muito interessante | Alexandre S. Martins

busca | avançada
55671 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Festival da Linguiça de Bragança celebra mais de 110 anos de seu principal produto, em setembro
>>> Rolê Cultural do CCBB celebra o Dia do Patrimônio com visitas mediadas sobre memória e cultura
>>> Transformação, propósito, fé e inteligência emocional
>>> Festival de Inverno de Bonito(MS), de 20 a 24 de agosto, completa 24 anos de festa!
>>> Bourbon Street Fest 20 Anos, de 24 a 31 de agosto, na casa, no Parque Villa Lobos e na rua
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Chegou a hora de pensar no pós-redes sociais
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
Colunistas
Últimos Posts
>>> Into the Void by Dirty Women
>>> André Marsiglia explica a Magnitsky
>>> Felca sobre 'adultização'
>>> Ted Chiang sobre LLMs e veganismo
>>> Glenn Greenwald sobre as sanções em curso
>>> Waack: Moraes abandona prudência
>>> Jakurski e Stuhlberger na XP (2025)
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
Últimos Posts
>>> Jazz: música, política e liberdade
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Ofício da Palavra (BH)
>>> Nerd oriented news
>>> Para você estar passando adiante
>>> O fim (da era) dos jornais, por Paul Starr
>>> Macunaíma, de Mário de Andrade
>>> Anos Incríveis
>>> Risca Faca, poemas de Ademir Assunção
>>> Camuflagem para e-readers
>>> Deus Sabia de Tudo e Não Fez Nada
>>> Um Furto
Mais Recentes
>>> Cartas Entre Marias - uma Viagem a Guine-bissau de Maria Isabel Leite; Virginia Maria Yunes pela Evoluir Cultural (2012)
>>> Calvin E Haroldo: As Tiras De Domingo 1985- 1995 de Bill Watterson pela Conrad (2014)
>>> Os Segredos de Uma Encantadora de Bebês de Tracy Hogg pela Manole (2025)
>>> Feng Shui O Livro das Soluções - 150 Soluções Simples Para Sua Saúde e Felicidade No Lar Ou No Escritório de Nancilee Wydra pela Pensamento (1996)
>>> A Camareira de Nita Prose pela Intrínseca (2022)
>>> Desperte Seu Poder de José Roberto Marques pela Buzz (2017)
>>> Torto Arado de Itama Vieira Junior pela Todavia (2020)
>>> Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie pela Companhia Das Letras (2014)
>>> Descubra Seus Pontos Fortes de Marcus Buckingham pela Gmt (2015)
>>> Segredos Da Mente Milionaria de T. Harv Eker pela Sextante (2006)
>>> Um Novo Mundo - O Despertar De Uma Nova Consciencia de Eckhart Tolle pela Editora Sextante (2010)
>>> Plantas Que Curam: Cheiro De Mato de Panizza Sylvio pela Ibrasa (1997)
>>> O Segundo Sexo I- Fatos e Mitos de Simone de Beauvoir pela Nova Fronteira
>>> O Segredo Dos Gnios de Renato Alves pela Fisicalbook (2010)
>>> A era das Revoluções 1789 - 1848 de Eric J. Hobsbawm pela Paz E Terra (1998)
>>> Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva pela Brasiliense (1986)
>>> Poder Do Habito de Charles Duhigg pela Objetiva (2012)
>>> Canção No Tempo: 85 Anos De Músicas Brasileiras: 1958 - 1985 de A - Vol. 2 Canção No Tempo pela Editora 34 (2009)
>>> Minigramática de Ernani Terra, José De Nicola pela Scipione (2001)
>>> Guia de Medicina Homeopática de Dr. Nilo Cairo pela Teixeira (1981)
>>> A Crise Agrária de Alberto Passos Guimarães pela Paz e Terra (1982)
>>> Tocar: Terapia do Corpo e Psicologia Profunda de Deldon Anne Mcneely pela Cultrix (1995)
>>> Sitemas Hamiltonianos Caos e qualificação de Alfredo M Ozorio de Almeida pela Unicamp (1995)
>>> Tipos e Aspectos do Brasil de Varios pela Ibge (1970)
>>> Sem Medo de Vencer Ser de Roberto Shinyashiki pela Gente (1993)
COMENTÁRIOS

Quinta-feira, 23/1/2003
Comentários
Leitores

muito interessante
Achei o texto muito interessante, com o mesmo nível de erudição demonstrado pela excelente coleção de Lauro Machado. E gostaria de solicitar um favor: eu tinha o e-mail do Lauro até recentemente, mas tive um problema com meu PC e o perdi. Vocês poderiam me enviá-lo, por favor? Obrigado pela atenção

[Sobre "A Música Erudita no Brasil"]

por Alexandre S. Martins
23/1/2003 às
08h40 200.211.119.1
(+) Alexandre S. Martins no Digestivo...
 
Goethe e Rembrandt
Goethe homenageia Rembrandt ao chamar-lhe de "Rembrandt, o pensador" por sensibilizar-se pela intensa dramaticidade do artista, de sua vida registrado em sua obra através de uma resignação heróica ante os sofrimentos. Ler uma obra como essa de Genet traz maior empatia e aproximação com a alma do artista de quem ela fala.

[Sobre "Rembrandt na privada, por Jean Genet"]

por Dalila Doring Sousa
21/1/2003 às
12h10 200.151.35.77
(+) Dalila Doring Sousa no Digestivo...
 
Sobre o musical CHICAGO!!??
Caro Arcano9 Eu assistí na Broadway ha alguns anos atras, não lembro a data, este musical CHICAGO, sob a direção e coreografia de Bob Fosse. Pois, acredite se quizer, mesmo sendo considerado um espetáculo maravilhoso, não ficou siquer um mês em cartaz. Incrivel mesmo, não?? O público parece não ter gostado na época. Tenho procurado saber pela imprensa especializada se alguém soube disso, mas não consegui nada até agora. Nenhum comentario a respeito. Você saberia dizer alguma coisa??? Abraços Sergio

[Sobre "Setenta anos do Rio a Chicago"]

por sergio sciotti
21/1/2003 às
11h18 200.221.16.118
(+) sergio sciotti no Digestivo...
 
a falta de amor
O texto O diabo existe, e é bom, retrara exatamente como as pessoas são atraídas para as tais religiões, que acreditam ter a solução para os seus problemas, porém desconhecem o verdadeiro motivo da desordem espiritual, a falta de amor a Deus.

[Sobre "O diabo existe, e é bom"]

por Iracema P. de Souza
18/1/2003 às
14h26 200.189.228.180
(+) Iracema P. de Souza no Digestivo...
 
Acertando o que não viu
Caro Marcelo, Sou um leitor antigo do Digestivo e também estive na Argentina ha pouco.Apesar de bom texto,as minhas considerações são poucos diferentes das tuas. A crise não é só percebida em Matanza, mas em todo o país. Porém não podemos fazer uma análise de economia de um país em relação a quantidade de revistas culturais que são fechadas. O número é sempre alto com crise ou sem crise porque muito do que se produz de cultura não tem nada de cultural. Sobre os grandes autores você também esbarras com os grandes pelas bancas e sebos do centro e da região da paulista. Esses por sinal semelhantes ao da Av. Corrientes. A crise que você diz do modelo neo-liberal( um lugar demais de comum para colunista do Digestivo) é muito mais conseqüência um estado que viveu também o seu período keynesiano nos anos 70 e um ditadura de um líder nevasto na década de 50. O país começou a buscar o salvador da pátria que veio a cavalos com grandes costeletas. Parecido demais com San Martim. Com ou sem neo liberalismo, esquerda ou direita a Argentina vive o que planejou; a de uma ilusão. A crise com sabemos existe, mas é menor do queremos que seja. É um país lindo e povo educado e por isso mais fácil de saia de uma crise. Esperamos que o nosso país tenha a mesma vivacidade e também navege em mares calmos, com ou sem fórum de Davos ou de Porto Alegre. Um abraço Otávio

[Sobre "De Ezeiza a Guarulhos"]

por Otavio
20/1/2003 às
10h01 200.161.73.253
(+) Otavio no Digestivo...
 
mil gracias
mil gracias a voce por esta nota. excelente!

[Sobre "De Ezeiza a Guarulhos"]

por juan carlos folino
20/1/2003 às
09h12 200.193.156.170
(+) juan carlos folino no Digestivo...
 
Borges e Aleph
Alberto, Maravilhoso texto! Quando eu vim morar em São Paulo em 1973, o Aeroporto de Congonhas era onde eu comprava jornais, livros, mandava cartões postais do Sul Maravilha, tinha minha "pequena" conta bancária, café famoso, e de lá eu voava para minha terra Natal. Nada de passado. Mas eu confesso que não conhecia Borges. A partir de 1974 eu acompanhei vários fechamentos do jornal "EX", onde trabalhava meu marido. Era grande o espaço dado à literatura latino americana. Mas eu confesso que ainda não lia o Borges. Com 2 fãs do Borges em casa, eu olhava seus livros, os livros do Bruxo que eu deveria ler, mas mesmo assim eu não li o Borges. Na XXV Bienal de São Paulo eu tinha que ter lido o Borges. Somente agora, lendo o seu texto, eu corri para o Aleph e me surpreendi. Eu não quero usar os termos profético e divino porque não sou religiosa, mas o conto transcende o humano, o real, os nossos tempos...Para um conservador o texto é muito "subversivo"...É fantástico! Ver o Universo em um ponto, sem transparência ou justaposição...Ver todos os tempos em um mesmo instante...A ausência de bom e mau...Isso tudo equivale a transpor todas as fronteiras para um mundo sem fronteiras, novo e sem os referenciais já conhecidos.

[Sobre "Encontro com Borges"]

por Tania Nitrini
19/12/2002 às
20h10 200.158.28.134
(+) Tania Nitrini no Digestivo...
 
civilização não-guerreira...
aprecio muito beuys por motivos singulares.sou artista plástico que busca a liberdade da criação e não pre tendo seguir modinhas obsoletas e não acredito em metodologia em ensino de arte.vivo mudando o tempo todo e coleciono cartas e comunicados de "infelizmente sua obra não foi escolhida pela bancada julgadora" e produzi uma "escultura" com estas cartas. fiz um auto retrato em tamanho natural e o coloquei dentro de um retângulo de concreto e o jogeui no fundo do oceano, para ser achado daqui há 1000 ou 10.000 anos, talvez, por uma civilização não-guerreira...

[Sobre "A arte como destino do ser"]

por flavio brasil
16/1/2003 às
23h43 200.222.193.114
(+) flavio brasil no Digestivo...
 
O Pulo do Negro Gato
Caro Waldemar, Que bom que voce voltou. Sua precisão na definição da década de 60 é fantástica. Eu perdi um pouco da jovem guarda por ter vivido mais os subterraneos da liberdade. Depois escrevo mais pois vou correndo procurar esses dois cds. Muito obrigado

[Sobre "O pulo do negro gato"]

por Gil Fernandes de Sá
16/1/2003 às
15h19 200.164.136.79
(+) Gil Fernandes de Sá no Digestivo...
 
Cretinices concretas
Concretinos, tribalistas, "doces"-bárbaros, pagãos, modernos, contemporâneos, neo-contemporâneos, pós-modernos, mutantes, desconstrucionistas, estruturalistas, maniqueistas, nominalistas, invejosos, rancorosos, heréticos e demais "tendências" só fazem ecoar o ditado: "pior do que um idiota é um idiota com iniciativa" ou "um idiota constrange dez sábios".

[Sobre "O Direito à Estupidez"]

por marcus moreira lassa
16/1/2003 às
14h02 200.255.122.8
(+) marcus moreira lassa no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Guia de Episódios Friends
Cristhiane Ruiz - Org
Frente
(2001)



Coleção Teorya ?!?! Pratika ?!?! Comida Prazer Doença + Preconceito + Gente que Você não Deveria Conhecer
Fátima Deitos
Ícone
(2007)



La Poesie de Paris - Autografado
Paul Fort
Aux Editions de La Marjolaine
(1930)



Livro Esoterismo Aurora Essência Cósmica Curadora
Trigueirinho
Pensamento



Ensaios e Artigos – Coleção Supergincana
Clodis Antônio Menegaz, Alcione Adame
Lumen Juris
(2017)



Leis Especiais, V. 31 - Execuçao Penal
Marcelo Uzeda de Faria
JusPodivm
(2015)



A Bandeira de Fernão Dias
Paulo Setubal
Saraiva
(1971)



Ecyclopedia of Superstitions Creatures in Emirati Heritage
Dr. Abdulaziz Al Musallam
Sharjah Institute for Heritage
(2017)



Cidades Mortas
Monteiro Lobato
Globo
(2010)



O Feitiço Da Ajuda: As Determinações Do Serviço Social Na Em
Ana Elizabete Mota
Cortez
(2010)





busca | avançada
55671 visitas/dia
2,1 milhões/mês