A editora Casa Verde | Rafael Rodrigues | Digestivo Cultural

busca | avançada
72180 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> “Itália Brutalista: a arte do concreto”
>>> “Diversos Cervantes 2025”
>>> Francisco Morato ganha livro inédito com contos inspirados na cidade
>>> 5º CineFestival Internacional de Ecoperformance reflete sobre desafios ecopolíticos pela arte
>>> DIA M marca os 207 anos de Karl Marx com programação variada no Armazém da Utopia dia 28 de junho E
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Sob o sol da crítica
>>> Morreu José Saramago
>>> Imagens do Ano Novo: 2010
>>> 7 bilhões e um réveillon
>>> TED Talks em português
>>> Sem cortes, o pai do teatro realista
>>> O jornalismo morreu
>>> O Conselheiro também bebe (e come)
>>> Imagens do Grande Sertão de Guimarães Rosa
>>> Como detectar MAVs (e bloquear)
Mais Recentes
>>> O Fluir Da Canção Do Senhor de Sai Baba/hermogenes/il/myoung Youn Lee pela Nova Era (1999)
>>> Os Melhores Contos De H. P. Lovecraft. de H.p. Lovecraft pela Hedra (2014)
>>> Livro As Confissões De Frei Abóbora de José Mauro De Vasconcelos pela Melhoramentos (1977)
>>> Dracula de Bram Stoker pela L&pm
>>> Huxley e Deus de Aldous Huxley pela Bertrand Brasil (1995)
>>> Livro Acupuntura De Terapia Alternativa A Especialide Médica de Hong Jin Pai pela Ceimec (2005)
>>> Os Humanos de Matt Haig pela Jangada (2016)
>>> Crescendo Com Saúde: O Guia De Crescimento Da Criança de Maria Luiza De Brito Ctenas pela C2 Editora (1999)
>>> Os Mensageiros de Francisco Cândido Xavier pela Feb (2019)
>>> Aromaterapia de Coleção Caras Zen pela Caras (2004)
>>> A volta ao mundo em 80 dias de Júlio Verne pela Literatus (2023)
>>> Brasil-lendário de Fátima Miguez pela Dcl
>>> Livro O Texto Movimentos de Leitura Táticas de Produção Critérios de Avaliação Coleção Processos Expressivos da Linguagem de João Hilton Sayeg-Siqueira pela Selinunte (1996)
>>> Ensinamentos Esotéricos Número 3 e 4 - Maha Chohan de Maha Chohan pela Ponte Para A Liberdade (1980)
>>> Vade Mecum de Ncpc pela Saraiva (2016)
>>> Livro Bom-Crioulo Série Bom Livro de Adolfo Caminha pela Editora Ática (1991)
>>> Nosso Lar de Francisco Cândido Xavier pela Feb (2019)
>>> Livro Crianças Famosas Beethoven de Ann Rachlin E Susan Hellard pela Callis (1995)
>>> Tratado Elementar De Magia Pratica. Adaptcao. Realizcao E Teoria Da Magia de Papus pela Pensamento (2023)
>>> Ditadura Revolucionaria Do Proletariado, A de Moreno pela Sundermann
>>> Kum Nye Técnicas De Relaxamento 1ª Parte - Tarthang Tulku de Tarthang Tulku pela Pensamento
>>> Livro As Guerras De Fátima Como As Visões Da Irmã Lúcia Mudaram A Política Mundial de Paulo Moura pela Elsinore (2017)
>>> Mais Esperto Que O Diabo de Napoleon Hill pela Citadel Grupo (2020)
>>> Ate Mais, E Obrigado Pelos Peixes! - Mochileiro Das Galaxias - V. 04 de Douglas Adams pela Arqueiro (2025)
>>> Livro A Oração de Jabez Devocional de Bruce Wilkinson e David Kopp, traduzido por Yolanda M. Krievin pela Mundo Cristão (2002)
COLUNAS

Segunda-feira, 30/10/2006
A editora Casa Verde
Rafael Rodrigues
+ de 7900 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Um dos convidados da Bienal do Livro da Bahia, que aconteceu no fim de 2005 em Salvador, foi o escritor mineiro Luiz Vilela. Ele participou do Café Literário, aquela conversa informal entre o convidado e uma entrevistadora. Lembro bem de uma das histórias que ele contou. Seu primeiro livro foi enviado a diversas editoras, que recusaram a obra. Com recursos próprios, publicou o livro, aos 24 anos. Com ele, ganhou seu primeiro prêmio literário. Que quero dizer com isso? Até Luiz Vilela precisou investir, nele mesmo, no início da carreira. E olha só quem ele é hoje...

Atualmente isso é cada vez mais comum. Escritores bancando as edições dos próprios livros, organizando e publicando coletâneas, abrindo pequenas editoras.

Uma dessas novas editoras é a Casa Verde. Idealizada em 2004 pela jornalista e escritora Laís Chaffe, a Casa Verde tem como marco zero a antologia de contos Fatais, lançada em março de 2005, que reúne textos dos autores da Casa (o grupo é composto por Caco Belmonte, Christina Dias, Filipe Bortolini, Laís Chaffe, Luciana Veiga, Luiz Paulo Faccioli e Marcelo Spalding) e Flávio Ilha. Em junho do mesmo ano sai mais uma antologia: Contos de bolso, de minicontos, com textos de autores da Casa e de mais 35 escritores convidados. Nomes como Amilcar Bettega Barbosa, Cardoso, Daniel Galera, Daniel Pellizzari, Paulo Scott e Luis Fernando Verissimo participam do livro. Meses depois, em novembro, é publicado Era uma vez em Porto Alegre, com contos dos autores da Casa, fazendo uma releitura de várias histórias infantis tendo Porto Alegre como cenário. E a Casa Verde estava só começando.

Recentemente saíram do forno da Casa os livros Contos de bolsa e No Orkut dos outros é colírio. (Todos eles - os últimos e os citados no parágrafo anterior - têm formato de livros de bolso, o que facilita a vida do leitor, que pode carregá-los aonde quer que vá. Além do fato de livros de bolso terem seu próprio charme.)

O primeiro é uma antologia de minicontos que têm as mulheres como tema. Além dos autores da casa, participaram do livro 40 escritores convidados. Carol Bensimon, Fabrício Carpinejar e Paulo Bentancur são alguns deles.

Nos minicontos a criatividade rola solta, como em "Monstruosa TPM", de Fernando Neubarth: "Num instituto da Transilvânia, a esposa do Conde Drácula confidenciava com a manicure, sentia-se outra mulher com a menopausa: - Ele ficava impossível nos meus períodos menstruais..."

Paulo Bentancur dá mostras da boa pena (em excelente fase) com "Escritura". Transcrevo só um trecho, para não estragar a surpresa: "Ele é escritor mas não escreve um e-mail. Os livros que me deu, sem dedicatória. - Sei lá... Parece que estou estragando esse objeto precioso, maculando-o - explica-se...".

Antologias de minicontos, quando bem organizadas, são sinônimo de diversão e boa literatura. E Contos de bolsa é um bom exemplo disso.

Mas o destaque mesmo é No Orkut dos outros é colírio, de Caco Belmonte. Primeiro livro individual publicado pela Casa Verde, No Orkut dos outros... é também a estréia "pra valer" do jornalista e escritor gaúcho. Digo "pra valer" porque Caco, questão de alguns anos, publicou de maneira independente (quer dizer, mais independente ainda) o Contos para ler cagando, sua "pré-estréia", digamos assim.

"Joel" abre o livro, e mostra ao leitor que Caco não está para brincadeira. Joel sai de casa para buscar um remédio para a filha adoentada, que ficou em casa com a mãe. Apenas isso poderia resultar em um belo e trágico conto. Mas Caco deixa a tragédia óbvia de lado e vai além: mostra um homem pobre, alcoólatra e desconfiado da esposa (ele pensa que a filha não é sua, pois "Mariângela tinha nascido branca, de olhos claros", bem diferente dele), que desvia o caminho do posto de saúde por conta da necessidade financeira e da necessidade física do álcool. Ao chegar em casa, mais tarde do que o previsto, com o remédio, Joel se depara com a verdade que sempre tentou afastar de si. Impotente, nada faz, a não ser entregar-se ao vício.

O conto que dá título ao livro aborda um tema que pouca gente tem noção da seriedade: os efeitos nada saudáveis que o Orkut pode causar em uma pessoa. O narrador descobre, através do perfil da ex-namorada, que ela sempre fora uma desconhecida para ele. Ele admite que monitorou o perfil da ex, diz que parou com isso depois de algum tempo, mas a coisa se torna viciante, e ele volta a procurar o Orkut da ex. Lembrei de "O mito de sísifo" (do conto, não do livro), de Camus.

"Tejada" é outro ponto alto do livro. Começa com a chegada de um homem à uma casa de praia. Ele e a ex-esposa costumavam passar as férias lá, com os amigos. Ele tinha esperança de encontrá-la naquela ocasião para tentar a reconciliação. Ao vê-la de longe, ele parte sem se despedir de ninguém, por um motivo que só lendo o conto para saber...

Disputando o posto de melhor conto do livro estão, além dos já citados, "Chico" (um "conto de formação", por assim dizer), "Adalgisa" e "A casca do grão cozido". Este chega a ser engraçado de tão escatológico.

Ao fim das pouco mais de 70 páginas - poucas, infelizmente - de No Orkut dos outros é colírio, fica aquela sensação de "já acabou?", e a torcida para que Caco Belmonte não demore a lançar outro livro.

Para ir além











Rafael Rodrigues
Feira de Santana, 30/10/2006

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Biografias da discórdia de Pilar Fazito
02. É, não ser vil, que pena de Guga Schultze
03. Um Elogio à Loucura de Andréa Trompczynski
04. Influências I de Gian Danton
05. Reflexões praianas de Bruno Garschagen


Mais Rafael Rodrigues
Mais Acessadas de Rafael Rodrigues em 2006
01. A história do amor - 24/7/2006
02. O soldado absoluto - 18/9/2006
03. Livro dos Homens - 7/8/2006
04. O encontro marcado: 50 anos - 16/10/2006
05. Carta de um jovem contestador - 9/5/2006


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
2/11/2006
22h35min
E para completar, os minicontos estão em banners, nas paredes do Centro Cultural Érico Verrissimo e da Casa de Cultura Mario Quintana. Estão na praça, lidos pelos autores e convidados. É a Feira do Livro e a Editora Casa Verde, provocando em Porto alegre.
[Leia outros Comentários de Ana Mello]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Caminhos para Deus
Jacques Maritain
Itatiaia
(1962)



A Obra em Negro
Maguerite Yourcenar
Nova Fronteira



Buscando o infindável potencial humano 473
Toru Kumon
Sem
(1995)



Pontos de teoria musical: de acordo com o programa oficial
Virginia Salgado Fiuza
Desconhecido
(1979)



Deus Faz!
Silas Malafaia
Central Gospel
(2014)



Ética e Poder na Sociedade da Informação
Gilberto Dupas
Unesp
(2000)



Antropologia Cultural - Man and His Works Vol I
Melville J. Herskovits
Mestre Jou
(1973)



Yoga En Pareja - Guia Practica para Crecer En Compania
Guillermo Ferrara
Oceano Ambar
(2002)



O Segredo da Dinamarca, Helen Russell
Helen Russell
Leya
(2015)



Dimensões da Fé
Anselm Grün
Vozes
(2005)





busca | avançada
72180 visitas/dia
2,0 milhões/mês