Novas Diretrizes: a essência do fazer teatral | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 10 sugestões de leitura para as férias
>>> Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>>> O que mata o prazer de ler?
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
>>> O cinema brasileiro em 2002
>>> O cinema brasileiro em 2002
Mais Recentes
>>> Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística de Arquivo Nacional pela Arquivo Nacional (2005)
>>> Livro Teatro Auto da Barca do Inferno Farsa de Inês Pereira Auto da índia Série Bom Livro de Gil Vicente pela Ática (1998)
>>> Bem-vindo ao Deserto do Real! - Cinco Ensaios Sobre o 11 de Setembro e Datas Relacionadas de Slavoj Zizek - Paulo Castanheira Tradução pela Boitempo (2003)
>>> Vinho Tinto - O Prazer É Todo Seu de Sérgio Inglez de Souza pela Marco Zero (2005)
>>> Livro Infanto Juvenis Eu Detetive O Caso do Sumiço de Stella Carr e Laís Carr Ribeiro pela Moderna (1983)
>>> Livro Guia Prático de Avaliação Física :Uma abordagem didática , abrangente e atualizada de Andréa Silveira da Forntoura, Charles Marques Formentin Everson Alves Abech pela Phorte (2009)
>>> Livro Infanto Juvenis Extraterrestres Eles Estão Aqui de Luiz Galdino pela Ftd (1993)
>>> Coleção 2 Livros Arte Na Idade Antiga Roma Egito de Edna Ande; Suelli Lemos pela Callis
>>> Livro Gibis Naruto Gold 22 de Masashi Kishimoto pela Panini Comics
>>> Recortes do Imaginario - Novas Colagens de Nyrma Souza Nunes de Azevedo Reuber G. Scofano pela Alínea (2009)
>>> Coleção 10 Revistas Tricot Bebê Ideias Sapatinhos Tricô Enxoval Completo Casacos Blusas Luvas Especial de Liberato; Online; Coats pela Liberato; Online; Coats
>>> Mentes Criminosas E Crimes Assustadores de John E. Douglas, Mark Olshaker pela Ediouro (2002)
>>> Livro Sociologia O Futuro do Trabalho Fadiga e ócio na Sociedade Pós-industrial de Domenico de Masi pela Unb (1999)
>>> Economia Direito Promoção da Saúde - Box com 3 livros de Luiz Augusto Ferreira Carneiro pela Iess (2016)
>>> Livro Literatura Estrangeira Paula 3 Edição de Isabel Allende pela Bertrand Brasil (1995)
>>> O Vício do Amor de Mario Sabino pela Record (2011)
>>> Coleção 10 Revistas Sapatinhos de Bebê Tricô e Crochê Moda Infantil Especial Modelos Tamanhos Casaquinhos Saídas de Maternidade Enxoval Completo de Vera Lúcia Torman; Online; Abril pela Online; Abril; Escala
>>> Livro Literatura Estrangeira Marley & Eu A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo de John Grogan pela Prestígio (2006)
>>> Da Morte - Metafísica do Amor - do Sofrimento do Mundo de Arthur Schopenhauer pela Martin Claret (2001)
>>> Livro História do Brasil A Curvatura da Banana Quem Tem um Projeto de Nação para o Brasil? de Marcos Costa pela Estação Brasil (2018)
>>> Livro De Bolso Religião Nosso Lar Pelo Espírito André Luiz de Francisco Cândido Xavier pela Feb
>>> Ludi na Chegada e no Bota-fora da Família Real de Luciana Sandroni pela Escarlate (2017)
>>> Homens São De Marte, Mulheres São De Vênus: de John Gray pela Rocco
>>> Livro Auto Ajuda Socorro! Preciso de Motivação de Luiz A. Marins Filho pela Harbra
>>> O Príncipe E O Mendigo de Mark Twain pela Ática
COLUNAS

Quarta-feira, 27/2/2002
Novas Diretrizes: a essência do fazer teatral
Rennata Airoldi
+ de 4700 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Sempre me perguntei, desde o início de minha caminhada profissional, o que garante o sucesso de um espetáculo teatral. Não falo simplesmente de uma casa cheia, mas, sim, de um espetáculo que comunica, toca e transforma o espectador. Seria uma boa história para contar? A maneira de contar? A atuação, a iluminação, a cenografia, a sonoplastia? Na verdade, a soma de tudo com certeza, contribui para um bom resultado. Porém, não garante o sucesso.

Muitas vezes assistimos alguma peça e não sabemos porque não somos convencidos daquilo que nos é apresentado. Outras, saímos à busca de entretenimento e somos surpreendidos com uma grande reflexão sobre nossas vidas. Neste momento, a mágica do teatro se faz. A troca entre o ator e o espectador é o ponto de partida para a catarse.

Uma caixa preta, uma boa história para contar e uma surpreendente e tocante atuação. Isto ainda é possível! Assim aconteceu com a peça "Novas Diretrizes em Tempos de Paz". Texto de Bosco Brasil, com direção de Ariela Goldmann, traz no elenco Dan Stulbach e Jairo Mattos. Imagine uma sala com uma mesa, duas cadeiras e dois atores. Pouco? Na verdade, neste caso, muito. Um polonês, Clausewistz (Dan Stulbach) fugindo da Europa, no fim da Segunda Guerra, vem para o Brasil para tentar uma nova vida. Para sua decepção, os problemas começam logo na sala da imigração onde um Segismundo, ex-torturador (Jairo Mattos) irá decidir o seu destino. O recém chegado que se diz agricultor, é, na verdade, um ex-ator, que já não sabe mais se há espaço para o Teatro no mundo. Porém, ao convencer o agente da imigração de sua história, convence a si mesmo de sua vocação.

O espetáculo que é bem "intimista", até em função do espaço físico, coloca os atores cara a cara com o público, arrebatado por uma interpretação impecável. Sem se apegar a trejeitos ou sotaques forçados, temos um dos melhores espetáculos que estiveram em São Paulo nos últimos meses. É incrível que as pessoas ainda não tenham percebido que não é com tecnologia, efeitos especiais, um cenário grandioso e uma multidão de corpos em cena que se faz uma grande obra de arte.

"Novas Diretrizes" é a prova concreta de que para um bom espetáculo é necessário, acima de tudo, uma boa matéria-prima: o ator. Mesmo que este esteja pautado em cima da simplicidade cênica. São palavras bem ditas, emoções e pausas. Tudo que é relativo a questões ceno-técnicas de uma peça teatral, como já disse, vêm sem dúvida acrescentar muito - mas não substituem o material humano. Ainda que uma peça possa trazer belas imagens, pode não ser capaz de transformar ou questionar o espectador.

(A peça citada é de grande sucesso, ao menos artístico. Isso porque, infelizmente, nem todos espectadores buscam no teatro algo mais que o entretenimento chulo do "besteirol". Enquanto algumas casas estão cheias com quatrocentas, quinhentas pessoas para assistir a um espetáculo que não acrescenta nada, foi triste estar no teatro Ágora e assistir a esta obra-de-arte ao lado de apenas vinte espectadores. É frustrante, e mais que isso, é uma lástima que o grande público fique distante de um grande espetáculo.)

Temos, então, o problema dessa equação artística. Voltando ao início, o sucesso é muito relativo. A essência do bom espetáculo, o material humano, não garante o sucesso material, a presença do grande público. Por outro lado, o grande público não é garantia da qualidade artística de um espetáculo. Como sair deste impasse? Até quando uma coisa implicará na outra? Porque é tão difícil unir um bom conteúdo a uma boa bilheteria? Que esta fórmula secreta possa ser desvendada a tempo de garantir a sobrevivência do bom teatro.


Rennata Airoldi
São Paulo, 27/2/2002

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Leitura, curadoria e imbecilização de Ana Elisa Ribeiro
02. Mulheres fantásticas e futuristas de Carla Ceres
03. Outra leitura para O pequeno Príncipe de Guga Schultze
04. Londres e seus museus - em breve, de graça de Arcano9


Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2002
01. Saudosismo - 10/7/2002
02. Cartas que mudaram a História! - 10/4/2002
03. Do primeiro dia ao dia D - 13/3/2002
04. A Nova Hora, A Hora da Estrela! - 6/3/2002
05. Enfim: Mário Bortolotto! - 25/9/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
1/3/2002
08h57min
Adorei o texto. As colocações da autora foram tão vívidas que deu vontade de assistir a peça! Quanto à "fórmula secreta", não tenho a receita, mas com certeza a situação reflete gerações ligadas na "telinha", sem ter tido a oportunidade de, como eu, presenciar grandes espetáculos teatrais outrora presentes semanalmente na TV (ah, saudosa Tupi!). Os leitores com mais de 40 anos saberão a que me refiro. Os mais novos, deculpem-me, porém, citando Chico Buarque, "quem não a conhece não pode mais ver para crer", isto é, quem viu, certamente se lembra e quem não viu, não mais terá esse prazer, infelizmente.
[Leia outros Comentários de Lucia P. da Silva]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Os três guerreiros
Philip Caputo
Marco Zero
(1985)



Prosa e Verso i Coletanea 1998
Autores Elistas
Elos Clube de Santos
(1998)



Buracos Negros
Ronaldo Rogerio De Freitas Mourao
Vozes
(1984)



Guia de Roteiros do Rio Antigo
Berenice Seara
Infoglobo
(2004)



Toulouse Lautrec
Numen
Numen



A Saga De Siegfried
9788585466244
Companhia Das Letrinhas - Grupo Cia Das Letras
(1997)



Mundos Imaginados
Freeman Dyson
Companhia das Letras
(1998)



Coleção Folha Charles Chaplin - Em Busca do Ouro
Folha de São Paulo
Folha de São Paulo
(2012)



Escolhendo a Profissão
Clara Regina Rappaport
Ática
(1998)



Medicina Vibracional - uma Medicina para o Futuro
Richard Gerber
Cultrix
(2007)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês