Excelente resenha | Ricardo de Jesus Mor

busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Três Passos
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A importância do nome das coisas
>>> A revista Bizz
>>> Temporada 2008 do Mozarteum Brasileiro
>>> O iPad muda tudo? #tcdisrupt
>>> Vida e morte do Correio da Manhã
>>> E a Holanda eliminou o Brasil
>>> Magia Verde
>>> A loucura por Hilda Hilst
>>> Uma suposta I.C.
Mais Recentes
>>> Estética E Filosofia (Coleção Debates - Vol.69) de Mikel Dufrenne pela Perspectiva (2012)
>>> Livro O Encontro Marcado Ele Faria da Queda um Passo de Dança, do Medo uma Escada, do Sono uma Ponte, da Procura um Encontro. de Fernando Sabino pela Record (1999)
>>> Livro Críticas de Invenção: Os Anos do São Paulo Shimbun Coleção Aplauso Série Cinema Brasil de Jairo Ferreira pela Imprensa Oficial (2006)
>>> Mangá Hunter X Hunter - Vol. 10 de Yoshihiro Togashi pela Editora Jbc (2021)
>>> O Brasil Na Idade Da Razão de J. O. De Meira Penna pela Mec Fu (1980)
>>> O Castelo Azul de L.m. Montgomery pela Principis (2020)
>>> Livro Mimosa Nao Consegue Dormir de Alexander Steffensmeier pela Fisicalbook (2020)
>>> Livro As Sete Linhas De Umbanda A Religião Dos Mistérios de Rubens Saraceni pela Madras (2017)
>>> Mangá Hunter X Hunter - Vol. 9 de Yoshiro Togashi pela Editora Jbc (2021)
>>> Livro de Bolso Mahatma Gandhi O Apóstolo da Não-Violência Coleção A Obra-Prima de Cada Autor Volume 177 de Huberto Rohden pela Martin Claret (2005)
>>> Filha Da Fortuna de Isabel Allende pela Porto Editora (2014)
>>> Mangá Hunter X Hunter - Vol. 8 de Yoshiro Togashi pela Editora Jbc (2021)
>>> Livro Frida Kahlo E Seus Animalitos de Brown Mônica pela Ftd Educação (2020)
>>> Pankrác Ec ll Crônicas Do Cárcere De Praga de J. B Gelpi pela Tâmisa (2000)
>>> Mangá Hunter X Hunter - Vol. 7 de Yoshiro Togashi pela Editora Jbc (2021)
>>> Livro Escritos Selecionados Presbiterianos Escoceses Covenanters e Seceders de Christopher Vicente pela Nadere Reformatic (2024)
>>> Trotsky: A Biography de Robert Service pela Pan Books Ltd (2009)
>>> Taberna da glória e outras glórias - Mil vidas entre heróis da música brasileira de Hermínio Bello De Carvalho pela Edições De Janeiro (2015)
>>> Zen: A Transmissão Especial de Osho pela Madras (1999)
>>> Confissões De Um Torcedor: Quatro Copas E Uma Paixão de Nelson Motta pela Objetiva (1998)
>>> A Melhoria Da Qualidade E Da Equidade Na Educação - Desafios E Respostas Políticas de Andreas Schleicher pela Moderna (2005)
>>> Livro Perspectivas de Michael Foucault pela Achiamé (2005)
>>> Livro de Bolso Me Segura Qu'eu Vou Dar Um Troço de Waly Salomão pela Companhia Das Letras (2016)
>>> Livro Dois Escritos Democráticos De José De Alencar O Sistema Representativo 1868 Reforma Eleitoral 1874 de Wanderley Guilherme Dos Santos pela Editora Ufrj (1991)
>>> A Força Histórica Dos Pobres de Gustavo Gutiérrez pela Vozes (1981)
COMENTÁRIOS

Sexta-feira, 31/5/2002
Comentários
Leitores

Excelente resenha
Excelente resenha feita por Sérgio Amaral, que acompanho em vários trabalhos. Espero ver mais de suas resenhas neste site.

[Sobre "Quem entende de História e quem se faz entender"]

por Ricardo de Jesus Mor
31/5/2002 às
09h17 200.226.1.31
(+) Ricardo de Jesus Mor no Digestivo...
 
Estudar um direito de todos
O ensino anda muito caro, muitas pessoas largaram o estudo por falta de condições para pagá-los, e aqueles que estudam com sacrifício não tem condições de competir vagas públicas com outros que tem um horário mais livre para estudar, e também uma melhor bagagem de conhecimentos. Trabalhar e estudar é duro, e existe muita gente boa fazendo isso. Em relação a leitura, os colégios poderiam dar mais incentivo, pedindo que os alunos lessem e comentassem em sala de aula, normalmente os petizes gostam de brincar, portanto talvez seja necessário que se torne uma obrigação prazerosa.

[Sobre "Quem Não Lê Não É Humano"]

por Suely Coelho
31/5/2002 às
04h41 200.154.217.100
(+) Suely Coelho no Digestivo...
 
Zogo Suzo!
Caro Alexandre, o seu excelente texto foi balsâmico para o meu espírito ferido, inquieto e revoltado. Como se já não bastassem as hipocrisias rubras, será que também precisamos engolir as hipocrisias amarelas? Não! Basta de grotescos pets tomagoshis, de lixo tecnológico e das invasões predatórias em nossas florestas. Basta de ver japoneses fantasiados de biólogos matando centenas de baleias (sob pretexto de pesquisa científica, ha ha ha!) e enfurnando-se na Amazônia para esburacar a terra e arrancar nossas raízes com propriedades medicinais. Não são apenas as raízes; são as folhas, flores, frutos, caules, borboletas, taturanas, cipós, pequenas aves raras... tudo eles metem em barricas, lacram e despacham para a Terra do Sol Nascente. E tais furtos são praticados sob as barbas do Governo Federal, que nunca soube proteger nossas riquezas, sejam elas naturais ou artificiais. Nunca soube proteger nada que fosse nosso, eis a triste verdade! Estou "por aqui" com esses sorrisinhos e mesuras asiáticos, que só fazem disfarçar secretas gargalhadas de escárnio. De quem estão rindo? Claro que de nós, os idiotas saqueados, que ainda compram todo aquele tecnolixo, aqueles aparelhos eletrônicos fabricados com prazo exato para quebrar e nunca mais funcionar! Zogo Suzo! Muita Suzeila! Muita Patifalia! Alexandre, obrigado pelo texto.

[Sobre "Psiquiatra declara Japão Oficialmente Maluco"]

por Dennis
31/5/2002 à
00h31 200.158.234.136
(+) Dennis no Digestivo...
 
...
Primeiro nunca afirmei fazer parte da elite intectual do país, seria muita presunção. Sou apenas uma pessoa que gosta de um bom livro, boa música, bons filmes, de viajar e conhecer novas culturas. Segundo, erros de digitação podem ocorrer. Isto talvez não aconteça com quem tem o hábito de repassar o texto algumas vezes antes de publicá-lo.

[Sobre "Com a calcinha aparecendo"]

por Yara Romero
30/5/2002 às
22h24 200.181.172.128
(+) Yara Romero no Digestivo...
 
O colecionador de insultos
Muito obrigado, Karla, por tentar descer de sua superior condição intelectual para se fazer entender por mim. Mas na minha terra a gente concorda verbo e usa vírgula adequadamente. Tente de novo. Se precisar, posso te emprestar a gramática que usamos aqui. Nós escrevemos em Português.
E não precisa concordar comigo, não. Fique à vontade: talvez mais do que receber elogios de quem admiro, acumular insultos de quem desprezo me anima a continuar escrevendo.
Acho divertidíssimo acompanhar a lucidez do raciocínio de vocês. É engraçadíssimo ler alguém me chamando de Mongol, de machinho encalhado, de pseudo-intelectual americanizado, de picareta falsificador de mensagens, de crítico incompetente, de fascista adolescente. Realmente, Karla, não recebi nenhuma agressão pessoal. Eu é que não sei interpretar texto. Nem escrever. Não na língua de vocês. Repito: eu me comunico em Português - não numa língua em que alguém que se considera elite, tentando me explicar quem são as "mentes femininas pensantes" do seu país, conjuga o presente do verbo "assistir" na terceira pessoa do singular como "assisti".
Nada poderia justificar mais a validade do meu texto do que os comentários de vocês. Muito obrigado a todos! Beijos e abraços,
Eduardo

[Sobre "Com a calcinha aparecendo"]

por Eduardo
30/5/2002 às
20h45 200.213.203.195
(+) Eduardo no Digestivo...
 
Cadeia com eles!
É, meu caro Maurício, às vezes a verdade dói pra muitos. Sempre achei que essa arte contemporânea é, em parte, embromação, coisa de quem não foi ou é capaz de absorver aqueles conhecimentos e a técnica necessários a uma boa e sincera produção artística. Mas, nem todos embromam, é preciso que se faça justiça. Quem, em sã consciência poderia nivelar toda essa produção por baixo, sem pesar isso ou aquilo, levando em conta as características de cada um? Por certo que algo necessita ser feito em prol da arte do passado, a figurativa, face à campanha insidiosa de alguns marchands abomináveis, de mãos dadas com alguns críticos horrendos, experts em produzir gênios da arte a partir de cabeças ocas e, o que é pior, lançando a confusão e a dúvida no público pouco esclarecido a respeito do que seja Arte, com "A" maiúsculo. Como você bem o disse, levaremos tempo para consertar toda essa bagunça produzida por eles.Críticos de arte? Marchands? Muitos deveriam enfrentar a barra do tribunal, por serem criminosos, em sua prática persuassiva de que lixo é (também) Arte! Cadeia com eles!

[Sobre "Crítica à arte contemporânea"]

por Afonso Barreto
30/5/2002 às
20h26 200.221.145.111
(+) Afonso Barreto no Digestivo...
 
...
Isso não é humano ...

[Sobre "Quem Não Lê Não É Humano"]

por Ricardo
30/5/2002 às
20h20 200.227.233.195
(+) Ricardo no Digestivo...
 
Concorde comig e direi quem és
Ah, então opinião boas e sérias são aquelas que concordam com vc? Sinto muito... E português correto, qual é? Vc não entendeu o espírito da coisa: tive que baixar o nível pra poderes acompanhar. Posso me considerar de uma elite sim, pois tive oportunidades que infelizmente poucas pessoas no Brasil tem e, assim como vc Sue, também sou professora em 02 Universidades, participo de vários grupos de estudo e os 02 livros que leio não são por ano (se este é o seu hábito, Eduardo, desculpe mas não é o meu!). Concordo que isto não significa inteligência nem intelecualidade, nem tão pouco estou aqui pra defender esta ou aquela apresentadora. Apenas não concordo com o escrito no "texto" e sou livre pra expressar a minha opinião. Agora, ele é tão inseguro sobre o que escreve e ainda está tão preso a adolescência (fase pela qual eu já passei há alguns muitos anos), que responde mensagem a mensagem como se fosse uma agressão pessoal. O bom crítico tem que ter cacife pra aguentar as concordâncias e as discordâncias... E dizer que Rita Lee não é inteligente ou que não é um dos grandes expoentes da nossa música é lamentável! É a inteligência rebolante sobressaindo-se sobre a inteligência pensante... e que infantilidade ficar aqui discutindo sobre isto...

[Sobre "Com a calcinha aparecendo"]

por Karla Albuquerque
30/5/2002 às
19h49 200.227.56.69
(+) Karla Albuquerque no Digestivo...
 
gostei da pagina
tu e viado seu safado

[Sobre "Dois palmos de céu"]

por joão
30/5/2002 às
18h06 200.151.48.154
(+) joão no Digestivo...
 
tbm não torcerei pelo brasil
Bem, aqui em casa as marcas dominantes são Olympikus, Dumont, Gradiente. Mas não foram escolhidas por questão de patriotismo. Eu não vou torcer para o Brasil na copa por outros motivos. Analisando pelo ano em que estamos vivendo, um ano de eleições, um ano onde as pessoas deveriam estar prestando atenção aos atos dos candidatos à cadeira de presidente da república em vez de ficarem preocupados com a seleção de futebol. Agora nos dias de jogos do Brasil, o governo decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas no periodo da manhã. Realmente, os feriados durante o ano são muito poucos. Espero que a seleção volte o mais rápido possível pra casa. O Brasil precisa de gente trabalhando e não de mais 7 meios feriados.

[Sobre "Torço para quem eu quiser"]

por Yara Romero
30/5/2002 às
15h32 200.181.172.128
(+) Yara Romero no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Posto de Escuta - Crônicas Químicas e Econômicas
Albert Hahn
Cla
(2012)



Você É Do Tamanho Dos Seus Sonhos
César Souza
Agir
(2009)



Pernalonga Ano I, Nº 2
Warner
Abril
(1975)



História da Educação Brasileira: a organização escolar 6ª edição.
Maria luísa S Ribeiro
Moraes
(1986)



Biblia dos Vegetais
Editora Vida
Vida
(2009)



O Caminho Da Tranqüilidade
Dalai Lama
Sextante
(2000)



Testemunha Anônima
Hélios J. Rodrigues
Kelps
(2013)



Ninguém é de Ninguém
Harold Robbins
Estadão
(1997)



Várias Fortunas de um Soldado Português
João José da Cunha Fidié
Fundação de Apoio Cultural Do
(2006)



A idade média
Maria Rius
Scipione
(1990)





busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês