Ao vivo do Roda Viva, pelo Twitter | Verônica Mambrini | Digestivo Cultural

busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> DR-Discutindo a Relação, fica em cartaz até o dia 28 no Teatro Vanucci, na Gávea
>>> Ginga Tropical ganha sede no Rio de Janeiro
>>> Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania abre processo seletivo
>>> Cultura Circular: fundo do British Council investe em festivais sustentáveis e colaboração cultural
>>> Construtores com Coletivo Vertigem
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
Colunistas
Últimos Posts
>>> Glenn Greenwald sobre a censura no Brasil de hoje
>>> Fernando Schüler sobre o crime de opinião
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
Últimos Posts
>>> Salve Jorge
>>> AUSÊNCIA
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
Blogueiros
Mais Recentes
>>> The Search, John Battelle e a história do Google
>>> Europeus salvaram o cinema em 2006
>>> 10 sugestões de leitura para as férias
>>> Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>>> O que mata o prazer de ler?
>>> Um poema de Yu Xuanji
>>> Fotografia
>>> Literatura Falada (ou: Ora, direis, ouvir poetas)
>>> Viver para contar - parte 2
>>> Ed Catmull por Jason Calacanis
Mais Recentes
>>> História da floresta - Pescaria de Rubens Matuck pela Atica (1992)
>>> Amar É Preciso de Maria Helena Matarazzo pela Gente (1992)
>>> História da floresta - O gavião de Rubens Matuck pela Atica (1992)
>>> Luz Da Ioga, A de B. K. S. Iyengar pela Cultrix (1980)
>>> Memórias De Um Vencedor de Eduardo Barra pela Ed 34 (1995)
>>> Amar É Preciso de Maria Helena Matarazzo pela Gente (1992)
>>> Tequila Vermelha de Rick Riordan pela Record (2011)
>>> Isso Ninguém Me Tira de Ana Maria Machado pela Ática (1997)
>>> A Sociedade Aberta E Seus Inimigos - Tomo 2 de Sir karls R. popper pela Itatiaia (1998)
>>> Charles Darwin - The Power of Place de Janet Browne pela Princeton University (2002)
>>> Livro Do Outro Lado do Espelho de Carlos A. Baccelli e Inácio Ferreira pela Didier (2001)
>>> Cura Fatal de Robin Cook pela Record (1998)
>>> O Ano Do Tigre de Jack Higgins pela Record (1998)
>>> Torá Viva de Rabino Aryeh Kaplan pela Maayanot (2017)
>>> Manual Prático De Comércio Exterior de German Segre pela Atlas (2010)
>>> Just After Sunset - Stories de Stephen King pela Pocket Books (2009)
>>> Vivendo, Amando E Aprendendo de Leo Buscaglia pela Record (1995)
>>> Drácula - O Vampiro da Noite de Bram Stoker pela Martin Claret (2012)
>>> Meus Romanos, Os de Ina Von Binzer pela Paz E Terra (1994)
>>> A Essencia Da Administracao de Márcio Coelho pela Saraiva (2008)
>>> Confissões de Santo Agostinho pela Martin Claret (2008)
>>> A Garota Do Calendário - Fevereiro de Audrey Carlan pela Verus (2016)
>>> Economia de Marco Antonio Sandoval De Vasconcellos pela Atlas (2008)
>>> Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos de Immanuel Kant pela Martin Claret (2008)
>>> Fundamentos Da Filosofia Historia E Grandes Tema de Gilberto Cotrim pela Saraiva (2006)
COLUNAS

Segunda-feira, 6/10/2008
Ao vivo do Roda Viva, pelo Twitter
Verônica Mambrini
+ de 6600 Acessos

Já faz alguns meses que, sempre que o programa Roda Viva, da TV Cultura, é transmitido ao vivo, recebe alguns convidados que comentam, via Twitter, a entrevista de dentro do estúdio. O Digestivo Cultural foi convidado a participar do programa que entrevistou Wagner Moura, em 29 de setembro, do qual tive a chance de participar. A bancada dos twitters não fica ali no alto sem motivo: a visão do estúdio é quase completa; não apenas dá para ver como agem os entrevistadores, em silêncio sepulcral enquanto alguém faz uma pergunta, mas também as reações de quem mais estiver no estúdio. A produção quase sempre concentrada, mas por vez ou outra alguém com olhar perdido, só esperando a hora de entrar em ação.

A TV Cultura fica em ruas tranqüilas perto da Lapa, ao lado da Marginal Tietê. De cara, já dá para ir entrando no clima desde a sala onde começam os bastidores do Roda Viva, com as paredes cobertas de charges. Como não twitto pelo celular, fez falta ter à disposição uma rede wi-fi por ali, que me permitisse conectar o notebook. Em seguida, fomos para a maquiagem eu, a Larissa Menon, do Cinezine, e o Alexandre Fugita, do Techbits. Logo mais chegaram os entrevistadores do programa, dispensando uma certa afetação e ar blasé, no mínimo divertidos.

O convidado dessa edição foi o Wagner Moura, na onda do sucesso de Tropa de Elite, e, mais recentemente, da reencenação de Hamlet que ele protagoniza. Bastou Moura chegar para começarem as entrevistas de bastidores; além do programa que os telespectadores têm acesso pela tevê, existe uma cobertura "off" rolando antes do programa, um pouco depois e durante os intervalos. Ou seja, é só a câmera desligar e se fecha uma rodinha ao redor do ator; são outros papos e perguntas mais off ainda. Em outras palavras, sempre vai haver um bastidor depois do bastidor revelado, uma conversinha de canto que nenhuma câmera de celular consegue pegar e nenhum microfone alcança. Os entrevistadores, que nesse meio tempo já haviam sido devidamente maquiados e tinham colocado as fofoquinhas em dia, voltam para a sala de espera. Portanto, chega de papo: hora de ir para o estúdio.

Juntei-me ao grupo e o Vicente, da produção da Cultura, quase ficou louco porque eu não largava da Coca Zero, até que eu deixei ela quieta debaixo do balcão. Meu Dell foi devidamente maquiado também e ganhou a etiquetinha da tevê, para evitar o merchandising.

A TV Cultura tem hoje um departamento responsável por pensar esse tipo de iniciativa, o Núcleo de Novas Mídias da TV Cultura. O formato dessas transmissões experimentais do Roda Viva tem passado por diversas transformações e vem ganhando mais flexibilidade, mas continuará no formato dessa última segunda-feira por mais algumas semanas antes de ganhar outras possibilidades de interação, de acordo com Isabel Colucci, do Núcleo. Vale a pena entender melhor o que tem de novidade rolando pelo ótimo post do Tiago Dória; a proposta é extremamente vanguardista e, até onde sei, não há nada parecido na tevê brasileira, que no momento está excessivamente preocupada com seu novo brinquedinho, as câmeras de alta definição. Nessa edição, do Roda Viva, a novidade foi o fotógrafo convidado, o Paulo Fehlauer.

Embora a essência do programa permaneça a mesma ― sabatina com personalidade de destaque e entrevistadores de veículos celebrados da imprensa ―, as mudanças e adendos ligados à internet se aglutinam na página do programa, essa, sim, bastante interativa: é possível acompanhar diferentes olhares sobre o que está rolando no estúdio, além da câmera principal, que se divide entre o entrevistado e os sabatinadores. Há a câmera dos bastidores, de olho no que escapa das câmeras principais, e uma outra só sobre os desenhos do Caruso e a coluna com os twits marcados pela tag #rodaviva, integrada com a página principal, que era uma reivindicação antiga dos internautas. Não funciona tudo perfeitamente 100% do tempo, mas abre possibilidades fantásticas. No pé da página, há também as fotos do fotógrafo convidado, uma das novidades recém-acrescentadas. Vai ser perfeito quando os entrevistadores derem uma espiadinha no que está rolando por ali também, especialmente quando o entrevistado for uma unanimidade, como o Wagner Moura. É muito difícil ser incisivo e objetivo com um ator que tem uma trajetória de vida tão exemplar ― nordestino com cara de bom moço que está fazendo uma bela e bem remunerada carreira artística nos pólos culturais do Brasil.

Em silêncio, estava o Caruso. As sacadas e explosões de cores iam saindo calmamente dos pincéis, enquanto os entrevistadores e Moura praticamente repetiam as mesmas perguntas e respostas que já tinham sido feitas diversas vezes, em outras ocasiões. Nas charges, depois de levar uns minutos esquentando, era uma tirada interessante atrás da outra. Não sei se por ficar em silêncio, o Caruso acaba ficando mais à vontade do que os entrevistadores para ser um pouquinho mais objetivo. Eu twittei isso durante o programa; não fosse por ele, daria a impressão de que só a Monica Bergamo estava realmente ligada no Wagner Moura, com o senso crítico em dia. Esta twitteira acabou ganhando uma charge também.

O modelo inovador do Roda Viva ainda deve ser muito reproduzido; mas, conhecendo a televisão brasileira, desconfio que ferramentas populares serão pervertidas a um gosto e a usos bem populistas conforme forem assimilados. Torço de verdade para morder a língua.

Nota do Editor
Leia também "O primeiro Roda Viva, a gente nunca esquece".


Verônica Mambrini
São Paulo, 6/10/2008

Mais Verônica Mambrini
Mais Acessadas de Verônica Mambrini em 2008
01. Boas histórias — e de verdade - 28/1/2008
02. Religião prêt-à-porter - 10/3/2008
03. Noite branca no cinema - 18/12/2008
04. Ao vivo do Roda Viva, pelo Twitter - 6/10/2008
05. Mitofagia: Machado ao molho pardo - 16/6/2008


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Aurora Sombria
Mauro José da Silva
Do Autor



Direito Administrativo Brasileiro
Marcio Pestana
Campus
(2008)



O Jovem Templário Guardião do Graal 1
Michael P. Spradlin
Rocco Jovens Leitores
(2011)



Quando Jesus viveu entre os homens
Giovanni Papini
Alfaiat
(2000)



Reflected in you
Sylvia Day
Berkley
(2012)



The Fantastic Art of Frank Frazetta - 5 Volumes
Frank Frazetta
Rufus
(1975)



Português Linguagens Em Conexão 2
Graça Sette e Outras
Leya
(2013)



Livro Auto Ajuda Casais Inteligentes Enriquecem Juntos
Gustavo Cerbasi
Gente
(2004)



Os Pensadores - James/ Dewey/ Veblen
William James, John Dewey & Thorstein Veblen
Abril cultural
(1974)



Pantaleón e as Visitadoras
Mario Vargas Llosa
Companhia das Letras
(1996)





busca | avançada
133 mil/dia
2,0 milhão/mês