Toma! | Adriane Pasa | Digestivo Cultural

busca | avançada
45532 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> André Griffo apresenta um panorama de sua trajetória no Paço Imperial
>>> Amanda Coimbra no Paço Imperial
>>> Conversa na exposição Direito ao Afeto, de Panmela Castro
>>> “Sonho Encantado de Cordel, O Musical” chega à Cidade das Artes (RJ)
>>> Documentário destaca ações de combate à fome no Brasil em pré-estreia na Mostra Ecofalante
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
>>> Pedro e Cora sobre inteligência artificial
>>> Drauzio em busca do tempo perdido
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 1ª Semana do Livro Digital
>>> Uma ameaça é mais forte que sua execução
>>> Luandino Vieira, o melhor de 2006
>>> Por que Edward Bloom?
>>> Folia de Reis
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> A voz da espécie
>>> Letras
>>> Bill Gates e o Internet Explorer
>>> Balanço geral de 2008
Mais Recentes
>>> Casos Clínicos de acupuntura da China de Chen Jirui; Nissi Wang pela Roca (2008)
>>> Luna Clara & Apolo Onze de Adriana Falcão pela Salamandra (2002)
>>> Maravilhas do Conto Inglês de Edgard Cavalheiro pela Cultrix
>>> Corda Bamba de Lygia Bojunga Nunes pela Agir (1990)
>>> Moby Dick em quadrinhos de Herman Melville pela Principis (2020)
>>> Black Cat - Level Elementary de John Milne pela Heinemann (1975)
>>> Robin Hood de Howard Pyle pela Principis (2021)
>>> Vinte Mil Léguas Submarinas - 20,000 Leagues Under The Sea de Júlio Verne pela Ciranda Cultural (2017)
>>> O Mistério Da Casa Verde de Moacyr Scliar pela Ática (2017)
>>> Pygmalion - a Romance in Five Acts de Bernard Shaw pela Constable and Company Limited (1953)
>>> O segundo sexo 2 volumes de Simone de Beauvoir pela Difusão Européia do livro (1970)
>>> O Grande Turco - Sultao Mehmed Ii - Conquistador de Constantinopla e Senhor de um Imperio de John Freely pela Grua Livros (2011)
>>> Akhenaton a revolução espiritual do antigo Egito de Roger Bottini Paranhos pela Editora do conhecimento (2002)
>>> Charles Aznavour - Coleçao Folha Grandes Vozes n º 02 Cd + Livreto de Folha de São Paulo - Charles Aznavour pela Folha de São Paulo (2012)
>>> Cem anos de Solidão de Gabriel Garcia Marquez pela Record
>>> Nomes, Nomes Dos Santos E Santos Padroeiros de Elizabeth Kindelmann pela Palavra & Prece (2005)
>>> Direto ao Ponto - os Segredos da Nova Ciencia da Expertise de Robert Pool - Anders Ericsson pela Gutenberg (2017)
>>> Figuras Do Estado Moderno de João Carlos Brum Torres pela Editora Brasiliense (1989)
>>> Biblia Sagrada do Divino Eterno de Biblia pela Cancao Nova - Cnbb (2012)
>>> Beijo no asfalto Teatro Obras completas Nelson Rodrigues de Nelson Rodrigues pela J.Ozon (1961)
>>> Liberte sua Personalidade de Maxwell Maltz pela Summus Editorial (1981)
>>> Guia de medicina homeopática de Dr. Nilo Cairo pela Livraria Teixeira (1972)
>>> Manejo dos Polinizadores e Polinização de Flores do Maracujazeiro de Cláudia Inês e Outros pela Fundação Brasil Cidadão (2014)
>>> Flecha - Historias de Matilde Campilho pela Editora 34 (2022)
>>> Buscando Verdadeiramente A Deus de Dom Bernardo Bonowitz Ocso pela Mensageiro De Santo Antônio (2013)
COLUNAS

Quarta-feira, 17/7/2013
Toma!
Adriane Pasa
+ de 4400 Acessos

Quando eu estava no ensino fundamental lá pelos meus sete anos, sofri muito bullying, que na época a gente chamava de aporrinhação mesmo ou crueldade infantil. Bom, eu parecia um piá. Cabelo curto e dentes de Turma da Mônica, sem a mochila da Barbie e o tênis da moda. Só podia dar merda. Tinha uma menina na minha turma, a Viviane, que adorava quebrar minhas bonecas, rasgar meus livros e tirar um sarro da minha cara. Um dia ela jogou cola na minha cadeira e eu não vi. Era a cara da maldade. Sofri pacas. Mas depois mudei de colégio, virei popular e ficou tudo bem. Nunca quis atirar nos coleguinhas ou me matar, nem tive vontade de me vingar da Viviane. Gastei com terapia, é verdade. Mas hoje sou aparentemente normal. Disfarço bem.

Os seres mais evoluídos dizem que é preciso perdoar ou rezar pelos inimigos. Acredito nisso e sou contra a violência e a vingança. Mas a ira não está entre os Sete Pecados Capitais por acaso. Ela faz parte do ser humano. O duro é que alguns a colocam em prática castigando o inimigo das formas mais "criativas".

Prefiro me realizar na arte. Histórias de vingança sempre despertaram interesse nas pessoas. Novelas, filmes, contos de ficção, tudo que tem um coitado sofrendo e que depois dá a volta por cima sempre faz muito sucesso. O povo quer ver o pau comer desde que o mundo é mundo, nem que seja como espectador. E quanto mais trabalhosa a vingança, mais demorada e com requintes de crueldade, mais audiência.

Na literatura, uma das histórias mais famosas é O Conde de Monte Cristo, um romance escrito pelo francês Alexandre Dumas em 1844, que foi adaptado para o cinema por Kevin Reynolds e com Jim Caviezel no papel principal, em 2002. É a história de um homem que foi preso injustamente como traidor, na época de Napoleão Bonaparte. Essa é uma história incrível, a típica "vingança do pipoqueiro". Aliás, tenho uma amiga que vive usando essa expressão e esses dias a gente se perguntou de onde viria. Pesquisei e encontrei várias versões, mas gostei mais dessa: é uma lenda que conta sobre um cavaleiro chamado Sir Blackspot, que detestava pipoca (já começa por aí.quem, em sã consciência, detesta pipoca??). Um belo dia ele humilhou o pipoqueiro Charles Lockwell, um trabalhador honesto e simples, jogando-o numa poça de lama na frente de todo mundo, na região da Normandia. Um bullying tremendo. Foi então que Charles disfarçou-se de cozinheiro, invadiu a casa de Sir Blackspot e preparou um chá do tipo "mata elefante", usando um sonífero poderoso. Aí aproveitou e despejou milho de pipoca na garganta do cavaleiro, enquanto ele dormia.

No dia seguinte, Sir Blackspot saiu em missão nas Cruzadas usando sua notável e brilhante armadura. Aí o sol quente refletiu no metal e estourou a pipoca que estava no estômago dele, que começou a pular feito louco enquanto grãos saltavam de sua boca. Um vexame só. Charles, o pipoqueiro, só rindo e curtindo sua vingança nos bastidores. Aí surgiu a expressão.

Mas essa até que foi leve. Tem histórias bem piores, principalmente quando a pessoa se vinga de uma crueldade sem tamanho, como em Dogville, de Lars von Trier ou em A Morte e a Donzela, de Roman Polanski, onde a protagonista encontra seu algoz muitos anos depois de ter sido torturada por ele, numa situação pra lá de inusitada. Além destes filmes, estão entre os meus preferidos Kill Bill, uma verdadeira obra de arte de Quentin Tarantino (esse gosta do tema vingança), Ela é o Diabo, um clássico dos anos 80 em que uma dona de casa gorda e feia é traída por seu marido com ninguém menos que uma escritora rica, famosa, loira e magra (interpretada por Meryl Streep), Caché, de Michael Haneke, onde um casal recebe fitas de vídeo com imagens de sua casa e desenhos assustadores e a coisa se revela mais misteriosa ainda, envolvendo histórias do passado e o aterrorizante Carrie, a Estranha, história de Stephen King que em 1976 foi adaptada para o cinema por Brian de Palma, um clássico do terror que teve várias outras versões. O cinema tem a habilidade de fazer da vingança um espetáculo, algo bem mais interessante do que um prato frio. Pena que eu não assisti a estes filmes quando criança. Teriam me dado boas ideias.

Seguem algumas sugestões para deixar qualquer pipoqueiro com inveja. Não assistam se tiverem planos malignos em mente.

Carrie, a Estranha (Carrie, 1976), de Brian de Palma (tem outras versões, mas esta é sensacional).

Ela é o Diabo (She-Devil, 1989), de Susan Seidelman.

A Morte e a Donzela (Death and the Maiden, 1994), de Roman Polanski.

O Clube das Desquitadas (The First Wives Club, 1996), de Hugh Wilson.

Sleepers - A Vingança Adormecida (Sleepers, 1996), de Barry Levinson.

Gladiador (Gladiator, 2000), de Ridley Scott.

O Conde de Monte Cristo (The Count of Monte Cristo, 2002), de Kevin Reynolds.

Kill Bill, Vol. I (2003), de Quentin Tarantino.

Oldboy (2003), de Park Chan-wook.

Dogville (2003), de Lars von Trier.

Caché (2005), de Michael Haneke.

V de Vingança (V for Vendetta, 2006), de James McTeigue.

Revenge (série de TV norte-americana de drama criada por Mike Kelley e estrelada por Madeleine Stowe e Emily VanCamp, teve seu primeiro episódio em 2011).

Django Livre (Django Unchained, 2012), de Quentin Tarantino.

Este vídeo famoso no Youtube é de um menino que se vinga do colega reagindo ao bullying, em uma escola australiana. Viviane, essa é pra você.



Nota do Editor: Texto gentilmente cedido pela autora. Originalmente publicado em Cinema sem Blá Blá Blá.


Adriane Pasa
Curitiba, 17/7/2013

Quem leu este, também leu esse(s):
01. 20 contos sobre a pandemia de 2020 de Luís Fernando Amâncio
02. Vamos comer Wando - Velório em tempos de internet de Noah Mera
03. Séries? Que papo é esse? de Fernando Lago
04. Cheiro de papel podre de Carlos Goetteanuer
05. Uma noite no desfile de moda de Adriana Baggio


Mais Adriane Pasa
Mais Acessadas de Adriane Pasa em 2013
01. Um Lugar para Fugir Antes de Morrer - 15/5/2013
02. Cego, surdo e engraçado - 19/4/2013
03. A grama do vizinho - 23/12/2013
04. Dooois ou um? - 28/10/2013
05. A verdade somente a verdade? - 26/8/2013


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Les Champs Dhonneur
Jean Rouaud
Les Éditions de Minuit
(1990)



Biologia - Volume II
Armenio Uzunian
Harbra
(2002)



Recalculando a Rota
Alana Trauczynski; Thiago Lacerda
Goya
(2015)



Entre a árvore e a estrela
Ana elisa
Itatiaia
(1985)



O Rei do Ferro Vol. 1
Maurice Druon
Bertrand Brasil
(2014)



E ele disse
Paulinas
Paulinas
(1967)



A Repúplica
Platão
Rideel



O Harem Das Bananeiras
Carlos Heitor Cony
Objetiva
(1999)



A ponte de madeira: a possibilidade estruturante da atividade profissional na clínica da psicose.
Arnaldo Alves da Motta
Casa do Psicólogo
(1997)



Tudo Sobre Etiqueta nos Negócios
Mary Mitchell e Jonh Corr
Manole
(2001)





busca | avançada
45532 visitas/dia
2,0 milhões/mês