COLUNAS
Quarta-feira,
25/2/2015
Colunas
Colunistas
 |
|
Viagem a 1968: Tropeços e Desventuras (2)
>>> Minha cabeça latejava de tensão e cansaço, quando cheguei em casa mas, para minha surpresa, fui recebida sem combate. Graças às freiras do colégio que, sem saber, me prestaram uma ajuda inestimável. Tinham visitado meus pais, na véspera, levando a notícia de minha aprovação. Sabiam de mim mais do que eu; disseram que eu tinha passado em terceiro lugar e "sua filha é um orgulho para o nosso Colégio". Diante disso, mamãe não tentou mais me impedir.
por Marilia Mota Silva
Leia
Mais
|
Daumier, um caricaturista contra o poder
>>> Daumier tornou-se o maior caricaturista/cronista dos crimes cometidos contra a população francesa em todos os níveis de sua vida social. Baudelaire elogia Daumier: "folheiem sua obra e verão desfilar ante seus olhos, em sua realidade fantástica e impressionante, tudo o que uma cidade tem de monstruosidades vivas. Tudo o que ela encerra de tesouros assustadores, sinistros e burlescos, Daumier conhece."
por Jardel Dias Cavalcanti
Leia
Mais
|
Saia curta, liberdade longa.
>>> Sempre que toco nesses assuntos de comparação com países de primeiro mundo, eu penso em tudo o que a gente deixaria de se preocupar e o que mudaria na vida prática do nosso cotidiano. É muita coisa que muda. É muito espaço que sobra no nosso "HD" pra pensar em coisas boas. É muita toxina de estresse que a gente deixaria de ter. É muito tempo economizado fazendo coisas bacanas, é muito lugar bonito que a gente poderia conhecer na cidade sem precisar ter um segurança por perto.
por Adriane Pasa
Leia
Mais
|
Bibliotecários
>>> No dia oito de dezembro de 2014 estreou no canal Universal uma nova série de televisão intitulada The Librarians - Bibliotecários. A primeira temporada, composta por cerca de dez capítulos, estendeu-se de dezembro e janeiro deste ano. Algo nas chamadas e resenhas jornalísticas remeteu-nos ao Libri di Lucca, livro de Mikkel Birkegaard ao qual já tivemos oportunidade de dedicar uma coluna.
por Ricardo de Mattos
Leia
Mais
|
Quem é o abutre
>>> Tanto em 'O abutre' como em 'Garota exemplar', as tramas violentas só se desenvolvem graças à existência de câmeras e jornalistas ávidos por transformar notícias em entretenimento popular. Os filmes não ignoram que já se foi o tempo em que se podia culpar apenas a imprensa formal pela baixa qualidade do noticiário ou da audiência. A massa de mídias, em vez da mídia de massas, não aumentou o senso de responsabilidade nesta intermediação.
por Marta Barcellos
Leia
Mais
|
Viagem aos baixos do Viaduto do Chá
>>> Sou mais uma observadora dentre tantos que por aqui transitaram e morreram, pois este também foi o viaduto da morte, que também inspirou cenas do cinema nacional (como no longa 'Alma corsária', onde um suicida é dissuadido de seus intentos pelo poeta Torres). E, descendo as escadarias do Anhangabaú, desbravo as pernas fortes deste símbolo de ligação entre o presente e o passado da cidade.
por Elisa Andrade Buzzo
Leia
Mais
|
O Velho e Bom Complexo de Inferioridade
>>> Se você não viu ainda, procure na rede um desses 'youtubes' com crianças tocando violão, violino, piano com a maestria de velhos virtuoses e a alegria de quem mal saiu do berço. Um fluxo de serotonina inunda nossa mente e nos faz sorrir para a tela, embasbacados e contentes. Faz bem à saúde. Recomendo porém doses pequenas, para não correr o risco de sofrer estranhamento, quando em contato com o mundo normal, cotidiano. Foi o que me aconteceu outro dia. Fui a um recital na escola das crianças...
por Marilia Mota Silva
Leia
Mais
|
Caminhos para a esquerda
>>> Muitas das propostas presentes em "O que a esquerda deve propor" podem ser resumidas nos dois imperativos que Mangabeira Unger coloca como essenciais para a política progressista: a necessidade de inovar e a necessidade de cooperar. Uma não pode existir sem a outra. Inovação sem cooperação degenera em atomização egoísta; cooperação sem inovação gera a estagnação e a repetição de fórmulas.
por Celso A. Uequed Pitol
Leia
Mais
|
Alcorão
>>> Quem se dispuser a ler o Alcorão com espírito desprevenido, poderá deparar-se com gratas surpresas. O leitor alguma vez imaginaria encontrar a expressa recomendação de convivência pacífica entre árabes, judeus e cristãos? Que não importa o livro que siga, si a Torá, o Alcorão, ou os Evangelhos, desde que o fiel creia em Deus e possa apresentar boas obras diante d'Ele? Que a mulher deve ser tratada com o respeito, evitando-se lhe o sofrimento? Pois é...
por Ricardo de Mattos
Leia
Mais
|
Buenos Aires: guia de viagem
>>> Visitar Buenos Aires pode ser uma experiência interessante. Embora seja um país colado ao nosso, a Argentina tem grandes diferenças culturais. Recentemente tive a oportunidade de conhecer a capital portenha. Compartilho aqui algumas de minhas impressões. Para quem gosta de ler, Buenos Aires é um paraíso. Há diversas livrarias e muitos sebos. A avenida Corrientes tem praticamente um a cada quarteirão, ou mais.
por Gian Danton
Leia
Mais
|
'Noé' e 'Êxodo': Bíblia, Especismo e Terrorismo
>>> Já foi dito que não se faz nunca um filme propriamente histórico - sempre se trata de retomar fatos mais ou menos antigos na medida em que revestem apreensões contemporâneas. É esse tipo de processo que criou, em Noé, de Darren Aronofsky, e Êxodo: Deuses e Reis, de Ridley Scott, um Noé não-especista e um Moisés guerrilheiro.
por Duanne Ribeiro
Leia
Mais
|
Como ser um Medina
>>> O que me comove, resumindo, é raça. É gente que sabe o que quer, mas que sabe também o que tem de projetar e fazer pra chegar lá. E faz. E chega, quando dá. E gente que ouve, que aprende, que tem o apoio de gente mais experiente, que traça um caminho - ou vários - e manda ver. Aí eu fiquei vendo aquele adolescente que se dedicou a ser campeão.
por Ana Elisa Ribeiro
Leia
Mais
|
Rugas e rusgas
>>> O que acontece é que isto não se entende verdadeiramente até acontecer com a gente. Pimenta no olho do outro sempre é refresco. Ruga no rosto do outro também. A coisa pega assim que uma olhada mais profunda ao espelho revela os vincos que finalmente deram as caras. Começa assim: de repente, uma fenda temporal se abre, se acorda com um rasgo de vida rente à ela mesma.
por Elisa Andrade Buzzo
Leia
Mais
|
A metade da vida
>>> Chegamos à metade das nossas vidas. Estamos cada vez mais próximos da morte. Há quinze anos, tínhamos uma eternidade à nossa frente. Hoje, nossa eternidade é tão limitada... Um passo em falso dado há dez, quinze anos não era tão determinante quanto um passo em falso hoje. Claro, sempre dá pra corrigir o erro, não importa a idade. Mas há uma diferença: antes era só passar uma borracha, continuar na mesma linha; agora, é arrancar a página, recomeçar todo o parágrafo; depois, em alguns anos, será jogar o caderno fora e recomeçar tudo.
por Guilherme Pontes Coelho
Leia
Mais
|
Por um 2015 sem carteiradas
>>> Pode ser utopia, mas, nestes tempos de aquecimento global, em que as ameaças pairam sobre uma coletividade, está mais do que na hora de valorizarmos outros tipos de competências/inteligências em nossas lideranças, e também nos postos chaves da nossa sociedade. A competição e o individualismo podem ter mostrado sua eficiência no sistema capitalista, mas as novas gerações começam a perceber os riscos dessa fórmula, e a limitação que ela impõe para o futuro.
por Marta Barcellos
Leia
Mais
|
Julio Daio Borges
Editor
mais colunas
|
topo
|
|