Realidade & Ficção | Adriana Baggio | Digestivo Cultural

busca | avançada
56982 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> FRAPA 2025 abre inscrições para Rodada de Negócios com mais de 80 players
>>> Canva apresentará “A forma das ideias” no Rio2C 2025
>>> Udemy lança Role Play com IA para treinar profissionais em habilidades de negócios e comunicação
>>> Acelere o crescimento da sua carreira com o AI Assistant da Udemy
>>> Festival Universo Diverso: 12 horas de muita diversidade para toda a família na Praia de Itararé
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
>>> Pedro e Cora sobre inteligência artificial
>>> Drauzio em busca do tempo perdido
>>> David Soria Parra, co-criador do MCP
>>> Pondé mostra sua biblioteca
>>> Daniel Ades sobre o fim de uma era (2025)
>>> Vargas Llosa mostra sua biblioteca
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> The Flash and Crash Days
>>> Textos mortos vivos
>>> Olha a sala do Al Gore
>>> A literatura de Giacomo Casanova
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Se um dia, uma culta viajante...
>>> Kafka e as narrativas
>>> O físico que era médico
>>> As ruas não estão pintadas. E daí?
>>> Retrato do jovem quando artista no século XXI
Mais Recentes
>>> Sociologia Da Sociologia Latino-americana de Octavio Ianni pela Civilizacao Brasiliero (1971)
>>> Exuberância Irracional de Robert J. Shiller pela Pearson (2000)
>>> Aulas de Português - Perspectivas Inovadoras de André Valente pela Vozes (2002)
>>> A alegria na escola de Georges Snyders pela Cortez Editora (1988)
>>> Medicina Ortomolecular de Paulo Roberto Carlos De Carvalho pela Best Seller (2002)
>>> Dicionário De Termos Gráficos de Arthur Arezio pela Comarte (2017)
>>> Sete Licoes Sobre As Interpretacoes Do Brasil de Bernardo Ricupero pela Alameda (2009)
>>> Yeshuah - O Círculo Interno O Círculo Externo de Laudo Ferreira e Omar Viñole pela Devir (2010)
>>> Sin City - A Noite Da Vingança de Frank Miller pela Devir (2016)
>>> Ânsia Eterna de Júlia Lopes De Almeida pela Sesi-sp Editora (2018)
>>> Itinéraires Litteraires - 17 siecle de G. Decote pela Hatier (1995)
>>> Ódio de Peter Bagge pela Via Lettera (1993)
>>> Le Desir D'europe: Les Cahiers De Strasbourg (french Edition) de Alain-absire-antoine-wicker pela La Difference (1992)
>>> O Brasil Em Dois Tempos de Eliana de Freitas Dutra Org. pela Autêntica (2013)
>>> English Phonetics And Phonology: An Introduction de Philip Carr pela Wiley-blackwell (2012)
>>> Marvel 1602 de Neil Gaiman pela Panini (2017)
>>> Consensus And Debate In Salazar's Portugal: Visual And Literary Negotiations Of The National Text, 1933¿1948 (penn State Romance Studies) de Ellen W. Sapega pela Penn State University Press (2008)
>>> Louco. Fuga - Volume 1 de Rogério Coelho pela Panini (2015)
>>> Genêt: A Biography Of Janet Flanner de Brenda Wineapple pela University Of Nebraska Press (1992)
>>> Music & Silence de Rose Tremain pela Washington Square Press (2001)
>>> Segredos das Noites de Paris: uma esposa americana perdida em França de Denise Marcelle pela O Livreiro (1960)
>>> Poemas de Angola - apresentação de Jorge Amado de Agostinho Neto - coleção edições do pasquim 5 pela Codecri (1976)
>>> Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal de Allan Pease, Barbara Pease pela Sextante (2005)
>>> Coleção Augusto Cury - 4 vol de Augusto Cury pela Sextante/Academia De Inteligencia (2003)
>>> Minha Razão de Viver - Memórias de um Reporter de Samuel Wainer pela Record (1988)
COLUNAS

Quinta-feira, 26/7/2001
Realidade & Ficção
Adriana Baggio
+ de 3800 Acessos

Chame o ladrão!

Na semana passada, meu professor foi assaltado em Recife por três homens armados. Os "elementos" tinham acabado de passar por uma revista policial, e tinham sido liberados. Ao dar queixa na delegacia e cobrar uma providência, o professor ouviu que deveria dar graças a Deus por estar vivo, e não complicar a situação mais ainda. Mais tarde, ao descrever o assalto a um amigo com ligações na polícia, descobriu que tinha sido assaltado por policiais. A maneira como foi feita a revista durante o assalto e outros aspectos característicos foram a assinatura deixada pelos assaltantes-policiais. Sem falar na conivência dos colegas que permitiram que passassem livres pela blitz.

Esse amigo do meu professor disse ainda que muitas das pessoas que fizeram os saques e assaltos durante a greve da polícia em Salvador eram policiais. O objetivo, claro, era causar pânico e mostrar o caos em que a cidade fica sem eles.

Será que tudo isso que está escrito acima é a mais pura verdade, em todos os detalhes? Não sei, não tenho provas. Mas tenho muito mais motivos para acreditar no meu professor do que na polícia. É por isso, que, na dúvida, chame o ladrão.

É palavrão?

Faz algum tempo que tenho visto o nome da próxima novela do SBT nas notícias sobre TV: Pícara Sonhadora. Achei estranho, parece palavrão, mas como não vi nenhum comentário, achei que eu era a única a estranhar. Fui procurar a palavra no dicionário, para não ficar com idéias tolas. O bom e velho Aurélio (versão para computador) diz o seguinte:

[Do esp. pícaro.]
Adj.
1. Ardiloso, astuto, velhaco, patife, vigarista.
2. Fino, esperto, sagaz.
3. V. picaresco (1).
S. m.
4. Indivíduo pícaro
5. Liter. Tipo de personagem travessa, bufona, ardilosa, que vive de expedientes, a expensas das várias classes da sociedade.
[Fem.: pícara. Cf. picara, do v. picar.]

Mesmo com essas definições, ainda fiquei no escuro. Como "sonhadora" é um adjetivo, acredito que no nome a palavra "pícara" deve ser um substantivo. Mas nenhuma das definições do substantivo no dicionário combina com o adjetivo. Uma pessoa travessa, bufona (me lembra um personagem de Molière), mas também sonhadora? Não entendi. Se alguém souber, por favor explique.

Viva a concorrência!

João Pessoa passou anos com apenas 5 salas de cinema: 2 no Shopping Manaíra, uma no Shopping Sul, um cinema Municipal e um cinema no Espaço Cultural da cidade. O cinema Municipal passa somente filmes pornô. O cinema do Espaço Cultural abre somente duas sessões nas sextas, sábados e domingos. Dia de semana que é bom, fica fechado. Mas pelo menos lá passam filmes nacionais, "de arte", fora do circuito comercial.As outras salas dividem os poucos lançamentos que chegam à cidade, normalmente com atraso. Agora, por exemplo, no Shopping Manaíra, podemos escolher entre Parque dos Dinossauros III ou Pokémon. Que maravilha, hein?

Mas o pior das salas deste shopping não é a programação, e sim a higiene. O cinema cheira a mofo e urina. O chão é imundo, cheio de copos, sacos de pipoca, restos de lanche jogados. Com certeza os freqüentadores são pessimamente educados, mas o pessoal do cinema também não colabora.

Finalmente, o Mag Shopping, estabelecimento concorrente, estará inaugurando em agosto um multiplex com 5 salas. O próprio Shopping Manaíra vai inaugurar mais 8 salas no mesmo sistema.

Espero que a variedade de salas signifique também uma maior variedade - e qualidade - na programação. E também na higiene, porque meu cachorro já está reclamando das pulgas que eu levo para casa.

É um homem ou um coelho?

Vocês já devem ter visto a propaganda do Honda Civic. São 2 filmes diferentes. Em um deles, o namorado chega na casa da namorada, que o espera com um jantar caprichado, mesa arrumada, como mostra o cenário. O moço chega, arrasta a namorada para o quarto, transa com ela (é o que sugere a cena) e sai correndo de volta para o seu carro, para poder curtir com calma seu Honda Civic. Ah, a moça ficou na cama, como um sorriso idiota no rosto (só em ficção para uma mulher ficar satisfeita depois de uma transadinha rápida dessas, sem o jantar que ela havia preparado e sem as preliminares que ela deve gostar).

Faça-me o favor! Que coisa mais ridícula! Espero que nenhuma mulher compre esse carro! Se as pessoas que criaram esse anúncio são do sexo masculino, tomara que não tratem suas namoradas e mulheres da mesma maneira. Se não elas também podem exercer seu direito de consumidoras e trocar de parceiros! E se forem do sexo feminino, pior ainda! Estão contribuindo para que as questões femininas sejam cada vez menos respeitadas.

Outra falta de adequação desta campanha, desta vez de técnica, não de conteúdo: a idéia central, alguma coisa como "um carro tão bom que você vai fazer tudo rapidamente para poder voltar logo para ele", é muito bem comunicada em um meio como a televisão. A tentativa de colocar a mesma linguagem em um meio diferente, como a revista, faz com que a comunicação perca todo o impacto. Na revista, aparecem as cenas lado a lado, com o respectivo horário, para mostrar ações que normalmente levariam mais tempo para serem feitas, acontecerem rapidamente para que o protagonista volte ao carro para curti-lo. Haja paciência do leitor. Quantos serão motivados a ler e entender um anúncio destes? Acho que poucos.

Só falta agora alguém vir me dizer que a Honda teve um aumento de vendas e que a campanha ganhou prêmio. Aí eu vou pedir pra parar o mundo para que eu possa descer, porque com certeza peguei o bonde errado.



Adriana Baggio
Curitiba, 26/7/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. A Última Ceia de Leonardo da Vinci de Jardel Dias Cavalcanti
02. O romance espinhoso de Marco Lacerda de Daniel Lopes
03. O futuro político do Brasil de Adriano Maesano


Mais Adriana Baggio
Mais Acessadas de Adriana Baggio em 2001
01. À luz de um casamento - 18/10/2001
02. O Segredo do Vovô Coelhão - 15/11/2001
03. Náufrago: nem tanto ao mar, nem tanto à terra - 25/3/2001
04. Arte, cultura e auto-estima - 9/8/2001
05. Marmitex - 1/11/2001


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




De Bem Com o Espelho
Alice Salazar
Belasletras
(2013)



Prezado Amigo Fulano
Luís Carlos Barbosa Lessa
Copesul
(2005)



Ponto por Ponto 1 2 3 4 5 e 6
Ponto por Ponto
Abril Cultural
(1980)



Química: um Curso Universitário
Bruce M. Mahan; Rollie J. Myers
Blucher
(1995)



Orientación y Terapia Familiar
Jose A. Rios Gonzalez
Ciencias del Hombre
(1980)



Os Maias
Eça de Queiroz
Publisher



Guerras Secretas
Alex Irvine
Novo Seculo
(2015)



A World Without Islam
Graham E. Fuller
Little Brown
(2010)



Pinball
Jerzy Kosinski
Record
(2000)



Padre Pio um Anjo sem Asas
Pe. Hamilton José Naville
Sem Identificação





busca | avançada
56982 visitas/dia
2,5 milhões/mês