USP: 75 anos de histórias várias | Elisa Andrade Buzzo | Digestivo Cultural

busca | avançada
53754 visitas/dia
2,0 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Água de Vintém no Sesc 24 de Maio
>>> Wanderléa canta choros no Sesc 24 de Maio
>>> Vitor Lopes e convidados no Sesc 24 de Maio
>>> Nilze Carvalho no Sesc 24 de Maio
>>> Choro Interior no Sesc 24 de Maio
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
>>> Os autômatos de Agnaldo Pinho
>>> Esporte de risco
>>> Tito Leite atravessa o deserto com poesia
>>> Sim, Thomas Bernhard
>>> The Nothingness Club e a mente noir de um poeta
Colunistas
Últimos Posts
>>> Folha:'Censura promovida por Moraes tem de acabar'
>>> Pondé sobre o crime de opinião no Brasil de hoje
>>> Uma nova forma de Macarthismo?
>>> Metallica homenageando Elton John
>>> Fernando Schüler sobre a liberdade de expressão
>>> Confissões de uma jovem leitora
>>> Ray Kurzweil sobre a singularidade (2024)
>>> O robô da Figure e da OpenAI
>>> Felipe Miranda e Luiz Parreiras (2024)
>>> Caminhos para a sabedoria
Últimos Posts
>>> Mestres do ar, a esperança nos céus da II Guerra
>>> O Mal necessário
>>> Guerra. Estupidez e desvario.
>>> Calourada
>>> Apagão
>>> Napoleão, de Ridley de Scott: nem todo poder basta
>>> Sem noção
>>> Ícaro e Satã
>>> Ser ou parecer
>>> O laticínio do demônio
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O batom
>>> A máquina de poder que aprisiona o espírito
>>> Magnopyrol
>>> O Presépio e o Artesanato Figureiro de Taubaté
>>> A verdade na Flip
>>> Cristóbal Balenciaga
>>> A Morte dos Jornais, na Time
>>> Dinheiro não tem cheiro
>>> Santa Xuxa contra a hipocrisia atual
>>> Joe Satriani tocando Van Halen (2023)
Mais Recentes
>>> Livro Caminhos Para Santiago - Caminhos para Santiago de Nooteboom pela Nova Fronteira (2008)
>>> Livro SALMO 91 - O Escudo de Proteção de Deus de Peggy Joyce Ruth pela Graça (2008)
>>> Livro Estrada da Vida de Ana Barbosa Sana ( Naná) pela Semente Editorial (2020)
>>> Livro Aconteceu na Casa Espírita de Emanuel Cristiano (médium) - Nora ( espírita) pela Allan kardec (2004)
>>> Livro A Vida Que Não Pedi A Deus de Luiz Carlos pela Autografia (2021)
>>> Livro As Chaves do Reino - Seguindo os passos de Anchieta de L. Palhano Jr. pela Lachâtre (2000)
>>> e-Código - Como a Tecnologia nos Levará sem Corpo Para a Vida Sem Fim de Everardobr pela Categoria (2021)
>>> Noções de Auditoria de Eduardo Sá Silva pela Gestbook (2022)
>>> Competências Coletivas - No Limiar da Estratégia de Didier Retour, Thierry Picq, Christian Defélix pela Bookman (2011)
>>> Relatório Integrado de Rafael Olivieri Filho, José Hernandez Perez Júnior pela Atlas (2014)
>>> O Fenômeno do Empreendedorismo de Emanuel Ferreira Leite pela Saraiva (2012)
>>> Tributação do Setor de Consumo e Varejo - Temas Atuais de Giancarlo Chiapinotto, Jamil Absy Junior pela Atlas (2023)
>>> Intervenção Federal nos Estados de Carlos Eduardo Ferreira dos Santos pela Fórum (2023)
>>> Responsabilidade do Gestor na Administração Pública - Vol 1 de José Maurício Conti, Thiago Marrara, Sabrina Nunes Iocken pela Fórum (2022)
>>> Livro Plena Submissão de J. Edwin Orr pela Edições Cristãs (2009)
>>> livro Segredos de mulher: A descoberta do sagrado feminino de Maria Silvia P. Orlovas pela Madras (2010)
>>> Os Sabores do Piemonte de Rudolf Trefzer pela Senac (2005)
>>> Experiências de Quase Morte e o Dom da Vida de Phillip L. Berman pela Nova Era (2000)
>>> Lolo Barnabe de Eva Furnari pela Moderna (paradidaticos) (2020)
>>> Os Pequenos Homens Livres de Terry Pratchett pela Bertrand Brasil (2016)
>>> O Homem Que Amava Caixas de Stephen Michael King pela Brinque Book (1997)
>>> Livro O Valor de Estar Solteiro: Um Tempo Para Investir Em Todas As Áreas da Sua Vida Messina, Simone Da Rosa de Simone Messina pela Eu Escolhi Esperar (2012)
>>> Samanta Gorducha Vai ao Baile das Bruxas de Kathryn Meyrik pela Brinque Book (2020)
>>> O Ofício do Contador de Histórias de Gislayne Avelar Matos e Inno Sorsy pela Martins Fontes (2009)
>>> A Escola da Carne de Yukio Mishima pela Estação Liberdade (2023)
COLUNAS

Quinta-feira, 12/2/2009
USP: 75 anos de histórias várias
Elisa Andrade Buzzo
+ de 6100 Acessos
+ 2 Comentário(s)


foto: Escobar

Quando tentei entrar no departamento, fui barrada, vai onde? Boa pergunta, quase respondi. Vinha matar as saudades, não sei ao certo, rever as salas de aula, os murais, as carteiras e aquele clima intacto de década de 1970. Minhas asas foram cortadas em pleno voo e o segurança nem ligava, ordens eram ordens e não havia espaço para piedade com uma ex-aluna. Dá até pra entender essas medidas de segurança, há loucos soltos pela Universidade de São Paulo, você às vezes topa com eles na Praça do Relógio, no Bandejão Central, e não há como fugir. Melhor impedi-los de entrar.

Ainda assim, a USP é generosa, pois mesmo quando te fecha uma porta, ela te abre outras janelas, te apresenta pessoas que vão mudar radicalmente sua vida. Lembra da escadaria da FFLCH? Dos bancos da Matemática? Do Mickey na Física ou do Cinusp? Sempre há recantos de amor e estudos marcados em cada um que passa por uma cidade universitária. Velhas histórias às vezes tão atuais. Ou banais. O dó é não poder mais comer no bandejão. Mas tem, logo ao lado, o Super Hot Dog, o melhor cachorro-quente de São Paulo. Portas e janelas disponíveis.

São anos de convivência, e descubro que ainda há muito para se conhecer na Cidade Universitária Armando de Oliveira Salles neste seu aniversário de 75 anos. Fiquei empolgada quando soube que haveria uma exposição de fotografias da época de sua construção. Corri para o Memorial da América Latina, já que a mostra tinha duração de uma semana (de 26 de janeiro a 1º de fevereiro). USP em obras: a construção da Cidade Universitária, organizada por Maria Arminda do Nascimento Arruda, Lilia Moritz Schwarcz e Plínio Martins Filho, contava com 60 fotos, dentre elas 43 inéditas tiradas por um desconhecido funcionário que acompanhou as obras na década de 60.

E foi emocionante como ver o desenvolvimento da nossa própria cidade-mãe, a terraplanagem, a abertura das ruas, a colocação das guias, dos postes de iluminação pública e muita, muita terra transbordando pra dar espaço aos esqueletos dos prédios daquela minicidade em pleno nascimento. O clima de canteiro de obras das fotos é levado às últimas consequências na organização da exposição, com as reproduções expostas dentro de tapumes em madeira compensada e decoração de sacos de areia. Mas não se deixe impressionar pela cenografia, as fotos é que trazem lembranças de uma imensa construção, que até hoje acontece. Basta fazer um passeio pelo campus.

O prédio da Reitoria (hoje Antiga Reitoria) parece ter tido dias de glória em sua brancura, impávido. "Entrei na Cidade Universitária, um terrenão vazio, mal iluminado, pouquíssimas ruas de terra, lamacentas em dias de chuva. Lá longe, um predião branco, a reitoria, que ficava maior no imenso vazio, onde eram dadas as aulas de geografia. Seja o que Deus quiser, pensei", diz em texto da mostra José de Souza Martins, professor emérito da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas). Pra quem ficou com vontade de ver um pouco do passado da USP em movimento, e não teve a chance do professor, tem um filme do diretor Walter Hugo Khouri, As Amorosas (1968), com algumas cenas rodadas por lá. Isso porque o ator Paulo José protagoniza um universitário, um dos eternos instisfeitos Marcelos de Khouri.

Aos poucos o visitante pode reconhecer nas fotos outros prédios famosos, como o da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), da ECA (Escola de Comunicações e Artes) ou da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis). Há imagens impressionantes, como aquela na qual emerge de um clarão inóspito uma silhueta negra. Aos poucos ela se delineia em formato de homem: um corredor na pista de atletismo do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da USP). E mesmo uma fotografia nos remete ao romantismo na Paris da década de 50 retratada por Robert Doisneau ― só que desta vez um casal de beija em frente à FFLCH, diversos fusquinhas estão estacionados e a luminosidade dos postes estoura no grande céu noturno. Numa esquina qualquer vê-se as famosas lajotas de concreto, sim, são aquelas mesmas que delimitam até hoje os caminhos de pedestres. Pois é, nem tudo está tão diferente assim, décadas depois.

O início, tanto da exposição quanto da Cidade Universitária, é um mapa da Fazenda Butantan. Interessante reconhecer na topografia da região a parte mais baixa, formada por brejos, contornada pelo Rio Pinheiros. O passado mais remoto desta área também se inscreve na história da cidade de São Paulo, que ainda nos séculos XIX e XX era repleta de sítios em locais onde hoje esquecemos que pudesse haver uma zona rural. É o caso do bairro do Butantã, onde está o campus. "Terra dura" ou "lugar de vento forte" é a origem em tupi-guarani do nome desta região que consistia em uma sesmaria, obtida em 1697 por Afonso Sardinha. Lá fora instalado o primeiro engenho de açúcar da Vila de São Paulo de Piratininga. Será na área mais alta da futura Fazenda Butantan a inauguração, em 1901, do que seria o Instituto Serumtherapico, anos depois Instituto Butantan (1925). Nesta história a USP só vai entrar no ano de 1941, quando as terras restantes da fazenda são doadas para a construção da Cidade Universitária.

Pois ver o que era ermo é uma experiência sem igual. A vastidão das ruas à espera do fluxo de alunos e de carros encontra os seus, os meus e os passos de tantos outros que formaram trilhas nos gramados uspianos, em busca de um caminho mais otimizado... Assim espero que a exposição percorra a própria universidade e possa rodar por outros campi, pois é necessário trazer à tona este testemunho recoberto por concreto, madeira, barro.


Elisa Andrade Buzzo
São Paulo, 12/2/2009

Mais Elisa Andrade Buzzo
Mais Acessadas de Elisa Andrade Buzzo em 2009
01. Inútil, o filme e a moda que ninguém vê - 22/1/2009
02. USP: 75 anos de histórias várias - 12/2/2009
03. A Mulher Invisível ou a literatura como salvação - 20/8/2009
04. A profundidade aparente do concreto - 30/4/2009
05. Polly - 28/5/2009


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
4/5/2009
18h55min
Nós, brasileiros, temos uma grande admiração pela USP. Hoje ser a melhor Universidade da América Latina é um exemplo a ser seguido por pessoas que não acreditam no sucesso deste país.
[Leia outros Comentários de Mauro Cesar Bandeira]
5/5/2009
07h48min
Nós, uspeanos, temos uma grande admiração pelo Brasil. Pelo Brasil real, aquele do povo alegre e criativo, dos artistas, empreendedores, e trabalhadores de sucesso. O problema é que a instituição USP faz parte do Brasil oficial - burocrático, chato, opressor, herdeiro das leis do escravagismo e da inquisição.
[Leia outros Comentários de Felipe Pait]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Psicologia - A Aprendizagem e Seus Problemas
Iracy Sá de Souza
José Olympio
(1969)



Livro Literatura Estrangeira Jackdaws Agentes Especiais
Ken Follett
Rocco
(2002)



Livro Infanto Juvenis o Livro da Paz
Todd Parr
Panda Books
(2004)



A Reconstrução da Teoria Contratual Sob o Enfoque do Princípio da Boa
Fábio de Possídio Egashira
Trigueiro Fontes
(2008)



Livro Humor Primo Altamirando e Elas
Stanislaw Ponte Preta
Agir
(2008)



Curso Técnico de Nivel Médio Em Enfermagem - Modulo de Habilitação - 3
Fundap
Fundap
(2009)



Educação Musical na Maturidade
Marcelo Caires Luz
Som
(2008)



Livro Cinema Jean-Luc Godard História(s) da Literatura
Mauricio Salles Vasconcelos
Relicário
(2015)



O Mundo Mágico de Escher
Pieter Tjabbes
Banco do Brasil
(2011)



Livro Literatura Estrangeira The Virgin in the Garden: A Novel Vintage International
A. S. Byatt
Vintage
(1978)





busca | avançada
53754 visitas/dia
2,0 milhão/mês