Leituras Inglesas (I) - W.S. Maugham | Ricardo de Mattos | Digestivo Cultural

busca | avançada
39923 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Três Passos
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Breu e 21, do Grupo Corpo
>>> Your mother should know
>>> Redescobrir as palavras, reinventar a vivência
>>> A mitologia original de Prometheus
>>> Senhor Amadeu
>>> Clóvis de Barros Filho na Escola São Paulo
>>> Dias de Sombra e de Luz
>>> Entrevista com Pedro Doria
>>> Dona do Umbigo
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
Mais Recentes
>>> Dogma e Ritual da Alta Magia Vol Primeiro de Eliphas Levi pela O pensamento (1924)
>>> Fisioterapia ortopédica de Mark Dutton pela Artmed (2006)
>>> O Capital livro 1 Capa Dura de Karl Marx pela Boitempo (2023)
>>> Canais De Acupuntura de Giovanni Maciocia pela Roca (2008)
>>> O Homem Que Fazia Chover (col. : Boa Companhia) de Carlos Drummond De Andrade pela Boa - Companhia Das Letras (2025)
>>> Coleco Physio 1 Fisioterapia Pratica Coluna Vertebral de Howard W. Makofsky pela Guananara koogan (2006)
>>> Leu O Livro Do Chico? de Marcio Moraes Valença pela Boitempo (2004)
>>> Zuckerman Acorrentado: 3 Romances E 1 Epilogo de Philip Roth pela Companhia Das Letras (2011)
>>> Man In The Dark de Paul Auster pela Faber And Faber (2008)
>>> Coleco Physio 1 Fisioterapia Pratica Coluna Vertebral de Howard W. Makofsky pela Guanabara koogan (2006)
>>> Travels In The Scriptorium de Paul Auster pela Faber & Faber Ltd. (2025)
>>> Como Se Tornar Sobrenatural de Dispenza pela Citadel Grupo Editorial (2021)
>>> Sunset Park de Paul Auster pela Companhia Das Letras (2012)
>>> Applied Folk Linguistics (aila Review) de Antje Wilton, Martin Stegu pela John Benjamins Publishing Company (2011)
>>> Integrating Content And Language In Higher Education de Ute Smit, Emma Dafouz pela John Benjamins Publishing Company (2012)
>>> Sexo, Drogas, Rock´n´roll... E Chocolate de Vários Autores pela Vieira & Lent (2009)
>>> Coaching Educacional: Ideias E Estrategias de Graça Santos pela Leader (2012)
>>> Amiga Genial de Elena Ferrante pela Biblioteca Azul (2025)
>>> Mulheres Sem Nome de Martha Hall Kelly pela Intrínseca (2025)
>>> Seja O Lider Que O Momento Exige de Cesar Souza pela Best Business (2019)
>>> Meu Nome é Emilia Del Valle de Isabel Allende pela Bertrand Brasil (2025)
>>> Direitos Humanos Nas Entrelinhas Das Crônicas De Carlos Drummond De Andrade de Luiza De Andrade Penido pela Blucher (2022)
>>> Poemas Que Escolhi Para As Crianças de Ruth Rocha pela Salamandra (2013)
>>> Ou Isto Ou Aquilo (edicao 2012) de Cecilia Meireles pela Global (2012)
>>> Deus, Uma Biografia de Jack Miles pela Companhia Das Letras (1997)
COLUNAS

Quinta-feira, 6/5/2004
Leituras Inglesas (I) - W.S. Maugham
Ricardo de Mattos
+ de 6200 Acessos
+ 2 Comentário(s)

"Viajei a cavalo através da Ásia Central, pela estrada que Marco Pólo tomou para chegar às fabulosas terras de Catay; tomei um copo de chá russo num correto salão de Petrogrado, enquanto um homenzinho de paletó preto e calças listradas me contava, na sua voz macia, como assassinara um grão-duque; sentado numa sala de visita de Westminster, ouvi a serena perfeição de um trio de Haydn, ao piano, enquanto as bombas explodiam lá fora; mas não creio que me tenha encontrado em mais estranha situação do que naquele momento, sentado numa das cadeiras de estofamento vermelho do alegre restaurante, durante horas a fio, enquanto Larry falava de Deus e da eternidade, do Absoluto e das cansadas rodas de interminável reprodução" (W. S. Maugham)

Os livros de W.S. Maugham (1.874/1.965) agradam com facilidade o leitor atento e bem disposto ao que se costuma chamar "romance de idéias". Contudo são de digestão demorada, principalmente se ministrada uma superdose tal como o fiz no feriado pascal ao ler Férias de Natal (1.939) e O Fio da Navalha (1.944). Não haja dúvidas quanto à excelência do escritor, demonstrada em especial no segundo título. Enredo e argumentos continuam a brincar na mente, ao estilo do trapézio de Brás Cubas, muito após a volta dos volumes para a estante. A permanência é uma das qualidades que aprecio n'um livro: não a causada pelo choque, mas aquela advinda d'uma exposição rica e consistente.

O Fio da Navalha é uma grande composição contrapontística para coro e solista, regidos pelo próprio escritor. A história começa logo após o encerramento da Primeira Guerra Mundial e termina com a Segunda já iniciada. Como há considerável participação de personagens dos Estados Unidos da América, Maugham detem-se um tanto sobre o chamado Crack da Bolsa de New York, ocorrido em 1.929. Os factos dão-se sobretudo em Paris, havendo passagens por Chicago, pela Riviera Francesa e com uma grande narrativa de Larry sobre sua viagem à Índia. O autor recorda eventos testemunhados ou sobre os quais foi muito bem informado, para organizá-los e tentar compreender a vida d'um grupo de pessoas no espaço de pouco mais de vinte anos. Admirado com o presente, remonta ao início para analisar a seqüência dos comportamentos e relações. Aqui há certa tangência entre Maugham e seu personagem Charley Mason, de Férias de Natal, como adiante se verá.

A função do contraste é aumentar a percepção sobre aquilo que é contrastado. O negro é mais negro se justaposto ao branco. O solista Lawrence Darrel, ou Larry simplesmente, retorna da Primeira Guerra, na qual actuou como aviador, com várias preocupações de ordem metafísica desencadeadas pela morte d'um companheiro. Questões acerca da existência ou não de Deus, da origem do mal, da imortalidade ou não da alma. Interrogações comuns a todos os homens, mas nem por todos respondidas. Larry mantinha várias perguntas em mente, considerou-as importantes demais para seguir sua vida sem resolvê-las e percebeu que não encontraria os esclarecimentos no seu meio social. A euforia posterior à guerra e anterior à depressão económica empestava o ar. Para todos, era indiferente a existência ou não de um Deus. Se a alma existe ou não, o problema é dela, o importante na época era divertir-se, procurar um emprego rentável o suficiente para sustentar a diversão refinada. Todos queriam enriquecer e quem já era rico queria ficar várias vezes milionário. Normalmente, uma pessoa com as mesmas dúvidas de Larry é recebida como estranha pela sociedade; n'aquele tempo e lugar, ele foi considerado estranhíssimo. E não teve a menor preocupação em ajustar-se.

Ao contrário. Percorreu o mundo atrás de respostas e somente aquietou-se quando satisfeito. Mesmo este sossego foi relativo. Também Maugham teria feito viagens ao Oriente para responder questões análogas, mas retornou e viveu dentro dos padrões vigentes. Larry voltou com suas respostas disposto a partir para outra fase de vida itinerante. Quem, hoje, desfazer-se-ia d'uma renda certa, segura e suficiente e passaria a conquistar o pão diário?

Uma personagem importante é a bela e pérfida Isabel. Por sua causa o casamento caritativo de Larry é obstado. No romance maior de ideias, Maugham encaixa um entreacto policial não muito bem sucedido ante a obviedade da situação.

Não foi apenas uma vez que vi Maugham sendo comparado a Maupassant. Ambos mostram o quão odiosas podem ser as pessoas e a naturalidade com que agem de maneira vil. Contudo aquele é mais subtil que este. Parece também mais propenso à indulgência, por investigas os antecedentes prováveis dos actos. E se não houvesse uma declaração do escritor afirmando ser a trajetória de Larry o que lhe interessa, O Fio da Navalha poderia limitar-se a uma bem elaborada crítica social, mas perderia muito. O representante da sociedade criticada é Elliott Templeton. Ele quem, na sua futilidade extrema, contrasta com Larry; ele o regente do coro que reprova indignado a indiferença d'este às convenções sociais. Embora tratado com benevolência pelo escritor, Elliott é um entusiasta e um dependente da vida social elegante. Tudo na sua vida é direccionado para bem receber e bem ser recebido. Necessário lembrar que se trata d'um norte-americano de Chicago lutando para ser aceito nas sociedades inglesa e francesa. Mesmo nos anos seguintes à depressão, é mais por dandismo que por solidariedade que ele socorre seus arruinados parentes. Como receberiam as altas rodas a notícia de que um casal de seus sobrinhos vive humildemente n'uma fazenda? Elliott é tio de Isabel e pessoas como ele conhecem a natureza humana melhor que muito estudioso, sendo seu apego à boa vida uma fuga ou uma fraqueza.

Sugiro a leitura do Sidarta, de Hermann Hesse. Fininho, li-o enquanto supervisionava minha avó durante a fisioterapia. Também trata da procura de respostas mais profundas para as inquisições espirituais. Em ambos os livros, os personagens estacionam suas existências para primeiro solucionar estas inquirições.

* * *

"Era maravilhoso ter vinte anos e estar sozinho em Paris"

Se O Fio da Navalha mostra um homem no encalço de conhecimentos elevados, de algo mais alto e nobre, o livro Férias de Natal faz-nos presenciar um jovem descobrindo a vida real existente além do conforto doméstico. Diz uma lenda que Buda, ainda jovem, estendeu-se certa vez além dos limites dos parques do palácio paterno e surpreendeu-se com a descoberta simultânea da pobreza, da velhice e da morte. O mesmo dá-se, n'este segundo livro, com Charley Mason ao sair do abrigo de sua casa e do afecto de seus familiares para conhecer, sem retoques nem preparativos, a sordidez humana.

Há pontos comuns entre os dois livros. Mason ganha dos pais uma viagem a Paris, cidade onde o escritor nasceu. Os personagens principais estão envolvidos com alguma forma de conhecimento, embora no segundo livro o escopo primário fosse o divertimento. Ao longo dos romances, nota-se certa mania de repetição quando Maugham parece querer atenção a determinado detalhe. No caso de Férias de Natal, várias vezes ele observa a reprodução da vida familiar de Mason no quarto de hotel com sua companheira provisória. Ao final, um breve apanhado sobre o fim real ou provável de cada participante da trama. Não se pode esquecer a presença do contraste, também n'este romance, entre a vida confortável de Mason e a tragédia de Lídia.

Felizmente, pouca a participação do personagem Simom Fenimore. Creio que até o escritor não o suportou e fê-lo sumir por quase todo o romance. É um jornalista com pretensões à ditadura, cuja verossimilhança seria abalada se não existisse o enfadonho Minha Luta.

A professora de Mason foi a prostituta Lídia, conhecida na primeira noite parisiense do rapaz. Do bordel onde a encontrou, levou-a consigo a uma missa cantada e com isso acabaram por passar juntos todo o feriado. Ele mostrou-se mais intrigado com ela do que entusiasmado. Não a tocou em todo o período, mantendo um distanciamento conveniente que lhe permitiu saber de toda a sua história e usufruir sua companhia. Aqui a tangência que mencionei no segundo parágrafo. Maugham e Mason reconstituem e permitem reconstituir a seqüência de factos para descobrir de onde a pessoa partiu e como caminhou para alcançar o estado actual. Charley impressionou-se com o impacto das novidades. Enriqueceu-se e pode ter refletido mais durante sua vida, porém não abandonou os pais nem passou a viver revoltado n'uma água furtada por causa d'isso.

Para ir além









Ricardo de Mattos
Taubaté, 6/5/2004

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Em Tempos de Eleição de Marilia Mota Silva
02. Senhorita K de Carina Destempero
03. Conversas de Mandela Consigo de Enzo Menezes
04. A Crise da música ― Parte 3/3 de Rafael Fernandes
05. Vida Virtual? Quase 10 anos de Digestivo de Andréa Trompczynski


Mais Ricardo de Mattos
Mais Acessadas de Ricardo de Mattos em 2004
01. A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón - 9/9/2004
02. O Livro das Cortesãs, de Susan Griffin - 4/3/2004
03. Equador, de Miguel Sousa Tavares - 29/7/2004
04. História e Lenda dos Templários - 1/4/2004
05. Mínimos, Múltiplos, Comuns, de João Gilberto Noll - 1/7/2004


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
15/5/2004
23h26min
Parebéns pelo texto, Ricardo. De Maugham, li somente Servidão Humana (1915), um belo livro sobre a sordidez humana, no caso, de uma mulher, Mildred, que faz gato e sapato do protagonista, Philip. Tratava-se de um rapaz que nasceu com um defeito no pé, torna-se médico e se disciplina a entender das artes. O livro tem a descrição de uma bela e trste cena, que se passa em um teatro, onde o Philip está sentado ao lado de Mildred e ela, por sua vez, ao lado de um amigo em comum. Philip, que não tem certeza dos sentimentos de Mildred, sofre com a possibilidade de ela estar sorrateiramente dando pegando na mão ao amigo. Mas Philip nem tem coragem de olhar e muito menos de por a situação a limpo. Um belo e imperdível texto. Abs, Bernardo Carvalho - Goiânia-GO
[Leia outros Comentários de Bernardo Carvalho]
31/5/2009
20h59min
Qual o sentido da vida? Esta pergunta persegue o personagem ao longo do livro e é respondida de maneira brilhante.
[Leia outros Comentários de nelson eduardo]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Les Confessions I e II
Rousseau
Gallimard
(1973)



Triste Fim de Policarpo Quaresma - Objetivo
Lima Barreto
Objetivo
(1998)



Livro Auto Ajuda A Mulher do Pai Essa estranha posição dentro das novas famílias
Fernanda Carlos Borges
Summus
(2007)



Lord Arthur Savile's Crime - penguin Popular Classics
Oscar Wilde
Penguin Books
(1994)



Livro O Touro da Língua de Ouro Coleção Tapete Mágico
Ana Maria Machado
Atica
(1994)



Livro A Garota No Trem
Paula Hawkins, traduzido por Simone Campos
Record
(2015)



Organização do Trabalho Pedagógico: Múltiplas Orelhas
Célia Regina Teixeira
Oikos
(2011)



Direito Processual - Enfoque Constitucional
João Antônio Lima Castro
Puc Minas
(2008)



Epm/Spdm: Histórias de Gente, Ensino e Atendimento à Saúde
Ana Lúcia Lana Nemi (Org.)
Unifesp
(2013)



Brincando Com o Seu Cão
Suellen Dainty
Pensamento
(2009)





busca | avançada
39923 visitas/dia
2,0 milhões/mês