| Mais Recentes >>> Discover Costa Rica (full Color Country Travel Guide) de Matthew Firestone pela Lonely Planet (2010) >>> Batman - O Que Aconteceu Ao Cavaleiro Das Trevas? de Neil Gaiman; Andy Kubert pela Panini (2013) >>> Touchstone Level 4a, Student's Book (book & Cd) de Michael Mccarthy, Jeanne Mccarten, Helen Sandiford pela Cambridge University Press (2006) >>> Terra Friburguense de Décio Monteiro Soares pela Desconhecido (1960) >>> Todo Mundo Odeia Um Vencedor de Donald John Trump, Charles Leerhsen pela Citadel Grupo Editorial (2019) >>> As Origens Do Mal - Uma Historia Do Pecado Original de Georges Minois pela Fisicalbook (2021) >>> Estranhos animais do passado de Roy Chapman Andrews pela Record (1964) >>> Conserto Para Uma Alma Só de Luiz Antonio Gasparetto pela Vida e Consciência (2008) >>> O Caminho Dos Currais Do Rio Das Velhas. A Estrada Real Do Sertao. de Eugenio Marcos Andrade Goulart pela Coopmed Cooperativa Médica (2009) >>> Desenvolvimento E Conflitos Ambientais de Seminário André Zhouri , Klemens Laschefski pela Ufmg (2010) >>> Minha História de Michelle Obama pela Objetiva (2018) >>> Black magick Vol. 1: O primeiro livro das sombras de Greg Rucka pela Mythos (2023) >>> Uma Pausa Para O Espírito de Lídia María Riba pela Vergara (2025) >>> Como Chegar Ao Sim: A Negociação De Acordos Sem Concessões de Roger Fisher pela Imago (1994) >>> O Diário De Suzana Para Nicolas de James Patterson pela Arqueiro (2011) >>> Oppenheimer: O Triunfo E A Tragédia Do Prometeu Americano de Kai Bird pela Fisicalbook (2023) >>> Probabilidade, Variaveis E Processos Estocásticos de José Paulo de Almeida e Albuquerque , José Mauro Pedro Fortes, Weiler Alves Finamore pela Interciência e Editora PUC Rio (2008) >>> Eu Sou Malala: como uma garota defendeu o direito à educação e mudou o mundo de Malala Yousafzai, Patricia McCormick pela Seguinte (2018) >>> Tecnologia Da Indústria Do Gás Natural de Célio Eduardo Martins Vaz, João Luiz Ponce Maia, Walmir Gomes dos Santos. pela Edgard Blucher (2008) >>> Perfuracao Direcional de Luiz Alberto Dos Santos Rocha , Denise Azuaga, Renata Andrade, João Luiz Bastos Vieira, Otto Luiz Alcântara Santos pela Interciência (2011) >>> Working with emational intelligence de Daniel Goleman pela Bantam books (1998) >>> Fundamentos De Engenharia De Petróleo de Jose Eduardo Thomas pela Interciência (2025) >>> Quimica Organica - Combo de John Mcmurry pela Cengage Learning (2008) >>> Acerto De Contas de Marcelo Cezar pela Academia (2018) >>> O consolador orlo edpirito de Emmanuel de Francisco Cândido Xavier pela Fed.espírita Brasileira
|
|
COMENTÁRIOS
Quinta-feira,
4/11/2010
Comentários
Leitores
 |
|
 |
|
Perguntas para escritores
As questões iniciais do seu texto continuam atuais. Será que o Cristóvão Tezza ganharia todos os prêmios com o seu "O filho eterno" se não tivesse sua experiência pessoal? Seré que o Drummond de Andrade produziria obra melhor se não tivesse que gastar parte do seu tempo como funcionário público? A diplomacia ajudou ou atrapalhou a obra de Cabral, Vinicius, Rosa etc? Jorge Amado escreveria melhor se não fosse casado ou tivesse atuação política? Daria para escrever um romance de formação sem a experiência pessoal? Quem teria as respostas?
[Sobre "J.M. Coetzee e o romance de formação"]
por
José Frid
http://blogdofrid.blogspot.com
4/11/2010 às
10h22
189.69.23.231
(+) José Frid no Digestivo...
|
|
Ser ou estar artista
Uma possível verdade é que perdemos muito tempo nos questionando e sentindo um "frio na espinha" com medo da adversidade da crítica. Sim, o artista nasce artista. Se ele será considerado como "tal" é que o modifica, para continuar ou parar de se "iludir". Mas vai continuar o mesmo. Questionando o fato de "ser" e "estar" artista todo o tempo. O futuro dirá se acertou. Como Coetzee. Um (de muitos) que é assim, respeitado em sua arte. Um "felizardo" artista.
[Sobre "J.M. Coetzee e o romance de formação"]
por
Cilas Medi
3/11/2010 às
13h09
187.10.154.241
(+) Cilas Medi no Digestivo...
|
|
Literatura desde o berço
Ouso dizer que o escritor não nasce escritor para ser burilado como diamante até chegar ao ponto. Acredito que assim como qualquer outra profissão, há necessidade de suar, e muito, a camisa. Um trabalho diário de leitura e escrita, com um bom exemplo literário de berço também é fundamental. Exemplo no sentido de conscientização desde cedo para que o jovem se dedique à literatura. Não existe nascer e ser artista sem um trabalho árduo. A obsessão também faz parte do pacote. Não se nasce médico, engenheiro ou jornalista. Tem-se que trabalhar muito para isto, abrindo mão de muitas coisas. O diploma, assim como o livro para o escritor, há que ter muito trabalho duro e suor com sangue. Senão, é somente um papel.
[Sobre "J.M. Coetzee e o romance de formação"]
por
Marco Linhares
http://marcotassinari.blogspot.com/
3/11/2010 às
09h48
187.21.57.103
(+) Marco Linhares no Digestivo...
|
|
A obra do artista
A obra do artista deve ser o seu delírio alucinatório da vida, deve ter todos os elementos, o riso da felicidade, a ternura da embriaguês, o porre da solidão, a dor de cotovelo, a mulher ou companheira, o olhar enciumado das amantes ou dos amantes. O teor rosa dos machistas, o amor ambulante dos mascates e a leitura de um mundo novo. Imaginativo, criado, como se fosse uma galinha querendo botar o ovo. O seu tempo deve ser o pano de fundo da canção. E o ator que dança. Escrever é quase que só masturbar, e ter o prazer do gozo no lançamento.
[Sobre "J.M. Coetzee e o romance de formação"]
por
Manoel Messias Perei
http://www.pop.com.br
3/11/2010 às
05h18
189.79.228.130
(+) Manoel Messias Perei no Digestivo...
|
|
Mulheres são maravilhosas
Um texto que será, sempre, atual. Como a própria humanidade, macho e fêmea, masculino e feminino. Escrever é um ato "sexual" e "não sexual". O que se escreve também. Pode "ter" e "dar" prazer. Mulheres, à frente e avante. Com ou sem faniquitos, são maravilhosas.
[Sobre "Batom, kichute e literatura"]
por
Cilas Medi
2/11/2010 às
17h34
187.10.154.241
(+) Cilas Medi no Digestivo...
|
|
Transição identitária
Vivemos numa época em que ninguém sabe mais informar quem é o homem ou a mulher, e, na verdade, estamos em fase de transição identitária na nossa sociedade. Coisas do mundo contemporâneo.
[Sobre "Batom, kichute e literatura"]
por
Manoel Messias Perei
http://www.pop.com.br
2/11/2010 às
08h30
189.79.201.251
(+) Manoel Messias Perei no Digestivo...
|
|
Um texto infeliz
Fabio, achei que o Saul Bellow te atrapalhou, dava para emplacar mais um montão de asneiras e depois voltar com a desculpa esfarrapada que "nada nestas linhas é tão sério", afinal, o DC é humorístico e cultural... A qualidade do texto é sofrível, parecia os projetos da professoras primárias que ele detonara, o tema de uma originalidade inquestionável, porém nada me pareceu mais pertinente que os elementos e as conclusões que ele utilizou para caracterizar seus personagens: comunistas, nordestinos, peruas, velhos e as garotas bonitas e vulgares; sei não... Não posso deixar de registrar a completa desconexão com a cena política, utilizando-se de estereótipos da guerra fria de quando a América Latina era a latrina oficial do Tio Sam. O que possa haver da proveitoso nesta prosa rala e juvenil talvez seja a animosidade que provoque, mas nem neste aspecto percebo o humor ácido que costuma permear este gênero. Enfim, uma oportunidade infeliz oferecida a alguém que desconhece o que seja texto em forma e conteúdo e que teve oitenta por cento do lixo redigido resgatado por vinte por cento do Saul Bellow. Fabio, caso você algum dia escreva algum texto que se pretenda sério, e que contenha ao menos dois parágrafos escritos de forma adulta e consequente, por favor, submeta-o ao bom senso para que não tenhamos que falar mal das universidades responsáveis (?) pela sua formação.
[Sobre "os universiotários"]
por
Dudu Oliveira
http://twitter.com/prosar
1/11/2010 às
12h04
187.126.206.79
(+) Dudu Oliveira no Digestivo...
|
|
Antes de falar, dê aulas
Caro, dê aulas em faculdades privadas e em públicas. Depois me conte. A depender do que você quer ser quando crescer, as públicas serão mais humanas e mais preocupadas com educação. Não é seu caso, claro, que ataca os discordantes com uma coluna que o empodera. Chamar os discordantes de fracos e tal não resolve. De qualquer forma, você não é professor, certo? Parece que escolher essa carreira é, para você, assinar atestado de fracassado. Bom mesmo é ser jornalista chique. Quem trabalha em instituições privadas, em média, não está tão satisfeito quanto pode lhe parecer. Ah, e é bom lembrar que não é só salário que faz a vida e a emoção de muito professor. Tem mais coisa no meio desse caminho (tão simplificado por você). Não use sua coluna como espaço para humilhar seu leitor.
[Sobre "os universiotários 2 - a revanche"]
por
Ana Elisa Ribeiro
1/11/2010 às
02h04
201.80.162.12
(+) Ana Elisa Ribeiro no Digestivo...
|
|
Coisa de burguês
Se tem uma coisa legal neste país é o crescimento do ensino público superior, o que não exclui a necessidade de investir no ensino básico. Não entendi a absurda contraposição que o texto faz. Coisa de burguês do Morumbi mesmo. Tem sua coerência.
[Sobre "os universiotários"]
por
Ana Elisa Ribeiro
1/11/2010 à
01h58
201.80.162.12
(+) Ana Elisa Ribeiro no Digestivo...
|
|
O futuro parece sombrio
Adorei, disse tudo e mais um pouco. Acho muito engraçado as pessoas falarem com tanto gosto das universidades públicas como se elas fossem um presente pro povo. Estudei em uma universidade estadual e só o que vi lá dentro foram filhinhos de papai que estudaram nas melhores escolas particulares a vida toda e que tinham seus carros no estacionamento. A universidade pública neste país é só pra ricos... Muitas vezes também vi professores com um ego maior que o mundo se achando a última bolacha do pacote e fazendo a vida dos estudantes um inferno por pura malícia, portanto, não digam que eles têm vontade de ensinar. E também é fato que hoje a educação no Brasil decaiu, mas não foi só nas escolas, faltam valores e propósitos. Hoje temos leitores vorazes que leem 50 livros por mês, mas pergunte se eles entenderam o que leram, pergunte se isso acrescentou alguma coisa? Vivemos no mundo das aparências, onde se compete pelo número d livros lidos, o número de opiniões que se dá. É triste, mas o futuro parece sombrio. Parabéns pelo texto.
[Sobre "os universiotários"]
por
Samantha Abreu
http://www.fadasnajanela.blogspot.com
31/10/2010 às
09h53
189.68.174.3
(+) Samantha Abreu no Digestivo...
|
|
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários
|
|
|
|
|