Emagrecer sem sofrer? Isso é papo de revista | Adriana Baggio | Digestivo Cultural

busca | avançada
85352 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Drama da pandemia em Manaus é tema da peça Desassossego
>>> 14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+
>>> Lenna Baheule ministra atividades gratuitas no Sesc Bom Retiro
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia no Sesc Consolação
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Reid Hoffman por Tim Ferriss
>>> Suspense, Crimes ... e Livros!
>>> Entrevista com Chico Pinheiro
>>> Mi casa, su casa
>>> Produtor Cultural Independente
>>> Descobrindo David Goodis
>>> Somente para quem quiser (souber?) sonhar
>>> Maldito é o fruto
>>> Se falam em autor novo, saco logo a minha pistola
>>> Se falam em autor novo, saco logo a minha pistola
Mais Recentes
>>> Livro Caligrafia Dos Sonhos de Juan Marse pela Alfaguara (2014)
>>> Antologia Missionária de Antonio Galvão pela Convicção (2015)
>>> Gramatica: Texto, Reflexao E Uso - Volume Unico de William Roberto Cereja pela Atual (didatico) - Grupo Saraiva (2012)
>>> Livro A Canção Da Inteireza. Uma Visão Holística Da Educação de Clodoaldo Meneguello Cardoso pela Summus (1941)
>>> The Journalist And The Murderer (Edição em Inglês) de Janet Malcolm pela Vintage (1990)
>>> Cristão Contagiante de Mark Mittelberg pela Vida (2012)
>>> A Arte da Imperfeição de Brene Brown pela Editora Sextante (2025)
>>> Revelacion y acogimiento de la obra de arte - Estética de las manifestaciones artisticas de Luis Juan Guerrero pela Editorial Losada s. a. (1956)
>>> Linguagens De Programação Java, C e C++ e outras de Flávio Varejão pela Campus (2004)
>>> Livro A Melhor Viagem Intercâmbio a Maior Bagagem de Ana Maria Santos da Silva pela Bortolamasi (2021)
>>> Estética E Filosofia de Mikel Dufrenne pela Perspectiva (1972)
>>> Livro A Jornada de Cecilia de Dema de Francisco pela Francisco Editora e Eventos
>>> Livro Comunicação, Espetáculo E Jornalismo de Lucia Santaella e Outros pela Lumina (2000)
>>> Livro Aladim e a Lâmpada Maravilhosa Ali-Babá e os 40 Ladrões Coleção Doçura 1º Série de Adaptado por Ubiratan Rosa pela Editora Rideel
>>> Estática de J. L. Meriam pela Livros Técnicos E Científicos S.A. (1977)
>>> Estados Unidos. A Formação Da Nação de Leonardo Karnal pela Editora Contexto (2001)
>>> Vida Em Comunhão de Dietrich Bonhoeffer pela Sinodal (2003)
>>> Livro A Faca Sutil de Philip Pullman pela Objetiva (2007)
>>> Tribus perdidas de Itzjak Ben Zvi pela Editorial candelabro (1961)
>>> Livro Tarô Vida E Destino Volume 2 de Nei Niaff pela Elevação (2001)
>>> A Praça do Diamante de Mercè Rodoreda pela Planeta (2019)
>>> More! Level 2 Student's Book With Cyber Homework And Online Resources de Herbert Puchta, Jeff Stranks, Günter Gerngross, Christian Holzmann, Peter Lewis-jones pela Cambridge-helbling (2016)
>>> Porque Me Tornei Sacerdote de Da Editora pela Paulinas (1967)
>>> Livro O Olhar Estético Na Comunicação de Antônio Albino Canelas Rubim. Outros pela Vozes (1999)
>>> Por Que Ainda Há Quem Não Aprende? de Esther Pillar Grossi pela Paz E Terra (2004)
COLUNAS

Quarta-feira, 29/2/2012
Emagrecer sem sofrer? Isso é papo de revista
Adriana Baggio
+ de 6700 Acessos

Imagine um futuro em que não existe mais a raça humana na Terra. O cataclisma foi repentino. Nas cidades do desolado planeta sobraram apenas os edifícios e as bancas de jornal. Os exemplares das revistas foram preservados, congelando a época da extinção humana nas datas estampadas nas capas.

Tempos depois, habitantes de outro planeta descem ao nosso para estudar os restos da civilização. Querem tentar compreender a cultura do povo dizimado, seus hábitos, seus valores. Apesar da quantidade de livros, estudos científicos e de uma infinidade de produtos do conhecimento humano preservados, encontram nas bancas um material mais rico do que qualquer outro.

Uma situação em especial os intriga: dispostas lado a lado nas bancas, algumas revistas apresentam fórmulas para emagrecer, enquanto outras celebram a gastronomia, trazem receitas culinárias e indicam os melhores lugares das cidades para comer e para beber. Apesar de não terem que se preocupar com isso (alguém já viu um ET gordinho?), os visitantes sabem da relação indissociável entre magreza e comida - ou falta dela. Sem conseguir entender, chegam a uma conclusão: essa raça humana só podia ser esquizofrênica.

O mundo ainda não acabou e eu sou terráquea da gema, mas a situação também me intriga. Como é que uma mesma sociedade pode atribuir tanto valor, simultaneamente, à boa forma e à boa mesa? Como é que pode estar na moda, ao mesmo tempo, ser magra e ser quituteira de mão cheia? Na verdade, não pode. Se o ideal de vida está atrelado à conquista desses dois valores, não é difícil se sentir, no mínimo, infeliz.

Mas entre manter o peso e comer bem, digamos que a segunda tendência é a mais natural. Nem vou entrar na questão de a comida ser combustível para a manutenção do corpo. Comida é cultura. Do preparo do alimento até sua degustação, a culinária pode proporcionar diversos tipos de satisfação. O prazer está na combinação dos ingredientes até transformá-los em um prato, no compartilhar esse alimento com a família e os amigos, sem falar, é claro, no prazer puro e simples de comer algo gostoso e que se deseja muito. O problema é que a comida atua sobre o corpo, que no padrão da sociedade contemporânea, é um corpo esfomeado.

Não contentes em propor, semana após semana, mês após mês, fórmulas e receitas de emagrecimento para sua audiência, os próprios jornalistas se transformaram em cobaias de tais procedimentos. Em 2011, os telespectadores do Fantástico puderam acompanhar em rede nacional o programa de dieta e exercícios do casal de apresentadores, assim como o resultado do sacrifício: formas mais esguias e mais alinhadas aos padrões corporais das personalidades midiáticas.

A boa e nova forma do corpo da apresentadora Renata Ceribelli renderam-lhe ainda a capa de uma edição da revista Claudia. Parece, no entanto, que os quilos perdidos não foram, sozinhos, suficientes para o padrão da revista. Na edição seguinte, a publicação ensinava como fazer a mesma pose adotada pela jornalista na fotografia da capa. Tal postura, junto aos recursos de iluminação e de produção, ajudava a "emagrecer". Claudia deve ter gostado da repercussão: em janeiro de 2012, foi a própria redatora-chefe da revista quem expôs às leitoras sua jornada de emagrecimento.

Nos primeiros parágrafos da matéria, a redatora Sibelle Pedral conta como "pirou" no trânsito de São Paulo ao ver um quindim - seu doce preferido - estampado em uma van, e que faz seis meses que não come açúcar e nem farinha branca. Mais para frente, tentando mostrar que ir jantar fora é compatível com uma dieta tão restritiva, diz que vai ao seu restaurante italiano preferido - porque adora pizza e bruschetta - e pede uma carne com salada. E mesmo com tantos relatos de sacrifício e privação, o título da matéria é "Perdi 21 quilos e não sofri". Hã?

Fazer dieta é sofrido sim. Há comidas maravilhosas em cada esquina. Depois que você passa da adolescência, comer fora é um dos melhores programas para se fazer sozinha, a dois ou com um monte de gente. Eu e meus amigos conversamos de comida enquanto comemos. É lógico que, exceto por um ou outro abençoado com a magreza genética, o restante não poderia ser capa de Claudia. Mas como esse não é o propósito de vida de nenhum de nós e o colesterol até que vai bem, aceitamos com mais ou menos tranquilidade os quilos e as dobras que as refeições deixam em nossos corpos. Acho que eu ficaria melhor com uns 10 quilos a menos. Mas o preço a pagar em termos de felicidade não compensa. Por que fazer comida, partilhá-la com os amigos e comê-la me faz muito feliz.

Há muitas facetas cruéis nessa valorização doentia da forma física. Uma delas é esse discurso de que as dietas são fáceis ou acessíveis. Respeito muito quem precisa seguir uma dieta por razões de saúde - ou mesmo estéticas, quando a pessoa é tão infeliz com seu corpo que a privação da comida é um preço menor do que aquele cobrado pelo espelho ou pelo olhar alheio. Então, não venha me dizer que você fica seis meses sem comer açúcar ou farinha branca e que isso não é sofrido. Não venha me dizer que é tranquilo ter que pedir grelhado e rúcula no restaurante que prepara as massas que você adora - especialmente se o seu marido também "briga com a balança", mas nem por isso faz a mesma dieta que você (mais um trecho do depoimento de Sibelle Pedral).

Se você quer ou precisa encarar uma dieta, não aceite que digam que isso é fácil. É fazer pouco da sua dedicação. E que a dieta seja feita pelos motivos certos e autênticos, porque um sacrifício desses não merece ser tão banalizado.



Adriana Baggio
Curitiba, 29/2/2012

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Dando nome aos progres de Celso A. Uequed Pitol
02. Em busca da adrenalina perdida de Marta Barcellos
03. Homens x Mulheres, ainda de Marcelo Spalding
04. Chicas de Bolsillo e o fetiche editorial de Elisa Andrade Buzzo
05. Histórias naturais de Eduardo Carvalho


Mais Adriana Baggio
Mais Acessadas de Adriana Baggio
01. Apresentação - 31/5/1974
02. Maria Antonieta, a última rainha da França - 16/9/2004
03. Dicas para você aparecer no Google - 9/3/2006
04. Ser bom é ótimo, mas ser mau é muito melhor* - 24/4/2003
05. A importância do nome das coisas - 5/5/2005


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Biografias Tá Gravando e Agora?
Kefera Buchmann
Paralela
(2016)



Contabilidade Avançada e Análise das Demonstrações Financeiras
Silvério das Neves / Paulo Eduardo V. Viceconti
Frase
(1998)



Livro Infanto Juvenis Lua e Sol
Nílson José Machado
Braga
(1998)



The Qualcomm Equation
Dave Mock
Amacom
(2005)



Livro de Bolso Literatura Estrangeira Mother Goddam
Bette Davis
Star
(1975)



In Business - the Ongoing Reinvention of Argo
Mark E. Watson
Argo Group
(2017)



Diário de uma Outra Parte
Blanche Torres
Gandalf
(2000)



Jesus and the Remains of His Day
Craig A. Evans
Hendrickson Press
(2015)



Le Mythe Dicare
André Comte-sponville
Presses Universitaires de Fran
(1992)



Coleção Histórica Marvel - Os Vingadores - Volume 4
Varios Autores
Panini Comics
(2012)





busca | avançada
85352 visitas/dia
1,7 milhão/mês