Sob as calmas águas do Lago Ness | Adriana Carvalho | Digestivo Cultural

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Dying to Live
>>> Não contem com o fim do livro, uma conversa com Umberto Eco
>>> Sem música, a existência seria um erro
>>> Realeza
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> A felicidade, segundo Freud
>>> As deliciosas mulheres de Gustave Courbet
>>> A arte contemporânea refém da insensatez
>>> O turista imobiliário
>>> O assassinato e outras histórias, de Anton Tchekhov
Mais Recentes
>>> Crimes Perfeitos - Funouhan Vol. 2 de Carlo Zen pela Panini Brasil (2019)
>>> Crimes Perfeitos - Funouhan Vol.1 de Carlo Zen pela Panini Brasil (2019)
>>> Fort of Apocalypse vol. 03 de Kazu Inabe pela Editora JBC (2017)
>>> Paper Girls - Volumes de Brian K. Vaughan; Cliff Chiang pela Devir (2020)
>>> Fort of Apocalypse vol. 02 de Kazu Inabe pela Editora JBC (2017)
>>> Something Is Killing The Children - Alguma Coisa Está Matando As Crianças: Vol. 1 de James Tynion Iv pela Devir Livraria (2021)
>>> Fort of Apocalypse vol. 01 de Kazu Inabe, Yu Kuraishi pela Editora JBC (2017)
>>> The Guinness Book of Yachting Facts and Feats de Peter johnson pela Guinness superlatives (1975)
>>> Ultramarine Magmell - 1 de Di Nianmiao pela Panini Brasil (2019)
>>> Vision de la Poesia brasilena de Thiago de mello pela Red international del libro (1996)
>>> Bakemonogatari Vol. 1 de Nisioisin pela Panini Brasil (2019)
>>> A Metamorfose de Franz Kafka pela Principis (2019)
>>> Quimica geral de Willie bueno/ julien F C Boodts pela Mc Graw hill (1978)
>>> Quando A Noite Cai de Carina Rissi pela Verus (2022)
>>> Noites Brancas de Fiódor Dostoiévski pela Principis (2019)
>>> As Cores Da Escravidão de Ieda De Oliveira pela FTD (2013)
>>> Fafhrd e Gatuno Omnibus de Mike Mignola; Walter Simonson;Dennis O'Neil pela Mythos (2025)
>>> O Símbolo Perdido de Dan Brown pela Arqueiro (2010)
>>> O Poder Dos Quietos de Susan Cain pela Agir (2012)
>>> Dom Quixote De La Mancha de Miguel De Cervantes (tradução e adptação de Ferreira Gullar) pela Revan (2011)
>>> Médico De Homens E De Almas de Taylor Caldwell pela Record (2008)
>>> Aquaman - Ano dos Vilões 4 Volumes de Kelly Sue Deconnick; Daniel Henriques pela Panini Comics (2019)
>>> A Hora da Estrela de Clarice Lispector pela Rocco (1998)
>>> A Viagem De Uma Alma de Peter Richelieu pela Pensamento (2006)
>>> Discover Costa Rica (full Color Country Travel Guide) de Matthew Firestone pela Lonely Planet (2010)
COLUNAS

Quinta-feira, 29/3/2007
Sob as calmas águas do Lago Ness
Adriana Carvalho
+ de 4200 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Aquela foto de comida que eu ajudei a produzir para a capa da revista no mês passado e que até ontem eu tinha achado maravilhosa, na verdade ficou uma porcaria. Não vi que o sanduíche que eu montei com tanto capricho ficou torto e faltou um pedaço de pão embaixo. A parte que aparece um prato de feijão com arroz também está uma droga. Quis fazer, como os chefs, aquele arroz arrumadinho com uma forma e ficou parecendo um espigão, quase do tamanho do obelisco do Ibirapuera. Totalmente desproporcional.

Resolvi relaxar na hora do almoço e comprar uma calça nova. Péééééém, apita o grilinho falante na minha cabeça: péssimo dia para comprar calça, diz ele. Afinal você está inchada como um baiacu, absolutamente nada vai servir em você e vai sair da loja completamente deprimida. Dou um catiripapo no grilo e entro na loja mesmo assim. Sai tudo como ele falou. Experimentei seis calças e nenhuma ficou boa. Um desastre.

Nesses dias, tudo que eu quero é ficar no meu canto, ler em paz um pedaço de jornal. Mas é lógico que ninguém nunca me deixa sossegada. Tem que ter alguém para dar uma resposta comprida e detalhada para um simples cumprimento de "Bom dia, tudo bem?". Por fora, aparento a calma das águas do Lago Ness, mas lá no fundo o monstro quer pular e dizer: "por favor, apenas limite-se a respirar".

Hoje também não é um bom dia para tarefas estúpidas e burocráticas. Mas tenho que conferir tabelas. Milhões de números que eu leio em voz alta como se estivesse narrando corrida de cavalo, para terminar mais rápido. Em dias normais, eu em situações como essa teria vontade de ter acessos de riso ou de ler os números cada vez imitando uma voz diferente. Mas hoje eu quero é escancarar a janela e gritar lá para fora: "ONZE MIL QUATROCENTOS E CINQUENTA E SETE REAIS E VINTE E CINCO CENTAVOS, QUE VIDA É ESSA??? FOI PRA ISSO QUE ESTUDEI QUATRO ANOS DE JORNALISMO E AGUENTEI ATÉ AULA DE TAQUIGRAFIA?!?!"

Fuço a internet e acho uma coisa bem interessante no site Panelinha. É um pequeno guia sobre a TPM, a temida tensão pré-menstrual. Lá está escrito que há quatro tipos de TPM. Basta ler a descrição de cada um para ver quais as melhores dicas de alimentação que ajudam a reduzir os sintomas. O primeiro é o tipo A. Vejamos: ansiedade, irritabilidade, oscilações de humor. Acho que achei o meu tipo logo de cara. Leio o segundo, chamado de tipo C (que palhaçada é essa? Por que do A não vai para o B???): compulsão por açúcar, fadiga, dor de cabeça. Pera aí, esse também é meu tipo, como assim?? Do C vou para o tipo D, que tem outras características minhas, como confusão mental e perda de memória (embora a perda de memória, especialmente para caminhos e indicações de trânsito seja uma constante na minha vida). Finalmente chego ao tipo H, cujos sintomas são inchaço e ganho de peso. Devo me jogar da ponte ou o quê, com esse teste?? Sou de todos os tipos de TPM ao mesmo tempo?? Como pode ser isso?? Bem que meu marido diz que nesses dias do mês ele tem vontade de me trancar numa jaula tipo de bicho de circo e me jogar um naco de carne crua de vez em quando. De longe, ainda por cima, para não levar uma mordida. Outra opção, segundo ele, é ele mesmo se trancar na jaula nesse período do mês.

De volta para casa, no metrô, muita coisa me irrita. Propagandas com gente sorrindo bestamente, por exemplo. O que há de tão engraçado num extrato de tomate para essa mulher do anúncio dar risada para ele? O trem chega lotado e a boiada estoura para dentro do vagão, disputando a tapa cadeiras vagas e frestas para se segurar nas barras de ferro. E dão risada, acham divertido! Que o MP3 me salve, me poupe e me economize disso tudo! Aumento o volume e aperto mais os fones no ouvido para me livrar dos ruídos externos. Mas hoje parece que nem a música mais angelical seria capaz de me pacificar, até o Eric Clapton está me tirando do sério. É que resolvi prestar atenção à letra de "Wonderful tonight": a amada se arruma para ir com ele a uma festa, pergunta se ela está bem vestida para o evento, ele responde que ela está maravilhosa, etc. Só que na volta o folgado fica com "dor de cabeça" (está completamente chapado, lógico!), dá as chaves do carro para ela dirigir e ela ainda tem que colocar o bonitão na cama. "Mas, querida, você está maravilhosa, hoje!". Cínico...

Até aqui estamos em 4500 caracteres. Esta coluna tem que ter pelo menos 5 mil. Que tipo de aspirante a escritora sou eu se fico aqui suando e sofrendo para parir míseros 5 mil caracteres por semana? É ainda mais humilhante depois de ler um trecho do livro maravilhoso de Alexandre Dumas que estou terminando agora, Memórias gastronômicas, em que ele, já mais velho e doente, se queixa da ruína financeira após o fracasso do empreendimento de seu Teatro Historique, e lamenta que durante quinze anos sua produção "não passa de três volumes por mês". Tudo bem que nessa época de "ruína" ele viajava pela França acompanhado de ajudantes e cozinheira e que só vivia de escrever, não tinha dupla jornada de trabalhar fora e cuidar da casa. Tudo bem que eu não sou o Alexandre Dumas também. Ah, quer saber? Tudo bem... amanhã tudo isso vai passar. Vai voltar a ficar tudo bem.


Adriana Carvalho
São Paulo, 29/3/2007

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Iniciantes, de Raymond Carver de Alysson Oliveira
02. O suficiente para ser feliz de Ana Elisa Ribeiro
03. Comunicado importante: TV mata! de Pilar Fazito
04. Ser escritor ou estar escritor? de Jonas Lopes
05. Google: aprecie com moderação de Fabio Silvestre Cardoso


Mais Adriana Carvalho
Mais Acessadas de Adriana Carvalho em 2007
01. Meta-universo - 16/8/2007
02. Minhas caixas de bombons - 14/6/2007
03. Esses romanos são loucos! - 22/3/2007
04. Práticas inconfessáveis de jornalismo - 12/7/2007
05. Uma gentileza, por favor - 6/12/2007


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
4/4/2007
16h40min
Gostei da parte do Metrô! A única coisa que está conseguindo me salvar do verdadeiro stress e do mal cheiro da asas abertas em nossa volta, é o velho Amir Klink, mas só as ilustrações!! Um forte abraço e boa sorte!!! Daniel Aveiro
[Leia outros Comentários de Daniel Tomazeli]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Rafael 539
Mestres da Pintura
Abril Cultural
(1977)



Cartas De Amor A Divina
Emiliano Di Cavalcanti
5ª Cor
(1987)



O apóstolo da não violência
Gandhi
Martin Claret
(1983)



Livro Infantil Zoic e o Futuro do Planeta Sem CD
Giordano Pagotti, Fernanda de Oliveira
Do Autor
(2013)



Véu do Passado pelo Esp/ Antônio Carlos
Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho
Lúmen
(1997)



Laços Inseparáveis
Emily Giffin
Novo Conceito
(2012)



Carter -confidential File 101
Frank Carr e Patrick Sutter
Anglehart Press
(2001)



O Céu na Terra
Stephen J. Nichols
Voxlitteris
(2011)



Contraponto
Aldous Huxley
Abril Cultural
(1972)



Curso de Direito Penal - Parte Geral Volume 1 - 17a Edicao
Rogério Greco
Impetus
(2015)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês