Talvez... | André Pires | Digestivo Cultural

busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> IA 'revive' Carlos Drummond de Andrade em campanha do Rio Memórias
>>> mulheres.gráfica.política
>>> Eudóxia de Barros
>>> 100 anos de Orlando Silveira
>>> Panorama Do Choro
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A mulher madura
>>> As influências imorais
>>> Duas escritoras contemporâneas
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> BarCamp, Florianópolis - II
>>> Além do mais
>>> Pensando a retomada do cinema brasileiro
>>> Pulga na praça
>>> Arquiteto de massas sonoras
>>> Irmãos Amâncio
Mais Recentes
>>> Pesquisa Operacional Na Tomada De Decisoes: Modelagem Em Excel de Gerson Lachtermacher pela Ltc (2016)
>>> Estatística Aplicada: Economia, Administração E Contabilidade de John E. Freund pela Bookman (2006)
>>> 15 Poderes Que Mudam A Sua Vida de Lauro Trevisan pela Da Mente (2015)
>>> Microeconomia de Robert S. Pindyck; Daniel Rubinfeld pela Pearson (2013)
>>> La Ville Kaléidoscopique: Coordination Spatiale Et Convention Urbaine (french Edition) de Pedro Abramo pela Editions L'harmattan (1998)
>>> Ladinos e Crioulos de Edison Carneiro pela Fisicalbook (2022)
>>> Sensibilidades E Sociabilidades: Perspectivas De Pesquisa de Maria Madalena Queiroz pela Editora Da Ucg (2008)
>>> In The Shadow Of Olympus: The Emergence Of Macedon (princeton Paperbacks) de Eugene N. Borza pela Princeton University Press (1990)
>>> Why Not: Como Os Irmãos Joesley E Wesley, Da Jbs, Transformaram Um Açougue Em Goiás Na Maior Empresa De Carnes Do Mundo de Raquel Landim pela Intrínseca (2019)
>>> Beijada Por Um Anjo 4 de Elizabeth Chandler pela Editora Novo Conceito (2011)
>>> Introdução ao Direito Moderno de Alceu Amoroso Lima pela Loyola (2001)
>>> Ao sair do armário , entrei na velhice... de Murilo Peixoto da Mota pela Mobile (2014)
>>> Caminho, O: Diário Catequético E Espiritual Do Catequizando - Eucaristia 1 Etapa de Thiago Aparecido Faccini Paro pela Vozes (2014)
>>> Sujetos Colectivos, Estado Y Capitalismo En Uruguay Y América Latina: Perspectivas Críticas de Yamandú Acosta, Alejandro Casas, Oscar Mañán, Virginia Rossi pela Trilce (2014)
>>> Sangue De Tinta (portuguese) de Cornelia Funke pela Seguinte (2013)
>>> Adobe Golive 5 Bible de Deborah Shadovitz pela Wiley (2000)
>>> O Humanos Antes Da Humanidade de Robert Foley pela Unesp (2003)
>>> A Substituição Do Trabalho Vivo Pelo Trabalho Morto: Um Estudo De Caso: A Substituição Da Trabalho Vivo Pelo Trabalho Morto Nas Organizações, Seria Uma Tendência? de Edison Ferreira, Jean-pierre Marras pela Novas Edições Acadêmicas (2015)
>>> Travessias por ;Africa de Maria João Castro pela Across (2020)
>>> Children On The Streets Of The Americas: Globalization, Homelessness And Education In The United States, Brazil, And Cuba de R. Mickelson pela Routledge (2000)
>>> Introdução a Semântica: brincando Com a Gramática 7ª Edição de Rodolfo Ilari pela Contexo (2007)
>>> Global Culture: Media, Arts, Policy, And Globalization de Diana Crane pela Routledge (2002)
>>> Politica Cultural No Brasil, 2002-2006: Acompanhamento E Analise de Frederico Barbosa Da Silva pela Ministério Da Cultura (2007)
>>> Cyberspace: The Human Dimension de David B. Whittle pela W. H. Freeman (1996)
>>> Matematica E Realidade - 9 Ano de Gelson Iezzi E Osvaldo Dolce pela Atual (2021)
COLUNAS

Terça-feira, 4/2/2003
Talvez...
André Pires
+ de 4200 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Não foi um estudo antropológico, nem mesmo um teste de resistência pessoal; a decisão de passar um sábado inteiro diante do meio de comunicação mais justamente criticado dos últimos tempos surgiu da soma de uma total falta de novas opções de lazer com uma preguiça aguda motivada pelo chove não molha pós-dilúvio, aqui no Rio. A boa e velha máquina de fazer doidos nem pra isso serve mais é o que prega a mídia especializada e intelectuais em plantão televisivo. E para aprofundar ainda mais a tese, os programas semanais de fofoca me fazem acreditar, dia após dia, que a TV atual está na fase dos idiotas. Eu leio jornais, acompanho algumas revistas e acesso sites que ainda se preocupam com a qualidade intelectual de seu produto (obviamente não me refiro a blogs), quando me sentei diante da TV nesta tarde de sábado não esperava nada mais do que alguns glúteos com qualidade proporcional a falta de pudor de suas donas, tragédias cotidianas acompanhadas por helicóptero e com narração de novela radiofônica e, quem sabe, algum humano geneticamente mal formado e desprovido de qualquer tipo de escrúpulos.

Pois pasmem: a surpresa saltou de minha telinha e invadiu meu corpo tal qual a menininha do, agora cultuado, O Chamado. Flipando de canal em canal como um doido (fui criado pela programação infantil do final da década de oitenta início da de noventa, aquilo sim era uma máquina de fazer insanos: Plunct-Plact-Zum, Gorpo, Fofão, Jaspion...) esbarrei em programação política e cultural de bom nível, e no mais improvável dos locais. A rede de canais Globosat me proporcionou primeiramente acompanhar a elegante surra dialética que o Presidente venezuelano Hugo Chavez aplicou em uma mal intencionada e pessimamente preparada Miriam Leitão. A pobre criatura gaguejava um portunhol mais barato do que o de uma sacoleira de Assunção. O clone mais mal acabado de Zélia Cardoso de Melo parecia mais preocupado em atacar um dos presidentes mais contundentes da América Latina do que apresentar/levantar questões e abrir o espaço para esclarecimentos importantes. Com isso conseguiu apenas mostrar-se um sparring mal preparado para um boxeador acostumado a enfrentar verdadeiros pesos-pesados midiáticos em seu país. As tentativas de imprensar o revolucionário estadista nos corners só o irritava pela pachorra da oponente que, muitas vezes, teve que ser colocada em seu lugar com merecido deboche presidencial, "Não sei quem lhe disse que deve existir uma contradição entre revolução e democracia". Pede pra sair, Leitão. Como editora final do programa Miriam ainda bateu pézinho e tentou uma covarde e irrisória cartada final: quando rolavam os créditos a global preparou uma edição especial só com imagens violentas das manifestações em Caracas. Prova final da falta de ética e rancor tendencioso da jornalista tupiniquim, qualidades base para um profissional de imprensa atualmente.

Já satisfeito com mais de meia hora sem um apresentador de riso histérico anunciando pegadinhas mal ensaiadas, recebi como um brinde a entrevista curta, porém preciosa, de Noam Chomsky na GloboNews, of all places! O lingüista mais dissidente do império americano desfiou seu notório acervo de críticas fundamentadas e historicamente precisas com relação, sobretudo, as intervenções norte-americanas movidas a sede de combustível fóssil e soldados de patente e conhecimento raso. Cabelos vastamente brancos, óculos na ponta de nariz e um pulôver que deve ter sido bordado pelas próprias mãos, o vovôzinho mostrou uma tenacidade e disposição capazes de meter medo em Mickey Mouse enfurecido pelas novas leis anti-propriedade intelectual. "Lembre-se que não sou pacifista, acredito que há ocasiões em que a força bruta se faz necessária". Now bring me my baseball bat and I`ll show this fucking mouse a couple of tricks!

Para descansar um pouco a cabeça um pouco de cultura. O canal Futura (sim, Globosat de novo!) apresenta uma entrevista com João Ubaldo Ribeiro. A repórter não quis (conseguia?) entrar em questões muito profundas sobre o fazer literário, ou sobre qualquer aspecto da literatura em si, o que além de irritar bastante fez com que eu repensasse meus pontos de vista em relação à importância do diploma em jornalismo. Ubaldo conseguiu, no entanto, encaixar alguns interessantes petardos sobre o desinteresse pela literatura no país. "O preço não é oproblema, o preço do livro no Brasil é igual de outros países, exceto em Cuba onde é subsidiado, e quem compra um CD, que é muito mais custoso, pode muito bem comprar um livro. O que se perdeu foi o hábito".

É verdade Ubaldo, o que se perdeu foi o hábito. Muito mais cômodo sentar diante de uma telinha iluminada e babar catatônico diante de sua inebriante dança de imagens cheias de informações pré-digeridas para cérebros convenientemente idiotizados. Ah, se todos os sábados fossem como hoje... talvez os livros mais vendidos não fossem de auto ajuda, talvez um romance de um João Ubaldo, Kafka ou Milan Kundera vendessem tanto quanto a última empreitada de veraneio de Carlinhos Brown e sua trupe, talvez o Festival de Felinni lotasse as salas de exibição tanto quanto Xuxa e os Duendes 3, talvez nosso presidente esquerdista não precisasse ir a Davos, talvez o Peter Townsend não fosse pedófilo, talvez...


André Pires
Rio de Janeiro, 4/2/2003

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Coisa mais bonita é São Paulo... de Elisa Andrade Buzzo
02. Salinger: uma vida de Luiz Rebinski Junior
03. O problema de SP de Rafael Azevedo


Mais André Pires
Mais Acessadas de André Pires
01. Matrix, Reloaded e Revolutions - 29/5/2003
02. Só sei que nada sei - 9/12/2009
03. Em Defesa do Funk - ou nem tanto - 11/5/2001
04. Cidade de Deus: o maior barato - 7/10/2002
05. Rodrigo e a guerra - 14/4/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
5/2/2003
11h45min
que isso amilgo! tava inspirado hein? parabens pelo texto, e vai toma no c..., mirian leitao!!! abs hugo
[Leia outros Comentários de aranha fialho]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Direito Empresarial na Ótica de uma Fundação
Ana Paula de Albuquerque Grillo
Educ
(2015)



Clássicos de Ouro: Chapeuzinho Vermelho
Brasileitura
Brasileitura



Neruda A Hamlet
Delia María De Césaris
Grupo Santillana (paradidaticos) - Moderna
(2005)



Quem Pegou uma Ponta do Meu Chapéu de Três Pontas Que Agora ...
Cesar Cardoso
Gaivota
(2013)



Trabalhar por Conta Própria
José Augusto Minarelli
Gente
(1997)



Brás Bexiga e Barra Funda
Alcântara Machado
Sol
(1989)



1602 - 4 Volumes
Neil Gaiman, Andy Kubert, Richard Isanove
Panini Comics



131-d Linhares - Memorial da Prisão Política (autografado)
Gilney Amorim Viana
O Lutador
(1979)



Dano Moral, de Clayton Reis, Editora Forense, 4ª Ed. (1998)
Clayton Reis
Não Informada
(2001)



O País dos Cegos e Outras Histórias
H. G. Wells/ Braulio Tavares
Alfaguara Brasil
(2014)





busca | avançada
64082 visitas/dia
2,5 milhões/mês