Assange: efeitos da internet em nosso cotidiano | Humberto Pereira da Silva | Digestivo Cultural

busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Vera Holtz abre programação de julho do Teatro Nova Iguaçu Petrobras com a premiada peça “Ficções”
>>> “As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes (RJ)
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS” volta ao RJ
>>> “Sonho Encantado de Cordel, O Musical” chega ao Teatro Claro Mais SP
>>> Jade Baraldo e Josiel Konrad agitam o Dolores Club, na Lapa (RJ)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Literatura e caricatura promovendo encontros
>>> Stalking monetizado
>>> A eutanásia do sentido, a poesia de Ronald Polito
>>> Folia de Reis
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
Colunistas
Últimos Posts
>>> O coach de Sam Altman, da OpenAI
>>> Andrej Karpathy na AI Startup School (2025)
>>> Uma história da OpenAI (2025)
>>> Sallouti e a história do BTG (2025)
>>> Ilya Sutskever na Universidade de Toronto
>>> Vibe Coding, um guia da Y Combinator
>>> Microsoft Build 2025
>>> Claude Code by Boris Cherny
>>> Behind the Tech com Sam Altman (2019)
>>> Sergey Brin, do Google, no All-In
Últimos Posts
>>> Política, soft power e jazz
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> 1964-2004: Da televisão à internet – um balanço
>>> A autobiografia de Gabriel Garcia Márquez
>>> No banheiro com Danuza
>>> Ludopédio em Pindorama
>>> Para o Daniel Piza. De uma leitora
>>> Os Doze Trabalhos de Mónika. 8.Heroes of the World
>>> Fim dos jornais? Desconfie
>>> Blogwise
>>> Site de Rafael Sica
Mais Recentes
>>> Coletânea De Legislação Ambiental Constituição Federal de Odete Medauar pela Revista Dos Tribunais (2007)
>>> Livro Monções de Sérgio Buarque de Holanda pela Brasiliense (1990)
>>> Livro Fazes-Me Falta Coleção Folha Literatura Ibero Americana 23 de Inês Pedrosa pela Folha De São Paulo (2012)
>>> Livro Historia Do Pranto Coleção Folha Literatura Ibero-Americana 16 de Alan Pauls pela Folha De São Paulo (2012)
>>> Minimanual Compacto De Redação E Estilo de Ana Tereza Pinto De Oliveira pela Rideel (1999)
>>> Livro A Corujinha Branca de Tracey Corderoy, Jane Chapman pela Ciranda Cultural (2010)
>>> Livro Um Copo De Cólera Coleção Folha Literatura Ibero-Americana 11 de Raduan Nassar pela Folha De São Paulo (2012)
>>> Livro Cantare Estórias de José Alaercio Zamuner pela Plêiade (2011)
>>> Livro No Teu Deserto Coleção Folha Literatura Ibero-Americana 17 de Miguel Sousa Tavares pela Folha De São Paulo (2012)
>>> A Clash Of Kings (hbo Tie-in Edition): A Song Of Ice And Fire: Book Two (Edição em Inglês) de George R. R. Martin pela Bantam (2012)
>>> Livro Olhai Os Lírios Do Campo de Erico Verissimo pela Companhia Das Letras (2005)
>>> Livro Senõres del Caribe Indígenas Conquistadores Piratas y Corsarios en el Mar Colonial de Luis Britto pela Ciencias Sociales (2006)
>>> Livro Polígono Das Secas de Diogo Mainardi pela Record (2006)
>>> Livro Psicologia Das Habilidades Sociais Na Infância Teoria E Prática de Zilda A.p. Del Prette e Almir Del Prette pela Vozes (2011)
>>> Livro Aladim e a Lâmpada Maravilhosa Coleção Fantasia de Tradução de Maria Aparecida dos Santos pela Visor (2001)
>>> Livro Cosa Nostra Eu Vi A Máfia De Perto de Flávio Moreira da Costa pela Francisco Alves (1973)
>>> Dias Felizes de Kate Hardy pela Harlequin Books (2010)
>>> Amazônia de Sebastião Salgado pela Taschen (2022)
>>> Livro O Fogo de Katherine Neville pela Rocco (2011)
>>> Heart Of Darkness And Selected Short Fiction (Edição em Inglês) de Joseph Conrad pela Barnes&nobleclassics (2003)
>>> Livro O Sequestro Theodore Boone de John Grisham pela Rocco (2011)
>>> Livro O Príncipe Clássicos Penguin Companhia de Nicolau Maquiavel Prefácio de Fernando Henrique Cardoso pela Penguin-companhia (2010)
>>> Livro Ergonomia 1 A Eficiência ou Rendimento e a Filosofia Correta de Trabalho em Odontologia de Olavo Bergamaschi Barros pela Pancast (1991)
>>> Livro Tectonic Shifts Haiti Since The Earthquake de Mark Schuller; Pablo Morales pela Kumarian Press (2012)
>>> Livro Tristão E Isolda de Helena Gomes pela Berlendis & Vertecchia (2009)
COLUNAS

Quarta-feira, 2/10/2013
Assange: efeitos da internet em nosso cotidiano
Humberto Pereira da Silva
+ de 4400 Acessos

Julien Assange, criador e editor do WikiLeaks, junto com Jacob Appelbaum, Andy Müller-Maguhn e Jeremie Zimmermann, proeminentes personalidades do mundo digital, travaram diálogo sobre o poder e os efeitos da internet nos mais variados domínios da vida contemporânea. Em prisão domiciliar no Reino Unido, em março de 2012, Assange se reuniu com seus três colegas internáuticos. O resultado das conversas foi organizado e publicado com o título Cypherpunk - liberdade e o futuro da internet. A edição brasileira é de responsabilidade da Boitempo Editorial.

Cypherpunk foi estruturado com os seguintes tópicos: observações sobre as várias tentativas de perseguição ao WikiLeaks e às pessoas e ele associadas, maior comunicação versus maior vigilância, a militarização do ciberespaço, combatendo a vigilância total com as leis dos homens, espionagem pelo setor privado, combatendo a vigilância total com as leis da física, internet e política, internet e economia, censura, privacidade para os fracos e transparência para os poderosos, ratos na ópera.

A apresentação dedicada ao público latino-americano foi feita por Assange. Nela, destaque para a afirmação de que na internet todos os caminhos que vão e vêm da América Latina passam pelos Estados Unidos. Todos os dias centenas de milhões de mensagens vindas do continente latino-americano são armazenadas por órgãos de espionagem americana. Governos e empresas latino-americanas protegem seus segredos com hardwares criptografados, mas estes embaralham mensagem e as desembaralham quando chegam ao seu destino. Toda parafernália de softwares e hardwares disponíveis por governos ou empresas na América Latina é controlada pela inteligência americana.

A conversa entre Assange e seus colegas segue tom coloquial. Todos falam de modo espontâneo; são depoimentos soltos, com pontos de vistas genéricos que expressam como percebem e sentem o papel da internet num mundo em que seu uso é cada vez mais presente nas atividades mais ordinárias. O tom coloquial, inevitável, implica em superficialidades, contrabalançadas por terminologias técnicas de informática - tecnicismos provavelmente ignorados por muitos que tomam o computador exclusivamente como instrumento (notas explicativas ao final de cada capítulo são de fato formativas e trazem informações em contraponto à superficialidade da conversa).

A despreocupação com questões de fundo a que o tema dá vazão diz muito da maneira com que entendem o momento. O propósito, de fato, não é o de oferecer reflexão. Seria ingênuo esperar que fizessem exame aprofundado do que sabem e colocam à disposição do público. Assange e seus colegas são declaradamente ativistas. Assim sendo, orientam-se pela urgência, pela utilização de linguagem persuasiva, com apelo típico de quem vê a realidade pelo viés maniqueísta: nós estamos de um lado, o certo; de outro, o errado, nossos inimigos, que representam ameaça àqueles que ignoram haver hoje uma batalha internautica.

Com isso, no dialogo travado, certo ranço de teorias apocalípticas. Quem ler Cypherpunk com predisposição para imaginação, inevitável que seja absorvido pelo clima de paranoia similar a da iminência de conflagração nuclear nos anos de guerra fria: "A internet, nossa maior ferramenta de emancipação, está se transformando no mais perigoso facilitador do totalitarismo que já vimos. A internet é uma ameaça à civilização humana. (...) Se nada for feito, em poucos anos a civilização global se transformará em uma distopia da vigilância pós-moderna, da qual só os mais habilidosos conseguirão escapar". Estas são as linhas que resumem a necessidade de intervenção para Assange.

O sentimento de falibilidade, de autopreservação diante de ameaças que desconhecemos, faz parte da condição humana desde os tempos pré-históricos. Páginas e páginas de filosofia e teologia foram escritas sobre o temor, sobre a força da natureza e a intervenção divina, que nos protegeria ou castigaria. As religiões se fartam disso. O medo levou o filósofo Thomas Hobbes a escrever o Leviathan (1651), que, para situação como a descrita por Assange, é uma referência a se ter em vista.

Certo é que não se deve subestimar o alerta de Assange: a internet, de fato, exige que se repensem as relações humanas a partir de parâmetros que não existiam há pouco tempo. O sentido dado a palavras como "liberdade" e "privacidade" exige nova reacomodação conceitual. Uma simples ligação pelo celular, ou um post no Facebook, pode desencadear reações cujo sentido nos escapa. Assim, ler o alerta de Assange pode bem ser um cálculo utilitário num mundo com novidades tecnológicas as quais, em grande parte, os efeitos são ignorados.

Mas, igualmente, não se deve esquecer que o medo e a paranoia são condicionantes da condição humana. Não fosse seu alerta de histeria com a presença quase totalizante da internet em nossas vidas, seria o aquecimento global (acabo de ler avaliação do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas que antecipa para o meio do século verões quase sem gelo no Polo Norte), um cometa vindo de espaços siderais, um meteoro ou que o sol engolirá a Terra daqui a quatro bilhões de anos. É nesse ponto, contudo, que o diálogo entre Assange e seus colegas porta alguns paradoxos.

Destaquemos em especial um: a internet é justamente o veículo que torna possível seu alerta. O perigoso mundo da internet é o mesmo que nos possibilita acessar seu livro. Melhor, qualquer pessoa com acesso à internet pode lê-lo em qualquer lugar do mundo. Na história, basta pensar como o alerta que ele faz transitaria na Idade Média, quando a vida das pessoas era controlada pela Igreja Católica. Num mundo incrivelmente controlado como o atual, Assange, o WikiLeaks, e todo tecnicismo criptográfico estão disponíveis na internet. Como contraponto, pensemos nas sociedades secretas e todo tipo de hermetismo que circularam na Europa pré Revolução Francesa, cujo saber se perdeu e hoje é totalmente inescrutável.

Sim, este um paradoxo que não se pode deixar de lado e que escapa à "generosidade" de Assange: o controle no mundo atual também é movediço; não o fosse, não seria possível, em segurança, ele e seus colegas se encontrarem no Reino Unido e legarem Cypherpunk - liberdade e o futuro da internet. Em suma, vale ler e dar toda atenção a Assange. Mas vale igualmente refletir - o que ele e seus colegas não o fazem - que hordas e hordas ao longo da história não trouxeram o Armageddon, o fim dos tempos. Mais que a internet e seus efeitos em nosso cotidiano, uma ameaça real e concreta à civilização pode bem estar fora de nosso mundo, como não "desconfiavam" os dinossauros sessenta milhões de anos atrás.


Humberto Pereira da Silva
São Paulo, 2/10/2013

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder de Jardel Dias Cavalcanti
02. Road-book em alta velocidade de Marília Almeida
03. Não me venham com escritores (gênios, então...) de Julio Daio Borges
04. Sem receio do monolito de Vitor Nuzzi
05. Deflorando a Coluna de Tyler Durden


Mais Humberto Pereira da Silva
Mais Acessadas de Humberto Pereira da Silva em 2013
01. Olgária Matos - 1/2/2013
02. Toda poesia de Paulo Leminski - 8/5/2013
03. Mídia Ninja coloca o eixo em xeque - 21/8/2013
04. Mino Carta e a 'imbecilização do Brasil' - 6/3/2013
05. O Som ao Redor - 13/2/2013


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Darkhouse
Santiago Nazarian; Karina Halle
Única
(2014)



The "New Imperialism": Analysis of Late Nineteenth Century Expansion
Harrison M. Wright
D C Heath & Co; 2nd edition
(1976)



Português Linguagens. Vol. 1- Nova Ortografia
Willian Roberto Cereja
Atual
(2009)



Quetzalcóatl - El Hombre Huracán
Lucie Dufresne
Grijalbo
(2009)



Contos Em Quadros - 1
Djalma Cavalcante (org.)
Musa
(2002)



Boas Práticas Em Biotérios Biossegurança
Joel Majerowicz
Interciência



Livro Literatura Estrangeira O Teorema Katherine
John Green
Intrínseca
(2023)



A Acumulação do Capital 521
Rosa Luxemburg
Nova Cultural
(1985)



The Challenges of The Democratic Management in Brazil: New Issues
Vários Autores
Instituto Polis
(2009)



Conheça e Defenda Seus Direitos
Nova Cultural
Nova Cultural
(2010)





busca | avançada
83554 visitas/dia
1,7 milhão/mês