Animazing | Tais Laporta | Digestivo Cultural

busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Documentário 'O Sal da Lagoa' estreia no Prime Box Brazil
>>> Mundo Suassuna viaja pelo sertão encantado do grande escritor brasileiro
>>> PEGADAS DA GÁVEA VAI MOVIMENTAR O BAIRRO DE 26 A 28 DE ABRIL
>>> Ole! Feira Flamenca completa 15 anos com programação especial em SP
>>> Desenhos de Bruno de Abreu sugerem memórias sem linearidade narrativa
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> E eu não gosto também de Tolstoi
>>> Steve Jobs (1955-2011)
>>> A favor do Brasil, contra a seleção!
>>> Um pequeno retângulo azul
>>> Sangue, Carne e Fritas
>>> Entrevista com Leandro Carvalho
>>> O conto como labirinto em Milton Hatoum
>>> Somos diferentes. E daí?
>>> Free: o futuro dos preços é ser grátis
>>> Bonecas Russas especial
Mais Recentes
>>> No Tempo Do Feudalismo de Maria Jose Acedo Del Olmo pela Ática (2004)
>>> Pare De Se Sabotar E De A Volta Por Cima de Flip Fippen pela Sextante (2010)
>>> 3 Marias, 3 Bolos, 3 Meninos de Sueli Ferreira De Oliveira pela Cpb (2011)
>>> Manual De Esportes Do Cascão de Mauricio de Sousa pela Globo (2003)
>>> Almanaque Jedi - Guia Do Universo Star Wars Feito Por Fas Para Fas de Brian Moura, Henrique Granado pela Leya Brasil (2015)
>>> Amores Em Cena Numa Noite De Verão de Gerlis Zillgens pela Melhoramentos (2008)
>>> Diario De Uma Garota Nada Popular - Vol. 3,5 de Rachel Renee Russell pela Verus (2012)
>>> Almanaque Sitio - Futebol de Fulvio Giannella Junior pela Globo (2012)
>>> O Outro Lado Da Ilha - Serie Vaga-Lume de José Maviael Monteiro pela Atica (1987)
>>> Crônica De Um Amor Louco - Coleção L&pm Pocket 574 de Charles Bukowski pela L&pm (2009)
>>> A Literatura Portuguesa Através dos Textos de Massaud Moisés pela Cultrix (1987)
>>> Pinóquio As Avessas de Rubem Alves - Mauricio de Sousa pela Verus - Mauricio de Sousa (2010)
>>> O Livro De Ouro Do Universo de Ronaldo Rogerio De Freitas Mourao pela Nova Fronteira (2001)
>>> Tudo Sobre Canarios de Mauro Mello Mattos pela Ediouro (1987)
>>> A Revolução Tecnologica da Gramatizaçao de Sylvain Auraux pela Unicamp (1992)
>>> A Vida de Cristo Ilustrada por Gustave Doré de Gustave Doré - Prof E Olivio pela Expel (1966)
>>> Liturgia - Peregrinacao Ao Coracao Dos Misterio de Valeriano Santos Costa pela Paulinas (2009)
>>> Leonardo Da Vinci - O Códice Atlântico - vol 1 de Leonardo Da Vinci pela Folio (2008)
>>> Uma Ponte Para Terebin de Leticia Wierzchowski pela Record (2006)
>>> A Turma Da Rua Quinze de Marçal Aquino pela Ática (2015)
>>> Eclipse de Stephenie Meyer pela IntrÍnseca (2009)
>>> Murilo Rubiao de Murilo Rubiao pela Companhia De Bolso (2010)
>>> Programação Orientada a Objetos com Java de Barnes Kolling pela Pearson (2009)
>>> Programa Do Livro-texto de Daltamir Justino Maia pela Pearson (2006)
>>> E Eu Com Isso? de Brian Moses pela Scipione (1999)
COLUNAS

Sexta-feira, 15/2/2008
Animazing
Tais Laporta
+ de 3800 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Os interessados pela história da animação podem ter acesso a um material inédito no mercado: chegou em DVD uma coleção com as obras dos maiores mestres do gênero no século XX. Os seis volumes da série Animazing, lançamento da Magnus Opus, estão disponíveis desde o ano passado, e trazem mais de 50 anos de produções, conjunto que reconta a evolução desta arte. O norte-americano Winsor McCay (1867-1934), pioneiro do desenho animado, aparece no primeiro volume da série com filmes datados de 1911 a 1921, ainda na fase do cinema mudo.

Apesar de o desenhista não ter sido o primeiro a trabalhar com animação (o mágico George Méliès já havia estreado na arte e surpreendido com o curta em stop motion, Viagem à lua, em 1902), McCay considerava-se, em relação à técnica do desenho animado, "criador e inventor" ― de forma que fazia questão de assinar a abertura de todos os seus desenhos para o cinema com este título. Ele pode ser considerado um dos pais da animação, de todo modo, pode ser considerado pioneiro, por ter sido a primeira pessoa a vê-la como uma arte nova, independente das outras.

McCay levava tão a sério o interesse pelo desenho animado que passou a dedicar quase toda sua carreira ao experimentalismo do gênero. Dono de uma paciência inabalável, fazia questão de produzir sozinho todo o seu trabalho, que na primeira década do século XX era ainda 100% manual e exigia o redesenho das imagens, página por página. Para cada curta-metragem, sempre com duração de poucos minutos, McCay precisava riscar uma média de quatro mil desenhos.

Exaustivo, o trabalho não foi em vão. Suas primeiras animações foram uma resposta aos companheiros de McCay, que não acreditavam que o artista fosse capaz de dar vida aos seres imóveis que desenhava no papel. Um deles era Little Nemo (1911), personagem de uma tira em quadrinhos que o artista publicava semanalmente no jornal New York Herald, entre 1905 e 1913. O sucesso por conseguir animar Little Nemo foi tão significativo que McCay criou uma adaptação, em película, do dia em que apresentou o trabalho aos colegas, com o próprio desenhista encenando seu feito junto a outros atores.

Obscuridade
Ainda que os traços de McCay sejam graciosos e remetam à fantasia da infância, seus roteiros são, aos olhos contemporâneos, pesados, grosseiros e até mesmo agressivos. Temáticas que a geração do século XXI repeliria por considerá-las "politicamente incorretas" ou inaceitáveis, estavam plenamente de acordo com a cultura da época, ainda muito distante da noção atual. No desenho Flip's Circus, um palhaço aparece espancando um filhote de animal circense, num tom pretensamente humorístico, mas que pode soar chocante.

As próprias histórias infantis dos tempos de Winsor McCay desconheciam a leveza e ingenuidade com que a arte (cinema e literatura) de hoje dirige-se às crianças. Era comum que os autores, por meio de suas histórias, colocassem o mundo infantil em contato com o medo, a morte e a violência. Um universo bem mais ameno só seria conhecido na época da ascensão de Walt Disney, quase vinte anos mais tarde. Disney, aliás, incorporaria aos seus estúdios um importante legado da animação lúdica criada por McCay, repleta de dinossauros, insetos e animais cujas acrobacias e contorcionismos continuam a ser um recurso padrão no gênero.

Tragédia em desenho
Somente um dos desenhos animados de McCay não foi ficcional. O curta The sinking of the Luisitania (1918), também presente na série Animazing, tentou reconstituir o naufrágio de uma navio carregado de dois mil turistas, em 1915. O Luisitania viajava dos EUA para a Inglaterra quando foi atingido por um torpedo lançado pelo submarino alemão U-39, ataque que provocou a morte de 1150 pessoas. Acidentes com navios eram as maiores causas de fatalidades nas primeiras décadas do século XX, quando a tragédia do Titanic não passava de mais uma ocorrência nas estatísticas. McCay levou 22 meses para retratar a tragédia do Luisiania, em uma animação que exigiu do artista 25 mil desenhos feitos à mão, em papel celulóide.

Ao recriar os detalhes do ataque, mesmo com todas as limitações técnicas da época, McCay passou uma grande carga de dramaticidade ao naufrágio, inflamada pelo espírito da Primeira Guerra Mundial, que trazia a marca da rivalidade entre os países da Tríplice Entente (Inglaterra, França, URSS e EUA) e da Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália). A intenção do desenho era não apenas provocar um sentimento de piedade pelas vítimas, como também clamar abertamente por vingança contra os alemães. "A Alemanha, que já havia paralisado o mundo com seus assassinatos indiscriminados, enviou seu instrumento de crime para executar seu ataque mais traiçoeiro e covarde", narrava um dos trechos da animação.

Mais mestres
Os próximos volumes da série Animazing trazem outros trabalhos raríssimos, desde os criados nos tempos de McCay até as vanguardas artísticas do leste europeu, na década de 60, quando surgiram os maiores animadores de todos os tempos, entre eles Jiri Trnka e Jan Svankmajer. A coleção abrange as diferentes técnicas da animação (stop motion, cartoon, desenho na película), desenvolvidas por mestres consagrados pelo estilo inovador: David Fleischer, Ladislaw Starewicz, Norman McLaren, George Pal, Ray Harryhausen, além do recém-descoberto Charles Bowers.


Tais Laporta
São Paulo, 15/2/2008

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Rabhia: 1 romance policial moçambicano de Renato Alessandro dos Santos
02. Das construções todas do sentir de Elisa Andrade Buzzo
03. Pílulas Poéticas para uma quarentena de Luís Fernando Amâncio
04. São Paulo e o medo no cinema de Elisa Andrade Buzzo
05. Elon Musk de Julio Daio Borges


Mais Tais Laporta
Mais Acessadas de Tais Laporta
01. 10 livros de jornalismo - 20/6/2007
02. O engano do homem que matou Lennon - 16/11/2007
03. Guimarães Rosa no Museu da Língua Portuguesa - 1/11/2006
04. Qual é O Segredo? - 18/7/2007
05. O que aprender com Ian McEwan - 4/1/2008


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
21/2/2008
23h50min
Pois é... sempre gostei de Little Nemo e seu surrealismo, suas histórias, às vezes apavorantes, como numa em que Nemo começa a brincar de escorrega no corrimão de uma escada em caracol com seus amigos, descendo em velocidade vertiginosa. Seus amigos vão caindo pela jornada até que o próprio Nemo chega no fim da escada sozinho e, para seu desespero, vê que ela dá para o nada, no meio do espaço sideral... uma relação com a morte, talvez... Acho que só encontrei a mesma sinceridade diante da vida nos desenhos japoneses que não escondem o que somos: humanos.
[Leia outros Comentários de Eurandi]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




A Lenda de Argaios
Thiago Tavares
Feic
(2013)



O Guia Do Mochileiro Das Galáxias Vol. 1
Douglas Adams
Sextante
(2004)



Apresentações Vencedoras
Nei Loja
Record
(2004)



Jogadas de Abertura
Steven James
Companhia Nacional
(2015)



Praticando o caminho de Santiago
José Maria de Mesquita Jr.
O autor
(2000)



Curso de Direito do Trabalho Aplicado, V. 1
Homero Batista Mateus da Silva
Rt
(2017)



Febre de Cavalos
Leonardo Padura
Boitempo
(2022)



Projeto Felizes para Sempre
Alisa Bowman
Sextante
(2011)



Livro Literatura Estrangeira While England Sleeps
David Leavitt
Houghton Mifflin Company
(1995)



O Trem das Sete 302
Raul Seixas
Sampa





busca | avançada
84380 visitas/dia
2,0 milhão/mês