Matinê sem limite de idade | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Pulga na praça
>>> Arquiteto de massas sonoras
>>> Irmãos Amâncio
>>> Cinema e vídeo em Cuiabá (2)
>>> A morte do disco
>>> Era uma casa nada engraçada
>>> Romário
>>> O mau legado de Paulo Francis
>>> Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar
>>> Leituras, leitores e livros – Parte III
Mais Recentes
>>> 1001 Dúvidas De Português de José De Nicola pela Saraiva (2006)
>>> Almanhaque 1955 - Col. Almanaques do Barão de Itararé de Torelly pela Edusp (2005)
>>> Filhos do Édem de Eduardo Spohr pela Verus (2013)
>>> A Cidade E As Serras de Eça De Queirós pela Ática (2011)
>>> Atlas Geográfico. Espaço Mundial de Graça Maria Lemos Ferreira pela Moderna (2013)
>>> Mais Do Que Isso de Patrick Ness pela Novo Conceito (2016)
>>> The Good European: Nietzsche's Work Sites In Word And Image de David Farrell Krell, Donald L. Bates pela University Of Chicago Press (1999)
>>> Arquivologia de Evandro Guedes pela Alfacon (2017)
>>> Cultura e Sociedade Vol. 1 de Herbert Marcuse pela Paz E Terra (1998)
>>> Um Estudo da História de Arnold Toynbee pela Martins Fontes (1987)
>>> Cultura e Sociedade Volume 2 de Herbert Marcuse pela Paz e Terra (1998)
>>> Inferno de Dan Brown pela Arqueiro (2013)
>>> Van Gogh. Obra Completa De Pintura de Ingo F. Walther, Rainer Metzger pela Taschen (2010)
>>> New Moon de Stephenie Meyer pela Atom Books (2006)
>>> France And The Atlantic Revolution Of The Eighteenth Century, 1770-1799 de Jacques Godechot pela Free (1979)
>>> Templários: os cavaleiros de Deus de Edward Burman pela Record (1994)
>>> Box 360 - História - História E Cidadania Volume Único de Alfredo Boulos Júnior pela Ftd (2017)
>>> O Livro Das Virtudes de Willim J. Bennett pela Nova Fronteira (1995)
>>> O Declínio da Cultura Ocidental de Allan Bloom pela Best Seller (1989)
>>> The Servant: A Simple Story About The True Essence Of Leadership de James C. Hunter pela Crown Business (1998)
>>> Kit com 10 livros Charadinhas de Ciranda Cultural pela Ciranda Cultural (2024)
>>> Bel Ami de Guy De Maupassant pela Landmark (2011)
>>> Tá Todo Mundo Mal: O Livro Das Crises de Jout Jout pela Companhia Das Letras (2016)
>>> Brideshead Revisited de Evelyn Waugh pela Penguin Classic (1962)
>>> Prometo Perder de Pedro Chagas Freitas pela Verus (2017)
COLUNAS

Quarta-feira, 27/3/2002
Matinê sem limite de idade
Rennata Airoldi
+ de 3300 Acessos

Há por parte da maioria das pessoas, incluindo a própria classe artística, um certo preconceito em relação aos espetáculos dirigidos ao público “infantil” ou “infanto- juvenil”. Não temos como apontar uma única causa para isto, mas a verdade é que muitos espetáculos infantis são tão desprovidos de qualidade que seriam melhor classificados como infantilóides. São histórias mal contadas, quase sempre sem muito conteúdo e de produção precária. O principal erro, no entanto, é tratar a criança como alguém incapaz de compreensão acima do burlesco e que se satisfaz com qualquer espetáculo.

Assim, ao levar um filho ao teatro o pai ou o acompanhante, deparando com esse tipo de produção, sai simplesmente indignado recusando-se a repetir o programa. Daí a importância de que as boas produções sejam adequadamente divulgadas. Acredito que um bom espetáculo infanto – juvenil ou infantil é simplesmente um espetáculo de censura livre. Deve mexer sim com o imaginário da criança, com situações educativas e que acima de tudo, desenvolvam o intelecto delas e não resumam tudo a “era uma vez e foram felizes para sempre...”.

Formas inovadoras acontecem em alguns espetáculos que fogem dos padrões convencionais, dos simples contos de fadas e trazem para cena histórias criativas e sensações extraordinárias. A criança sente-se instigada a participar do jogo e fantasiar junto com os atores; os adultos acompanhantes transformam-se em crianças e se deixam levar pelo ambiente lúdico. É este, sem dúvida, o mérito maior de um bom espetáculo de censura livre que transforma-se numa matinê sem limite de idade.

“Ufa, Que Perigo!”, direção de Roberto Lage e “Wild’ Stories,” direção de Alexandre Stockler, são dois bons exemplos que valem a pena ser conferidos. Apesar de bem distintos tanto na história quanto na linguagem utilizada para contá-la, são grandes espetáculos para qualquer idade.

No primeiro observa-se uma fusão entre histórias em quadrinhos e a boa comédia musical. Tudo é muito colorido e exagerado, o que faz com que a platéia seja facilmente transportada para uma cidade fictícia , Souzalândia, onde o pânico faz com que seus moradores queiram recorrer a super- heróis, em constante vigilância, na tentativa de se sentirem protegidos dos males da grande cidade. Quem não adoraria ter por perto um “Superetc” para nos livrar dos assaltos, seqüestros relâmpagos e de todos os crimes impunes que presenciamos hoje em dia? Aqui, ficção e realidade não são meras coincidências.

O mais importante, porém, é que tudo é apresentado de maneira sutil, engraçada, bem humorada. Os atores têm um trabalho minucioso em cena. Toda e qualquer ação cênica tem medida exata e, através de um simples jogo, -com cadeiras e poucos objetos-, criam-se em cena diferentes ambientes e situações hilárias. Devo mais uma vez parabenizar os dirigentes do espaço Ágora e seu núcleo de criação que sempre realiza seus trabalhos com foco no ator. Fica claro que, partindo de um bom texto, um bom elenco sob uma boa direção é a única coisa realmente imprescindível para se obter um bom espetáculo.

“Wild’ Stories”, contos de fantasia, é um maravilhoso jogo de sensações. Baseado em dois contos de Oscar Wilde, a fábula adaptada e dirigida por Alexandre Stokler, com criação assinada também por Lavínia Pannunzio, é o terceiro espetáculo do projeto A obra de arte está no espectador, vencedor do Prêmio Estímulo 2001. Um espetáculo que conta a história de um estudante apaixonado, que não compreendendo seu amor por uma jovem, acaba por torna-se um ser amargo, triste, perdendo a juventude e transformando-se num gigante condenado a viver num longo e tenebroso inverno. Com utilização de manipulação de objetos, imagens, sons, um universo lúdico envolve o espectador, transportando-o para um mundo imaginário, criativo e sensorial onde as metáforas e transformações acontecem de maneira surpreendente. Tudo isso ocorre num espaço cênico não convencional.

É realmente uma experiência enriquecedora não só para as crianças, mas também para os adultos. Sons, luzes, objetos que se deslocam, sombras e aromas. Todos os sentidos são solicitados no decorrer do espetáculo. Tudo isso faz de “Wild’ Stories” um espetáculo simples e emocionante, para qualquer idade

Aqui temos, sem dúvida, uma direção e atuação muito bem casadas. O mais importante é que uma simples história, dependendo da forma como é contada, torna-se uma grande vivência. Faz com que reflitamos sobre nossas vidas, sobre as mensagens escondidas atrás de palavras simples, sobre analogias que nos surpreendem. Tudo aquilo que toca as pessoas é universal, é igual para qualquer ser humano em qualquer lugar a qualquer hora. É assim que, sem perceber, somos arrebatados por esses contos de fantasia.

Feitas essas colocações, quero ressaltar que estes dois espetáculos são primorosos e dignos de serem apreciados não só pelas crianças, mas por todos nós! Aí ficam, portanto, duas dicas de ótimas matinês. Se você acha que vai ficar constrangido indo ao teatro à tarde, o que eu considero uma grande bobagem, recrute um filho de um amigo, um sobrinho, uma criança do bairro, caso ainda não tenha filhos para levar. Tenho certeza que vocês não irão se arrepender: nem você, nem a criança!

Assim, fica claro que o bom espetáculo não tem idade. Tantos espetáculos adultos, ditos intelectualizados muitas vezes não nos comovem nem nos tocam tanto como estes. Lanço assim a campanha: “Matinê sem Idade!!!” Confiram.

“Ufa, Que Perigo!!!”, direção Roberto Lage Teatro Ágora, Rua Rui Barbosa, 672, Sáb. e Dom. às 16h00 Informações: (11)3284- 0290

“Wild’ Stories”, direção Alexandre Stockler Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro 1000 , Sala Jardel Filho Sáb. e Dom. às 15h00 Informações: (11) 3277-3611


Rennata Airoldi
São Paulo, 27/3/2002

Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2002
01. Saudosismo - 10/7/2002
02. Cartas que mudaram a História! - 10/4/2002
03. Do primeiro dia ao dia D - 13/3/2002
04. A Nova Hora, A Hora da Estrela! - 6/3/2002
05. Enfim: Mário Bortolotto! - 25/9/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro O Último Negreiro
Miguel Real
Quidnovi
(2006)



Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura 4
Claude Monet
Folha de S. Paulo
(2007)



Horary Astrology and the Judgment of Events
Barbara H. Watters
Vallala
(2000)



Vida Religiosa e Diversidade das Almas
Oliva Melançon
Edições Paulinas
(1970)



O Imperador os Deuses da Guerra Volume 4
Conn Iggulden
Record
(2007)



Alexandre - Os três grandes capitães da antiguidade 1
Cezar Zama
Bibliex
(1987)



Livro Pedagogia Avaliação Escolar Julgamento X Construção
Adriana de Oliveira Lima
Vozes
(1994)



A Assinatura de Todas as Coisas
Elizabeth Gilbert
Alfaguara
(2013)



Alice in Wonderland
Lewis Carroll/eva Morales
Igloo Books
(2019)



Pnl & Coaching Guia Prático, Com Grandes Especialistas, para Você....
Deborah Epelman - Andreia Roma - Bruno Juliani
Leader
(2013)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês