Você já foi infiel? | Marcelo Spalding | Digestivo Cultural

busca | avançada
63201 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Documentário 'Cracolândia' ganha sessão comentada em São Paulo
>>> BIENAL DO LIXO 2025 CONFIRMADA PARA MAIO, NO PARQUE VILLA LOBOS, EM SÃO PAULO
>>> “Sobre Viagens”: Pesquisadora lança livro sobre narrativas de viagem e seus impactos
>>> Elas Publicam chega a Recife para sua 7ª edição no dia 26 de abril
>>> Colóquio Nacional: Arte Sacra Brasileira – 'Da Colônia ao Império'
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
Colunistas
Últimos Posts
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
>>> Santo Agostinho para o hoje
>>> Uma história da Empiricus (2025)
>>> Professor HOC sobre Trump e Zelensky
>>> All-In com John e Patrick Collison (2025)
>>> Jakurski, Stuhlberger e Xavier (2025)
Últimos Posts
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
>>> Editora lança guia para descomplicar vida moderna
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Discurso de William Faulkner
>>> Xô, telemarketing e gerundismo
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Uma literatura entre crimes e cães
>>> A Paixão de Cristo e Cidade de Deus
>>> A ousadia de mudar de profissão
>>> Por que as curitibanas não usam saia?
>>> Quando se está triste
>>> O difícil diálogo
>>> Felicidade (extra)conjugal
Mais Recentes
>>> Livro Traída Série House Of Night Livro 2 de P. C. Cast; Kristin Cast pela Novo Século (2009)
>>> Ausência Na Primavera - Coleção L&pm Pocket de Agatha Christie pela L&pm (2011)
>>> Sierra Maestra - da Guerrilha ao Poder - Passagens da Guerra de Che Guevara - Eduardo Galeano Prólogo pela Edições Populares (1982)
>>> Livro Pubis Angelical de Manuel Puig pela Codecri (1981)
>>> Arte E Conhecimento Em Leonardo Da Vinci de Alfredo Bosi pela Edusp
>>> Psicoterapia existencial de Valdemar Augusto Angerami - Camon pela Pioneira Psicologia (1993)
>>> Livro 24 Horas Na Vida De Uma Mulher Coleção L&pm Pocket Plus 589 de Stefan Zweig; Saulo Krieger pela L&pm Pocket (2007)
>>> Atitude Mental Positiva de Napoleon Hill pela Cdg (2014)
>>> The Secrets Of Station X: The Fight To Break The Enigma Cypher (dialogue Espionage Classics) de Michael Smith pela Biteback Publishing (2011)
>>> Bíblia da Mulher de Fé, NVI, Couro Soft, Dourado: com comentários de Sheila Walsh de Thomas Nelson pela Thomas Nelson Brasil (2018)
>>> Livro Relações Literárias E Culturais Entre Rússia E Brasil de Leonid A. Shur pela Perspectiva (1986)
>>> Um Crime Adormecido - O Ultimo Caso de Miss Marple de Agatha Christie pela L&pm Pocket (2011)
>>> Eclipse de Stephenie Meyer pela Intrinseca (2009)
>>> Adolf Hitler Volume 2 - Tradução de Henrique Mesquita de John Coland pela Francisco Alves (1976)
>>> Livro Nem Te Conto, João Coleção L&pm Pocket 934 de Dalton Trevisan pela L&pm Pocket (2011)
>>> Lições Dos Mestres de George Steiner pela Record (2018)
>>> Meditar Transforma. Um Guia Definitivo Para Acalmar A Sua Mente E Equilibrar As Suas Emoções Com 8 Minutos Diários de Amanda Dreher pela Luz Da Serra (2016)
>>> Livro Qual E A Cor De Sua Aura? de Barbara Bowers pela Saraiva (1990)
>>> Livro Fale Tudo Em Inglês! Um Guia Completo de Conversação Para Você se Comunicar no Dia-a-dia, em Viagens, Reuniões de Negócios, Eventos Sociais, Entrevistas e Muitas Outras Situações Inclui Cd Audio de José Roberto A. Igreja pela Disal (2007)
>>> Canteiros De Saturno de Ana Maria Machado pela Nova Fronteira (1998)
>>> Livro Buenos Aires O Guia Da Cidade de Publifolha pela Publifolha (2008)
>>> O Cavalo Amarelo - Edição de Bolso de Agatha Christie pela L&pm (2013)
>>> Planejamento no Brasil de Betty Mindlin Lafer pela Perspectiva (1973)
>>> Livro Elementos de Psicologia de David Kreech, Richard Crutchfield pela Biblioteca Pioneira de Ciência Sociais (1980)
>>> Livro Cosmoterapia de Huberto Rohden pela Alvorada
COLUNAS

Quinta-feira, 17/7/2008
Você já foi infiel?
Marcelo Spalding
+ de 5300 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Você alguma vez já foi infiel ao seu namorado, marido, companheiro? O que é infidelidade? Você perdoaria uma traição? Tem amigos, amigas ou parentes que traem? E como convive com eles? Isso que parece conversa de mesa de bar, papo de programas vespertinos da nossa gloriosa TV aberta ou fofoca de vizinhas à janela tornou-se objeto de pesquisa da antropóloga Mirian Goldenberg, e daí virou artigos, crônicas, dissertação, tese, livros.

Infiel (Record, 2006, 368 págs.), o mais recente deles, é também uma espécie de síntese do trabalho e das pesquisas de Mirian, tornando-se uma leitura fácil e agradável para quem vive uma das pontas de um triângulo amoroso (ou simplesmente gosta de ser voyeur dos problemas alheios). A autora, apesar de ser Doutora em Antropolgia Social e professora da UFRJ, com dezenas de orientações de pesquisas nas áreas de gênero, desvio, corpo, sexualidade e novas conjugalidades na cultura brasileira, tem um estilo de escrita leve, quase coloquial, e não por acaso tornou-se figurinha carimbada em revistas de informação como Isto É e Época.

Em Infiel, já nas primeiras linhas Mirian revela-se fã de Simone de Beauvoir, afirmando que "seus livros, principalmente O Segundo Sexo, foram decisivos para que me tornasse a mulher que sou e uma pesquisadora das relações de gênero". Simone, dessa forma, está na epígrafe, na introdução e na conclusão da obra, mas não como a militante feminista famosa nos anos 60, e sim como uma mulher cheia de contradições e paixões, dividida entre um amor necessário, Sartre, e um amor contingente, Nelson Algren. Essa mulher, ícone ferido, ícone exposto a partir da publicação das Cartas a Nelson Algren, serve de mote para a antropóloga debater a questão da fidelidade, chegando a se perguntar: "Será que o amor e o problema da fidelidade são capazes de tornar até mesmo uma mulher como Simone de Beauvoir 'meio idiotizada'"?

No capítulo seguinte, a acadêmica entra em ação, revelando dados de uma pesquisa de Elza Borquó que afirma haver 11,3 mulheres não-casadas para cada homem não-casado na faixa dos 30 a 34 anos e 30 mulheres não-casadas para cada homem não-casado na faixa dos 50 a 54 anos, o que seria uma das hipóteses para a maior incidência da infidelidade masculina. Incidência, diga-se de passagem, que é alta.

Segundo pesquisa de Mirian com 1279 homens e mulheres das camadas médias urbanas do Rio de Janeiro, 60% dos homens e 47% das mulheres afirmaram já terem sido infiéis. As razões para a infidelidade mais apontadas pelas mulheres foram falta de amor, insatisfação, crise ou problemas do relacionamento, enquanto os homens acrescentaram a esses motivos a natureza masculina, instinto, oportunidade, atração, desejo. Mais do que isso, segundo dados do IBGE de 1996, 71% dos pedidos de separação feitos por mulheres foram motivados por traição masculina. A infidelidade seria tão recorrente no Brasil que existe um site chamado Meu Álibi só para forjar álibis como convites de eventos ou reservas em hotéis.

"O fato interessante é que, apesar de o ciúme e de a infidelidade serem apontados como os principais problemas vividos nos relacionamentos amorosos, homens e mulheres pesquisados exigem sinceridade, lealdade e franqueza absoluta em seus relacionamentos, o que pode ser visto como um dos paradoxos presentes nos seus discursos. Ao mesmo tempo que reinvindicam privacidade, espaço, independência e autonomia, entre outros ideais de liberdade e individualidade, os pesquisados ressaltam valores que podem ser classificados como simbióticos-românticos de sinceridade absoluta, cumplicidade, interdependência e complementaridade".

Para melhorar a assimilação dos resultados de sua pesquisa ― e tornar o livro mais comercial, evidentemente ―, a antropóloga mescla artigos acadêmicos, onde aparecem os dados estatísticos, citações e reflexões sobre o tema, com matérias publicadas na mídia com ou a partir dela e uma história narrada em ritmo de ficção de uma mulher, Mônica, estudo de caso que costura o livro.

As matérias são publicadas em revistas e jornais, como Isto É, Época, Uma ou Folha de S. Paulo. Repetem-se muito, como não poderia deixar de ser, e em alguns momentos tratam de temas que não têm a ver com a fidelidade, questão central do livro. Parece, num primeiro olhar, que estão ali mais para reforçar a autoridade da antropóloga do que para contribuir com o estudo, pois melhor seria lermos as palavras de Mirian do que dos jornalistas.

Vozes, aliás, o livro tem muitas, tal qual um romance polifônico: trechos das entrevistas feitas por Mirian, depoimentos de homens e mulheres, recortes de outros artigos e pesquisas acadêmicos, reflexões da própria autora. Uma delas, porém, costura toda a história, talvez por ser a mais singular, talvez porque é pela particularização que se atrai um leitor acostumado às narrativas: a voz e a história de Mônica.

Mônica é uma jornalista bem-sucedida que teve uma infância difícil, viu o pai agredir a mãe, agredir aos filhos e saiu de casa ainda adolescente, depois do suicídio da mãe. Nunca casou, talvez pela personalidade independente, talvez pelo trauma de infância, mas também nunca lhe faltaram homens de todos os tipos, bonitos, feios, ricos, pobres, solteiros, casados. Mas o que lhe faz procurar Mirian, e provavelmente o que faz Mirian publicar sua história no livro, é que Mônica está dividida entre um companheiro de anos, que lhe dá uma vida segura mas pacata, e um amante explosivo e agressivo, na cama e fora dela. O medo de Mônica é repetir o padrão da mãe, e diz para Mirian que acredita que haja outra solução que não o suicídio, apesar de não conseguir parar de pensar e desejar o tal amante.

Sobre este aspecto, parece que faltou no livro uma distinção entre infidelidade e distúrbios psíquicos, pois o que fica claro na leitura da obra é que a infidelidade por si só não é, de forma alguma, um desvio de conduta social, um desvio de caráter, mas a história de Mônica e seu amante possessivo deixam claro que a infidelidade pode, sim, desencadear ou revelar distúrbios de personalidade. O que daria outro livro e exigiria o trabalho de outros profissionais.

Deste, para encerrar, podemos alertar que o leitor não terá, ao final das trezentas e poucas páginas, a resposta para as questões de mesa de bar: o que é infidelidade?, por que os homens traem mais?, por que alguns traem e outros não? O que irá acontecer é que o leitor perceberá como a questão da fidelidade está arraigada à cultura e às crenças sociais e individuais, obrigando-nos a refletir não sobre nossas próprias e eventuais traições, mas sobre nossas escolhas, nossos valores, nossas crenças e nossas neuroses.

Para ir além






Marcelo Spalding
Porto Alegre, 17/7/2008

Mais Marcelo Spalding
Mais Acessadas de Marcelo Spalding em 2008
01. Burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha - 6/3/2008
02. O melhor de Dalton Trevisan - 27/3/2008
03. Nossa classe média é culturalmente pobre - 21/8/2008
04. Cartas a um jovem escritor - 31/1/2008
05. Literatura excitante, pelo sexo e pela prosa - 15/5/2008


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
17/7/2008
13h04min
Sim, já fui infiel, e arrisco dizer que a maioria dos homens traem por causa da irresistível atração corporal - meu caso - e, as mulheres, por causa da inércia dos maridos. Mas a infidelidade, além de um costume brasileiro, depende essencialmente de cada indíviduo.
[Leia outros Comentários de Lucas R.]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O que é: cidade, violência urbana e transporte público
Raquel R. Regis de Morais Charles Leslie
Círculo do livro
(1992)



Comunicação Social: a Imprensa: Iniciação ao Jornalismo
Nuno Crato
Presença
(1992)



Crônicas para Jovens
Marcos Rey
Gaudi
(2011)



Evolução das Espécies - O Pensamento Científico, Religioso e Filosófico
Samuel Murgel Branco
Modern
(2004)



Master of the Game
Sidney Sheldon
Warner Books
(1982)



Educação de Alunos com Necessidades Especiais
M. Jesús Presentación Herrero
Edusc
(2000)



A Biodiversidade
Christian Lévêque
Edusc
(1990)



Fast food around the world
Red Ballon
Red Ballon



O Ensino Literário no Rio Grande do Sul ( 1868 - 1960 )
Flávio Loureiro Chaves
Técnicos e Científicos
(1979)



Cozinhando País a País - Grécia
Vários Autores
Folha de São Paulo
(2006)





busca | avançada
63201 visitas/dia
2,4 milhões/mês