Eu me pergunto para onde vai a imprensa... | Adriana Carvalho | Digestivo Cultural

busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Nouveau Monde
>>> Agosto começa com música boa e grandes atrações no Bar Brahma Granja Viana
>>> “Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, chega a Diadema
>>> 1º GatoFest traz para o Brasil o inédito ‘CatVideoFest’
>>> Movimento TUDO QUE AQUECE faz evento para arrecadar agasalhos no RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Two roads diverged in a yellow wood
>>> A dobra do sentido, a poesia de Montserrat Rodés
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
Colunistas
Últimos Posts
>>> As Sete Vidas de Ozzy Osbourne
>>> 100 anos de Flannery O'Connor
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A crise dos 28
>>> Cidades do Algarve
>>> E Foram Felizes Para Sempre
>>> Inesquecíveis aventuras
>>> Caiu na rede é theremin
>>> Caso Richthofen: uma história de amor
>>> O hiperconto e a literatura digital
>>> Se eu fosse você 2
>>> Dentro do Tom
>>> A Trilogia de Máximo Górki
Mais Recentes
>>> Medos, Fobias E Pânico de Lourdes Possatto pela Lúmen (2010)
>>> O livro dos segundos socorros de Doutores da Alegria pela Panda Books (2001)
>>> The Interactive Class: Using Technology To Make Learning More Relevant And Engaging In The Elementary Classroom de Joe Merrill e Kristin Merrill pela Elevate Books Edu (2020)
>>> E Eles Queriam Contar de Luzia Faraco Ramos Faifi pela Atica (2012)
>>> O Caso Das Bananas de Nilton Célio de Oliveira Filho pela Brinque-book (2003)
>>> A Conquista Da Matemática - 7º Ano de José Ruy Giovanni pela Ftd (2019)
>>> Ciencias Da Natureza 7 - Versão Alfa de Armênio Uzunian e Outros pela Harbra (2020)
>>> Dinheiro Compra Tudo?: Educação Financeira Para Crianças de Cássia D'aquino pela Editora Moderna (2016)
>>> The Three Little Wolves And The Big Bad Pig de Eugene Trivizas pela Margaret K. Mcelderry Books (1993)
>>> Coração Esperto de Angela Leite De Souza pela Nova Fronteira (2014)
>>> A Bola De Barbante de Mauro Martins pela Dimensão (2005)
>>> Ideias: Da Cultura Global A Universal de Sergio Paulo Rouanet pela Unimarco (2003)
>>> Cais de Alberto Martins pela Editora 34 (2002)
>>> Notes On Grief de Adichie Chimamanda pela Harper Collins (2021)
>>> Razão Mínima de Luiz Paulo Rouanet pela Unimarco (2004)
>>> A Pessoa Em Questão de Vladimir Nabokov pela Companhia Das Letras (1994)
>>> Contemplação E Ação de Norberto R. Keppe pela Proton (2004)
>>> Ladrao De Luz de David Ramus pela Record (1997)
>>> Sonhos Em Amarelo. O Garoto Que Não Esqueceu Van Gogh de Luiz Antonio Aguiar pela Melhoramentos (2007)
>>> O Fantástico Mistério De Feiurinha de Pedro Bandeira pela Ftd (1999)
>>> Cova 312 de Daniela Arbex pela Geração Editorial (2015)
>>> Ensino De História. Fundamentos E Métodos de Circe Maria Fernandes Bittencourt pela Editora Cortez (2004)
>>> Venha Ver O Pôr-do-sol E Outros Contos de Lygia Fagundes Telles pela Ática (2008)
>>> Confissoes De Um Vira-lata de Orígenes Lessa pela Nova Fronteira (2003)
>>> Para Ler, Ouvir E Assistir: Contos Classicos - Historias Narradas Em Cd de Ciranda Cultural pela Ciranda Cultural (2012)
COLUNAS

Quinta-feira, 2/8/2007
Eu me pergunto para onde vai a imprensa...
Adriana Carvalho
+ de 5100 Acessos
+ 2 Comentário(s)

... ou pelo menos para onde vão os quase 30 mil jornalistas que se formam a cada ano no País (dados do Censo do Ensino Universitário). Considerando que a Federação Nacional dos Jornalistas calcula em cerca de 60 mil o número de profissionais hoje no mercado, seria necessária uma renovação de metade do quadro todos os anos para que os novos colegas conseguissem um lugarzinho ao sol.

... ao constatar que, para complicar um pouco mais a situação, o emprego para jornalistas com carteira assinada, regime CLT, assim como acontece em outras categorias, está virando peça de museu junto com as réguas de pica (lê-se paica), o past-up e outras coisas que a geração internet provavelmente nunca ouviu falar. Agora a moda é o jornalista "PJ", ou pessoa jurídica, o jornalista-empresa-de-um-homem-só. Só que é uma empresa que tem que bater ponto, freqüentando fisicamente por 40 teóricas horas semanais a redação.

... quando lembro que o diploma é obrigatório e eu tive que fazer aula de taquigrafia para conseguir o meu. Felizmente havia os bares da prainha da Cásper Líbero e o saudoso Armando, vendendo seus marcianos eróticos, para nos redimir.

... ao pensar novamente que o diploma é obrigatório e recordar de um estagiário que conheci e que já deve estar prestes a conseguir o referido canudo. Possuía ainda tantas "dúlvidas" (sic) na hora de escrever uma carta simples para alguém de nome "Amalha" (sic) que foi necessário recomendar a ele um curso básico de português e uma nova reflexão vocacional.

... ao ler a descrição de vagas de emprego que exigem profissionais com MTB, pós-graduação, manual de redação decorado e javanês fluente, para ganhar salário pouco superior ao de uma diarista.

... ao notar que um grande portal de notícias levou mais de 15 minutos para colocar em sua home page a notícia de que havia um incêndio no aeroporto de Congonhas no dia 17 de julho, já amplamente noticiado nos veículos concorrentes. O que me faz crer que não importa se os tempos são de Blackberry ou de Olivetti. Estamos perdidos se as pecinhas que ficam atrás dessas máquinas não funcionam.

...quando vejo quantos brindes maravilhosos as revistas e os jornais oferecem hoje a seus leitores. Ganhe uma panela já que nossas notícias não são suficientes para motivá-lo a comprar nosso periódico. Essa é a verdadeira mensagem embutida na promoção.

...ou pelo menos para onde eu poderia fugir quando passo por uma avenida chamada "jornalista Roberto Marinho", leio um obituário que lembra que ACM além de fonte foi repórter, reflito sobre o fato de que a jornalista Mônica Veloso ganha pensão de R$ 15 mil por mês e não precisa mais trabalhar.

... quando lembro que em tempos idos uma editora, com salário de editora, leu atentamente o texto de uma colega, que tratava de alguma descoberta científica sobre um sapo, e exclamou para toda a redação que tinha apenas uma dúvida: "O sapo pertence mesmo ao reino animal?". Ao que, prontamente, toda a redação ponderou, depois de passado um primeiro momento de estupefação: "Apesar de verde, o sapo não é vegetal. Mineral, também não será. Sobra-lhe, portanto, o reino animal. No máximo, seria do reino encantado, caso fosse um príncipe enfeitiçado". Não sabemos até hoje se ela captou a mensagem.

... quando puxo por outras memórias e recordo de outro editor, com pose de entendido em economia, que me perguntou se era mesmo verdade o que tinham contado a ele sobre a existência no mercado de títulos de dívida externa que não vencem nunca. Ora, um título de dívida externa, grosso modo, é como uma operação de empréstimo: alguém empresta dinheiro a um país que promete devolvê-lo com juros em um determinado espaço de tempo. Você que me lê não precisa saber disso, mas o dito editor, sim. Eis porque ele não deve compreender até hoje porque eu demorei longamente para responder sua questão, com um pedaço de gargalhada contida pendurada no canto da boca. Se não fosse tão covarde, diria a ele que sim, os tais títulos existem, vêm do mesmo país onde os sapos não são animais. País onde os investidores são bandos de patetas. "Iac, iac, empresto o dinheiro mas não precisa me devolver nunca".

...ao perceber que o editor dos títulos mágicos e a editora dos sapos são personas mais comuns no jornalismo do que a gente possa imaginar. No prefácio de seu livro, O Aleph, Jorge Luís Borges conta que um jornalista lhe perguntou se ele realmente havia visto o tal Aleph. Justificava dizendo que o autor cita no conto nomes de ruas que existem de verdade. Então porque o Aleph seria de mentira?

... e quase morro de catapora colorida com alguns releases que chegam na minha caixa de e-mail todos os dias. Trazem pérolas como "novo produto para realçar pratos brasileiros como o arroz oriental" e informações úteis como "saiba prever o comportamento instável das peças de borracha".

... e leio no Comunique-se que na Rússia a imprensa vai é para o manicômio: "A jornalista russa Larissa Arap, 48 anos, foi internada a força em um hospital psiquiátrico pela polícia após escrever uma reportagem com críticas ao tratamento de doentes mentais no país.(...)Não é a primeira vez que o governo russo ataca membros da imprensa. O repórter Andrei Novikov está internado há um ano em um hospital psiquiátrico após escrever artigos sobre ações militares da Rússia na Chechênia"

...quase todos os dias. Mas sou pior que mulher de malandro. Acho que nunca vou largar dessa vida.


Adriana Carvalho
São Paulo, 2/8/2007

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Notas confessionais de um angustiado (VII) de Cassionei Niches Petry
02. Reflexões de um desempregado de Elisa Andrade Buzzo
03. Quanto vale blogar? de Rafael Fernandes
04. Recuerdos da Fliporto de Julio Daio Borges
05. Obrigada, daktaris de Adriana Carvalho


Mais Adriana Carvalho
Mais Acessadas de Adriana Carvalho em 2007
01. Meta-universo - 16/8/2007
02. Minhas caixas de bombons - 14/6/2007
03. Esses romanos são loucos! - 22/3/2007
04. Práticas inconfessáveis de jornalismo - 12/7/2007
05. Uma gentileza, por favor - 6/12/2007


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
2/8/2007
02h32min
Um texto muito original e uma "pergunta que não quer calar". Inteligentemente reforçada e apenas indiretamente respondida pelo texto, cheio de humor. Muito, muito bom, Drica. Abraços!
[Leia outros Comentários de Guga Schultze]
2/8/2007
15h51min
Cara colega, não é só o jornalismo que vive seus dias finais, o direito passa por tal situação... É só verificar quantos bacharéis se formam e quantos conseguem tirar a tão almejada carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, e mesmo tirando, quantos conseguem exercer a profissão... Com certeza há escassez de vagas em todo lugar... Mas em jornalismo e direito isso é aterrorizador!!!
[Leia outros Comentários de Henrique]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Saude 100 por Cento
Sem Autor
Readers Digest
(2009)



Livro Literatura Estrangeira Desumanas Fábulas
Sylvio Massa de Campos
Imago
(1999)



Caminhando Com A Medicina
Maria Nazaré Melo
Evengraf
(2017)



Comunicação em Saúde - Estratégias para promação de saúde
Corcoran
Roca
(2010)



Livro de Bolso Turismo Guia São Francisco dia a da
Frommers
Publifolha
(2009)



Livro Infanto Juvenis Os Homens do Cavanhaque de Fogo
Orígenes Lessa
Ouro



Filosofia da Crise
Mário Ferreira dos Santos
Realizações
(2017)



Tudo a Venda
Robert kuttner
Companhia das Letras
(1998)



Cuidado: Devocionais Radicais
Jackie Perseghetti
Cpad
(2005)



Preceitos Para Uso do Pessoal Doméstico - Livro B 49
Jonathan Swift
Estampa
(1986)





busca | avançada
68515 visitas/dia
2,1 milhões/mês