Não presta, mas vá ver | Carla Ceres | Digestivo Cultural

busca | avançada
72040 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Renata Pizi ministra workshop online sobre criação de espetáculos musicais infantojuvenis
>>> EUNIC Brasília anuncia a programação cultural gratuita da Semana da Europa 2025
>>> Abdias do Nascimento ganha espetáculo sobre sua trajetória no Teatro SESC Copacabana
>>> Agito gratuito: Decco Torres estreia o projeto “Neo Baile” no Centro
>>> Guinga
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A pobreza cultural nossa de cada dia
>>> Samurais de Fecaloma
>>> Antologia Ser Mulher
>>> Henry Moore: o Rodin do século XX
>>> Wanda Louca Liberal
>>> Rainbow 1977
>>> A avó e a montanha-russa
>>> Novo site da Filmes Polvo
>>> Rodrigo Capella em turnê
>>> Deitado eternamente em divã esplêndido – Parte 1
Mais Recentes
>>> Gramática Escolar da Língua Portuguesa 2ª ed Novo Acordo Ortográfico de Evanildo Bechara pela Nova Fronteira (2010)
>>> Biomass For Energy And The Environment Volume 3 de P. Chartier/ G. L. Ferrero/ U. M. Henius pela Pergamon (1996)
>>> Topicos de fisica 3 - eletricidade (10º edição) de Gualter; Newton; Helou pela Saraiva (1995)
>>> Biomass For Energy, Environment, Agriculture And Industry Volume 2 de Chartier/ Beenackers/ G. Grassi pela Pergamon (1995)
>>> Guerra Do Fim Do Mundo de Mario Vargas Llosa pela Francisco Alves (1982)
>>> Making A Business From Biomass In Energy, Environment, Chemicals, Fibers, And Materials, Volume 2 de R P Overend and E Chornet pela Pergamon (1997)
>>> Poemas De Contagem E Enigmas Populares de Lúcia Pimentel Góes pela Prumo (2009)
>>> Single-channel Recording (perspectives On Individual) de Bert Sakmann/ Erwin Neher pela Springer (1995)
>>> Super apresentacoes - Como Vender Ideias E Conquistar Audiencias (7º impressão) de Joni Galvao - Eduardo Adas pela Panda Books (2013)
>>> Biotechnology For Fuels And Chemicals: The Twenty-third Symposium (abab Symposium) de Mark Finkelstein/ Brian H Davison pela Humana Press (2002)
>>> O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado (1º ed.) de Don e Audrey Wood pela Brinque Book (2012)
>>> Proceedings of the Twenty-Fifth Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals Held May 4-7 de Mark Finkelstein/ Brian H Davison pela Humana Press (2004)
>>> Enrico De Prata (capa dura) de Madonna pela Rocco Jovens Leitores (2005)
>>> Biotechnology For Fuels And Chemicals: The Twenty-seventh Symposium (applied Biochemistry And Biotechnology, Volumes 129-132) de James D. Mcmillan pela Humana Press (2006)
>>> O Homem-pássaro - História De Um Migrante (2º edição - 5º impressão) de Ricardo Dreguer - Bruna Assis Brasil pela Moderna (2017)
>>> Biotechnology For Fuels And Chemicals: The Twenty-eighth Symposium. (abab Symposium) de Jonathan R Mielenz/ K Thomas Klasson pela Humana Press (2007)
>>> Biotechnology For Fuels And Chemicals: The Twenty-third Symposium (abab Symposium) de Mark Finkelstein/ Brian H Davison pela Humana Press (2002)
>>> Twentieth Symposium On Biotechnology For Fuels And Chemicals: Presented As Volumes 77-79 de Brian H Davison / Mark Finkelstein pela Humana Press (1999)
>>> O Discreto Charme Das Partículas Elementares (2º edição - capa dura) de Maria Cristina Batoni Abdalla pela Lf Editorial (2016)
>>> Crc Handbook Of Chemistry And Physics, 91st Edition (crc Handbook Of Chemistry & Physics) de W M Haynes editor in chief pela Crc Press (2010)
>>> Topicos de fisica 2 - termologia, ondas e optica (10º edição) de Newtob - Helou - Gualter pela Saraiva (1993)
>>> Signos Solares para o Século XXI - Um Guia Prático para o Dia a Dia Moderno de Babs Kirby pela Nova Era (2007)
>>> What to Expect The First Year de Arlene Eisenberg; Heidi E Murkoff; Sandee Hathaway pela Workman Publishing (1989)
>>> O Sonho Que Brotou (capa dura) de Renato Moriconi pela Dcl (2010)
>>> O Maior De Todos Os Mistérios de Giselda Laporta Nicolelis pela Editora Do Brasil (2017)
COLUNAS

Quinta-feira, 26/4/2012
Não presta, mas vá ver
Carla Ceres
+ de 4100 Acessos

Dizem que, um dia, os computadores ocuparão o lugar dos críticos e comentaristas de arte. Se esse momento chegar, perderei uma de minhas grandes diversões: ler uma porção de comentários discordantes sobre filmes ou livros e tentar adivinhar o que os provocou.

Somente leitores muito ingênuos acreditam em críticas imparciais. Quem acompanha o jornalismo cultural já sabe que comentaristas escrevem de acordo com suas preferências e não devem atrapalhar os interesses das firmas para as quais trabalham. Quando procuramos a opinião de um jornalista a quem costumamos acompanhar, temos em mente seus gostos e damos um desconto para seus exageros tendenciosos.

O problema é que poucas pessoas têm tempo para descobrir que fulano é elitista, beltrano é adorador de Woody Allen e sicrano é um vendido. Assim alguns sites de comentários sobre filmes e livros tornam-se mais fidedignos do que jornais e revistas de grande circulação. Isso acontece porque a maioria desses sites diz claramente a que veio, interessa-se pela opinião dos visitantes e tira dúvidas. Um comentarista sério, na internet ou na mídia impressa, assume suas preferências, não faz propaganda como se fosse crítica e resiste às tentações de falar mal para causar polêmica, ou elogiar para agradar fã-clubes.

Na internet, polêmicas e fãs fazem o contador de visitas disparar, portanto, num primeiro momento, favorecem o site. É comum um filme receber críticas favoráveis no início e, logo depois, pelo bem da controvérsia, ser reduzido a pó. O oposto raramente acontece, não apenas porque elogios geram menos page views do que um comentário arrasador, mas pelo simples motivo de que é preciso coragem para tentar resgatar uma obra da lata de lixo onde crítica e público a jogaram.

O filme A casa dos sonhos (Dream house), um thriller psicológico de 2011, por exemplo, obteve boas críticas iniciais, mas depois levou dezenas de tomates podres por motivos que nada tinham a ver com a obra em si. Certo, a produção teve muitos problemas a ponto de o próprio diretor, Jim Sheridan, pedir que retirassem seu nome dos créditos. Pedido indeferido.

A pá de cal veio com um trailer desastroso que contava quase toda a história e deixava a impressão de que se tratava de um filme de terror. Críticos e público não perdoaram. Tacharam A casa dos sonhos de "previsível", "arrastado" e "pouco assustador". Ao mesmo tempo, afirmaram sentir-se enganados porque não era o que o trailer os levara a esperar.

Há muita incoerência aí. Como um filme previsível, cuja história sabíamos de antemão, consegue frustrar nossas expectativas? Podemos considerar um thriller psicológico ruim porque ele não é um filme de terror? O simples fato de conhecermos parte do enredo antecipadamente desqualifica uma obra de ficção? Se desqualifica, deveríamos proibir trailers e banir os clássicos como Romeu e Julieta?

Considero A casa dos sonhos um bom filme dentro de seu gênero, mas vítima de um trailer infeliz e da má vontade dos críticos, que, por sua vez, influenciaram o público. Exatamente o oposto de A mulher de preto (The woman in Black), terror gótico de 2012, pretensiosamente anunciado como "a mais arrepiante história de fantasma do nosso tempo".

A presença do ator Daniel Radcliffe no papel principal atraiu aos cinemas muitos dos fãs que acompanharam, por anos, suas atuações como o jovem bruxo Harry Potter. A mulher de preto recebeu elogios generosos, embora seja lento, previsível e tenha um roteiro ideal para um ator fraco. Daniel precisou apenas manter uma expressão de tédio angustiado enquanto o cenário e a atmosfera faziam o resto.

Histórias de fantasmas e casas mal assombradas existem há séculos e vêm evoluindo. No início, eram vistas como pertencentes ao domínio do sobrenatural. Aos poucos, ganharam uma interpretação psicológica. Parte do charme das histórias de terror atuais está em tentar determinar a fonte do mal - sobrenatural ou psicológica - porque, dependendo da origem, mudam as forma de combate. Um autor eficiente procurará manter a dúvida até o fim, criando uma narrativa coerente sob ambas as abordagens.

A mulher de preto ignora toda a evolução do gênero. Desde o trailer, opta pelo sobrenatural moroso. Se até os filmes de Frankenstein evoluem e ganham novas leituras, nada impediria A mulher de preto de ser menos antiquado. Alguns críticos até admitiram que o filme não era lá grande coisa, mas concluíram que deveria ser visto para conferir a atuação de Radcliffe em seu primeiro longa pós-Potter. Isso equivale a dizer "Não presta, mas vá ver".

Nota do Editor
Carla Ceres mantém o blog Algo além dos Livros. http://carlaceres.blogspot.com/


Carla Ceres
Piracicaba, 26/4/2012

Mais Carla Ceres
Mais Acessadas de Carla Ceres em 2012
01. Na calada do texto, Bentinho amava Escobar - 8/11/2012
02. Liberdade de crença e descrença - 4/10/2012
03. Memórias de ex-professoras - 8/3/2012
04. O céu tornou-se legível - 3/5/2012
05. Rememórias e túmulos multimídia - 30/8/2012


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




La Conscience Juive Face a La Guerra
Jean Halpérin et Georges Levitte
Presses Universitaires de Frac
(1976)



Lingua e Literatura Vol 3 2 Grau
Faraco & Moura
Atica
(1992)



Pedaço de Santo
Godofredo de Oliveira Neto
Nova Fronteira
(1997)



A Tragédia Grega (2vols)
H. D. F. Kitto
Arménio Amado
(1972)



Livro Infanto Juvenis Antologia De Contos Contos Brasileiros Contemporâneos
Julieta de Godoy Ladeira
Salamandra
(2005)



Nueva Sociedad
Marcio Pochmann e Outros
Talleres
(2013)



Memórias de um sargento de milícias
Manuel Antônio de Almeida
Ática
(2003)



Análise do homem
Erich Fromm
Zahar
(1974)



Negocie Qualquer Coisa Com Qualquer Pessoa
Eduardo Ferraz
Gente
(2015)



The Amazon Rain Forest
Bernard Smith
Penguin Readers
(2005)





busca | avançada
72040 visitas/dia
2,5 milhões/mês