cidade sitiada | Heraldo Vasconcellos

busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
>>> Feira do Livro: Karina Galindo lança obra focada na temática do autoconhecimento
>>> “Inventário Parcial”
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A inocência é minha culpa
>>> Conheça o AgroTalento
>>> Na Web 2.0, WeAllTube
>>> Chilli Beans, IBM e Falconi
>>> O primeiro assédio, na literatura
>>> Autor não é narrador, poeta não é eu lírico
>>> Queridos amigos
>>> Agonia
>>> Sugerido para adultos?
>>> A literatura infanto-juvenil que vem de longe
Mais Recentes
>>> O Grande Livro Do Medo Contos De Arrepiar de Pedro Rodriguez pela Ciranda Cultural (2012)
>>> Descobrindo As Garotas de Carla Nieto Martines pela Ciranda Cultural (2011)
>>> Paisagem de Lygia Bojunga pela Agir Editora (1998)
>>> Contabilidade Introdutoria de Equipe De Professores ( Fea Usp ) pela Atlas (1998)
>>> Minhas Rimas De Cordel de César Obeid pela Moderna (2005)
>>> AVC e Sono de Fernando Morgadinho Santos Coelho pela Minha (2014)
>>> Nascido Para Correr de Christopher McDougall pela Globo (2010)
>>> Se Nao For Agora, Quando Sera? de Marcelo Rittner pela Planeta (2013)
>>> A Bruxinha Atrapalhada de Eva Furnari pela Global (2002)
>>> O Menino Azul de Cecilia Meireles pela Global (2013)
>>> Nascer sabendo de Ronaldo Simões Coelho pela Ftd (1997)
>>> O Rei Preto De Ouro de Sylvia Orthoff pela Moderna (1997)
>>> Odisséia de Homero. Adaptação Leonardo Chianca pela Scipione (2000)
>>> Cara De Bolacha de Eliana Martins pela Scipione (2005)
>>> Cuidando E Crescendo - Ted Ajuda de Alison Reynolds pela Ciranda Cultural (2008)
>>> Viewpoint de Michael Mccarthy, Jeanne Mccarten, Helen Sandiford pela Cambridge University Press (2016)
>>> Brick Lane de Monica Ali pela Black Swan (2004)
>>> A Década De 80 de Marly Rodrigues pela Ática (1999)
>>> Crianças Francesas Não Fazem Manha de Pamela Druckerman pela Fontanar (2013)
>>> De Cara Com A Midia de Francisco Viana pela Negocio (2001)
>>> Já Entendi de Gladys Mariotto pela Planeta Do Brasil (2015)
>>> O Oitavo Vilarejo de Gustavo Rosseb pela Jangada (2016)
>>> O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exúpery pela Novo Século (2021)
>>> El Tatuador De Auschwitz de Heather Morris pela Espasa (2018)
>>> The Corporate Culture Survival Guide de Edgar H. Schein pela Jossey-bass (1999)
COMENTÁRIOS

Sexta-feira, 2/4/2004
Comentários
Leitores

cidade sitiada
Eduardo, este cenário vai mudar. Para pior. Segurança Pública, a despeito de alguns abnegados, está completamente falida. Salários de fome, mal treinados, mal equipados, policiais vivem sob a égide do medo. A corrupção corre solta. Me recordo com nostalgia um filme de Sidney Lumet (O Príncipe da Cidade) no início dos anos 70. Nova York foi submetida a uma verdadeira faxina, com expulsão dos policiais corruptos. Nunca vi acontecer isto em Pindorama. Vou me mudar para a faixa de Gaza; pelo menos saberei porque a morte me espreita.

[Sobre "O lugar certo"]

por Heraldo Vasconcellos
2/4/2004 às
13h59 200.173.133.62
(+) Heraldo Vasconcellos no Digestivo...
 
O Brasil e o Templo
Quando a Ordem do Templo foi extinta e seus membros perseguidos, Portugal foi uma exceção. Sendo o primeiro estado moderno organizado na Europa, lá a ordem não causava maiores problemas ao rei, seguro de seu poder. Como ainda é comum nos países lusófonos, mudaram apenas o nome da ordem para "Ordem de Cristo" e tudo continuou tal e qual antes. Os mesmos monges, no mesmo lugar (Convento de Cristo, em Tomar), só que agora passou a ser "a meca" de todo templário perseguido. Consta inclusive que o "tesouro do templo", seja lá o que isso for, acabou em Porugal, por ser o único lugar onde apenas a forma havia mudado, mantendo-se o conteúdo. Uma boa especulação é que para lá afluiram os conhecimentos esparsos pela Europa e que vieram culminar com o projeto do Infante Dom Henrique (mestre da ordem e senhor de Tomar) que resultou na fundação da Escola de Sagres e no início do processo de globalização mundial. A Ordem de Cristo acabou tornando-se apenas honorífica pela mãe de D. João VI (D. Maria, a louca), a qual veio falecer no Rio de Janeiro. A única ordem militar católica canônica e ainda existente é a Ordem de S.João, também fundada em Jerusalém na mesma época que a do Templo. Depois de muitas vicissitudes hoje é mais conhecida como Ordem de Malta, sendo soberana e reconhecida por vários países, inclusive o Brasil, onde mantém embaixador oficial. Sua soberania hoje se limita à sua sede dentro do Vaticano, onde o Papa abriu mão de sua soberania para conferir "status" de soberana à ordem.

[Sobre "História e Lenda dos Templários"]

por pedro servio
2/4/2004 às
09h59 200.141.122.230
(+) pedro servio no Digestivo...
 
A solução para o Mp3
A Mp3 no brasil, tranquilamente poderia derrubar a pirataria de cds chineses. Como? Combrando uma simples taxa de 5 reais mensal de todos os usuários da internet juntamente na conta telefônica ou do servidor. Esse valor respresenta um lucro que as gravadoras não tem bem como também vale lembrar que quem compra atualmente um cd de 27 reais, vai continuar comprando porque gosta da capa e do trabalho artistico. A Solução para a pirataria do mp3 é simples e com essa abertura seria possível divulgar de forma muito mais ampla a cultura em nosso país.

[Sobre "Para mim e para você, o CD teve vida curta"]

por LDG
1/4/2004 às
15h32 200.247.144.68
(+) LDG no Digestivo...
 
ilustrando
Ricardo, já que vc falou em templários e gravuras, recomendo o livro "Doré's Illustrations of the Crusades", da editora norte-americana Dover, que pode ser encontrado no site da editora ou na Amazon. Gustave Doré (1832-1883) é o autor das ilustrações que acompanham a maioria das edições de "A Divina Comédia".

[Sobre "História e Lenda dos Templários"]

por Mauricio Dias
31/3/2004 às
12h39 200.151.69.37
(+) Mauricio Dias no Digestivo...
 
Você tem razão
Apesar de talvez fazer parte da regra apontada pelo senhor acima, consegui publicar meu primeiro romance. Ele se chama "Domingo." e foi publicado pela 7Letras. Já foi lançado aqui no Rio - e foi uma pena não ter tido acesso a você antes e ter podido lhe convidar pra ocasião - e no próximo dia cinco será lançado em SP. Caso você esteja interessado em novos autores - bem como em suas árduas provação na estrada da publicação me escreva; podemos trocar livros, não? Pra mais informações, veja essa matéria que saiu no JB sobre como publiquei meu livro. Ou dê uma passada no meu blog. Obrigado. E quero ler seu livro!

[Sobre "Os desafios de publicar o primeiro livro"]

por Francisco Slade
29/3/2004 às
22h38 200.157.109.194
(+) Francisco Slade no Digestivo...
 
Cães loucos
Samuel Huntington, outrora mui justamente apelidado de Samuel "Mad Dog" Huntington, por suas teorias de guerreiro frio, errou de slogan. O que de fato existe é um "choque de incivilizações".

[Sobre "Digestivo nº 168"]

por Sérgio Augusto
26/3/2004 às
16h14 200.155.201.233
(+) Sérgio Augusto no Digestivo...
 
Quanta polêmica...
E no final, quem sai ganhando é a própria cerveja, seja ela qual for, as agências de propaganda, com seus nomes em evidência e o Zeca, que ganhou na ida, na volta e ainda tomou umas e outras no caminho. Diz a mulher dele: "eu queria mesmo é que ele parasse de beber"... Só acho que realmente é uma ótima oportunidade de se discutir mais profundamente a ética no meio publicitário, deixando o Zeca de fora, porque ele é bom mesmo no Pagode. Abraços, Cecilia.

[Sobre "O pagode das cervejas"]

por Cecilia C. Almeida
28/3/2004 às
19h39 200.148.10.105
(+) Cecilia C. Almeida no Digestivo...
 
Minina!
Você escreve com um passarinho pousando em galho fino de arvore frondosa, só pelo prazer do balançar!!!

[Sobre "Ainda a insustentável leveza do cérebro feminino"]

por Marcio
28/3/2004 às
14h45 200.175.227.200
(+) Marcio no Digestivo...
 
católicos e evangélicos
Interessante o paralelo que faz do filme e as estratégias de Bush. (Porém, pareceria um tiro no próprio pé, já que os judeus de Israel contam com o apoio aberto dos EUA.) Mas ao contrário de "confrontos de proporções planetárias" estou vendo que na sua maioria, o filme tem agradado tanto católicos quanto evangélicos (fato raríssimo), e até mesmo radicais Pró-Israel como David Horowitz, que não viu anti-semitismo algum na fita de Gibson.

[Sobre "Digestivo nº 168"]

por Doris Cook
27/3/2004 às
14h07 200.148.45.142
(+) Doris Cook no Digestivo...
 
ADORO suas crônicas
Edu, acabei de saber de um ex-colega de trabalho que foi sequestrado, ligou p/ 190 e a polícia ignorou o seu chamado! Incrível e inacreditável! ADORO suas crônicas, leio sempre todas mas há uma especial: "Não li em vão", maravilhosa, juntamente com o comentário de sua mãe, que tb merece os meus parabéns e tem tudo para realmente se orgulhar muito. Realmente vc mereceu todos os investimentos! Acompanhei alguns (as viagens c/ o Luís) em que vocês realmente curtiram e aproveitaram o máximo! um beijão para vc e sua mãe, tia Lú

[Sobre "O lugar certo"]

por Vera Lucia A. Lima
26/3/2004 às
08h34 200.18.253.82
(+) Vera Lucia A. Lima no Digestivo...
 
Julio Daio Borges
Editor
mais comentários

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Cadernos Nietzsche Nº 16
Varios Colaboradores
Humanitas
(2025)



Wine Label Language
Peter Saunders
Firefly Books
(2004)



Nueva Sociedad
Marcio Pochmann e Outros
Talleres
(2013)



Brecht e o Teatro Épico
Anatol Rosenfeld
Perspectiva
(2012)



A Vida Tem a Cor Que Você Pinta! - Coleção Construindo 1
Mário Bonatti / Glen Martins Ilustrador
Dom Bosco
(1979)



How To Be A Wildly Effective Compliance Officer
Kristy Grant-hart
Brentham House Publishing Company Ltd.
(2015)



Um Encontro Inesperado + O Fim do Verão
Rosamunde Pilcher
Bestbolso
(2012)



Kalciferum - Demônios, Bruxas e Vagantes
Andrei Fernandes
Ignis
(2018)



Language Leader Advanced Coursebook 587
David Cotton
Pearson
(2011)



The Best Of Xongas
Ricardo Freire
Mandarim
(2001)





busca | avançada
37550 visitas/dia
2,0 milhões/mês