Sant'anna pela Sextante (2008) >>> Fitoenergia: Terapias Holísticas, Espituais E Naturais de Agathá pela Isis (2020) >>> Matemática Para Concursos de Cláudio C. Kidricki pela Sagra Luzzatto (1994) >>> O Lago Místico de Kristin Hannah pela Novo Conceito (2020) >>> American Son: A Portrait Of John F. Kennedy, Jr. de Richard Blow pela Henry Holt And Co. (2002)
|
|
COLUNAS
Sexta-feira,
16/9/2011
Minha cartomante não curte o Facebook
Ana Elisa Ribeiro
+ de 4700 Acessos
Há tempos ando encafifada com o papo da cartomante. Ela foi enfática em dizer que minha alma gêmea não virá pela internet. Meu Deus, mas eu nem disse nada. Como ela foi saber que fico grudada no computador o dia inteiro? Chute digital. Acertou na mosca. Vivo pendurada no PC e no netbook, com meus modems e minhas conexões wireless roubadas, gatos eletrônicos e desesperos conectivos. E ela disse, com todas as letras: "E nem adianta ficar saindo muito para a balada não, ó. E nem é coisa de internet".
Cismei geral. Será que ela tem preconceito contra relacionamentos virtuais? Será que a cartomante viveu um dissabor eletrônico? Será que ela ouviu mesmo a tal cigana que dá vidência a ela? Será que a cigana, lá do além onde ela mora, já sacou que as redes sociais e a internet, de forma geral, andaram desarranjando aquele velho jeito de juntar gente? Será que os cupidos já andam com tablets? Bom, só sei que fiquei pensando que minhas chances de encontrar a tampa da minha panela são mesmo maiores na web. Ou não? Não sei se a tampa certa, mas sei que há tampas soltas (e nem tão soltas) à pampa pela rede.
Vai ver a cartomante é analfabeta digital. Será? Não creio. Soube que ela tem curso superior e saca muito de computadores. Mas por que será que ela me disse isso? Eu podia bem ser uma avessa às parolas virtuais. Ah, mas estava lá, escrito, dentro da bola de cristal dela: essa moça é veterana nessa coisa aí de conhecer gentes digitais. Já contei sobre isso aqui antes.
Não é de hoje que junto amigos e namorados nas mesas de chats e comunidades. Tudo bem que foi tudo por água abaixo, mas não me lembro de garantir nada melhor quando só conhecia gente no mundo real. Daí fiquei lembrando dos meus amigos menos líquidos do que eu. Ó, vejam como foi com o RR (evitarei explicitar os nomes desses felizardos): estava entediado em Belo Horizonte, chateado numa sexta-feira, sem grandes perspectivas para o final de semana e resolveu ir para a rodoviária. Lá escolheria um destino de ônibus. Pronto. Cidades do interior. Minas tem zilhões delas, talvez seja o estado brasileiro que mais as tem. Não falta cidadezinha onde descansar, onde conhecer igreja-praça-baladinha. E lá foi ele. Chegou num guichê e comprou passagem, talvez para Ouro Preto ou Divinópolis, não me lembro mais. Tinha ouvido falar de qualquer festa ali ou acolá. E foi. De mochila nas costas e uma solidãozinha insolente na cabeça.
RR subiu no ônibus, pôs a mochila no compartimento acima da cabeça e se arranjou (grande como é) no banco de número par ou ímpar, não me lembro. Não sei se foi corredor ou janela. Só sei que se sentou ao lado dele, de repente, uma moça linda e disposta a conversar. Nem sei se bem disposta assim. Sentou-se ali e pronto. E ele, simpático como é, tratou de fazer qualquer pergunta, que rendeu um papo, que rendeu um término do namoro dela, que rendeu um namoro com ele, que viajou com ela para a Europa e isso deu em casamento. Isso. Vamos resumir assim, meio à maneira de Drummond.
Noutro cenário, minha amiga CL, grandona e bonita, cansadíssima de um namoro a distância desses eternos, cheios de vai-não-vai, resolveu abrir os olhos. Basta isso, às vezes, abrir os olhos. E ela, gerente de uma editora, foi incumbida de entrevistar vários candidatos ao cargo de designer. Anuncia, marca, recebe, entrevista, num mood meio entediado, blues, jazz, improviso bemol. Tá. Até que um dia entrou lá um moço alto (mais que ela, milagre nestas Minas Gerais), louro, de doces olhos azuis, brinquinho de um lado, sorriso do outro. Pronto, falei. Vi tudo. E ainda (eu, colega de trabalho dela) zoei: "Já até sei de quem é a vaga". Ela disse um "deixa disso" cheio de malícia e ainda defendeu que "o cara é bom, tem bom currículo". Tá. E aqueles olhos azuis? Entraram na avaliação?
Sim, o cara era bom, talentoso e, de quebra, solteiro e bonitão. Amizade fácil, almoços infinitos no mesmo lugar. Ali e aqui, acolá também. Eles começaram a ficar discretos e então resolveram namorar. O namoro deu em juntamento, que deu em casamento, que deu em uma união bem bonita de se ver. Eles se puxam para cima, entendem? Lembro vagamente de como é isso.
Vendo assim fica mais bacana pensar que os acasos vão se acasalando e fazendo as pessoas entrarem em contato. O amigo do meu amigo que vira meu namorado; o colega do meu primo que me é apresentado (foi a única situação realmente prolífica da minha vida, viu); o inimigo do meu vizinho que me parece bacana; o músico da banda do meu amigo; o irmão da minha chegada. Assim, de verdade, olhos nos olhos desde o primeiro lance de dados. Mas isso não descarta minha cisma com a cartomante analógica. No caso das mídias digitais, a escrita faz o papel da isca, sedução demais que muita gente sabe inscrever nas entrelinhas antes de enviar as fotos. E não é assim? Hoje em dia tem o avatar, que facilita uma visão (em geral, superdistorcida, fique claro) da figura que se vai, talvez, encontrar.
Então tá, dona cartomante, vou passear pela praça, entrevistar uns candidatos à vaga, pegar um avião (acho mais promissor) para qualquer lugar. Mas ó, posso passar meu e-mail e meu Facebook pro candidato ao meu coração? :D
Ana Elisa Ribeiro
Belo Horizonte,
16/9/2011
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Expressar é libertar de Paula Ignacio
02.
Elogio ao cabelo branco de Ana Elisa Ribeiro
03.
A natureza se reveste de ti de Elisa Andrade Buzzo
04.
Homens x Mulheres, ainda de Marcelo Spalding
05.
O inventário da dor de Lya Luft de Marcelo Spalding
Mais Acessadas de Ana Elisa Ribeiro
em 2011
01.
É possível conquistar alguém pela escrita? - 21/1/2011
02.
Meus livros, meus tablets e eu - 15/4/2011
03.
Você viveria sua vida de novo? - 18/2/2011
04.
À primeira estrela que eu vejo - 7/10/2011
05.
Bibliotecas públicas, escolares e particulares - 20/5/2011
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|