Não presta, mas vá ver | Carla Ceres | Digestivo Cultural

busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Terminal Sapopemba é palco para o evento A Quebrada É Boa realizado pelo Monarckas
>>> Núcleo de Artes Cênicas (NAC) divulga temporada de estreia do espetáculo Ilhas Tropicais
>>> Sesc Belenzinho encerra a mostra Verso Livre com Bruna Lucchesi no show Berros e Poesia
>>> Estônia: programa de visto de startup facilita expansão de negócios na Europa
>>> Água de Vintém no Sesc 24 de Maio
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O bom crioulo
>>> Canarinho velho e pessimista
>>> Precisamos falar sobre Kevin
>>> Guia para escrever bem ou Manual de milagres
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> A lei da palmada: entre tapas e beijos
>>> A lei da palmada: entre tapas e beijos
>>> A importância do nome das coisas
>>> Latrina real - Cidade de Deus
>>> Notas de Protesto
Mais Recentes
>>> Felpo Filva de Eva Furnari pela Moderna (2001)
>>> Crepúsculo dos Deuses de Robson Pinheiro pela Casa dos Espíritos (2010)
>>> Diagnostico Bucal de Silvio Boraks pela Artes Medicas (1996)
>>> A Construção Social Da Realidade de Peter L. Berger - Thomas Luckmann pela Vozes (1996)
>>> Playboy Edição Colecionador- 1975 -2003 - A História da Revista Em 337 Capas de Revista Playboy pela Abril (2003)
>>> Revista Sexy - Mari Alexandre - Outubro 1994 de Revista Sexy pela Abril (1994)
>>> Radiologia Odontológica de Aguinaldo de Freitas - José Edu Rosa - Icléo Faria pela Artes Medicas (1994)
>>> Dentística - Procedimentos Preventivos E Restauradores de Baratieri Cols pela Quintessence Books - Santos (1996)
>>> Histologia Básica de Junqueira e Carneiro pela Guanabara Koogan (1995)
>>> O Livro da Psicologia de Clara M. Hermeto e Ana Luisa Martins pela Globo (2012)
>>> Mulheres Públicas de Michelle Perrot pela Unesp (1998)
>>> Alma de Luz - Obras de Arte para a Alma de Joma Sipe pela Pensamento (2014)
>>> Além do Divã - Um Psicanalista Conversa Sobre o Cotidiano de Antonio Luiz Serpa Pessanha pela Casa do Psicólogo (2004)
>>> Brasil: Uma Biografia de Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling pela Companhia das Letras (2015)
>>> Lavoura Arcaica de Raduan Nassar pela Companhia das Letras (1997)
>>> O Diário de Anne Frank (Capa Dura) de Anne Frank pela Record (2015)
>>> Mapas Estratégicos de Robert S. Kaplan e David P. Norton pela Campus / Elsevier (2004)
>>> Perdoar Amar Agradecer de Carmen Mendes pela Luz da Serra (2022)
>>> O Anjo Pornográfico - A Vida de Nelson Rodrigues de Ruy Castro pela Companhia das Letras (2013)
>>> Livro Pena de morte - Coleção Lazuli de Maurice Blanchot pela Imago (1991)
>>> Livro A Colônia das Habilidades de Liriane S. A. Camargo pela Rima (2015)
>>> Memórias de Vida, Memórias de Guerra de Fernando Frochtengarten pela Perspectiva (2005)
>>> Os Segredos da Maçonaria de Robert Lomas pela Madras (2015)
>>> Livro Como Elaborar Projetos De Pesquisa de António Carlos Gil pela Atlas (1993)
>>> Incríveis Passatempos Matemáticos de Ian Stewart pela Zahar (2010)
COLUNAS

Quinta-feira, 26/4/2012
Não presta, mas vá ver
Carla Ceres
+ de 3800 Acessos

Dizem que, um dia, os computadores ocuparão o lugar dos críticos e comentaristas de arte. Se esse momento chegar, perderei uma de minhas grandes diversões: ler uma porção de comentários discordantes sobre filmes ou livros e tentar adivinhar o que os provocou.

Somente leitores muito ingênuos acreditam em críticas imparciais. Quem acompanha o jornalismo cultural já sabe que comentaristas escrevem de acordo com suas preferências e não devem atrapalhar os interesses das firmas para as quais trabalham. Quando procuramos a opinião de um jornalista a quem costumamos acompanhar, temos em mente seus gostos e damos um desconto para seus exageros tendenciosos.

O problema é que poucas pessoas têm tempo para descobrir que fulano é elitista, beltrano é adorador de Woody Allen e sicrano é um vendido. Assim alguns sites de comentários sobre filmes e livros tornam-se mais fidedignos do que jornais e revistas de grande circulação. Isso acontece porque a maioria desses sites diz claramente a que veio, interessa-se pela opinião dos visitantes e tira dúvidas. Um comentarista sério, na internet ou na mídia impressa, assume suas preferências, não faz propaganda como se fosse crítica e resiste às tentações de falar mal para causar polêmica, ou elogiar para agradar fã-clubes.

Na internet, polêmicas e fãs fazem o contador de visitas disparar, portanto, num primeiro momento, favorecem o site. É comum um filme receber críticas favoráveis no início e, logo depois, pelo bem da controvérsia, ser reduzido a pó. O oposto raramente acontece, não apenas porque elogios geram menos page views do que um comentário arrasador, mas pelo simples motivo de que é preciso coragem para tentar resgatar uma obra da lata de lixo onde crítica e público a jogaram.

O filme A casa dos sonhos (Dream house), um thriller psicológico de 2011, por exemplo, obteve boas críticas iniciais, mas depois levou dezenas de tomates podres por motivos que nada tinham a ver com a obra em si. Certo, a produção teve muitos problemas a ponto de o próprio diretor, Jim Sheridan, pedir que retirassem seu nome dos créditos. Pedido indeferido.

A pá de cal veio com um trailer desastroso que contava quase toda a história e deixava a impressão de que se tratava de um filme de terror. Críticos e público não perdoaram. Tacharam A casa dos sonhos de "previsível", "arrastado" e "pouco assustador". Ao mesmo tempo, afirmaram sentir-se enganados porque não era o que o trailer os levara a esperar.

Há muita incoerência aí. Como um filme previsível, cuja história sabíamos de antemão, consegue frustrar nossas expectativas? Podemos considerar um thriller psicológico ruim porque ele não é um filme de terror? O simples fato de conhecermos parte do enredo antecipadamente desqualifica uma obra de ficção? Se desqualifica, deveríamos proibir trailers e banir os clássicos como Romeu e Julieta?

Considero A casa dos sonhos um bom filme dentro de seu gênero, mas vítima de um trailer infeliz e da má vontade dos críticos, que, por sua vez, influenciaram o público. Exatamente o oposto de A mulher de preto (The woman in Black), terror gótico de 2012, pretensiosamente anunciado como "a mais arrepiante história de fantasma do nosso tempo".

A presença do ator Daniel Radcliffe no papel principal atraiu aos cinemas muitos dos fãs que acompanharam, por anos, suas atuações como o jovem bruxo Harry Potter. A mulher de preto recebeu elogios generosos, embora seja lento, previsível e tenha um roteiro ideal para um ator fraco. Daniel precisou apenas manter uma expressão de tédio angustiado enquanto o cenário e a atmosfera faziam o resto.

Histórias de fantasmas e casas mal assombradas existem há séculos e vêm evoluindo. No início, eram vistas como pertencentes ao domínio do sobrenatural. Aos poucos, ganharam uma interpretação psicológica. Parte do charme das histórias de terror atuais está em tentar determinar a fonte do mal - sobrenatural ou psicológica - porque, dependendo da origem, mudam as forma de combate. Um autor eficiente procurará manter a dúvida até o fim, criando uma narrativa coerente sob ambas as abordagens.

A mulher de preto ignora toda a evolução do gênero. Desde o trailer, opta pelo sobrenatural moroso. Se até os filmes de Frankenstein evoluem e ganham novas leituras, nada impediria A mulher de preto de ser menos antiquado. Alguns críticos até admitiram que o filme não era lá grande coisa, mas concluíram que deveria ser visto para conferir a atuação de Radcliffe em seu primeiro longa pós-Potter. Isso equivale a dizer "Não presta, mas vá ver".

Nota do Editor
Carla Ceres mantém o blog Algo além dos Livros. http://carlaceres.blogspot.com/


Carla Ceres
Piracicaba, 26/4/2012

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Cultura da canalhice de Rafael Azevedo


Mais Carla Ceres
Mais Acessadas de Carla Ceres em 2012
01. Na calada do texto, Bentinho amava Escobar - 8/11/2012
02. Liberdade de crença e descrença - 4/10/2012
03. Memórias de ex-professoras - 8/3/2012
04. O céu tornou-se legível - 3/5/2012
05. Dono do próprio país - 31/5/2012


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Pássaro de Fogo
Janice Graham
Rocco
(2001)



No risco da violência
Jayme Bisker Maria Beatriz Breves Ramos
Mauad
(2006)



Investigação Acerca do Entendimento Humano
David Hume
Companhia Nacional
(1972)



Livro Auto Ajuda Não Desperdice Sua Vida!
Anselm Grün
Vozes
(2015)



Ruptura
Manuel Castells
Zahar
(2018)



Jackson S Mixed Martial Arts
Greg Jackson and Kelly Crigger
Las Vegas
(2009)



Sandokan: O Tigre da Malásia - O corsário negro - Vol 37
Vários Autores
Abril
(2011)



Mago Aprendiz 1 430
Raymond E. Feist
Saída de Emergência
(2013)



O Monte Cinco - Coleção Paulo Coelho
Paulo Coelho
Gold
(2008)



L. A. Exposed
Paul Young
Griffin Usa
(2001)





busca | avançada
63387 visitas/dia
2,0 milhão/mês