O Aspirante a Corrupto | Carla Ceres | Digestivo Cultural

busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Três Passos
>>> Lenna Bahule e Tiganá Santana fazem shows no Sons do Mundo do Sesc Bom Retiro
>>> CCBB Educativo realiza oficinas que unem arte, tradição e festa popular
>>> Peça Dzi Croquettes Sem Censura estreia em São Paulo nesta quinta (12/6)
>>> Agenda: editora orlando estreia com livro de contos da premiada escritora Myriam Scotti
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
Colunistas
Últimos Posts
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
>>> Claude 4 com Mike Krieger, do Instagram
>>> NotebookLM
>>> Jony Ive, designer do iPhone, se junta à OpenAI
>>> Luiz Schwarcz no Roda Viva
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Entrevista com Pedro Doria
>>> Dona do Umbigo
>>> Quem é (e o que faz) Julio Daio Borges
>>> A importância do nome das coisas
>>> A revista Bizz
>>> Temporada 2008 do Mozarteum Brasileiro
>>> O iPad muda tudo? #tcdisrupt
>>> Vida e morte do Correio da Manhã
>>> E a Holanda eliminou o Brasil
>>> Magia Verde
Mais Recentes
>>> Mangá Komi Não Consegue Se Comunicar Volume 2 de Tomohito Oda pela Panini (2022)
>>> A Arte Cavalheiresca Do Arqueiro Zen de Eugen Herrigel pela Pensamento
>>> A Maldição Do Mar de Shea Ernshaw pela Galera (2025)
>>> Insustentavel Leveza Do Ser (ed De Bolso) de Milan Kundera pela Companhia De Bolso (2016)
>>> Morfologia Portuguesa de Jose Lemos Monteiro pela Pontes (2002)
>>> Livro Cai O Pano Hercule Poirot de Agatha Christie, traduzido por Clarice Lispector pela Nova Fronteira (2009)
>>> Livro Em Angola Tem? No Brasil Também! de Rogério Andrade Barbosa pela Ftd (2010)
>>> Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto pela Antofágica (2021)
>>> Um De Nós Está Mentindo de Karen M. Mcmanus pela Galera (2025)
>>> Conversas Com Lutero - Historia E Pensamento de Various pela Ultimato (2006)
>>> Livro Arcano 17 de André Breton tradução Maria Teresa de Freitas pela Brasiliense (1986)
>>> Humano, demasiado humano de Friedrich Nietzsche pela Larousse - Lafonte (2019)
>>> O Rio Antes do Rio de Rafael Freitas da Silva pela Relicário (2020)
>>> Livro 100 Receitas De Macarrão L&PM Pocket Gastronomia Volume 1 de Sílvio Lancellotti pela L&PM Pocket (2002)
>>> Livro Ser Empresário O Pensamento de Noberto Odebrecht de Antonio Carlos Gomes Da Costa pela Versal Editores (2004)
>>> Trezentos Parafusos A Menos (2º edição) de Ricardo Azevedo pela Moderna (2025)
>>> O Homem Do Avesso de Varios Autores pela Companhia Das Letras (2005)
>>> Catalogo Telefonico de Brasilia de Nonato Silva pela Novacap (1959)
>>> Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa de Academia Brasileira de Letras pela Global (2009)
>>> O Ninho dos Gaviões de José Maviael Monteiro pela Atica (1988)
>>> Talvez Você Deva Conversar Com Alguém Uma Terapeuta, O Terapeuta Dela e a Vida de Todos Nós de Lori Gottlieb, traduzido por Elisa Nazarian pela Vestígio (2020)
>>> Casos de Família - 01. Arquivos Richthofen, 02. Arquivos Nardoni de Ilana Casoy pela Darkside (2016)
>>> Novo Plano De Contas de F. Nepomuceno pela Thomson (2003)
>>> Livro Meu Avo Africano de Carmen Lucia Campos pela Panda Books (2010)
>>> Faca Amor, Nao Faca Jogo de Ique Carvalho pela Gutenberg (2014)
COLUNAS

Quinta-feira, 22/7/2010
O Aspirante a Corrupto
Carla Ceres
+ de 3800 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Estão abertas as inscrições para mais um Salão Internacional de Humor de Piracicaba (até o dia 03 de agosto). Trabalhos do mundo todo começam a chegar e a aparecer nos jornais. Em agosto haverá a cerimônia de abertura do evento, com a presença de artistas consagrados e belos prêmios em dinheiro.

É muita tristeza para meu frustrado coração! Anualmente acompanho as exposições e morro de vontade de participar. No entanto, vocação humorística e habilidade com traços e cores nem sempre se encontram. Daí ficam várias ideias flutuando sem forma, procurando alguém que as transforme em charge, cartum ou HQ. Alguns personagens chegam a importunar. O Aspirante a Corrupto é um deles. Vive me azucrinando. Também, quem mandou eu me meter com uma figura cujas semelhanças com a vida real são bem mais do que meras coincidências?

O Aspirante a Corrupto existe. Um exemplar mora na minha rua, dá aulas de dança conforme a música e bajula os vizinhos enquanto sonha com o poder. Não o simples poder como um fim. Nada disso. O poder como um meio. Poder para poder corromper-se. Num pós-maquiavelismo patético, o Aspirante a Corrupto tem consciência dos empecilhos que uma origem pobre, mas honesta, representam.

"Meu pai era honesto de dar nojo! Não roubava, não mentia e, ainda por cima, se recusava a lucrar com a omissão. Os bons gostavam dele, mas os bons são raros e pobres. Por isso que eu me tornei um aspirante a corrupto", contou durante um pileque, numa quermesse do bairro. Quem ouviu achou engraçado e deu corda para ver se o novo comediante se enforcava com um número de stand-up. Estraguei o show, convidando o orador para um café.

Sua história é semelhante à de muitos outros que vim a reconhecer depois. Aprendem a bajular na infância, mas uma ambição altiva os impede de satisfazer-se com pequenos favores, que lhes parecem esmola. Prefeririam roubar se soubessem fazê-lo sem ser pegos. Passam da subserviência à chantagem, quando descobrem algum segredo entre os coleguinhas. Com a perda de alguns dentes e o ganho de hematomas, concluem que a extorsão extrema dói também no chantagista e gera má fama. É preciso ser forte para sair impune.

Na adolescência, já sabem furtar(-se) com eficiência e se apaixonam por algum grande corrupto da política. Mais do que com os milhões em contas no exterior, encantam-se com a cara-de-pau, a desfaçatez, o charme do crime que compensa, a torpeza que "enobrece". Sonham com um título de eleitor para votar no rouba-mas-faz que tem ficha inexplicavelmente limpa.

Ao contrário do corrupto deputado Justo Veríssimo, personagem de Chico Anysio, o Aspirante a Corrupto ainda não chegou ao topo. Ainda não pode expressar seu desejo de que os pobres se explodam. Precisa conquistar o poder. Qualquer poderzinho serve. Corrupto pobre começa de baixo.

Ocorrem-lhe várias ideias de ocupações promissoras. Se fosse policial, teria uniforme de autoridade, seus inimigos tremeriam de medo, poderia cobrar propina, mas... seria arriscado. Se fosse informante da polícia, poderia ganhar dos dois lados, mas... precisaria entrar pro mundo do crime, ter ficha suja. Ser síndico, desviar dinheiro dos moradores, ganhar comissões nas obras até que era bom, mas... só em prédio de alto padrão, acima de suas posses. Predinhos vagabundos, cheios de gentalha, só rendem bate-boca.

A solução? Eleger-se vereador por um partido conivente e conveniente que exija poucos votos. Na primeira tentativa, convoca amigos e parentes, promete cargo de assessor a líderes comunitários, burla a lei distribuindo brindes... Quase consegue! Anima-se com o resultado e começa a preparar a próxima campanha. Sob extorsão e chantagem emocional, exige dinheiro de ex-amigos e parentes. Faz as pazes com inimigos. Cobra, de cada candidato a assessor, três salários adiantados como colaboração. Investe metade em brindes. Embolsa o restante.

Vencendo ou não, estará em apuros. Só pode empregar uns dois assessores e, para piorar, alguns candidatos já desconfiam do trambique e planejam tomar providências violentas.

Ontem ele esteve em casa, pedindo abrigo e dizendo que a culpa da confusão era minha porque eu sabia quem ele era e achava engraçado! A culpa era minha porque eu o reconhecia como um canalha patológico e não fazia nada para detê-lo! Fiquei furiosa, mandei-o embora, mas fiquei pensando. De certa forma, ele tem razão, um tipo de razão tortuosa que só os manipuladores sabem ter. Eu compreendia bem demais seu impulso de roubar, enganar e tripudiar sobre as vítimas. Eu achava graça em suas pequenas torpezas e golpes frustrados. Do alto de uma suposta invulnerabilidade, eu o julgava inofensivo. Acontece que ele estava aprendendo. Todo aspirante aprende um dia.

Assim sendo, na qualidade de ex-amiga que só admite violência gráfica, ajo em legítima defesa. Venho aqui doar esse Aspirante a Corrupto aos cartunistas que ainda estiverem sem inspiração para o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Quem quiser pode usá-lo. Divirtam-se! Eu mesma faria o serviço se existisse a categoria texto.

Nota do Editor
Carla Ceres mantém o blog Algo além dos Livros.


Carla Ceres
Piracicaba, 22/7/2010

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Mino Carta e a 'imbecilização do Brasil' de Humberto Pereira da Silva
02. O desempenho da China no desenvolvimento de costas de Vicente Escudero


Mais Carla Ceres
Mais Acessadas de Carla Ceres
01. Histórias de gatos - 4/4/2013
02. Na calada do texto, Bentinho amava Escobar - 8/11/2012
03. Um menino à solta na Odisseia - 6/11/2014
04. Nerdcast e seu toque de Midas - 22/12/2011
05. HQs sombrias, anjos e demônios - 2/1/2014


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
22/7/2010
05h41min
Não seja um corrupto, seja um hábil conspirador contra o poder. Não votem nos candidatos que saem na imprensa (ou seja, que os meios de comunicação fazem campanha; quando a obrigação deles era informar). São 13 candidatos à presidência, procure ver nos meios de comunicação as agendas deles (não há). A imprensa é criminosa, os juizes são criminosos. Conspirem, brasileiros, vocês têm o poder na mão. Dê uma rasteira nesses quadrilheiros, que se juntam pra fazer leis e pra tirar o seu sossego.
[Leia outros Comentários de Manoel Messias Perei]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Idoso Institucionalizado
Sandra Cardão
Coisa de Ler
(2009)



Japonês Em Quadrinhos - Caderno De Exercícios
Marc Bernabé
Conrad
(2005)



Turma da Mônica Jovem A Fila anda 18
Mauricio de Sousa
Panini Comics
(2021)



Phrasal Verb Organiser - With Mini-dictionary
John Flower
LTP Language
(1993)



A Mulher Com a Estrela Azul
Pam Jenoff
Harper Collins Br
(2022)



Dicionário de Expressões Idiomáticas Americanas - a dictionary of american idioms 5000 expressões
Luiz L Gomes; Donald E Collins
Pioneira
(1996)



Floração De Imaginários
Jorge De Souza Araujo
Via Litterarum
(2008)



Café Escrito
David da Silva Braga
Edição do Autor
(2016)



Peter and Wendy
J. M. Barrie
Wisehouse Classics
(2020)



Minidicionário Espanhol Português Espanhol 7ª Edição.
Eugenia Flavian; Gretel Eres Fernández
Ática
(1997)





busca | avançada
41111 visitas/dia
2,0 milhões/mês